Correio Criança - Edicao 106 - 26 de outubro de 2014

Page 1

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 106 - 26 de outubro de 2014

Edição l a i c e p s e

r o p feita eles


2

Paraíba, 26 de outubro de 2014

Marcos Frota:

“Com o circo eu posso viajar pelo Brasil todo!” rio de Marcos Frota esteve em João Pessoa durante o aniversá bro. Ele foi 25 anos do Marcos Frota Circo Show, dia 12 de outu ao espetáculo: entrevistado por um grupo de crianças que assistiram Como você teve essa ideia de fazer o circo? Eu tive a ideia de fazer o circo porque eu queria viajar pelo Brasil. Como eu não sou cantor, pois o cantor que faz apresentações em vários lugares, o circo iria me levar. Aí, então, eu tive a ideia de fazer o circo. Você ca envergonhado? Como é que você descobriu que eu sou envergonhado? Pois eu sou envergonhado... Mas eu vou melhorar!

Quando eu subi no picadeiro hoje eu fechei o olho de vergonha! Ainda bem que hoje ninguém vaiou e nem jogou tomate! Você desistitu de fazer TV? Não desisti, não. Eu sou um ator. O circo é uma das minhas atividades, mas eu gosto muito de fazer TV. E lme, você vai fazer? Se Deus quiser, vamos fazer um lme lindo sobre circo, com a direção de Cacá Diegues!

Elen Sousa Carvalho, 9 anos; Maria Eduarda Guedes Carneiro, 9; Erick Douglas Sousa Carvalho, 13; Mariana Campos Vieira, 10; Igor André, 9; Caio André, 12; Osmar Luca, 13; Viviane Paula, 7 anos

Qual foi o seu primeiro trabalho na televisão? Ih... Você não era nem nascido ainda! Eu z uma novela que eu era o Super Theo, Vereda Tropical. Depois eu z Cambalacho e depois fui Quando a sua o Tonho da Lua em Mulheres carreira começou? Começou quando o circo de Areia e a última que eu z passou na minha cidade, eu foi Ti-ti-ti, eu era o Massa. era muito pequenininho, tinha cinco anos. Eu sonhei (Marcos Frota fez Escrava Isaura, em que era um artista. Depois 1976. Atuou em mais de 30 programas de televisão. Também fez cinema eu saí da minha cidade, fui e dublagem. Quem se lembra de Stepra São Paulo, estudei teatro fano, o leão marinho de Madagarscar 3? É a voz de Marcos Frota!) e fui pra televisão.

Como você aguenta fazer tudo? TV, circo, cinema... Tem que car muito disciplinado, se alimentar bem, fazer esporte...

Reação Química por Paulo Sérgio

Suplemento infantil quinzenal do Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Fotos Arquivo Jornal Correio Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Claudia Savino, Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Colaboradores Especiais Chico Augusto, Robério Eloy e Vânia Flor | Gráfica Egídio Oliveira | Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

Apoio:


3

Paraíba, 26 de outubro de 2014

Galeria Marcos Frota Circo Show Essa galera foi ao Marcos Frota Circo Show e tirou foto com os bonecos representando o Repórter Teen do Correio Criança! Se você quer publicar sua foto com o “Repórter Teen” envie para correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

Espetáculo musical “Frozen: uma aventura congelante no teatro” Auditório do Hotel Tambaú Sessões às 11h, 14h e 17h e 19h (14h e 17h Esgotado) Informações: 8888-4845

Ná, lha de André Alves

Hoje Renato Queiroz, 3 anos

Viviane Paula, 7 anos Hélade Lucena, 7 anos

Anaide Dantas,10 anos

Sessões de terça à sexta às 20h e nal de semana às 15h, 18h e 20h. Na BR 230, próximo ao Unipê

Mônica e Cebolinha são Romeu e Julieta em musical apresentado nos cinemas

Em novembro

O clássico shakespeariano, interpretado pela turminha mais amada do Brasil, é exibido em sessão especial No cinema do Manaíra Shopping aos sábados - 1 e 8 de novembro, às 11 horas.


Repórteres: Ana Clara Dantas Carneiro, 7; Josielly Ricarte Danielle, 9; Arthur Maximus Cavalcante Beuttenmüller

4

Do que criança gosta?

me Qual o seu no Naor Júnior nde Foi fácil apre m u Foi sim, mas e fe aulas com o pro p o les, um fera d a m Comecei em u Fale um pouco i O pífano é um m índios já tocava s descoberto. Ele r ra de alguma á podemos fazer m plástico també b Como é uma Uma banda tra é composta po carros-chefe, a em geral por u o surdo, a caix

bertura ianças fez a co m dia cr e d o p ru g Um ça, u spaço da Crian s pequeE o d a ic st lí a o jorn gramação para inteiro de pro iversão e arte. Aconteceu d ltural, nos com muita , no Espaço Cu ro b tu u o e o d 1 no dia 1 memoração a co m e , a o ss e quais em João P s descobriram ! le E s. ça n a ri C adoram Dia das ue as crianças q s e d a id v ti a as

BRINCAR Foi difícil resistir à brincadeira na hora de apurar a atividade de recreação. Os repórteres descobriram que os nomes dos professores eram: tio Américo, tio Rodolfo e tio Estrela. Depois eles foram comprovar se as brincadeiras estavam divertidas e só poderiam fazer isso brincando! “É bem divertido mesmo, a gente se cansa de tanto correr!”, falou Josielle Ricarte.

