Correio Rural 17 de maio de 2018

Page 1

www.viamaonoticias.com.br FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912

ANO 106 NÚMERO 5.405

17 de maio de 2018 r$ 1,00 o jornal impresso mais lembrado de viamão

DIA DAS MÃES FACESI TEM CONHECIMENTO, SAÚDE E CARINHO

colunas exclusivas do cr: sílvio pano, detalhes e backstage

Atividades na manhã de sábado integraram comunidade no Campus.

milton santos, pano terra e vinícius santos só aqui no cr!

# página 7

# páginas 3, 5 e 8

primeiro empreendimento na área da mu-mu é anunciado: hiper atacadão perspectiva é de mais de 600 empregos gerados. projeto prevê passagem subterrânea na ers-040 # página 8

VIAMÃO ATINGIU 40% DA META DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Procura foi baixa no Dia D de Vacinação. Secretaria alerta para que grupos prioritários procurem as UBS. # página 4


2

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

17 de maio de 2018

#política

#esporte

Câmara realiza primeira aula da Escola do Legislativo

no dia 30 de maio o desafio é viamão x arapiraca O Dia do Desafio estipula uma competição saudável entre duas cidades, em que vence aquele que mobilizar mais pessoas em relação ao número de habitantes.

A primeira edição da Escola do Legislativo, projeto criado nesta Legislatura, aconteceu no dia 7 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Viamão, e reuniu 42 alunos da Escola Estadual Cecília Meirelles. Estiveram presentes no encontro, três turmas do terceiro ano do Ensino Médio e dois professores. Já no dia 16, foi atendida uma segunda turma da mesma escola, com alunos do 9º ano. O presidente da Câmara, Francinei Bonatto – PSDB, deu as boas-vindas ao grupo escolar. “A Escola do Legislativo é mais uma ferramenta de trabalho que a Câmara desenvolveu para promover discussões importantes com a sociedade e, neste caso, mais especificamente a comunidade escolar. Consciência política, democracia e outros temas precisam ser contemplados nos debates das escolas”, disse o presidente Francinei Bonatto. NO PLENÁRIO: A aula foi ministrada pelo vereador e professor Igor Bernardes – PPS, que abordou temas como cidadania, voto e características dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e corrupção. “Essa é uma oportunidade de aproximar a Câmara dos nossos jovens. Um projeto muito gratificante, discutindo a política, a democracia e o exercício da cidadania, com esperança de preparar melhor a juventude para que tenhamos um eleitor mais qualificado e uma sociedade mais crítica e preocupada com os rumos da cidade, do Estado e do país”, afirma o vereador Igor Bernardes, que é presidente da Comissão de Educação da CMV. A diretora da Escola do Legislativo, Franciane Fraga e o vereador Dieguinho Santos – PSD, também acompanharam a primeira aula. De acordo com o professor de matemática Alexsandro Sarmento, a iniciativa permite que o jovem conheça mais o funcionamento da Câmara e que possa começar a fazer a diferença já na escola, contribuindo para um Brasil melhor. A professora de língua portuguesa Ângela Vieira completa que encontros como esse possibilitam um maior engajamento do aluno em relação a temas da atualidade e para o exercício da cidadania.

Nessa terça-feira, 15 de maio, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizou o lançamento do Dia do Desafio. O evento realizado em Porto Alegre marcou o lançamento regional da iniciativa e contou com as presenças de autoridades, parceiros, imprensa e representantes das cidades de Viamão, como o secretário do Esporte e Lazer, Valmir Braga, e demais municípios envolvidos. A solenidade contou ainda

com o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e a atleta transplantada Liege Gautério, ambos esportistas, exemplos de superação. O Dia do Desafio agora é lei e vai mobilizar, no dia 30 de maio, de zero às 20 horas, 492 municípios gaúchos, dentre os mais de 3 mil inscritos do continente americano. O objetivo é fazer com que todo mundo participe, fazendo alguma atividade física por pelo menos 15 minutos do seu dia.

Viamão x Arapiraca O Dia do Desafio estipula uma forma de competição saudável entre duas cidades, em que vence o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Neste ano, as disputas saudáveis tem duração de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior interação com a troca de experiências de ações de esporte e lazer entre os municípios.

Além disso, também é promovido o Desafio Social. A ação busca arrecadar calçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes, que devem ser doados diretamente no Sesc da sua cidade. Em Viamão, o Sesc está situado na Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 9h às 12h (SAC). Você pode obter mais informações pelo telefone (51) 3485.9938.

