1 minute read

4 mil pessoas suicidam-se no Canadá a cada ano, alerta Governo federal

SAÚDE PÚBLICA Aviso é feito no âmbito do recém-divulgado relatório sobre progressos na prevenção do suicídio

O suicídio é uma grave questão de saúde pública que afeta p essoas de todas as idades e origens. Todos os anos, alerta o Governo federal, aproximadamente 4 mil pessoas morrem por suicídio no Canadá, e cada perda deixa um profundo impacto nos indivíduos, famílias e comunidades inteiras.

Advertisement

O aviso é feito no âmbito do Relatório de Progresso de 2022 sobre o Quadro Federal de Prevenção de Suicídios, recém-divulgado pela ministra Federal da Saúde Mental e Dependências do Canadá, Maja Staka.

A análise destaca os principais investimentos federais para ajudar a colmatar as lacunas existentes no acesso aos apoios de prevenção de suicídios em todo o país. O relatório também delineia áreas para ação futura, com base em investigação contínua, envolvimento e provas.

Desde o último relatório em 2020, o Governo diz ter feito progressos em iniciativas chave, incluindo o trabalho de introdução do 988, um número de três dígitos que tem por objetivo a prevenção do suicídio e da crise de saúde mental no Canadá, através de telefone, previsto para ser lançado a 30 de novembro de 2023. Este número sendo simples e fácil de lembrar e marcar, possibilita que as pessoas em todo o Canadá, mesmo em tempo de crise, possam facilmente pedir ajuda.

ANÁLISE DESTACA OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS FEDERAIS PARA AJUDAR A COLMATAR AS LACUNAS EXISTENTES NO ACESSO AOS APOIOS DE PREVENÇÃO DE SUICÍDIOS EM TODO O PAÍS

Enquanto se trabalha para introduzir o 988, todos podem continuar a aceder ao ‘Talk

Suicide Canada’ ligando para 1-833-456-4566, 24 horas por dia, sete dias por semana, ou através de mensagem de texto para o número 45645, durante a noite. Este serviço oferece apoio bilíngue de prevenção de crises e suicídios. Os residentes do Quebec podem ligar para o 1-866-277-3553 ou visitar o website www.suicide.ca para obter apoio por mensagem de texto e chat online.

Durante o próximo ano, a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) também se envolverá com províncias e territórios, comunidades indígenas e pessoas que viveram este tipo de experiências, para desenvol- ver um Plano de Acção Nacional de Prevenção de Suicídios abrangente, garante o Governo.

A ministra afirma ainda que o Governo continua empenhado nos objetivos de prevenção de suicídios do quadro, incluindo promover uma conexão entre as pessoas com informação e recursos, reduzir o estigma e acelerar a inovação e a investigação.

“Continuaremos a fazer o que for preciso para ajudar a prevenir o suicídio no Canadá e a proporcionar às pessoas em todo o país a saúde mental e os apoios de crise mais adequados, pelos meios corretos, nos momentos mais apropriados”, declara a ministra.

BRASIL REMITTANCE