DANY DANIELL E Com seus fãs OUVIR HISTÓRIAS O público era grande para ouvir a história “A Contação da Rua na fazendinha”. Os rep órteres conversaram com Valéria, uma das integrantes do grupo. Ela estava tirando fotos. “Esse grupo começou contando história em uma rua no Bairro dos Bancários, em João Pessoa. Muitas crianças vinham participar, então passamos a contar as histórias na Praça da Paz. Todos os sábados à tarde estamos lá!”


r, 10; José Vicente Guerra, 9; Gabriella Uchôa, 10. Ilustradoras: Alany Félix Tenório, 6; Sabrina Araújo Muniz de Andrade, 8; Bruna Alves da Silva, 8;

Paraíba, 26 de outubro de 2014

e?

er música? ito. Tive me esforcei mu ornelD essor Heráclito raíba. Pa pífano aqui na sta! e a ocina como o. sobre o pífan o. Os tig n a instrumento Brasil ser m antes de o madeia s faziam com bu. Nós m rvore tipo o ba cano de m um pífano co m. ano? banda de píf o an adicional de píf or dois pífanos s acompanhado um triângulo, a. xa e o zabumb

SONHAR EM SER BOMBEIRO bombeiros Os estavam fazendo demonstração de primeiros socorros, de salvamentos, mostrando os equipamentos usados em resgates. Algumas crianças até se arriscaram a fazer rapel.

5

ASSISTIR A SHO WS DE MÁGICA O show de má ca do Vero’s M giágico impressionou muita gente. Os repó rteres mirins tentaram descobir o truque: Vero´s é o seu nome de verdade? Não, esse é o nome artístico! Meu nome é Walter Oliveira. O que é mágica? É um ilusionismo, como viajar no mundo do faz de conta. Mágica é um truque bem executado. Como você faz? A gente compra, aprende a fazer e treina. Alguma vez um truque seu já falhou? Sim... Mas só quando eu me apresentava para amigos. Agora que me apresento para o público tenho tudo muito bem ensaiado. Você sempre foi mágico? Não. Eu queria ser advogado... mas acabei indo trabalhar na Saelpa (antiga companhia de luz da Paraíba) e foi nessa época que comecei a me interessar por mágicas. Qual o segredo do truque da mesa voadora? O segredo é... Nunca revelar o truque!

E MUITO MAIS... O Espaço da Cr tras atrações com iança tinha ainda ouo curiosidades sob orientações de trânsito, re raíba, apresenta os dinossauros da Pação de peças tea trais, números circenses com palhaços e shows de música. A ocina d o apoio do Sesc e repórteres mirins teve oo Aprendizagem d p (Serviço Nacional de o Cooperativismo) . dia inteiro de ale gria promovido p Foi um ela Fundação Cultural Jo sé Lins do Rego!

Fotos: Fanpage do Espaço Criança no Face e Jornal Correio da Paraíba

APRENDER EM OFICINAS Essa cobertura jornalística foi feita dur ante a ocina de repórteres mirins. A jornalis ta Márcia Dementshuk, do Correio Criança oriento u os participantes e contou com a ajuda do rep órter teen Caio Nóbrega. Tiveram ocinas de artes visuais, de cine ma, de quadrinhos e de pífano. Conra a entrevista das crianças com o instrutor de pífano:


6

Paraíba, 26 de outubro de 2014

Tode, o bode Tode era um bode de ideias extravagantes. Sonhou poder um dia ver lugares exuberantes.

Saltitou até a praia, imaginou-se a nadar. Viu um monte de crianças, logo quis se aproximar!

As montanhas solitárias eram tão entediantes! Saiu, então, em busca de algo mais interessante.

As crianças se alegraram com o bode saltitante, os adultos se afastaram e o deixaram bem distante.

Partiu em velocidade para as ruas da cidade. Sentiu-se incomodado com o barulho e a umidade.

- Crianças, fujam depressa deste bode fedorento antes que o cheiro chegue arrastado pelo vento!

Fugiu batendo os cascos, balançando o cavanhaque. -Cidade é para cães e gatos! O bode teve um piripaque.

Saíram todos da praia deixaram Tode sozinho. O bode cou tristinho... - Pareço eu uma lacraia?

Estava bem cansado, faminto e abilolado. Sentiu pairando no ar cheiro de sal vindo do mar.

Para a montanha solitária voltou Tode intrigado. - Será que meu par de chifres deixou o povo apavorado?

Andrea Taubman é escritora, nasceu em Buenos Aires e vive no Brasil. Ela enviou esse texto para os leitores do Correio Criança. Valeu, Andrea!

