Correio Rural - 07 de julho de 2018

Page 1

www.viamaonoticias.com.br FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912

ANO 106 NÚMERO 5.409

07 de julho de 2018 r$ 1,00 o jornal impresso mais lembrado de viamão

na câmara municipal, comando da brigada militar rebate críticas segundo órgãos de segurança, números comprovam que há melhorias. # página 2

CÂMARA APROVA CPI DO TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL

GRUPO TEATRAL VIAMONENSE VENCE EDITAL DE INCENTIVO DO ESTADO

VEREADORES TÊM 120 DIAS PARA ENTREGAR RELATÓRIO FINAL

É A PRIMEIRA VEZ QUE PRODUÇÃO LOCAL TERÁ ESTE INCENTIVO FINANCEIRO

# página 2

# página 8

conexão viamão-jordânia

você conhece

as panc?

As Plantas Alimentícias Não Convencionais podem ser uma opção nutritiva. # página 4

Cartas a refugiados chegarão a Zaatari, na Jordânia, distante 11.400 quilômetros.

# página 2

vestibular FACESI inscrições abertas

PEDAGOGIA • BIOLOGIA

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Convênios para estágios remunerados

Cursos a partir de R$ 115,55*

Mais 20 cursos em EAD, Graduação, Pós e MBA

*Valor referente à mensalidade do Pós em Gestão Escolar. Descontos válidos para ingresso até 03 de agosto. Número limitado de vagas com desconto. Desconto vinculado à adimplência.

facesifaculdade.com.br

51 3446-0403


2

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

07 de julho de 2018

#segurança

#trânsito

COMANDO DA BRIGADA APRESENTA NÚMEROS NA CÂMARA MUNICIPAL

cpi do transporte é aprovada por unanimidade na câmara Comissão tem prazo de 120 dias para apresentar relatório com as conclusões A Câmara Municipal de Viamão aprovou na terça-feira, dia 03, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre o transporte coletivo de Viamão, com prazo de 120 dias. Todos os vereadores, em plenário, foram favoráveis ao requerimento 1.570/2018. A finalidade do requerimento, apresentada no documento, é a partir da necessidade de apuração de reclamações que chegaram aos gabinetes dos vereadores no último ano, a exemplo do valor da tarifa. O presidente da Câmara, Francinei Bonatto (PSDB), respeitando o critério de proporcionalidade, deverá nomear os membros da CPI, que serão indicados pelos próprios partidos.

Na sessão da quinta-feira, dia 06, na Câmara Municipal de Viamão, o Comando Metropolitano da Brigada Militar – BM, apresentou os dados estatísticos sobre a segurança pública da cidade. A ideia é esclarecer as informações sobre os índices de criminalidade, com base nos levantamentos dos órgãos de segurança do Rio Grande do Sul. De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Eduardo Amorim, é preciso ter conhecimento sobre os variados tipos de delitos existentes e que são combatidos pela BM, sendo necessário considerar estatísticas de todas as práticas criminosas. “Cada região tem sua característica. Há necessidade de esclarecer e apresentar as informações reais para não divulgar inverdades. Além disso, é preciso respeitar o trabalho do brigadiano e tratar os policiais civis e militares como cidadãos de fato, pois são eles que estão na defesa da população. A BM e a Polícia Civil estão unidas e trocam informações para o combate ao crime”, relata o coronel. “Não podemos dizer que Viamão é o município mais violento com base em uma análise de um tipo de delito apenas, é preciso ampliar o estudo sobre a segurança pública da cidade”, completou Amorim. O delegado da 1ª Delegacia de Polícia Metropolitana, Carlos Henrique Wendt, diz que Viamão está evoluindo em relação à segurança pública. “Muitas vezes, somente o lado negativo é noticiado. Ainda temos muito a melhorar. É preciso questionar quantos projetos sociais são desenvolvidos pelas prefeituras e pelo Estado. Isso influencia diretamente na violência”, enfatiza o delegado Wendt. O comandante do 18º BPM de Viamão, coronel Pacheco, afirma que em 2016 houve 160 homicídios na cidade e, em 2017, foram 124 casos. Portanto, é apresentada uma redução de 22,5% neste tipo de crime. Em 2018, até o presente momento, são 64 homicídios. “Essas informações não vêm à tona. Há muito ainda o que avançar, mas a parceria entre a BM e a Polícia Civil está possibilitando a redução de muitos tipos de delito e isso deve ser considerado”, comparou Pacheco. A Promotora de Justiça da 2ª Vara Criminal, Márcia Villanova, diz que a violência não é combatida somente com ações de repressão. “Observamos que há muitas ocorrências de tráfico de drogas, receptação e crimes sexuais, aqui em Viamão. É importante que sejam elaboradas políticas públicas para a sociedade como um todo, desde a infância, com o oferecimento de infraestrutura, habitação, locais de lazer e ações para a diminuição de casos de violência doméstica, como exemplo”. Várias entidades de Viamão, como OAB, Sindicato Rural, Sindilojas, CDL-Viamão, ACIVI, Maçonaria de Viamão, Lions Club, Consepro e Rotary também estiveram presentes na sessão.