#segurança

mais brigadianos para viamão No dia 14 de maio, na sede do 18º Batalhão de Policia Militar - 18º BPM, o comandante ,Ten Cel QOEM José Carlos Pacheco Ferreira, juntamente com os demais oficiais da Unidade, recebeu os novos soldados que irão reforçar o efetivo do 18° BPM. O comandante destacou a importância, responsabilidade e a honra de representar uma Instituição Centenária, os desafios que lhes serão postos e o bom trabalho que a Brigada Militar vem desenvolvendo no município. No fim do ato, foi realizada uma entrega simbólica do bracelete do 18'BPM aos novos soldados.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

Backstage

17 de maio de 2018

Opinião, informação, bastidores, política, pitacos e bom humor

3

Antes de pegar o Inter, Tamoio recebe ídolo gremista Danrlei

Por Vinícius Santos - vini.santos@correiorural.com.br

O CR de volta, com novo site de notícias Em 1975, antes mesmo deste colunista vir ao mundo, o Correio Rural foi vítima de um incêndio na sua redação. Foram quase dois meses sem circulação do jornal. No dia 11 de outubro de 1975 a capa estampava: ESTAMOS DE VOLTA, AMIGOS. Não fomos vítimas de incêndio, paramos por motivos estratégicos. Para tomar fôlego e reposicionar o velho CR, ouvir opiniões, trocar ideias, oxigenar, respirar fundo. Neste meio tempo terminamos a construção do novo site de notícias, que aos poucos começa a tomar sua forma definitiva, o viamaonoticias.com.br. Mas faltava ainda o impresso. E estamos de volta, por enquanto com circulação quinzenal e, paulatinamente, voltaremos à produção de pautas exclusivas, com aquela qualidade que Viamão conhece há mais de 105 anos. Não será desta vez que mais um impresso para de circular. Segue o jogo!

Após estrear com vitória no Estadual Sub-15, fazendo 2 x 1 no SESC em Porto Alegre, o desafio do Tamoio na segunda rodada será o mais pesado da primeira fase: o Internacional, no CT de Alvorada.

Tribunal de Contas divulga estudo sobre transparências em Prefeituras e Câmaras. Como está Viamão? Estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) avaliou a transparência dos portais da Internet de todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores gaúchas. O levantamento, realizado em 2017, analisou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e das Leis Complementares Federais nº 101/2000 e 131/2009, que visam à disponibilização de informações e instrumentos de transparência da

gestão fiscal, a chamada “transparência ativa”. O trabalho demonstra que o acesso aos dados públicos está se ampliando no RS. Os números do TCE mostram que a Prefeitura de Viamão cumpre 63 dos 79 itens analisados no estudo, atingindo um índice de 80% de cumprimento no ano de 2017. Já a Câmara de Vereadores viamonense teve 32 itens atendidos de um total de 59, um índice de 55%.

O jogo é no próximo sábado, às 11 horas, e o colorado buscará a recuperação, pois perdeu paa o Juventude na estreia. Essa semana o Tamoio recebeu uma visita surpresa do ex-goleiro gremista, hoje deputado federal, Danrlei. Em atividade política em Viamão, ele foi levado ao clube para dar “uma palavrinha” a um grupo de meninos que está em avaliação. Segundo o presidente Eduardo Godoy, o ídolo gremista incentivou os atletas a não desistir do sonho: “Um cara com a história dele sempre será uma inspiração para qualquer menino que sonha em vencer no futebol”.

TJ aceita recurso do MP e nomeação de Alexandre Godoy será investigada Está no site do Tribunal de Justiça do RS: A 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS deu provimento a recurso do Ministério Público e desconstituiu decisão que rejeitara abertura de processo para apurar suposto caso de nepotismo na Câmara de Vereadores de Viamão, ocorrido em 2015. Com a decisão do colegiado, a ação civil pública de improbidade administrativa deverá ter prosseguimento na Comarca da cidade da Região Metropolitana. Presentes indícios que apontam para a viabilidade jurídica da pretensão, impõe-se o recebimento da inicial da ação, disse o Desembargador Miguel Ângelo da Silva, relator do apelo ao TJRS. A acusação envolve três pessoas. Aponta que Éderson Machado dos Santos, então presidente da casa legislativa, nomeou para o cargo de Procurador-Geral o esposo/ companheiro da Vereadora em pleno mandato, Eda Regina da Silva. Alexandre Luiz Maeska de Godoy cumpriu a função no período de 5/1 a 30/6/15. Para o MP, a contratação para o cargo comissionado feriu princípios da moralidade, da impessoalidade e da legalidade. Na instância de Primeiro Grau o caso foi declarado como ausente de justa causa e extinto. Para a julgadora, em síntese, o cargo de Procurador-Geral da Câmara é equivalente ao de Secretário Municipal, ou seja, de natureza

política - portanto, livre da incidência da Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal. O Desembargador Miguel Ângelo da Silva, contudo, tem entendimento diferente. A decisão hostilizada não se harmoniza com o entendimento doutrinário acerca do conceito de agente público encampado pela majoritária doutrina de direito administrativo, escreveu no acórdão o relator do recurso. Observou também que as atribuições peculiares do cargo de Procurador-Geral da Câmara de Viamão são estritamente administrativa, burocrática, técnica e profissional, e que não há na Lei Municipal nº 4060/13 (regimenta o organograma funcional e hierárquico da casa) equiparação do posto com o de Secretário do Município. A Desembargadora Marilene Bonzanini acompanhou o voto do relator e fez menção à possibilidade de ingerência da então Vereadora Eda na nomeação do companheiro: “Há nos autos informações de que esse era Presidente do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT), à época em que a edil e o nomeante Éderson Machado dos Santos - então presidente da Câmara - integravam a mesma agremiação partidária.” O terceiro voto a favor da continuidade da ação de improbidade administrativa foi do Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.