Pelas redes sociais com sabedoria Pergunte pro seu pai ou pra sua mãe se eles acessavam a internet quando eram pequenos. Pois é. A moda de redes sociais pela internet é recente. O Twitter foi criando em 2006. O Facebook foi lançado antes, em 2004. Por essas redes as pessoas mantém contato, mesmo que estejam longe umas das outras. Basta ter acesso à internet. Mas, cuidado. As informações que você escreve cam guardadas nos servidores das empresas da rede que você está acessando. Se você está no Facebook, por exemplo, e posta uma foto, mesmo que você se arrependa e retire essa postagem, ela poderá ser recuperada pelo Facebook. Pra entender melhor as redes sociais o tema da Semana de Artes Esporte e Cultura do Colégio Intensivo (SEMAEC) será redes Sociais. Vale à pela visitar e conhecer melhor esse assunto! No Ginásio do Sesi, no Bairro das Indústrias, de 12 a 14/11.


7

Paraíba, 26 de outubro de 2014

Tem novidade na área! A professora Camila Carvalho vai colaborar conosco. Ela irá trazer passatempos de Português. Nesta estreia ela contou com a ajuda da professora Ana Paula Hollanda e de alunas do colégio Motiva. A partir de agora, as atividades e passatempos do Correio Criança serão assim: em uma edição entra a Matemágica, em outra a Mágica Financeira e na seguinte, o Português Mágico. Divirta-se!

Alunas do Motiva zeram as atividades:

Mande um e-mail para: falecorreiocrianca@gmail.com

Raíssa Baptista, do 5º ano B

CRUZADINHA DOS DIREITOS

Ana Carolina Carvalho e Yasmim Tavares, do 4º ano C

Yasmin Cordeiro, do 5º ano B

CAÇA-PALAVRAS

PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS 5 DIREITOS DA CRIANÇA

C O E R A R O D M

I X L S L A D E O

F T A Ç I U E M R

A D Z D M F D S A

M Y E K E C U I D

Í P R T N S C B I

L W T B T I A G A

I N O E A N Ç O O

A Q M Y Ç H Ã L E

B L U I Ã L O C D

O F V L O C R A U


8

Paraíba, 26 de outubro de 2014

Barra de Mamanguape

Igreja histórica precisa de reforma Texto: Márcia Dementshuk

Em Barra de Mamanguape tem uma comunidade de pescadores que vivem perto do Rio Mamanguape. Lá, os repórteres mirins participaram de uma ocina de jornalismo para crianças e apuraram esta matéria.

O teto da igreja antiga de Barra de Mamanguape está caído há mais de três anos. Essa igreja tem mais de cem anos e foi construída depois que a capela antiga foi destruída pela maré. Essa comunidade vive em uma área de preservação ambiental. O grupo de repórteres mirins entrevistou Dona Menininha, uma anciã da região. Ela tem a chave a igreja centenária e ainda cuida dela todos os dias. Dona menininha contou:

- Muito antigamente, a gente morava perto do rio. Tinha uma capela feita de madeira mas a maré encheu tanto um dia que a levou embora. Então a família que era dona de todas essas terras construiu aquela igreja. E continuou: “Há algum tempo atrás, a comunidade teve que se mudar e morar mais afastada do rio e construíram uma igreja nova. A outra cou abandonada, até que um dia senti um aperto

Apuração dos repórteres mirins Giselle de Oliveira, 7; Eloá da Silva, 5; Amanda Batista, 11; Maria Alice Carvalho, 11; Gambert Brito dos Santos, 6; Gabriel Lira Carvalho, 7; Cris, 7; Fernando de Lima, 6 e Samuel, 8. Fonte: Dona Menininha

no coração que me levou a abrila e limpá-la. Cuidei dela até que o teto caiu há três anos. Ainda cuido de tudo. Não deixo criar mato. Mas a gente poderia ter uma ajuda pra reconstruir essa igreja”.

“Nós não conhecíamos essa história. É legal saber coisas sobre o lugar onde moramos!”, disseram Maria Alice e Amanda.

Garfield: Scary Scavenger Hunt Oi, eu sou o João Marcos e tenho 6 anos e hoje vou dar a dica de games pra vocês! O jogo que mais gosto no computador é o Gareld porque ele é legal, é assustador, mas não muito, e é só um pouquinho longo. Para jogar é com as setinhas do computador, você tem que procurar as chaves para abrir as portas e os negócios para poder ganhar.

É do halloween e tem monstros e fantasmas, aí, se o Gareld se assustar muito, ele ca com muito medo e perde o jogo, por isso tem que achar os lanches da lista de compra, se ele comer passa o medo. Ganhamos o jogo quando achamos todas as comidas, ele é mais ou menos fácil. Dá para jogar sozinho e também com 2 pessoas!

Você sabia que....

Por João Marcos e João Jr.

O site: friv.com tem diversos jogos online gratuitos em Flash, são fáceis e rápidos. João Marcos é meu lho. Este game do Gareld é legal até para a criança que ainda não sabe ler. Resolva os quebra-cabeças e desaos para achar os lanches deste gato guloso, mas cuidado com os monstros escondidos! Recomendável a partir dos 3 anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.