#ensino

conexão viamão-jordânia Cartas a refugiados chegarão a Zaatari, na Jordânia, distante 11.400 quilômetros Qual o sentido da vida, senão fazer sentido na vida das pessoas? Ensinar desde cedo as crianças a se importarem com o próximo e com as interações sociais. Ver além da sua comunidade e propor algo que possa fazer o bem a alguém, com o que se tem. É assim que inicia esta grande corrente do bem, que saiu nesta quarta-feira, dia 4 de julho, da comunidade Jardim Outeiral, de Viamão, com destino a Zaatari, na Jordânia. São mais de 16 horas aéreas de viagem, totalizando cerca de 11.400 quilômetros. A corrente do bem será fortalecida em muitos pontos, até chegar ao destino final, prevista para o mês de setembro. Afinal, qual a conexão entre Viamão e Jordânia? Tudo começou com o projeto “Escritor na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação. A professora Rosana Kasper, da Sala de Recursos da EMEF Jardim Outeiral leu a obra de Fábio Monteiro – Cartas a Povos Distantes

– e entrou em contato com o autor para conversar com ele sobre o assunto. “E entre conversas, pensamos sobre como poderíamos deixar a proposta mais significativa, que pudesse tocar e transformar a vida dos nossos alunos. Então, surgiu a ideia de escrever cartas para crianças refugiadas. Após esse contato, procurei na internet ONG's que trabalhassem com essa temática e encontrei a ASAV – Associação Antônio Vieira, polo da ACNUR (Ong Internacional), localizada em Porto Alegre. A ideia se concretizou a partir de um documentário exibido no dia 20 de junho, onde mostrava o campo de refugiados Zaatari, na Jordânia”, explica Rosana. O projeto começou a ser desenvolvido pela professora Greicy Nunes, com as duas turmas de 6º anos e se estendeu para as duas turmas de 9º anos. Foi exibido um vídeo mostrando a realidade das famílias e das crianças que viviam em um campo de refugiados.

Eles tiveram de sair de seu país por o mesmo estar em guerra e, em muitos casos, as crianças já amargavam perdas familiares. Os estudantes se sensibilizaram e escreveram cartas às crianças sírias. Nos textos, individuais ou em grupo, os alunos contaram um pouco da realidade do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Viamão e se colocaram na realidade dos refugiados, passando mensagens positivas. “Nossos estudantes ficaram muito empolgados e criaram cartas lindas e emocionantes, evidenciando que um simples ato de ler um livro pode transformar as vidas das pessoas”, destaca Rosana. As cartas foram entregues à Associação Antônio Vieira (Asav), mantenedora de obras Jesuítas em Educação e Ação Social, na tarde do dia 4 de julho. Cinco alunos representaram os demais para levar as 18 cartas escritas pelos estudantes: Daiely Alves Albad, 15 anos (9º ano); Sara Itanajara Costa Louzada, 11 anos (6º ano); Isabele Machado Alves, 11 anos (6º ano); Guilherme de Andrade Pereira, 12 anos (6º ano); e Eduardo Chimendes, 12 anos (6º ano). Ao chegar na Asav, o escritor Fábio Monteiro os estava aguardando para saber mais sobre as cartas. As cartas foram depositadas em um baú e serão encaminhadas à ONG de São Paulo – África do Coração – para serem traduzidas para a língua árabe e levadas pela equipe de produção do documentário sobre o campo de refugiados, que irá a Zaatari, na Jordânia, no mês de setembro. A ideia é que as crianças sírias respondam às cartas, fazendo sentido ao projeto de leitura – Cartas a Povos Distantes.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

Backstage

07 de julho de 2018

Opinião, informação, bastidores, política, pitacos e bom humor

Por Vinícius Santos - vini.santos@correiorural.com.br

3

Duas patinadoras viamonenses são campeãs estaduais

Quem fala o que quer... É um ditado antigo, batido e surrado, mas que é infalível: quem fala o que quer, ouve o que não quer. Poderia acrescentar: e ainda toma um processo. Era visível nas falas e nos bastidores da apresentação realizada na Câmara, a irritação do homens do Comando da Brigada Militar com o conteúdo das críticas feitas pela oposição viamonense e alguns

“comunicadores” nas redes sociais. Homens experientes, acostumados a lidar com a dificuldade estrutural e com a insatisfação da população, não digeriram bem as ironias e, principalmente, as críticas feitas sem nenhum embasamento técnico, segundo eles. Não está descartada a hipótese de um processo judicial.

Unidos da CPI em busca da planilha Parece tema-enredo de escola de samba, mas é o quadro que a Câmara de Vereadores pintou na sessão de terça-feira. Por unanimidade, decidiram aprovar requerimento do vereador Evandro e abrir a CPI, que será presidida pelo mesmo.

Viamão fez pela primeira vez uma licitação para essa concessão, que está recém começando a ser implantada, devendo ainda trazer muitas novidades e melhorias previstas em contrato, como novas e melhores paradas.

Espera-se que, pelos próximos 120 dias, trabalhem em busca de respostas, deixando a politicagem e o marketing de lado, produzindo um relatório consistente.

Na CPI, a tão falada planilha do cálculo tarifário certamente será analisada detidamente e, finalmente, saberemos quem está com a razão nessa guerra de versões.

Curtinhas da cidade e do futebol n O Sicredi assinou nesta semana convênio com a Faculdade FACESI. O gerente da unidade Viamão, que também abrange a unidade Águas Claras, Ademir DallAgnol e Valdir Bonatto, diretor da faculdade, projetam descontos de 30 a 70% aos associados do Sicredi nos cursos.

n Enquanto fechava essa edição do CR, a Seleção Brasileira estava sendo eliminada pela Bélgica na Copa do Mundo. O principal lamento nos grupos de WhatsApp é que não haverá mais um "feriado" na terça-feira, dia da semifinal. Brasil sil sil n O Gauchão Sub-15 vai dar uma pausa até o final do mês, para as férias escolares. Bom para o Tamoio recuperar as forças, o gramado e dar uma arrancada nos jogos restantes na primeira fase. Após dois jogos em casa, com uma derrota para o Brasil de Pelotas por 2 x 0 e um empate amargo com o Apafut por 1 x 1, o Tamoio está em 9º ugar, com 11 pontos. Se classificam 12 das 17 equipes, e ainda restam 8 jogos para a equipe viamonense. O próximo jogo será em 28 de julho, em Santo Antônio da Patrulha, contra o Jaú.

