Fique por Dentro 66

Page 1

Publicação da Instituição Amélia Rodrigues - Nº 66 - Abr/Mai/Jun de 2021 - Santo André - SP

“Sou Feliz por ter Amigos” Os bons amigos são como bênçãos em nossas vidas. Por esta razão, a Amélia Rodrigues, desde o início do ano letivo, vem trabalhando o projeto “Sou Feliz por ter Amigos”, que visa educar a criança, desde pequena, a identi car e a lidar com as suas emoções e sentimentos, para que ela possa construir relacionamentos saudáveis na adolescência e na vida adulta.

Parcerias - Impressão: Lis Grá ca e Editora - Distribuição: LV Distribuidora de Folhetos

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Instituição, Andréa Santos, a proposta tem por nalidade o desenvolvimento da Educação Emocional. “Possuir inteligência emocional favorece as relações com os demais e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem-estar”, observa a coordenadora. A educadora Karla Kayoany relata que o medo, a felicidade, a tristeza e o egoísmo, por exemplo, são tratados em contações de histórias, leituras e até podcast (conteúdo de áudio divulgado pela internet), em que as narrativas ganham efeitos sonoros. “Observamos que nossa turminha tem facilidade em reconhecer o que sente, chega até a dizer em qual momento teve determinado sentimento”, relatou ao exempli car que um educando disse ter cado muito triste quando a avó virou estrelinha (faleceu), pontuou. “Sempre que vamos falar de sentimento precisamos conversar e demonstrar. Montamos, por exemplo, um desenho

|Ações visam preparar as crianças para lidar com as emoções - Fotos: Divulgação

animado em que a personagem não queria perder, nem dividir o brinquedo. No momento em que perde, ca irritada, nervosa e depois ca sozinha sem os amigos por perto. Percebe que não é tão legal brincar sozinha e ca triste. Observando sua tristeza, decide reconhecer que errou e se desculpar, assim todos voltam a brincar”, contou. Para a educadora Amanda de Moura, trabalhar os sentimentos com a criança é possibilitar sua manifestação, favorecendo uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas e desejos. “Uma das melhores formas de orientarmos a criança em relação aos sentimentos é buscar ter um olhar diferenciado a ela, propondo sempre o diálogo e a boa relação. Com isso, auxiliamos para que enxergue a si mesma, por meio de suas reações e atitudes, instigando se o seu posicionamento está de acordo com eventuais situações que

|Atividades fortalecem os vínculos de amizade

frequentemente surgem”, explicou. Laços familiares Para a coordenadora Andréa, outro aspecto relevante nesse projeto é orientar os educadores para que busquem “educar para um mundo novo” estimulando o fortalecimento dos laços familiares como estrutura basilar para o desenvolvimento psicossocial da criança. Desta forma, tornamos a infância de nossas crianças mais tranquila e sadia, e desse modo apontamos um caminho para que se tornem futuramente indivíduos mais participativos e questionadores, leitores do mundo e da própria vida, verdadeiros Homens de Bem”, nalizou.


Editorial

Máscara do bem? Por que do Bem? Existem máscaras do mal? Pois existe, sim, máscaras do mal. Outro dia, assistindo a um programa na CNN Brasil com Leandro Karnal, conhecido lósofo, falando sobre curiosidades da vida, mencionou o fato de hoje ser obrigatório o uso de máscara. Se depararmos com alguém na rua, sem máscara, achamos muito estranho e logo chamamos atenção da pessoa, por ser de interes-se público e saúde coletiva usar máscara, como proteção e prevenção para todos. Entretanto, há pouco mais de dois anos, se deparássemos com um indivíduo mascarado em nossa direção, instintivamente, ergueríamos os braços pensando tratar-se de um assalto. Também, no Carnaval, é comum o uso de máscaras entre os foliões. Ninguém estranha. Mas, a palavra máscara tem várias versões. Quando consultamos o dicionário, constatamos extensa variedade de signi cados da palavra máscara, tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Karnal, em sua fala, comparou a situação dizendo: Hoje, ver uma pessoa na rua, sem máscara, é preocupante.

