3 minute read

O que são ruídos?

Na sociedade de hoje, somos bombardeados com impressões sonoras todo o dia. A maior parte dessas experiências são agradáveis, contudo também há situações em que os sons passam a ser ruídos. Mas no fundo, o que são ruídos? Até certo ponto, é relativamente subjetivo o que se pode entender por ruídos, porque algumas p essoas são mais sensíveis do que outras. Mas todos podemos concordar que os ruídos representam sons, que não são desejados pelo ouvinte. E quanto à audição, p odemos afirmar que são os ruídos fortes que podem prejudicar a audição.

Para as pessoas com perda auditiva são sobretudo os ruídos de fundo que criam os maiores problemas, porque até certo ponto um aparelho auditivo também amplifica esses sons. Por isso, torna-se difícil distinguir entre a fala e os ruídos de fundo, sobretudo nos casos em que os ruídos de fundo são mais fortes.

Advertisement

Acrescenta-se que a capacidade de fazer uma triagem dos s ons não desejados será diminuída, quando a capacidade auditiva estiver reduzida.

De que forma os ruídos prejudicam a nossa audição?

O nosso ouvido é um órgão complicado, que pode ser prejudicado em vários pontos quando exposto a ruídos fortes. Nos casos de exposição a volumes altos, as células sensoriais do noss o ouvido interno, cuja função é transformar o som em impulsos nervosos preceptivos pelo nosso cérebro,podem ficar lesadas ou destruídas- não p odendo ser reparadas ou regeneradas. Isso significa que devemos contentar-nos e aproveitar a audição que ainda resta. Por isso, é importante ter cautela.

Limites ruidosos

Na Dinamarca, as autoridades determinaram um limite de 85 db nos p ostos de trabalho. Se o nível sonoro for mais forte, os empregados deverão poder dispor de protetores de ouvidos. Antes do nível sonoro começar a afetar a audição, os 85 db representam o volume sonoro suportável pelo ouvido durante 8 horas por dia. Com um aumento de apenas 3db, o volume é duplicado e, ao mesmo tempo, reduz em metade o tempo em que o ouvido suporta tal influência. Quer isto dizer que a 88 db, o tempo e de 4 horas, a 91 db, de 2 horas, e assim sucessivamente. Nestes termos, teoricamente, o ruído a 110 db apenas pode ser suportado durante alguns minutos.

O que provoca o ruído e de onde vem o ruído?

Hoje em dia, vivemos num mundo ruidoso. No emprego, seja no escritório ou na fábrica, nas instituições tais como creches , jardins infantis, escolas ou casas de lazer, estamos rodeados de sons de todas as formas e variações. Mas durante o lazer, também somos expostos a ruí- dos quando fazemos desportos, vamos ao cinema, a concertos ou nos encontramos no tráfego com carros, autocarros, aviões, e comboios ruidosos.

Normalmente, a música é um prazer, mas quando está demasiado alta, pode ser percepcionada como ruído. Por exemplo, durante um concerto de rock, quando o nível sonoro estiver no auge, o volume s onoro poderá atingir 120 dB. Um walkman – tão popular entre jovens – representa outra fonte de ruídos se for utilizado durante períodos prolongados e a um nível forte.

Mas o que pode ser feito, se o mal já está feito?

O sentido auditivo é o nosso sentido de comunicação mais importante, pelo que tem grande importância, sobretudo no c onvívio com outras pessoas. Por isso é importante agir nos casos de perda auditiva. Alguns problemas auditivos podem ser tratados através de medicamentos ou intervenção cirúrgica, mas nos casos de danos causados por ruídos, a perda auditiva não pode ser tratada.

Nestes casos, um aparelho auditivo é frequentemente uma grande ajuda e o caminho para uma melhor audição.

Como evitar os ruídos? Evidentemente, o mais fácil é evitar o ruído. Mas isso nem sempre é fácil. E todavia, no dia a dia, é necessário refletir, em casa, no lazer, bem como no emprego. O primeiro passo deve consistir em ter consciência das fontes sonoras, levar a sério a problemática dos ruídos, a fim de trabalhar para uma cultura sonora melhor. Também podemos prestar atenção aos casos que causam reação nos nossos ouvidos, porque o volume sonoro se encontra perto do nosso limite de dor (tal como é conhecido), já que esta reação funciona como um protetor do ouvido e do corpo. Contudo, importa ter em conta que o consumo de álcool, por exemplo, desativa essa função.

Também é possível utilizar um protetor de ouvidos propriamente dito, o qual é, sobretudo, utilizado em postos de trabalho ruidosos. Existem vários tipos de protetores, cuja função, entre outras, é a redução do volume sonoro de diversas formas. Em festivais de música, concertos e visitas a discotecas, onde, muitas vezes, o nível sonoro pode ser desconfortavelmente elevado, recomenda-se trazer tampões para os ouvidos no bolso.