Nos dias 21 a 24 de junho, foi disputado em Santa Cruz do Sul o Torneio Estadual de Patinação, promovido pela Federação Gaúcha de Patinagem. Estiveram reunidas centenas de patinadores de diversas categorias. O Clube Owicki de Patinação, que tem sua sede na parada 42, levou pela primeira vez patinadoras viamonenses para a disputa. E já voltou com dois títulos e ótimos resultados. Ana Clara Aguiar, na categoria Iniciantes 9-10 anos (2008), conseguiu o 6º lugar, dentre 14 participantes. Mariana Fraga subiu ao pódio, com o 3º lugar na categoria Iniciantes 13 e 14 anos (2004). Os títulos vieram com as Marianas. Na categoria Iniciantes 11 e 12 anos (2006), Mariana Scarparo (foto acima) venceu outras 12 concorrentes. Já Mariana Bonatto (foto abaixo) foi a campeã da categoria Iniciantes 15-16 anos. A equipe de competição do Clube Owicki já participou em 2018 de mais duas competições, também com as atletas Joana Blauth, Bárbara Nepomuceno e Ana Julia.


4

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

07 de julho de 2018

#editorial

#nutrição

O ano da Copa e das eleições

você conhece as panc?

Pode-se dizer que este ano de 2018 é muito especial para o Brasil. Dois acontecimentos atingem diretamente e de forma vertiginosa a alma dos brasileiros: a Copa do Mundo de futebol quando nossa seleção tenta o hexacampeonato (competição em andamento já na fase final) e a eleição de um novo Presidente da República, de novos Governadores de Estados, Deputados e Senadores depois de um ano político que, latinizando, foi “horribilis” e que o povo não gostaria de ver repetido. Neste ano as urnas mostrarão, com certeza, até onde chega a febre de desalento dos brasileiros com a política e os seus desejos de renovação nos Executivos e nos Legislativos da Nação e dos Estados. Saberemos se o brasileiro quer que as coisas mudem para melhor ou prefere que continuem se arrastando em desgovernos e descaramentos corruptivos que estamos vivenciando. Embora possa parecer um fato estranho, temos que admitir que o resultado a ser obtido pela seleção na Copa da Rússia poderá influenciar positiva ou negativamente nas eleições que se apresentam como uma das mais complexas e difíceis em muitos anos.

# Neste ano as urnas mostrarão, com certeza, até onde chega a febre de desalento dos brasileiros com a política e os seus desejos de renovação nos Executivos e nos Legislativos da Nação e dos Estados. Conjectura, quase que fantasiosa, pois está claro que o futebol no Brasil não está com uma bola muito redonda que nem se iguala sequer com aquela paixão dos tempos em que este país ganhava uma Copa atrás da outra e se identificava com um futebol bem jogado. Mas o futebol é, sem dúvida, paixão quase universal, cheia de símbolos e continua vivo nas veias de milhões de brasileiros, aqueles que vão votar e que gostam de decidir por coisas boas. Alguém perguntaria: Como a Copa deste ano poderá influenciar nas eleições? Aliando à paixão, uma nova derrota como a de 2014 acabaria azedando ainda mais os ânimos da sociedade. Já o hexa conquistado na Rússia, pelo contrário, pode ser um remédio que reanime o desejo de todos em querer renovar, principalmente na política, para recomeçar com gente nova um processo mais limpo e com mais vontade de mudar as coisas. Não se pode esquecer que foi, curiosamente, a partir do desastre da última Copa, a de 2014, que se agudizou a crise política que conduziu o país ao estado em que se encontra hoje, que machuca os brasileiros que torcem pela seleção e por um país digno. Enfim, cada um decidirá, tão logo acabe a Copa, quem escolher para recompor o Brasil, que no presente está sem rumo e mira um futuro melhor para as suas aspirações de país cheio de certezas e estradas de progresso para o seu povo. Tomara que a seleção na Copa nos prepare para deixar para trás os pesadelos do futebol e que traga para a sociedade brasileira um novo alento para mudanças na política administrativa do país a fim de resgatarmos os verdadeiros valores que hoje parecem perdidos. Então, 2018, para os brasileiros há a vontade de que o país ressuscite no futebol e na política com um novo instinto de vida, deixando para trás a aborrecida caravana de resignação.

As Plantas Alimentícias Não Convencionais podem ser uma opção nutritiva Muitas plantas são denominadas "daninhas", "inços" ou “plantas do mato”, mas são alimentícias, com mais nutrientes do que as vendidas no mercado. Essas são as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), menos conhecidas pela maior parte da população. As PANC são aquelas plantas que podem ser encontradas no quintal de casa e não as comemos porque não sabemos que elas podem, sim, ser consumidas. Elas faziam parte da alimentação no passado, mas foram substituídas por alimentos com maior interesse comercial ao longo dos anos. Na EMEF Guerreiro Lima, localizada no limite entre Viamão e Alvorada, a realidade é outra. O projeto de trabalhar com as PANC e aproveitar todas as espécies existentes no pátio da escola e da região iniciou em 2015, com as turmas de 8º e 9º ano. Dente de Leão, bertalha, azedinha, peixinho, ora-pro-nóbis, feijão olho de cabra, feijão guandu, entre outras plantas, são cultivadas, colhidas e inseridas na merenda escolar. Entretanto, nem todas as plantas nós podemos comer. Algumas precisam de estudos para serem aproveitadas. “É o resgate do passado, onde se aproveitava todas as plantas e ervas existentes no quintal. Em Viamão isso ainda é possível, por predominar as residências horizontais, com quintais. É o projeto Eco-Saberes – Criando hortaliças pedagógicas”, explica a vice-diretora e coordenadora pedagógica, Fernanda Bittencourt. O objetivo, de acordo com o professor de ciências, Leandro Martins, é que os alunos se apropriem das técnicas e levem para as suas

casas o cultivo, a compostagem e insiram na dieta uma alimentação mais saudável e acessível, mudando os hábitos de consumir alimentos prontos, para os naturais. De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SME), Regina Azevedo, a ideia é levar o projeto para todas as escolas municipais. “Esses alimentos são mais ricos em nutrientes dos que os vegetais convencionais encontrados no supermercado. Além disso, por se encontrarem na região, não necessitam de produtos químicos para se desenvolverem”, destaca Regina.