Também se usa a palavra mascarado para designar pessoas ngidas ou pessoas esnobadoras, que passam uma imagem falsa do que são realmente. Mas, o lado bom das máscaras é que sua confecção está dando emprego para muitas pessoas que estavam desempregadas. Mais uma vez, consagra-se o ditado popular dos antigos: “Há males que vêm para o bem”. Depois de ler este

editorial não se esqueça: USE MÁSCARA, evite aglomeração, higienize-se, e, se puder, que em casa. Fique atento à vacinação. Vacine-se logo que puder. Viver é preciso, vacinar também.

Miguel Sardano: Presidente da Instituição

A Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, CNPJ 67.178.178/000106, matém aEducação Infantil em parceria com aSecretaria da Educação da Prefeitura de Santo André, por meio do Termo de Colaboração 221/2018, 1º Termo Aditivo 12/2019com vigênciade 01/01/2020a 31/12/2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CEBAS-EDUCAÇÃO

A ENTIDADE: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL AMÉLIA RODRIGUES CNPJ nº 67.178.178/0001-06, MANTENEDORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ESTÁ CERTIFICADA COMO ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PELO PERÍODO DE 11/08/2015 A 18/08/2018, PROCESSO Nº.230000464201514 E, COMO TAL, DEVE OFERECER BOLSAS DE ESTUDO CEBAS NA FORMA E NA PROPORÇÃO DEFINIDAS NA LEI Nº 12.101/2009.

Uma Publicação da

Instituição Amélia Rodrigues Presidente: Miguel Sardano 1º Vice-presidente: Baldir Padilha 2º Vice-presidente: Terezinha Sardano Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar Santo André SP - CEP: 09071-100 11 94000.1952 - 11 3186.9788 contato@ameliarodrigues.org.br www.ameliarodrigues.org.br Textos: Suzete Botasso Revisão: Terezinha Sardano, Nádila Gilotti e Rosemarie Giudilli Fotos: Ingrid Mormito Equipe Técnica: Adriana Padilha Protti e Andréa Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller 11 97338.2968 Impressão: Lis Gráfica e Editora - 11 3382.0777 - Tiragem 5.000

2

Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.


Aconteceu

Atividades estimulam aprendizado dos bebês Engana-se quem acredita que as atividades realizadas com as crianças do berçário resumem-se em cuidados e entretenimento. Existe sim, um trabalho pedagógico que garante a eles a aprendizagem em que estão inclusos os direitos de Brincar, Conviver, Conhecerse, Explorar, Participar e Expressar-se. Segundo Claudia Gimenes Arroio, educadora do Berçário da Instituição Amélia Rodrigues, no período mais restritivo da pandemia, as atividades estavam sendo realizadas somente online, sempre dentro de uma rotina de aprendizado no qual são trabalhados acolhimento, identidade, oralidade, musicalização, coordenação motora, afetividade, interação social, percepções sensoriais, alimentação e higiene. “Tudo isso propicia as condições para o desenvolvimento do bebê como indivíduo”, a rmou.

|Materiais simples estimulam aprendizado

Online ou presencial Para Claudia, é um pensamento equivocado pensar que o bebê não precisa fazer atividades seja online ou presencial. “É de grande importância para seu desenvolvimento ser estimulado, assim vai construindo sua identidade, seu lugar no mundo como cidadão”, relata. “Perceber que é capaz de rolar, sentar, engatinhar, car de pé e andar são descobertas muito ricas para os bebês”, ressaltou. As atividades são elaboradas com carinho, sempre pensando na melhor maneira das famílias as aplicarem no lar, com materiais de fácil acesso, visando sempre ao cuidado e à segurança dos pequenos.

|Melina, em atividade online no período de isolamento

des são muito boas e têm contribuído para o desenvolvimento dela. Vemos um progresso muito positivo” relatou.

Participação dos pais Mãe da pequena Melina, com apenas 7 meses, Evelin Monteiro de França conta que sente por não poder deixar a lha na Instituição, devido à pandemia. “O fato da Melina não estar, presencialmente, é bem difícil”, frisou.

No período de isolamento social, a Instituição entregava mensalmente às famílias um kit com material escolar. “O kit pedagógico é muito útil”, a rmou Evelin, que também revelou ter muita con ança nas educadoras, que para ela são dedicadas tanto com as crianças, quanto no cuidado com as famílias. “Sempre dão feedback. A Claudia é incrível, passa muita segurança. Eu gosto muito da didática, só tenho que parabenizar”, disse.

