Relatório Social FACECAP 2013

Page 1

Relatório Social 2013 – Faculdade Cenecista de Capivari Apresentação do Presidente/Diretor Executivo A CNEC, inspirada por sua missão: “Promover a formação integral das pessoas, oferecendo educação de excelência com compromisso social”, tem grandes aspirações. A mais ambiciosa delas é perenizar-se na sociedade brasileira como um dos principais atores na transformação de seres humanos plenos, cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades, solidários, pessoas realizadas e empreendedoras, que contribuam para o desenvolvimento de suas comunidades e de seu país, favorecendo a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Na sua origem, comprometida com a inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, em todos os rincões do Brasil, a CNEC foi o principal braço do Estado para a concretização das politicas públicas educacionais que viabilizaram o acesso à educação fundamental e média. Ao desafiar a realidade de sua época, a CNEC, esta instituição sem precedentes, vivenciou profundamente o conceito de instituição comunitária. Na década de 50, na busca pela ampliação de suas liberdades, o povo brasileiro exigiu do Estado que a garantia de educação fosse além do ensino fundamental e médio, e suprisse a formação de jovens para o mundo do trabalho, o que culminou no processo de abertura da Educação Superior da Rede CNEC, que igualmente sustém a missão e valores da CNEC e volta-se para a comunidade e se firma cada vez mais como Instituições de Ensino Superior Comunitárias. A cada ano a CNEC reinventa-se e reestrutura-se, nos alicerces firmes da experiência pedagógica, no envolvimento comunitário e no sentimento de pertença único, que agrega, em torno de seus projetos, colaboradores comprometidos. Seus diferenciais competitivos posiciona-se na mente da sociedade contemporânea. É essa Instituição que sempre esteve à frente do seu tempo, que contribuiu e contribui para o desenvolvimento da nação, atuando na promoção do crescimento sustentável das comunidades onde mantém suas unidades educacionais e, sobretudo, garantindo que crianças e jovens tenham, em suas escolas e faculdades, a formação integral que lhes possibilite a ampliação de suas escolhas.

Diretor Executivo/Presidente - Diretor Breve Histórico da Mantenedora Fundada em 1943, na cidade de Recife/PE, como Campanha do Ginasiano Pobre, a CNEC nasceu do ideal de um grupo de estudantes universitários que, liderados pelo Professor Felipe Tiago Gomes, resolveu contrariar a situação instalada - a escola como privilégio de poucos - oferecendo ensino gratuito a jovens carentes. O trabalho voluntário de seus idealizadores se propagou pelo Brasil, comemorando adesões e compromissos que fizeram da Campanha do Ginasiano Pobre - que inicialmente abrigava pedidos de ajuda e orientações para a criação de unidades escolares - a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - reconhecida como o mais expressivo movimento de educação comunitária existente na América Latina.

CED-JOMC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.