Hora da merenda Baião de dois tropeiro, feijão refogado, farofa com o coração da bananeira, peixinho (folha) empanado, arroz e guizado com folha de ora-pro-nóbis. Esse foi o cardápio da merenda no dia 25 de junho, quando a Medical TV, de Caxias do Sul, foi fazer uma reportagem. O youtuber Camilo Pedrollo e a nutricionista, com Mestrado em Fitotecnia pela UFRGS/ Agronomia, Irany Arteche, também estavam presentes. “Três vezes na semana a merenda é uma refeição com PANC cultivada no pátio da escola”, explica a diretora da EMEF Guerreiro Lima, Fernanda Silva. O projeto Eco-Saberes é trabalhado com todas as turmas, desde o Jardim I até o 9º ano. “As crianças são alfabetizadas conhecendo as plantas pela letra do nome. Ex. A letra A, de Almeirão do Campo. A turma é levada até onde se encontra a planta. Olha, pega, cheira, conhece seus nutrientes. E assim por diante.” Leandro Martins ressalta que na horta são cultivadas as plantas convencionais e as PANC. Para o segundo

semestre será feito um laboratório para germinação das mudas para que as mesmas possam ser distribuídas entre os estudantes e levadas para o cultivo em casa. “Há uma grande quantidade de crianças com sobrepeso na escola e a introdução de uma alimentação saudável faz com que os alunos aprendam a valorizar os alimentos ricos em nutrientes, deixando de lado os industrializados”, ressalta o professor de ciências. Raquel Bittencourt Machado é professora alfabetizadora e está há oito anos na escola. Ela explica que a sustentabilidade é trabalhada desde cedo, sendo inserida na rotina deles. “O resultado é eles levando essa rotina para casa e inserindo esses novos hábitos na família. Aprendem a aproveitar alimentos, cascas, fazer compostagem, guardar e aproveitar a água da chuva, fazer a separação do resíduo seco. Até o lanche que elas trazem têm uma cobrança de uma criança para outra, se é saudável ou não.” A estudante do 1º ano, Sophia, 6 anos, aguarda ansiosamente pela merenda salgada, para experimentar novos vegetais. “Adoro as PANC, mas é só aqui que eu como isso. Em casa, minha mãe não faz. Eu queria que ela fizesse, mas ela não sabe fazer”, lamenta. Fernanda de Lima, mãe da Manuela, 6 anos, 1º ano, conta que teve de mudar toda a alimentação da família por insistência da menina. Manuela está na Guerreiro Lima há três anos, desde o Jardim 1. “Ela se interessa pelo alimento saudável e não come se não tiver salada no prato. Também adora frutas como sobremesa. Em casa, ela guarda as sementes das frutas que come para

plantar, ajuda a regar a horta e guarda as cascas para fazer a compostagem. A Manu ainda ajuda o vô a cuidar do quintal e das árvores”, expressa Fernanda. A nutricionista Irany explica a função das PANC na merenda servida no dia da visita. “O coração da bananeira é rico em sais minerais e possui baixa caloria. É muito bom em farofa. O ora-pro-nóbis é o introdutório do verde na alimentação. Não possui gosto e a folha murcha, criando um bom paladar. É o resgate do saber tradicional, dos nossos antepassados, quando não existia a mercadoria pronta para ser consumida e sim cultivada no quintal de casa”, comemora. Irany disse estar muito feliz em ver as crianças vivenciando o mundo a partir da natureza, suas maravilhas e responsabilidades, e não a partir dos encantos consumistas dos shoppings centers. “Uma escola que tem feijão guandú plantado, que produz feijão olho de cabra e serve na merenda. Uma escola onde as crianças (por convicção) não consomem refrigerante e reciclam tampinhas trazidas de casa. Uma escola onde as PANC já existem e coleta-se pimenta rosa e compartilha-se o fruto da Costela de Adão na sala dos professores. É uma escola que aproxima as pessoas em torno de uma alimentação saudável e é um privilégio vivenciar isso!” De acordo com Irany, são cerca de 3 mil espécies de plantas comestíveis estudadas. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram encontradas e catalogadas pelo biólogo e professor Valdely Kinupp, 312 espécies alimentícias nativas, que representam 3,5% da superfície do Estado.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

#ensino

governo do Estado autoriza início de construção de escola indígena em Viamão O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, e a secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann, assinaram no dia 04 a ordem de início para a construção Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karai Nhe e Katu, em Viamão. Serão investimentos R$ 3.166.000,43, colocando a instituição no patamar de escola indígena padrão. A unidade, que terá 2.000m² de área, também atenderá a educação infantil e contará com uma quadra poliesportiva coberta. O projeto prevê, ainda, a construção de salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, direção, sala dos professores, sanitários, cozinha e refeitório. Para o cacique da Aldeia Nhunde e professor da Escola Karai Nhe e Katu, Gildo Gomes da Silva, a escola contribuirá para fortalecer a cultura da tribo. “Queremos que a nossa comunidade possa concluir o ensino médio, ir à universidade adquirir novos conhecimentos e assim poder lutar pelos nossos direitos”, disse, lembrando também que há um grande incentivo na comunidade para que seus integrantes sigam adiante na vida acadêmica. Prova disso foi a aprovação de cinco índios da Aldeia no último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

