Revista Movimento Médico Nº 07

Page 14

Mispe/Fundarpe/Reprodução

Reprodução

HISTÓRIA

Muitas fotos registram a passagem dos Zeppelis pela cidade do Recife, um dos mais importantes pontos de pouso e partida da América Latina.

de escala na América do Sul para os dirigíveis vindo da Europa, logo uma outra foi montada em seu lugar. Com três metros a mais que a anterior, a nova torre foi erguida com peças vindas da Alemanha e tinha capacidade para atracar, além dos Zeppelin, os novos modelos Hindenberg que estavam sendo lançados na época. A nova Torre do Jiquiá, entretanto, só funcionou ativamente durante um ano. Em 1937, nos Estados Unidos, depois que um raio atingiu um Hindenberg – que explodiu no ar, matando 37 pessoas – o transporte por dirigíveis foi suspenso e mais de cem aeronaves do tipo foram retiradas de uso em todas as partes do mundo. 12 Movimento Médico

TEMPO – Dispensadas de sua função, as bases para atracação de dirigíveis aos poucos foram sendo desativadas. A Torre do Jiquiá é a única ainda existente no mundo. Em 1983, foi tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A ação do tempo, porém, prejudicou sua estrutura de ferro, severamente corroída pela ferrugem. Em 2003, a Fundarpe, junto ao Ministério Público, deu início a um processo de restauração da Torre do Jiquiá. Segundo Jobson Figueiredo, restaurador e artista plástico que coordena o projeto, um laudo técnico e um plano de trabalho já foram feitos. “Infelizmente, o processo burocrático

é muito lento. Estamos aguardando resoluções para que possamos, enfim, dar início às obras”, desabafou. Setenta anos após sua construção, a Torre do Jiquiá não desperta mais os olhares de outrora, quando reunia em torno de si dezenas de visitantes, entusiasmados com a presença dos imensos charutos prateados no céu. Sua força histórica, no entanto, não desapareceu; permanece depositada em cada centímetro de sua estrutura, aguardando apenas um mínimo de atenção das autoridades, para poder testemunhar, silenciosamente, as cenas que tanto presenciou: a dança compassada e graciosa dos antigos zeppelins. *Natalia Duprat é jornalista.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.