Musical em construção O Igor Ramos avisa que o Grupo Teatral Leva Eu está em procsse de montagem do show musical “Os Saltimbancos”. E enquanto não estreia, eles querem dividir com o público o trabalho musical desenvolvido pelos atores, sob direção de Miro Fagundez. A estreia será no próximo sábado, dia 19, no Campus do Budas, um novo espaço cultural em Viamão. O show contará com contribuição espontânea e o dinheiro arrecadado será utilizado para a produção do espetáculo teatral. Tá afim de ir? Liga direto pro Igor, pelo 998411537. Apoio cultural: Artecolor Fotografia. Patrocínio: Bicho Ensaboado


4

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

17 de maio de 2018

#editorial

#saúde

O desenvolvimento

Viamão ainda não atingiu meta de vacinação contra a gripe

Na história real da humanidade impensável seria ignorar o crescimento e o desenvolvimento da sociedade e seus diversos segmentos. Eram inevitáveis a amplitude da massa humana, a criação de novos conglomerados habitacionais e o surgimento da diversidade de meios de trabalho no sentido de prover a manutenção das comunidades surgidas. Viamão, no Rio Grande do Sul, foi um dos primeiros territórios a serem ocupados e que somou uma história relevante pois foi capital do Estado, seu território recebeu cenário de confrontos revolucionários e ganhou notoriedade por sua vasta extensão. O cidadão que teve sua vida desenvolvida em Viamão sabe que era uma área rural que, aos poucos, foi ganhando mais gente e transformou-se num município com uma população cujo número a colocou dentre as dez maiores do Estado. Esse crescimento alcançou também a necessidade de desenvolvimento econômico, o que despertou interesse de grandes empresas comerciais e industriais em instalarem polos no território viamonense. Foram criados espaços chamados de distritos industriais e as zonas urbanas, de bons índices habitacionais, passaram a receber estabelecimentos comerciais. Um desses espaços, chamado de Volta da Figueira, no final da década de 1980 recebeu a fábrica da Mu-Um, empresa que se dedicava ao ramo lacteo.

# Viamão, no Rio Grande do Sul, foi um dos primeiros territórios a serem ocupados e que somou uma história relevante pois foi capital do Estado, seu território recebeu cenário de confrontos revolucionários e ganhou notoriedade por sua vasta extensão.. Passados os anos, por questões de ordem interna da empresa, foi decretado o fechamento de seu polo em Viamão. A Prefeitura, então, buscou safar-se não só do trauma causado na sua economia mas como recuperar a área territorial cedida para o empreendimento. E conseguiu fazer um entendimento, recente, nos anos 2013/2014, que vai transformar aquele espaço num centro de empreendimentos comerciais e habitacionais aliados com locais de lazer e de mobilidade urbana, margeando a rodovia metropolitana que vai, embora lentamente, ganhando construção. Nestes últimos dias, a municipalidade já anunciou a instalação, ali naquele local, do mercado Atacadão, empresa que já tem uma casa às margens da ERS 118, em Gravataí. Notícia que mostra o interesse de empresários em ampliar seus investimentos no nosso município o que, sem dúvida, trará um crescimento econômico e dando oportunidades de compras e empregos para a sociedade viamonense.

Sábado aconteceu o Dia D de Vacinação, mas procura não foi suficiente As equipes de Saúde do Município que trabalharam nesse sábado, 12 de maio, no Dia D contra a Gripe, tentaram vacinar o máximo de pessoas, mas, mesmo com o clima favorável, as pessoas dos grupos prioritários não compareceram em grande número às unidades de saúde. Segundo a coordenadora de Imunizações do Município, Edelvais Rodrigues, o Município tem muito a imunizar ainda. “Viamão disponibilizou 230 profissionais para trabalhar nesse sábado, nas unidades de saúde. A meta estadual é imunizar 90% da população até término da campanha (1º de junho), mas não atingimos nem a metade ainda. Espero que a comunidade se conscientize e venha para tomar a vacina”, comenta a coordenadora. O Município mobilizou inclusive, uma equipe de profissionais da Saúde em

parceria com o Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã para levar doses de vacina às pessoas que moram afastadas. O publico prioritário a

ser imunizado pela Secretaria Municipal de Saúde são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de

idade, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que recém deram à luz).

Confira os números do Dia D de vacinação contra a gripe n Crianças: de 15.097, 2.997 receberam a dose, 19,85%; n Gestantes: de 2.522, 696 receberam a dose, 27,60%; n Puérperas: de 415, 211 receberam a dose, 50,84%; n Indígenas: de 442, 459 receberam a dose, 103,85%; n Idosos: de 27.353, 14.928 receberam a dose, 54,58% n Professores: de 1.775, 611 receberam a dose, 52%; n Trabalhadores de Saúde: de 5.283, 2.314 receberam a dose, 43,80%; n TOTAL: 42,12% de pessoas imunizadas.