Evelin relata que devido à correria do dia a dia, envolvendo trabalho fora e os afazeres domésticos, ela e o marido procuram ao máximo participar das tarefas online enviadas para a bebê. “As ativida-

No dia 21 de junho, a turminha do berçário começou a voltar, aos poucos, às aulas presenciais.

DOE LEITE EM PÓ INTEGRAL PARA AS CRIANÇAS DA INSTITUIÇÃO AMÉLIA RODRIGUES

CNPJ/PIX: 67.178.178/0001-06 (11) 9

4701.5476

ameliarodrigues.org.br/campanha-do-leite

3


Dia a Dia Ro rio II Berçá

lário

B - So

s

es Plástica

rt Fase I A - A

Berçá

rio II

A - Co

orden

ação

Motor a

ala

e em S

I Fase I

vidad B - Ati

Mat

Fase II A - A u

la de Dança

átio

ade no P

Mate

- Ativid rnal II B


Amélia odrigues IB Maternal

Fase I B - Brinqu

edoteca

ção

- Alimenta

Berçário I - Alimentação

ernal I A

ho

- Parquin

S.C.F.V. Man hã - Jogos

S.C.F.V. Tard e - Aula

de Música

Olha o que aconteceu no segundo trimestre de 2021 Doar faz bem para você também!


Aconteceu

Crianças ganham chocolates na Páscoa Graças à solidariedade de empresas, grupos de amigos e pessoas de bem, no início do mês de abril a Amélia Rodrigues conseguiu entregar bombons e ovos de chocolates para cada uma de suas 300 crianças/adolescentes. Na ocasião, os educandos ainda estavam recebendo as aulas online, e foram

os pais que retiraram os doces na Instituição, respeitando todos os protocolos de segurança. A Instituição agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente contribuíram para a realização dessa campanha solidária.

|Educandos receberam os doces em casa

Famílias recebem cestas básicas e leite em pó integral Garantir que o alimento chegue à mesa das 250 famílias assistidas pela Amélia Rodrigues no período de pandemia é um grande desa o para a entidade. Graças à ajuda de parceiros, desde o início do isolamento social, estamos conseguindo essa meta. No último dia 21 de maio, os responsáveis por nossas crianças receberam Cestas Básicas e Leite em Pó Integral.

Na ocasião, os pais levaram também para casa o kit de material pedagógico, pois até meados de maio, as aulas ainda estavam ocorrendo em casa. Para assegurar ainda a alimentação das crianças na creche, a Instituição conta com uma campanha permanente de arrecadação de Leite em Pó Integral, Arroz, Feijão e Óleo. Saiba como ajudar: (11) 9.4000-1952 / (11) 3186-9788.

|Ajuda tem sido fundamental neste período

Em ambiente seguro, crianças brincam em Festa Caipira Respeitando todos os protocolos referentes à biossegurança, as crianças da Amélia Rodrigues puderam brincar e se divertir na Festa Caipira, realizada nos dias 24 e 28 de junho, na Instituição. |Os educandos dançaram para os amigos

Trajados a caráter, os pequenos zeram apresentações de dança para os cole-

gas, embalados pelos ritmos de músicas típicas e hits sertanejos. Também durante a semana que antecedeu o evento, os educandos participaram de brincadeiras típicas das festas juninas, como Boca do Palhaço, Pesca e Tomba-Lata.

Campanha Apadrinhamento foi um Grande Sucesso! Desde o dia 07 de junho, as crianças da Amélia Rodrigues voltaram com as atividades presenciais com novo desa o. Impossibilitados de fazermos os eventos presenciais (Festa Junina, Noite da Pizza, Mega Bazar etc.), que causam aglomerações, a entidade lançou a Campanha Apadrinhe uma Criança da Amélia Rodrigues, cuja nalidade é trazer recursos que antes eram gerados por essas ações. O valor arrecado neste projeto será utilizado para a realização das atividades socioeducativas na creche, bem como para a compra de alimentos, especi camente a proteína que irá no prato da criança: carne, frango, peixe e ovos, além

de frutas, itens essenciais para a boa nutrição desses pequenos que estão em processo de formação física, intelectual e moral. A boa notícia é que a Campanha foi muito bem aceita e em menos de 40 dias foram conquistados um Padrinho/ Madrinha para cada uma das 300 crianças/ adolescentes.

