2 minute read

Ontário lança o Fundo de Inovação de Hidrogénio

REDE ELÉTRICA Programa dará oportunidade a que o hidrogénio contribua para a rede elétrica limpa do Ontário

Helena Zlicic LJI Reporter

Advertisement

O Governo do Ontário está a estabelecer um Fundo de Inovação de Hidrogénio que investirá 15 milhões de dólares durante os próximos três anos para iniciar e desenvolver oportunidades para o hidrogênio ser integrado no sistema elétrico limpo do Ontário, incluindo o armazenamento de eletri- cidade a hidrogénio. Este lançamento marca outro marco na implementação da Estratégia de Hidrogénio de Baixo Carbono da província, posicionando Ontário como um centro de produção limpa, assegura o executivo.

“Quando a energia é fiável, acessível e limpa, toda a nossa província ganha”, diz Todd Smith, ministro da Energia. “O Fundo de Inovação do Hidrogénio ajudará a lançar as bases para que o hidrogénio contribua para o nosso diversificado fornecimento de energia, apoiando investimentos na produção de veículos elétricos, na produção de aço verde e na produção limpa que criará bons empregos remunerados, fará crescer a nossa economia e reduzirá as emissões.”

De acordo com o Governo provincial, os projetos do Fundo de Inovação do Hidrogénio apoiam a oferta, capacidade, armazenamento e gestão da procura de eletricidade e apoiam o crescimento da economia do hidrogénio em Ontário.

O Fundo sustenta projetos em três vertentes. Em primeiro lugar, incide sobre instalaç ões existentes já construídas ou operacionais e prontas a avaliar como o hidrogénio pode apoiar a rede limpa do Ontário. Também se dirige a novas instalações de hidrogénio ainda não construídas mas que podem estar em serviço numa data específica para demonstrar como o hidrogénio pode apoiar a rede limpa do Ontário e ainda a estudos de investigação para a viabilidade de novas aplicações de hidrogénio ou apoiar a tomada de decisão de futuros projetos de hidrogénio.

O Fundo de Inovação do Hidrogénio será administrado pelo Operador Independente do Sistema Elétrico, que abre as candidaturas para o fundo em abril de 2023. A modelização dos recursos naturais do Canadá mostra que o hidrogénio poderá constituir cerca de 30% dos combustíveis e da matéria-prima do país até 2050 e criar 100 mil empregos em Ontário. Ao fazer investimentos antecipados para explorar aplicações de hidrogénio no setor de eletricidade limpa, abre caminho para o crescimento na província da própria economia de hidrogénio.

“Como combustível que pode ser produzido e utilizado com pouca ou nenhuma emissão de gases com efeito de estufa, o hidrogénio tem um enorme potencial para nos ajudar a atingir os nossos objetivos económicos e ambientais a longo prazo”, diz David Piccini, ministro do Ambiente, Conservação e Parques.

“O nosso Governo continuará a apoiar a inovação e o investimento em tecnologias limpas que irão posicionar Ontário como o centro de produção e transporte limpo do futuro, ao mesmo tempo que lidera o Canadá na redução das emissões de gases com efeito de estufa.”

O Governo provincial diz também estar a avançar no trabalho de desenvolvimento do Centro de Hidrogénio do Niágara, liderado pela Atura Power, o que aumenta em oito vezes a quantidade de hidrogénio com baixo teor de carbono produzido em Ontário. Este projeto ajuda a equilibrar a rede eléctrica, utilizando ao mesmo tempo água na estação geradora

Como combustível que pode ser produzido e utilizado com pouca ou nenhuma emissão de gases com efeito de estufa, o hidrogénio tem um enorme potencial para nos ajudar a atingir os nossos objetivos económicos e ambientais a longo prazo”

David Piccini, ministro do Ambiente, Conservação e Parques

Sir Adam Beck para produzir eletricidade para um electrolisador de hidrogénio. Para apoiar a implementação do projeto, o IESO celebrou um contrato de serviços de regulação da rede na estação Sir Adam Beck com início em 2024, que vai apoiar a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono no Centro de Hidrogénio do Niágara.

De acordo com o executivo provincial, estes investimentos assentam na vantagem energética limpa de Ontário, à medida que o Governo avança na Estratégia de Hidrogénio de Baixo Carbono que estabeleceu oito ações concretas para fazer de Ontário um líder na última fronteira da inovação energética.