#animais

Coman resgata cavalo maltratado Na manhã da quarta-feira, dia 16, a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman), em parceria com a Brigada Militar, apreendeu um cavalo que estava sofrendo maus tratos. Segundo o coordenador da Coman, Ângelo Oliveira, o equino estava numa carroça sem a mínima condição física. “Nós interpelamos o condutor da carroça, na ERS 040, próximo à parada 86, em Águas Claras, e o notificamos pelas péssimas condições que seu cavalo apresentava. Percebemos que o animal estava bem velho e debilitado, tanto que chegou a cair na via”, relata o coordenador. O condutor da carroça foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e responderá criminalmente pela ocorrência. A Coman encaminhará o cavalo a um abrigo em um sítio no Município.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

#esportes

Viamão participará pela primeira vez do Treinão do Brasil, Correndo pela Paz

No dia 27 de maio, pela primeira vez, Viamão participará da 4ª edição do Treinão do Brasil, Correndo pela Paz. O evento acontece uma vez ao ano, simultaneamente em todo o Brasil e, também, em países como Itália, França, Canadá e Paraguai. No país, cerca de 150 cidades aderiram ao Treinão e, no Rio Grande do Sul, somente três foram inscritas, sendo Viamão uma delas. Além de correr ou caminhar 3 ou 5 quilômetros, dez minutos antes da largada, todos os participantes darão as mãos e farão pensamentos voltados para a paz, formando uma grande corrente pela paz em todo país. A iniciativa no município é do Feeling Grupo de Corrida, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia, sendo indicado para qualquer idade. “Quem não puder correr, pode caminhar. O importante é participar e estar com o pensamento voltado para a paz”, explica a organizadora do Treinão do Brasil em Viamão, a educadora física Vanessa Gomes. Após a corrida e/ou caminhada, será realizado um piquenique comunitário. “Quem quiser participar, pode levar algum prato para compartilhar e repor as energias”, convida Vanessa. O secretário de Esporte e Lazer, Valmir Braga, destaca que toda iniciativa em prol do esporte, são bem-vindas. “Estamos com diversas oficinas gratuitas de esportes em vários bairros. Nosso objetivo é que todos possam sair do sedentarismo e praticar uma atividade física regularmente. Eventos como este, que propõem corrida ou caminhada em prol da paz, são bem-vindos. No dia 30, também estamos mobilizados para o Dia do Desafio, em parceria com o Sesc”, finaliza Braga. Como será um evento voltado para a paz, os participantes devem correr ou caminhar com uma camiseta branca. A concentração é às 6h30 da manhã, junto ao Lago Tarumã. As 6h50 será formada uma corrente pela paz e, às 7 horas, dada a largada.

17 de maio de 2018

5

#detalhes MILTON SANTOS – jornalista

Estradas Para nós, moradores de Viamão. Se tivermos um compromisso em Porto Alegre às 8 horas , temos que sair de casa às 6h30min e olhe lá! Ainda corremos o risco de não chegarmos no horário. Quem trabalha na capital é um madrugador diário, senão perde o dia. Agora está criada a linha azul determinando o espaço de tráfego para os ônibus na Senador Salgado Filho. Reduziu o espaço para os carros, mas ao menos vai dar mais rapidez aos coletivos. E aí eu me lembro de uma visita, no final de 1997, que o então Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, fez a Viamão. Na sua fala em um jantar com amigos e correligionários disse que traria o trem metropolitano para ligar Viamão, Alvorada e Porto Alegre. Ai, ai... Mas vejam o que captei pesquisando o assunto no século XX: Na sua edição de 23 de fevereiro de 1974, o CORREIO RURAL publicou: “FREEWAY VIAMÃO/PORTO ALEGRE – A Secretaria dos Transportes já tem planos para a construção da nova estrada, em substituição a que liga Porto Alegre a Viamão. ´Vamos construir uma estrada melhor que a freeway´, declarou o Secretário Estadual dos Transportes, coronel Paulo Nunes Leal. A estrada terá três faixas, com duas pistas e um canteiro central. O projeto está sendo elaborado pelo DAER e será incluído no Programa de Vias Expressas executado pelo DNER em todo o Brasil...” No dia 7 de dezembro de 1974 a notícia era esta: “AUTOESTRADA JÁ TEM TRAÇADO DELINEADO – Após vários e meticulosos estudos, já está delineado o traçado da autoestrada