Faltam 56 crianças a serem apadrinhadas

300 crianças

244 crianças apadrinhadas

E com o retorno das crianças, o consumo de Leite em Pó Integral é em torno de 70 latas/ pacotes. Por isso precisamos de doadores também nessa Campanha. Nos ajude! Acesse: www.ameliarodrigues.org.br/ campanha-do-leite

|Ação visa trazer o que não virá de eventos presenciais


Aconteceu

Dança para o corpo e para a alma São inúmeros os benefícios da dança para o indivíduo. Movimentar o corpo promove bem-estar físico, desenvolvimento mental e saúde emocional. Na Amélia Rodrigues, desde os três anos de idade, os educandos têm aulas de dança. De acordo com Márcio Rodrigo Gomes da Silva, Instrutor de dança da Instituição, as coreogra as são bem fáceis para que os pequenos possam se movimentar e fazer os exercícios corretamente. “Com as aulas, trabalhamos a parte cognitiva, a imaginação, a memória, a concentração, a lateralidade, a agilidade, a percepção e a noção de espaço”, enfatizou.

|Anna Beatriz: em casa, treino duas vezes por semana

Cada turminha recebe as propostas de acordo com sua idade. “O desa o é maior assim que ampliada a capacidade. As crianças maiores já têm toda a base construída dos anos anteriores, o que facilita na execução dos movimentos”, relatou o educador. Até o mês de maio passado, as crianças recebiam as atividades online e realizavam as aulas em casa. Educanda da Instituição desde os cinco meses, Emily Eduarda Rodrigues hoje tem 20 anos e faz parte do Grupo de Dança dos Adolescentes. Por conta da pandemia, a jovem, assim também seus amigos na Instituição, estão realizando as atividades em casa. “Tem sido muito difícil car longe da Amélia. A dança é muito importante na minha vida, porque ela me traz paz, felicidade e amor ao próximo”, comentou. “Nas aulas online, o professor manda a coreogra a, nós fazemos e devolvemos o vídeo, mas sinto falta de estar com as pessoas”, comentou.

|Aulas trabalham a concentração, imaginação e memória

|Emily: A dança é muito importante na minha vida

Também tem sido desa ador para Anna Beatriz B. Silva, 18 anos, este período de isolamento social. “O mais difícil é car sem ver as pessoas, a conexão que a gente tinha quando estava na Amélia, como uma família”, comentou. “Danço desde pequena. É um tipo de arte que te permite se conectar com as pessoas e com o mundo”, relatou. Com as aulas envidadas por vídeo, a jovem procura treinar duas vezes por semana para manter a forma. Sobre a saudade das aulas presenciais, Anna comentou: às vezes, a semana era muito difícil e pesada, mas quando chegávamos no sábado de manhã, nos víamos, dançávamos, dávamos risada e tudo cava melhor. Não me vejo sem o grupo, eles são tudo pra mim”, nalizou.

Amélia Rodrigues recebe doação do Colégio Petrópolis de SBC No último dia 28 de junho, a Instituição recebeu aproximadamente 70 kg de alimentos e roupas arrecadadas por meio da “Campanha Solidária”, uma iniciativa da equipe do Colégio Petrópolis, que

contou com a colaboração de toda comunidade escolar – funcionários, alunos e respectivas famílias. A Amélia Rodrigues agradece por mais esse gesto de amor!

Tel: (11) 4978-1531 www.chicaroni.com.br

Tel. (11) 4425-5147 www.lvdistribuidora.com.br

Tel: (11) 4992-8989 www.ossel.com.br

7


PRECISAMOS DA SUA

DOAÇÃO Roupas . Calçados Acessórios Itens de Cozinha Cama . Mesa . Banho 9 4000-1952

3186-9788

Recepção: Rua Silveiras, 17 - Vila Guiomar - Santo André - SP

www.ameliarodrigues.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.