07 de julho de 2018

5

#detalhes MILTON SANTOS – jornalista

História – Viamão Século XX: Fogo Simbólico, 50 anos O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, idealizado por um grupo de patriotas que procurava um símbolo que representasse o civismo brasileiro. O fogo foi escolhido por ser um elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. A ideia foi levada à Liga da Defesa Nacional, na época, que acolheu com entusiasmo e sugeriu que o fogo deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento. Assim, em 1938, uma pequena corrida ocorreu, num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Com base em fontes impressas e orais, compreende-se que ela pode ser considerada uma apropriação da Corrida de Revezamento da Chama Olímpica. Em sua edição de 29 de agosto de 1987, o Correio Rural publicou uma notícia a respeito das comemorações da Semana da Pátria no município, salientando os 50 anos da primeira corrida do Fogo Simbólico saída de Viamão. A notícia foi esta:

duzido da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até a saída da cidade pelo atleta viamonense Milcíades dos Santos, vencedor da 1ª Marcha Atlética do Rio Grande do Sul...” (Na foto ilustrativa aparece Milcíades, ao centro, momentos após vencer a Marcha Atlética)

“FOGO SIMBÓLICO: 50 ANOS – Com o ateamento do Fogo Simbólico pelo Prefeito Tapir Rocha, às 17 horas do dia 31, nas trincheiras da Lomba da Tarumã, iniciará oficialmente a Semana da Pátria em Viamão. Às 21 horas daquele dia será acesa a chama do Fogo Simbólico na Igreja Matriz de Viamão, logo após conduzida por atletas viamonenses até a divisa de Porto Alegre, onde o Prefeito Tapir a entregará para o Prefeito Alceu Collares da capital... Em 1938, numa tarde chuvosa, era aceso pela primeira vez o Fogo Simbólico da Pátria. E esta primeira vez foi em Viamão. Depois de aceso, o archote foi con-

Clubes de Serviços Seguindo a recomendação do Banco Mundial, a obra contará com um profissional técnico social que fará a mediação e interação entre a comunidade indígena e os profissionais que serão responsáveis pela execução e fiscalização da obra. A empresa responsável pela execução das obras é a Âncora Construções e Equipamentos Eirelli, tendo como órgão fiscalizador a 28ª CROP de Gravataí. (Texto e foto: Ascom SOP/RS)

n No último dia 21 de junho, para gestão 2018/2019, Nelisa Ramos de Souza assumiu a presidência do Lions Clube Viamão Nossa Senhora Aparecida juntamente com sua diretoria em assembleia geral realizada no Clube dos Casados. Na oportunidade, o Núcleo Viamão Velha Capital também empossou sua nova diretoria tendo à frente como presidente Neisa Ramos.

n Na terça-feira, dia 3 de julho, no Clube dos Casados, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria do Rotary Clube Viamão, gestão 2018/2019. Assumiu a presidência dos rotarianos Luiz Carlos de Oliveira Pacheco. n O Lions Clube Viamão empossou sua nova diretoria para 2018/2019 na quarta-feira, dia 4, no Clube dos Casados. Na oportunidade assumiu a presidência daquele clube de serviços Milton Fengler.


6

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

#serviço

radar móvel de 09 a 13 de julho n 09 de julho (SEGUNDA-feira): Manhã: João Fernando Krahe (40km/h) e Rua José Garibaldi (40km/h); Tarde: Estrada Assis Brasil (60km/h) e Rua Barreto Viana (40km/h). n 10 de julho (terça-feira): Manhã: Rua Alcebíades Azeredo dos Santos (40km/h) e Américo Vespúcio Cabral (40km/h); Tarde: Caminho do Meio (60km/h) e Avenida Liberdade (40km/h). n 11 de julho (quarta-feira): Manhã: Estrada Bérico José Bernardes (60km/h) e Avenida Plácido Motim (40km/h); Tarde: Rua Mário Antunes da Veiga (40km/h) e Avenida Bento Gonçalves (40km/h). n 12 de julho (quinta-feira): Manhã: Estrada Assis Brasil (60km/h) e Estrada Caminho do Meio (60km/h). Tarde: Avenida Liberdade (40km/h) e Rua Barreto Viana (40km/h). n 13 de julho (sexta-feira): Manhã: Avenida Bento Gonçalves (40km/h) e Rua Jorge Kalil Flores (40km/h); Tarde: Rua José Garibaldi (40km/h) e Rua Alcebíades Azeredo dos Santos (40km/h).

NÚCLEO VIAMÃO DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS

EDITAL DE ConvocaÇÃO O Núcleo Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos, através do seu Presidente, Henrique dos Reis Noronha, vem por este Edital, com fulcro nos Artigos 19 e 42 do Estatuto Social, convocar os seus associados para ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se no dia 10 de Agosto de 2018, na sua Sede, sito Rodovia RS - 040, Km 17, Parada 69, Parque do Sindicato Rural de Viamão, sendo a 1ª chamada às 20:00 e a 2ª chamada às 20:30, para deliberar sobre: - Prestação de Contas; - Eleição da Nova Diretoria; - Assuntos Gerais. Os sócios interessados em concorrer ao pleito, deverão fazer a apresentação e inscrição da Chapa até o dia 31/07/2018, através dos seguintes e-mails: equineclinicchipiatria@gmail.com; henrique@equineclinic.com.br; brasfio.rocha@terra.com.br Viamão/RS, 06 de Julho de 2018. HENRIQUE DOS REIS NORONHA - PRESIDENTE