que ligará a nossa cidade à capital do Estado. O início desta autoestrada será nas proximidades do Autódromo de Tarumã, contornando a Vila Stella Maris, indo em direção a Porto Alegre e terminando a primeira etapa no Passo do Dorneles onde será construído o anel rodoviário da capital...” No dia 1º de março de 1975 o CR publicou: “PROJETO DA FREEWAY PORTO ALEGRE-VIAMÃO ENCAMINHADO AO DNER – A Secretaria Estadual dos Transportes já tem pronto o projeto da nova autoestrada que ligará Porto Alegre a Viamão e já se prepara para enviá-lo ao DNER. Esta estrada será construída com recursos do Programa das Vias Expressas (PROGRESS). Segundo o Secretário Cel. Paulo Nunes Leal, a sua construção deverá ser iniciada antes do fim do ano. A nova freeway terá seis pistas (três para cada mão) e será praticamente uma só reta, o que permitirá fazer o trajeto Viamão-Porto Alegre em apenas 10 minutos... “ Dia 10 de janeiro de 1976 era noticiado: “DAER ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA “FREE-WAY” – O DAER divulgou esta semana, na capital do Estado, a construção da “free-way”

ligando Porto Alegre a Viamão. A construção da mesma se dará em breve pois, segundo aquele departamento, o projeto foi encaminhado a Metroplan para que se manifeste a respeito. A autoestrada deverá ter uma extensão de sete quilômetros, iniciando-se no Passo do Dorneles e tendo o seu final ao lado do Autódromo Internacional de Tarumã, mais precisamente no encontro com a RS-18. O DAER deverá abrir concorrência para a construção nos próximos dias...” Como mixou a autoestrada, os viamonenses tiveram que se contentar com o que temos agora, conforme notícia do CR na edição de 09 de agosto de 1980: “COMEÇOU A DUPLICAÇÃO DA RS-040- Agora é para valer mesmo! No sábado passado começou a tornar-se concreto um velho anseio da população viamonense: finalmente foram iniciados os trabalhos de duplicação da RS040, a “rodovia da morte”. Já no sábado foram iniciados trabalhos de terraplenagem, na parada 44, local onde deverá ser o acampamento dos trabalhadores da SULTEPA, firma encarregada dos trabalhos de duplicação...”


6

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

17 de maio de 2018

#cultura

#evento

As Aventuras e Desventuras de Pinóquio no anfiteatro da facesi

FEIRA DAS FLORES PERFUMOU E COLORIU O CENTRO DE VIAMÃO

Pinóquio é o boneco de madeira mais conhecido do mundo. Criado por Gepeto – um marceneiro que se dedica a reformar brinquedos –, esse boneco passa a viver como uma criança comum, embora viva com diferenças que precisam ser superadas para que alcance seu sonho de tornar-se um menino de verdade. A história é uma grande metáfora que expõe as mazelas do mundo, a miséria, o egoísmo, as relações deturpadas e o desprezo pela educação. Pinóquio tornou-se uma das referências da literatura italiana e ganhou versões adaptadas em diversos formatos. A riqueza desta história permite inúmeras leituras, por públicos de diferentes idades. É uma grande aventura entregar-se a este Pinóquio, que erra, sofre e se redime para tornar-se gente. Promovida pelo SESC Viamão e FACESI, a peça “As Aventuras e Desventuras de Pinóquio” estará no dia 26 de maio, sábado, às 16hno Anfiteatro da FACESI (Estrada da Branquinha, 239 - Viamópolis). Ingressos à venda na Unidade Sesc Viamão e unidades da escola CESI e FACESI. Valores: Comércios e Serviços: R$ 10,00; Empresários: R$ 20,00; Público em geral: R$ 30,00; Meia entrada: R$ 15,00. Para obter o desconto das categorias Comércio e Serviços e Empresário, é necessário ter Cartão Sesc/Senac.

Evento chega à 16ª edição com atividades culturais e esportivas Toda mãe é uma flor e para homenagear as mães e fomentar a economia local, a Prefeitura de Viamão realiza há 16 anos a Feira das Flores, na Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz. Neste ano, contou com a participação de oito bancas de vendas de flores, artesanato, cervejaria, doces, biscoitos, apresentações culturais, música ao vivo, concurso de beleza e muitas opções de presentes para as mamães. Abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito, Valdir Elias (Russinho), do presidente da Câmara de Vereadores, Francinei Bonatto, e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Túlio Souza, do Esporte e Lazer, Valmir Braga, da Cultura, Luciano Alves, de Meio Ambiente, Gilberto Fraga; da Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo, da Saúde, Luis Augusto Carvalho, e da Administração, Milton Jader, além do presidente da EPTV, Paulo Ricardo Schartzhaup. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo agradeceu o empenho de todos para a realização do evento. “Este é um evento que é pensado com muito carinho e que agrega muitas secretarias. Além do propósito de homenagear as mamães, ele aproxima os comerciantes e produtores rurais da população em geral”, destaca Souza. O vice-prefeito parabeniza a iniciativa e a parcei-

ra das secretarias: “É muito bom ver que a cada ano cresce o número de expositores participantes. Eles trazem o que há de mais lindo para a feira, pois sabem que a venda é certa. E, para quem quer escolher um presente especial, este é o lugar”, acrescenta Russinho.

