3 minute read

Dia 14 de fevereiro celebra o amor

ORIGENS Conheça as tradições e costumes do dia dos namorados no Canadá

Os presentes mais comuns são flores, especialmente rosas vermelhas, chocolates e/ou doces, ursos de peluche, variadas representações de corações, vinho, cosméticos, joalheria e roupa, incluindo lingerie

Advertisement

Helena Zlicic LJI Reporter

O Dia dos Namorados, também chamado Dia de São Valentim, é celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro e a sua origem é atribuída a uma festa cristã em honra de dois mártires cristãos chamados São Valentim. Através de tradições populares posteriores, tornou-se uma celebração cultural, religiosa e comercial relativa ao romance e ao amor em muitas regiões do mundo.

Há várias histórias de martírio associadas a vários Valentim ligados ao 14 de fevereiro, incluindo um relato da prisão de São Valentim de Roma por ter ministrado aos cristãos perseguidos sob o Império Romano no século III. De acordo com um relato da época, São Valentim restaurou a visão à filha cega do seu carcereiro e, antes da sua execução, escreveu-lhe uma carta assinada com “Vosso Valentim” como despedida. Outra descrição postula que São Valentim realizou casamentos para os soldados cristãos que estavam proibidos de casar e por esse motivo foi preso e condenado à morte.

Também há crença de que as origens deste dia remontam à festa de Lupercalia, celebrada pelos romanos, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Os rituais envolviam o sacrifício de uma cabra e um cão, cujas peles serviam depois para chicotear as mulheres acreditando que tal ritual lhes daria fertilidade.

O DIA DOS NAMORADOS TAMBÉM PODE SER A OCASIÃO PARA UMA

CELEBRAÇÃO MAIS

GERAL DE AMOR E APREÇO POR PESSOAS

QUE SÃO PESSOALMENTE IMPORTANTES

O Sacramento Gelasiano do século VIII registou a celebração da Festa de São Valentim a 14 de fevereiro. O dia passou a associar-se ao amor romântico nos séculos XIV e XV, quando as noções de amor cortês floresceram, aparentemente por ass ociação com os “pombinhos” do início da Primavera. Na idade Média, também se acreditava que as aves escolhiam acasalar nesta época do ano.

Por volta do ano 1380, o poeta inglês Chaucer escreveu um p oema para o primeiro aniversário do noivado do Rei Ricardo II e Ana da Boémia. Pensa-se que esta seja a primeira asso- ciação entre as celebrações do amor romântico e o Dia de São Valentim.

Na Inglaterra do século XVIII, esta ideia romântica cresceu, uma vez que os casais passaram a expressar o seu amor um pelo outro, com flores, oferecendo doçaria e enviando cartões de felicitações. Os símbolos do Dia dos Namorados, que hoje em dia são utilizados, incluem o contorno em forma de coração, pombas e a figura do famoso Cupido, um anjo alado. Desde o século XIX, os bilhetes românticos escritos à mão deram lugar a cartões de felicitação produzidos em massa, aumentando o interesse no Dia dos Namorados, primeiro nos Estados Unidos, depois no Canadá.

A celebração do dia foi promovida pelos fabricantes de rendas e cartões de papel como meio de aumentar as suas vendas. Gradualmente, esta data foi vista também como uma ocasião para um homem oferecer presentes a uma mulher com quem tinha ou gostaria de ter, uma relação romântica.

Independentemente das suas origens, o Dia dos Namorados é assim, até hoje, uma oportunidade para as pessoas, em quase todo o mundo, dizerem a alguém que as amam de uma forma romântica. O Canadá não foge à regra e também celebra este dia dedicado ao romance e ao amor, embora não seja um feriado público. Entre as tradições mais comuns, está o envio de cartas, cartõ es e presentes aos entes queridos no dia de São Valentim. Os presentes mais comuns são flores, especialmente rosas vermelhas, chocolates e/ou doces, ursos de peluche, variadas representações de corações, vinho, cosméticos, joalheria e roupa, incluindo lingerie.

Há quem diga que, hoje, o São Valentim é apenas um grande negócio, mas o certo é que a celebração prossegue de variadas formas

Muitas pessoas celebram este dia convidando o seu parceiro para um jantar ou mesmo para uma estadia num hotel de luxo. Outras pessoas optam ainda por fazer mini férias nesta altura do ano, de forma a aproveitar o dia.

O Dia dos Namorados também pode ser a ocasião para uma c elebração mais geral de amor e apreço por pessoas que são pessoalmente importantes para cada um. As crianças na escola podem ajudar a decorar as suas salas de aula com corações e aves primaveris e fazer cartõ es ou presentes para os seus pais. As lojas normalmente vendem bolos temáticos do Dia dos Namorados, bolachas ou doces. Adolescentes e jovens adultos podem realizar festas ou bailes cujo tema é o Dia dos Namorados.

Há quem diga que, hoje, o São Valentim é apenas um grande negócio, mas o certo é que a celebração prossegue de variadas formas. Se muitos compram jóias e flores para os seus amados, outros celebram de forma ‘SAD’ (Singles Awareness Day), que em português significa o Dia da Consciencialização dos Solteiros, jantando sozinhos e comendo chocolates, enquanto outros ainda encontrarão uma forma de fazer as pazes com a sua individualidade, numa sociedade que aspira a que todos se conectem.

Seja de que forma for, o dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, não deixa ninguém indiferente.