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE VIAMÃO

EDITAL DE ConvocaÇÃO PARA AssemblEia Geral Extraordinária A Associação dos Servidores Municipais de Viamão – ASMV – através de seu Diretor Presidente juntamente com os Conselhos Deliberativo e Fiscal no uso de suas atribuições convoca o quadro de Associados a participarem da AssemblEia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 13 de Julho de 2018, em primeira chamada às 17h30 mim e em segunda às 18h00, na sede da ASMV, Av. Cel. Marcos de Andrade nº 171 Apt 08, para deliberarem quanto a renovação da apólice de Seguro de Vida em Grupo e outras deliberações. Zoé Garcia – Presidente

07 de julho de 2018

#saúde

Parceria entre Sesc e escolas municipais estimula hábitos de saúde e bem-estaR Programa realiza atividades de conscientização e exames odontológicos gratuitos O Sesc Viamão e as escolas municipais vêm desenvolvendo um trabalho com crianças sobre bons hábitos para a saúde bucal. Por meio de atividades lúdicas, o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro instrui quanto aos cuidados necessários, realiza exames gratuitos e distribui kits de higiene. E esta parceria vem se ampliando e conquistando maior engajamento das instituições participantes. Nesse ano, foram desenvolvidas, em conjunto, novas brincadeiras e atividades sistemáticas, lembrando também a importância da atividade física e educação alimentar. Em 2017, o Programa atendeu 14 mil crianças e 63 escolas locais. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/ sorrindoparaofuturo. O Sesc Viamão fica localizado na Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457. A

Unidade contempla Sala de Cinema, Consultório Odontológico, Academia, Estúdio de Pilates e Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho). São desenvolvidas atividades de cultura, esporte, lazer e turismo, além dos Programas Sesc Maturidade Ativa e Sorrindo para o Futuro. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (51) 3485-9914, no site www.sesc-rs.com.br/ viamao e na página www.

facebook.com/sescviamao. Pioneiro no Brasil, o projeto tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-

-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs. com.br/sorrindoparaofuturo.

#ensino

atendimentos gratuitos de Barbeiro e Cabeleireiro O Senac Viamão realiza atendimentos gratuitos de Barbeiro e Cabeleireiro, sendo os de barba e corte masculino de segunda a quinta-feira, a partir das 19h, e o de escova profissional de segunda a sexta-feira, às 9h30. Inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/viamao na Agenda de Atendimentos Gratuitos. Pede-se um quilo de alimento não perecível pela inscrição. O atendimento ocorre na própria escola do Senac Viamão, localizada na rua Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154 - Centro. Mais informações disponíveis pelo telefone (51) 34340391.

#ensino

curso de Técnicas de Depilação O Senac Viamão está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de Depilação. As aulas iniciam no dia 31 de julho e acontecem de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A qualificação tem duração de 80 horas e apresenta conhecimentos relacionados às diferentes técnicas de depilação, com destaque para Legislação da Vigilância Sanitária referente à estética, qualidade no atendimento e princípios básicos de gestão do negócio. Inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com. br/viamao, ou presencialmente no Senac Viamão, localizado na Rua Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154. Mais informações pelo telefone (51) 3434-0391.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

07 de julho de 2018

7

#ensino

Alunos do Técnico em Enfermagem da FACESI iniciam estágio curricular Os alunos do curso Técnico em Enfermagem da FACESI iniciaram uma etapa muito importante e especial do curso e de suas vidas. Eles receberam na última semana as orientações e os crachás para o início do primeiro estágio curricular. Com a presença da coordenadora acadêmica, prof. Marcia Culau, e das enfermeiras e supervisoras de estágio, Vivian Cunha Tanscheit e Crislaine Paim, eles esclareceram dúvidas e receberam todas as orientações necessárias para a realização de uma parte fundamental para a conclusão do sonho, que é se tornar Técnico em Enfermagem.

A FACESI possui convênio firmado com a Secretaria de Saúde de Viamão e, por isso, esses primeiros alunos terão a primeira experiência profissional curricular na UBS São Lucas e na UPA Viamão, com o auxílio e supervisão de Tanscheit e Paim. Uma oportunidade que deixou os alunos felizes e empolgados, como relata Jéssica Bandeira Alves Jetzke, de 19 anos: “me sinto acolhida e feliz na FACESI. Minhas expectativas sobre o curso foram superadas, e estou muito animada com a oportunidade de atuar na área junto com a professora e os colegas. Com certeza esse é só o co-

meço, pois espero continuar estudando e me profissionalizando depois que o curso terminar e, quem sabe, sair da FACESI com um emprego em vista”. Assim

querendo voltar a estudar e fiquei sabendo através de um amigo sobre a faculdade. Como minha irmã e alguns amigos são técnicos em enfermagem acabei optando por esse curso, e o melhor é que fica perto da minha casa”. Relata a jovem de 24 anos, ansiosa para o que o futuro lhe reserva.

COMUNICADO DE RECALL “AVISO DE RISCO”

A Polaris do Brasil Importação e Comércio de Veículos e Motocicletas Ltda. CONVOCA OS PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS DA MARCA POLARIS, RZR XP 1000 / XP4 1000, ano 2014 a 2018, fabricados entre 30 de setembro de 2013 e 03 de outubro de 2017, e com modelos, números de chassi e demais detalhes relacionados abaixo, a suspender imediatamente o uso do veículo e agendar uma visita a uma das concessionárias autorizadas da Polaris do Brasil para a substituição do Protetor Térmico (DEFLETOR DE CALOR), sem qualquer custo.

A UTILIZAÇÃO DESTES VEÍCULOS DEVE SER SUSPENSA IMEDIATAMENTE ATÉ QUE A SUBSTITUIÇÃO SEJA REALIZADA. MODELO

DESCRIÇÃO DO MODELO

CHASSI 4XA6T1EA0EB203269 a 4XA6T1EA9EB203285 4XAST1EA1EB186688 a 4XAST1EA6EB191644 4XAST1EA0EF361781 4XAST1EF1EB198805 a 4XAST1EF8EB198820 4XA6T1EA0EF363760 a 4XA6T1EAXEF363765 4XAST1EA2EB187204 a 4XAST1EAXEB193333 3NSST1EA1EF364913 a 3NSST1EAXEF364909

RZR XP 1000 E RZR XP4 1000

3NSVDE990FF371502 a 3NSVDE99XFF441703 3NSVFE991FF427697 a 3NSVFE994FF380357

Veja a lista completa no site.