Atividades Culturais

al, e o título de Princesa das Flores ficou com Franciele da Silveira.

Atrações culturais também fizeram parte da programação da Feira das Flores. O primeiro dia de Feira foi marcado por apresentações das bandas das escolas municipais Jerônimo Porto, Olympio Coelho de Oliveira e Castelo Branco , voz e violão de Bores Vibe e do grupo de dança Ilhas de Encanto, do Instituto Estadual Isabel de Espanha. No sábado, dia 12, pela manhã, foram realizadas apresentações de ballet, ginástica e karatê. À tarde a programação foi mais intensa e teve apresentações de Vitória Rocha, Nelson Lang, Escola Balady, coral Voz Jovem e Stand Up Comedy, com Matheus Fonseca e Maiky Antunes.

Exposição de Carros antigos

Escolha da Musa e Princesa das Flores Dez candidatas disputaram o título de Musa e a Princesa da Feira das Flores. Beleza, simpatia e desenvoltura na passarela foram alguns dos itens avaliados pelas juradas Kyzy Mello, Patrícia Ramos e Vitória Urbim. Foi difícil escolher, diante de tanta beleza e encanto, mas o título de Musa das Flores ficou com Thalya da Silva Le-

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E IRRIGAÇÃO DEPARTAMENTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA

1ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA De 1° a 31 de maio

Vacine os seus bovinos e/ou búfalos com até 24 meses de idade. Produtor: apresente na inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declare os animais vacinados até 07/06. Dose: 5 mL (independente do peso e idade) Conservação da vacina: 2°a 8°C (NÃO CONGELAR) Local de aplicação: tábua do pescoço Via de aplicação: subcutânea ou intramuscular

No domingo, dia 13, a Feira das Flores proporcionou uma atividade especial para os amantes de carros antigos. Colecionadores do Núcleo de Antigomobilistas de Viamão expuseram suas relíquias na Praça da Matriz.

Vacinação Aproveitando que no sábado (12) foi o dia D de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a gripe, a feira contou com uma unidade móvel ofertando a imunização, na sexta, dia 11, e no sábado, dia 12. O alvo da campanha foi o grupo prioritário: idosos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

17 de maio de 2018

#evento

#evento

DIA DAS MÃES FACESI TEM CONHECIMENTO, SAÚDE E CARINHO

0s 15 anos do vila ventura ecoresort

7

Atividades na manhã de sábado integraram comunidade no Campus A FACESI não poderia ficar de fora das comemorações do Dia das Mães. Professores e alunos da faculdade prepararam uma manhã de atividades e serviços, no último sábado, dia 12 de maio, no Campus Viamópolis. Abrangendo toda a comunidades escolar e da região, o Dia das Mães da FACESI trouxe saúde, conhecimento e um toque de carinho. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente dentro das atividades do Dia D de Vacinação, aplicando a vacina contra a gripe H1N1. As consultoras da MK e da Clínica Hígia, especializadas na área da estética, esclareceram dúvidas, e deixaram as mamães ainda mais belas. Os alunos dos cursos de Biologia, Pedagogia e Técnico em Enfermagem, mais uma vez trouxeram conhecimento e informação. Os futuros biólogos expuseram no microscópio o resultado de um trabalho de campo, coletando bactérias de diversos pontos da Facesi. A atividade chamou a atenção para a necessária higienização das mãos e encantou os pequenos. A socialização também esteve presentes com os alunos da Pedagogia e Téc. em Enfermagem na oficina de bonecas de pano e na contação de histórias. Uma manhã de integração com a comunidade e uma forma de celebrar essa data e esses seres tão especiais que são as mães. Porque ser mãe é assim, um poço de bondade, aconchego e alegria! (Assessoria FACESI)

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 o único jornal bissemanal de viamão

De propriedade familiar no municípo de Viamão, a destino exclusivo no ramo da hotelaria e turismo de eventos. O caminho percorrido pelo Vila Ventura Ecoresort é cheio de conquistas e desafios. Durante estes 15 anos de vida, a expertise aliada à infraestrutura, destacou o ecoresort como local preferido para confraternizações e treinamentos corporativos. Com Setor de T.E. - Treinamento e Entretenimento, apto a desenvolver atividades e dinâmicas motivacionais para empresas, o Vila Ventura realiza eventos de diversos tamanhos e formatos o local tem capacidade para receber até 2.000 convidados em um único dia. Para o público familiar, oferece a combinação entre lazer, diversão e conforto, além da comodidade de ficar próximo da capital gaúcha. Repleto de espaços ao ar livre, proporciona a gratificante experiência do contato com a natureza, além de contar com uma equipe de monitores para entreter a garotada. Há também uma bem equipada unidade do One SPA no loca, oferecendo massagens e terapias relaxantes. Em 2014, o ecoresort foi Acomodação Oficial para a Copa do Mundo, recebendo a Seleção do Equador em seus 51 novos apartamentos (eram 28, agora são 79 UHs). Um Centro de Treinamento foi construído para a ocasião, com campo oficial estruturado sob os padrões da FIFA. Concorrendo com vários hotéis do estado, o Vila Ventura foi o único hotel escolhido, que reunia hospedagem e treinamento em um único local. Atualmente, recebe para treinamento grandes clubes, como a Seleção Brasileira, além dos gaúchos Internacional e Grêmio. Fundado em 2003 pelo empresário Samuel Silveira, o Vila Ventura chega a 2018 comemorando suas conquistas, além de expressar muita gratidão a todos que acreditam em sua proposta de proporcionar experiências únicas e memoráveis.