POLARIS

3NSVDE990GF467986 a 3NSVDE99XGF784755 4XAVFE991GB341125 a 4XAVFE999GB341129 3NSVDE990HF802309 a 3NSVFE99XHF801176 3NSVDE990JF938221 a 3NSVDE99XJF943524 3NSVDE993JF938228 a 3NSVDE999JF943515 3NSVFE991JF939596 a 3NSVFE99XJF939600

Alguns veículos foram fabricados com o protetor térmico (defletor de calor) incapaz de isolar adequadamente os gases de escapamento quando da ocorrência de fissura no silencioso do escapamento, podendo resultar em derretimento de componentes próximos e, consequentemente, risco de incêndio, ocasionando danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros. O tempo estimado para a realização do reparo será de 1 hora.

RZR XP 1000

Número do chassi

RZR XP4 1000

Número do chassi

Para mais informações, entre em contato pelos seguintes canais: Telefones: (19) 3115-9344 ou (19) 3115-9346, das 8h00 às 18h00 E-mail: garantiabr@polaris.com - Consulte o endereço das concessionárias através do site: www.polarisdobrasil.com.br

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 o único jornal bissemanal de viamão

como a colega Caroline Flores França, que ressaltou que a localização da FACESI em Viamão facilitou ainda mais o seu acesso e ingresso ao ensino: “eu estava

Com crachás de identificação em mãos, muita vontade e determinação, os alunos do Técnico em Enfermagem da FACESI estão agora aptos a desenvolver a prática dos estudos realizados em sala de aula, no primeiro estágio curricular. Porque na FACESI é assim, o seu sonho mais perto de você

#ensino

PAISAGISMO TAMBÉM É BIOLOGIA A FACESI te forma e também te informa! A questão de hoje é como se profissionalizar para atuar na área de paisagismo? A bióloga e professora da FACESI, Vanessa dos Anjos Baptista, tem uma coisa para te contar: o biólogo é um profissional habilitado para atuar nesse ramo. Sim, para você que, quando se lembra de biologia, logo relaciona com a sala de aula, saiba que existem várias outros ramos nos quais ela se encaixa dentro do mercado de trabalho, e o paisagismo é uma delas. Quer entender um pouco mais sobre o que é o paisagismo? Além da elaboração de jardins e praças, o paisagismo também envolve uma técnica direcionada para a criação de áreas paisagísticas, que possam transformar locais destruídos pelas construções que vêm crescem cada vez mais nas cidades. Assim, o paisagista acaba tendo como missão restaurar os espaços geográficos afetados pelos seres humanos, levando em consideração os elementos ecológicos, e as mudanças climáticas de cada região. O meio ambiente também pode ser preservado através das técnicas de paisagismo. Baptista relata que há uma preocupação em reaproveitar a água da chuva e até do ar condicionado para regar as plantas: “nos grandes centros urbanos também é possível observar prédios com muito verdes, que usam as plantas para manter a temperatura nesses locais. Regá-las com água reaproveitada além de economizar dinheiro, evita desperdício de água

potável e ajuda a preservar a natureza”, acrescenta a bióloga e professora da FACESI. A foto que ilustra essa matéria é da empresa Caá-éwe, do biólogo Thièrs Wilberger, professor da Unisinos. A FACESI já está com as inscrições abertas para o Vestibular de Inverno. As provas são agendadas até o dia 03 de agosto e não há cobrança de taxa de inscrição. Para este semestre estão disponíveis dois cursos 100% presenciais: Pedagogia e Biologia. Na modalidade EaD, em parceria com a Universidade Positivo, são mais 8 opções de cursos de graduação, com descontos de até 50% em toda a duração do curso. A FACESI também oferece cursos técnicos: Enfermagem e Farmácia. Quer saber mais? Entre em contato pelo ou pelo e-mail secretaria@facesi.com.br, ou pelo telefone (51) 3446-0403.

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda. CNPJ 15308385/0001-26. Rua Marechal Deodoro, 274 - Centro - Viamão - RS - CEP 94410-020 Fone (51) 99952-0120/98529-8759 – jornal@correiorural.com.br # www.viamaonoticias.com.br Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS. Jornalista Reg. MTb nº 4506. milton.santos@correiorural.com.br Circulação: Quinzenal. Tiragem: 3.000 exemplares. Editoração: MV Santos Editora. O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.


8

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

07 de julho de 2018

#cultura

grupo teatral viamonense “leva eu” vence edital de incentivo Grupo foi selecionado entre 613 projetos em concorrência do Governo Estadual

A cultura viamonense conseguiu uma gande vitória no último dia 25 de junho. O Grupo Teatral “Leva Eu” foi selecionado com a terceira melhor nota entre os 15 contemplados do edital Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado do RS. Um total de 613 projetos foram entregues, dos quais 454 foram habilitados e 82 selecionados. O grupo viamonense concorreu na categoria “Produção Pessoa Jurídica” e irá receber R$ 60 mil para a produção do espetáculo “Os Saltimbancos – Em Busca da Liberdade”. Em contrapartida o grupo realizará oficinas gratuitas e quatro apresentações gratuitas em Viamão. Esta foi a primeira vez que um grupo viamonense foi contemplado com um edital Estadual.

O espetáculo O projeto de montagem do espetáculo “Os Saltimbancos – Em busca da liberdade”, com direção de Igor Ramos, propõe-se em apresentar ao público infantil um trabalho cênico e musical crítico e reflexivo. Inspirado no conto “Os músi-

cos de Bremen”, dos irmãos Grimm, com texto de Sergio Bardotti, traduzido e adaptado por Chico Buarque, narra a trajetória de quatro animais que buscam libertar-se de seus patrões/donos por sofrerem maus tratos. Eles decidem formar um conjunto musical e ir para a cidade, mas no caminho percebem que enfrentar seus patrões e encontrar seu lugar de pertencimento é mais importante. Artistas de Viamão, Novo Hamburgo e Porto Alegre comporão a equipe de trabalho desta montagem, que será realizada num total de sete meses, oportunizando intercâmbio cultural entre profissionais das artes do estado e propiciando mercado de trabalho para além dos integrantes que compõem o grupo viamonense. A proposta do Grupo é levar para cena um espetáculo que investe em questões técnicas e estéticas inéditas com a participação de um elenco qualificado. Em cena estará além do diretor Igor Ramos; Juliana Johann, graduanda em dança da UFRGS, que também assina a prepa-

ração corporal e coreografias do espetáculo; Renata Severo, graduanda em teatro da UFRGS; e Gabriele Motta, a atriz mais nova e aposta do grupo. Niltamara Gomes será responsável pela confecção e orientação de manipulação de objetos e bonecos. “Com figurinos de Laura Bauermann, iluminação de Ariel Medeiros e direção musical de Miro Fagundez, o grupo dará vida a esta história mantendo vivo um clássico que aborda questões de justiça e igualdade, valores tão necessários a nossa sociedade”, conta Igor Ramos.

Temporada Com prazo de 7 meses para execução do projeto, a temporada de estreia contará com quatro apresentações gratuitas em teatro com acessibilidade ade-

quada às normas técnicas e com participação de intérprete de LIBRAS em todas as sessões. Duas delas terão agendamento exclusivo para escolas da rede pública e distribuição de 100 ingressos a entidades assistenciais de Viamão. As outras duas apresentações serão para o público em geral, com contribuição de 1kg de ração animal. As rações arrecadadas serão doadas para entidade de proteção aos animais. A última apresentação da temporada contará com debate com os artistas envolvidos no processo. Para ampliar a difusão cultural no município, serão ofertadas oficinas de preparação vocal e corporal, atuação e criação de personagens em contato com a montagem deste projeto, para alunos da rede pública.

#cultura

arraial na são tomé com som e sol O sol compareceu e deu um brilho todo especial ao Arraial da Alegria no bairro São Tomé, na tarde do domingo, 1º de julho. Os pais trouxeram seus filhos que lotaram a Praça São Tomé para se divertir nas

brincadeiras, comer muita pipoca, creps, churros, churrasquinho e outras guloseimas de Festa Julina. Ao som da dupla Miro Rodrigues e Rose Nascente e de Maico Lucca e banda o público dançou, brincou e

fez do evento uma grande confraternização da comunidade. No dia 8 de julho, pois é a vez do Arraial da Alegria, na Praia de Itapuã. Vamos comparecer e fazer mais uma grande festa para todos!

por Pano Terra

Suelo Patricio Cada vez mais nos interessamos por assuntos globais que pouco nos dizem respeito. Seja a correta política migratória de Pato Donald Trump nos Estados Unidos em que muitos dão pitaco sem ter ideia do que realmente se trata. Trump, você comentarista global, é o mocinho, não o vilão. Foram os democratas Clinton (que criou a lei) e Obama (a implementou) que separaram pais e filhos imigrantes ilegais. O republicano Trump revogou esta lei. Outro bom microcosmo de observação global é a Copa do Mundo. Todos têm suas simpatias e antipatias. O que tinha de gente torcendo para o Uruguai era brincadeira! A

agora eliminada seleção celeste era a preferida de muita gente aqui em Viamão. Algumas explicações para esta simpatia são plausíveis. Os cisplatinos são nossos vizinhos históricos e servem de anteparo para a rival Argentina. O Uruguai de população pequena, quase 30% (3,6 mi) dos 12 milhões do Rio Grande, teve um simplíssimo Mujica como presidente. Político equivocado não se transformou em um ladrão condenado como Lula, ademais, pequeno e de fácil controle que é, nos serve de laboratório como no caso da liberação do consumo de maconha. Outras simpatias nos atraem: sua seleção é composta também por algumas das estrelas mundiais do futebol, porém se comportam de maneira simples sem a balaca típica brasileira. Seus jogadores tomam mate, jogam truco e fazem churrasco. Vocês conseguem imaginar Neymar e seu cabeleireiro em um churrasco? Eles devem comer sushi! Coroaram a sua participação na Copa as declarações de seu técnico Óscar Tabarez. De figura de aparente frágil saúde, se tornou um gigante ao cobrar que se aplique 6% do PIB uruguaio na educação de seu povo. Brilhantemente lembrou de que nada adianta o entusiasmo momentâneo da Copa se os estudantes uruguaios sequer sabem apontar em um mapa onde fica a Rússia. Com a desclassificação uruguaia voltamos nossos olhos e atenção para o Brasil. A seleção vai bem, obrigado, pode ganhar, pode perder, não muda nada para nós. Já fora do campo... A alarmante notícia de que os índices de vacinação de nossas crianças estão muito abaixo das metas é assustadora. Doenças como a poliomielite e sarampo estão a espreita de crianças sem a imunidade devida. No Uruguai as crianças não sabem onde fica a Rússia, no Brasil os indolentes pais brasileiros não sabem onde ficam os postos de saúde! É inaceitável que você não leve seu filho para se vacinar. Larga um pouquinho o Facebook ou os jogos eletrônicos e vá cumprir seu papel de homem e mulher de verdade. Honrem a paternidade e seus seus descendentes em solo patrício. No más, como diriam nossos irmãos uruguaios, fuerza y salud!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.