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda. CNPJ 15308385/0001-26. Rua Marechal Deodoro, 274 - Centro - Viamão - RS - CEP 94410-020 Fone (51) 99952-0120/98529-8759 – jornal@correiorural.com.br # www.viamaonoticias.com.br Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS. Jornalista Reg. MTb nº 4506. milton.santos@correiorural.com.br Circulação: Quinzenal. Tiragem: 3.000 exemplares. Editoração: MV Santos Editora. O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.


8

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

17 de maio de 2018

#cidade

prefeitura confirma chegada de hipermercado na 42 Atacadão, do grupo Carrefour, será construído na área da antiga fábrica da Mu-mu Uma longa novela parece estar chegando ao final. A área da antiga fábrica da Mu-mu, alvo de polêmica no início da gestão de André Pacheco, começa a ganhar uma nova cara. Quem passa pelo local, na parada 42 da ERS-040, já percebe o adiantado tabalho de demolição das instalações da Vonpar. Nesta semana, a Prefeitura de Viamão anunciou o primeiro empreendimento a ocupar o local

Trata-se do hipermercado Atacadão, do grupo Carrefour. O projeto da nova destinação do local prevê uma contrapartida de construção de uma passagem inferior à ERS 040 com o Beco dos Soares (uma Perimetral Metropolitana) para a melhoria da mobilidade urbana. “O caminho para superar as dificuldades é olhar para frente, buscar alternativas e soluções. Em conjunto com o empreende-

dor, foi prospectada uma nova ocupação para o território, condizente com o entorno, gerando 350 empregos diretos e outros 300 empregos indiretos, ainda este ano. Um investimento de cerca de 60 milhões de reais”, expressa o prefeito, André Pacheco. O prefeito explica que o Atacadão está inserido dentro do projeto Masterplan Viamópolis, que envolve além da construção

e instalação do hipermercado, um strip center com lojas comerciais, cinema, praça de alimentação e um complexo de unidades habitacionais com mais de 600 apartamentos. “Estaremos consolidando este importante centro comercial que é a região da Viamópolis, numa área estratégica, entre a Santa Isabel e o Centro, proporcionando um amplo espaço de crescimento no entorno”, finaliza Pacheco.

por Pano Terra

O Ganhador Terça-feira, 3 de abril de 2018, Diógenes (nome fictício) vai a uma das lotéricas do centro de Viamão pagar uma fatura de R$ 153,00. A simpática atendente lhe suplica para comprar um bolão de Mega-Sena. Diógenes declina, não tem costume de jogar. A moça insiste, ele acha caro, pergunta quanto é o bilhete unitário, “R$ 3,50, ela reponde”. Ele pensa alguns segundos e diz a fatídica frase que mudaria tudo em sua vida: “Me dá dois”. Esta é a estória de Diógenes, o ganhador da Mega-Sena de Viamão, concurso 2.028 que sorteou na quarta-feira dia 4 de abril em Seara/SC R$ 10.251.126,97 para cada uma das 4 apostas ganhadoras. Além de Viamão, foram 2 ganhadores em São Paulo e outro em Piracicaba. Os números sorteados foram: 07-11-24-36-42-58. Eu estava de férias quando do sorteio e, como todo viamonense, fiquei curioso. Informações desencontradas começaram a pipocar. Foi fulano, foi sicrano, era só disse-que-disse. Pensei cá comigo: vou dar uma investigada, tô “de valde” mesmo... Na quinta-feira passei na Caixa Econômica Federal, paguei uma conta, fiz hora e conversei com algumas pessoas. A sensação (que depois se confirmaria correta) era que o ganhador ainda não tinha aparecido. Repeti o roteiro na sexta-feira dia 6 e uma entusiasmada moça confidenciou: “Um homem apareceu assim que a agência abriu, parece que é o ganhador”. Fiquei alerta. Grande parte das investigações policiais se dá por interceptação telefônica (grampo) e imagens de câmeras. Grampo sem autorização judicial é crime, mas olhar imagens de câmeras, não. Saí do banco, olhei no entorno e vi duas câmeras em pontos comerciais próximos. Cheguei amistosamente no primeiro e “apliquei” que havia estacionado meu carro por ali no dia anterior e alguém tinha batido de leve no meu para-choque e fugido, perguntei se não poderia ver as imagens de ontem para, quem sabe, identificar o carro e a placa. “Tudo bem”, disse o gentil funcionário. “Que horas foi?”, perguntou ele, no que respondi: “entre 9:50 e 10:05 h, acho”, ele me olhou espantado com a minha precisão de horário (definitivamente não sou um bom investigador). Ele colocou as imagens e disse: “Pode olhar, eu já

volto”. Sorri agradecido e comecei a ver a imagens que eram bastante nítidas. Nem sei bem o que procurava, mas fiquei vidrado na tela. Às 10:01 h aconteceu a mágica. Vejo um senhor bem apessoado se aproximar da porta da agência (até então ninguém havia chamado a minha atenção). Dou um pause, olho de novo, dou um zoom e olho bem e penso: “Bingo! Eu conheço este homem”. Feliz da vida com o meu achado, penso em como abordá-lo. Tarefa difícil, pode não ser ele. Na segunda-feira dia 9 sabedor na rotina de Diógenes, forcei um encontro fortuito e casual na rua com ele, sozinhos, frente-a-frente pareceu tenso a meu ver e incrivelmente surpreso quando de supetão eu disse: “Preciso contar a sua estória”, disse baixinho, ele me olhou severamente e negou inicialmente, silenciei e olhei firmemente e ele consentiu e disse: “Como soubesses?”. Sorri como sorriem os vitoriosos e lhe fiz um resumo da minha busca. Ele sorriu de volta, apertou meu ombro, negaceou com a cabeça e novamente sorrindo, sussurrou: “Incrível, incrível...”. Prometi-lhe todo o meu sigilo, não o exporia, e marcamos um café no dia seguinte em Porto Alegre. Marquei em uma discreta cafeteria que conheço no Centro Histórico. No dia seguinte fiquei com receio de Diógenes não aparecer, mas no horário marcado lá estava ele. Excepcionalmente bem humorado (e ele não é um homem caracterizado como bem humorado). Nos conhecemos há anos, mas não temos propriamente amizade, nos cumprimentamos fraternamente desde sempre. Expliquei que meu interesse era puramente jornalístico e ele disse que disso não tinha dúvidas e que apesar de não ser um homem de letras, me acompanhava no Correio Rural e gostava de minhas crônicas. Perguntamos mutuamente por nossas famílias, pedidos dois cafés e sozinhos em um discreto canto da cafeteria, ele me contou o que está escrito lá em cima no início da crônica e fez a primeira bombástica revelação: nem a esposa, nem os filhos sabiam que ele fora o ganhador do prêmio. Fiquei surpreso, mas mais viria. Contou-me um pouco de sua vida, já bastante estável a esta altura do campeonato e sua surpresa ao ser sorteado. Em um primeiro momento disse que ouviu no

rádio que uma aposta de Viamão fora vencedora e que sozinho na cozinha conferiu o prêmio. Uma só vez. Sentou-se, botou a mão na cabeça diz ter dado um soco no ar e gargalhado alto. Imediatamente começou a fazer planos. Lembrou que não tinha dívidas e nem desejo de embarcar em um cruzeiro para essas viagens de rico. A comida que comprava já era boa e não sentiu vontade de comer nada diferente. Vieram as primeiras angústias com sua segurança na insegura Viamão. O dinheiro parecia ter virado um problema. Na quinta-feira, um dia depois do sorteio, foi a Porto Alegre a abriu uma conta em um banco estrangeiro, não se sentiu a vontade para deixar o dinheiro em Viamão, poderiam comentar e aí... Decidiu por hora não contar para ninguém que aquele bilhete dobrado na carteira valia mais de 10 milhões. No ônibus de volta, alguém tinha deixado um jornal na poltrona. Com a cabeça a mil, começou a folheá-lo. Uma matéria sobre Bill Gates lhe trouxe paz e serenidade. Já sabia o que fazer com o dinheiro. Lhe interrompi: “E o dinheiro, o que fará com o dinheiro?”. E ele calmamente: “Não há dinheiro. Doei tudo.”. O QUÊ??? Pergunto quase caindo da cadeira. Sim, respondeu ele, novamente calmo, em uma estranha paz. “Doei até os centavos”. Abriu o coração, falou de como angustiado e sofrido tinham sido os últimos dias e que ao ler aquele jornal enviado por Deus, segundo ele, estava ali a resposta que procurava: Bill Gates, dono de uma fortuna avaliada em atuais U$ 97 bi, já havia doado desde 2008 mais de 50 bilhões de dólares para pesquisa em saúde, bolsas e todo tipo de filantropia. Ele disse que já se sentia rico e que não precisava de nenhum real daquele prêmio. Fizera uma rápida pesquisa das instituições que ele acreditava que poderiam fazer bom uso do dinheiro, ligou pediu as contas e fez depósitos anônimos. Nunca se sentiu tão bem na vida. Finalizou a estória a abriu um largo sorriso e olhando para mim chorou. Aquele choro bom, no que também não contive as lágrimas. Era o primeiro ex-milionário feliz que conhecia. Na saída me pediu para pagar o café. Estava sem dinheiro. O resto tudo ele já tinha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.