Revista de vento em popa cnf 2017

Page 1



EDITORIAL É com uma enorme satisfação que tenho o prazer de mostrar, através destas páginas que irá ter oportunidade de folhear, todo o trabalho que o Clube Naval do Funchal desenvolveu durante o ano de 2016. Um ano em que o Naval voltou a demonstrar uma dinâmica e uma responsabilidade social que acreditamos deixar orgulhosos todos os navalistas e os nossos parceiros. Os projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2016, foram novamente nas mais diversas áreas, sendo que os mesmos deram frutos visíveis em diferentes formas. A nível desportivo, os nossos atletas que participaram em provas tanto a nível regional, nacional e internacional, conquistaram vários pódios e medalhas, enaltecendo o nome do clube e dandonos uma visibilidade internacional. O destaque vai para o Diploma Olímpico obtido por David Fernandes nos Jogos Olímpicos do Rio na canoagem e para a participação de Emanuel Gonçalves como atleta e Elmano Freitas como treinador no Campeonato Europeu de Natação Adaptada que decorreu no Funchal. A organização de grandes eventos internacionais, voltou a promover o destino Madeira, como um verdadeiro Mar de Oportunidades que associa as excelentes condições naturais para a prática de atividades náuticas no Inverno à diversificação da sua oferta turística nas áreas sociais culturais e gastronómicas. Foram três os eventos desportivos internacionais: o Madeira Ocean Race, na modalidade de canoagem de mar, o Madeira Island Internacional Swim Marathon, em natação de Águas Abertas, que contou com a participação das melhores selecções da Europa e a XIX Regata Internacional Canárias – Madeira que este ano para além das 46 embarcações com 350 tripulantes integrou pela primeira vez o Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal com o objectivo de incentivar o gosto pela prática de vela e o intercâmbio cultural assente neste evento - entre os mais jovens. Outro evento de âmbito internacional, mas de cariz cultural foi a 5ª edição do Congresso Internacional- O Desporto e o Mar realizado em parceria com a Universidade da Madeira e onde se debateram temáticas relacionadas com as atividades náuticas. Além de poder ver as várias atividades realizadas a nível desportivo social e lúdico, poderá ainda ver o percurso desportivo dos nossos atletas não esquecendo a inclusão através do desporto, com varias atividades e modalidades associadas, que hoje são um dos fatores que mais e melhor distinguem o clube. Foi sem dúvida um ano cheio de ambições que seguramente nos fez dar força em conseguir levar até si o que de melhor o CNF tem.

Mafalda Freitas Presidente


18 4 Turismo Náutico

V Congresso internacional O desporto e o mar:

ATIVIDADES NAÚTICAS

• XIX REGATA INTERNACIONAL CANÁRIAS - MADEIRA • TROFÉU INTERNACIONAL DE OPTIMIST LA VIE FUNCHAL • III MADEIRA OCEAN RACE • III MADEIRA ISLAND INTERNATIONAL SWIM MARATHON

PRESENTE E FUTURO

22

24

Entrevista MIGUEL MARQUES PRESIDENTE DO COMITÉ TEMÁTICO LIDE ECONOMIA DO MAR

PELOS MARES DA MADEIRA • II TORNEIO ROBBIALAC / ÁLVARO LOPES • CAMPEONATO REGIONAL DE VELA ADAPTADA/EXICTOS • VII REGATA MEO • V REGATA RIM/40 ANOS DE AUTONOMIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

34

36 opinião PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO

atletas em destaque EMANUEL GONÇALVES | TOMÁS LACERDA | HELENA RODRIGUES | DAVID FERNANDES

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

4

www.clubenavaldofunchal.com

ANTÓNIO SILVA


38 COMPLEXO DESPORTIVO DA NAZARÉ GINÁSIO AQUAGYM : A FAMÍLIA QUE TRABALHA PARA SI PASSEIO DE BICICLETA EQUIPA DE CORRIDA OFICIAL DO CLUBE NAVAL DO FUNCHAL/ÓTICA DA SÉ

50 42

social

escolas de formação e competição CANOAGEM | JUDO | KARATÉ | PESCA | NATAÇÃO | SURF | VELA

58

60

espaço junior

inclusão através do desporto BATISMO DA EMBARCAÇÃO ACESS 303 NAVAL FALOU SOBRE INCLUSÃO TRAVESSIA CAP HANDI

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

5

www.clubenavaldofunchal.com

64 PROTOCOLOS


TURISMO NÁUTICO

XIX REGATA INTERNACIONAL CANÁRIAS /MADEIRA DE 6 A 11 DE SETEMBRO DE 2016,

Passados 64 anos, o CNF continua a honrar essa

REALIZOU-SE A XIX REGATA

herança, dinamizando uma série de iniciativas que

INTERNACIONAL CANÁRIAS – MADEIRA

colocam a Madeira nas rotas internacionais da vela. É o

UMA REGATA QUE MANTÉM A TRADIÇÃO

caso da Regata Internacional Canárias-Madeira, que, no

NÁUTICA ENTRE OS DOIS ARQUIPÉLAGOS

total das 18 edições já realizadas, esta regata, já conta

DO ATLÂNTICO DESDE 1978.

no seu histórico com mais de 6200 velejadores e 550 embarcações participantes. Este prestigiado evento que une dois arquipélagos do Atlântico foi organizado pelo Clube Naval do Funchal e o Real Club Náutico de Arrecife sendo um dos mais antigos e maiores eventos náuticos de sempre.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

6

www.clubenavaldofunchal.com


TURISMO NÁUTICO A largada teve lugar da Marina de Lanzarote em Arrefice, no dia 6 de setembro, onde 49 embarcações (39 espanholas, 9 portuguesas e 1 inglesa) iniciaram uma rota de 291 milhas náuticas desde a Marina de Lanzarote até à cidade do Funchal. A embarcação que cruzou em primeiro lugar a linha de chegada do Funchal, em tempo real, recebeu o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso” em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo Presidente do Clube Naval do Funchal.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

7

www.clubenavaldofunchal.com


TURISMO NÁUTICO Na Marina do Funchal foi criado um Village de apoio à Regata com espaço de animação, aberto a todos os madeirenses e turistas, bem como a todos os tripulantes e foi criado um programa social, cultural e desportivo que culminou com a tradicional Festa Branca no Cube Naval, que teve lugar no sábado, dia 10 de setembro, e que assinalou o encerramento do verão de todos os Funchalenses. Esta foi uma festa muito acarinhada por todos os tripulantes desta regata bem como por todos os sócios do clube, parceiros e população em geral.

O grande vencedor de 2016 na classe ORC, foi o “Antiqua Craiova” de Ye Cabrera Morales em representação do R.C.N. Arrecife, que num “Grand Soleil 40”, um veleiro com quase 12 metros, realizou o tempo de 44h32m e 38 segundos, seguido pelo seu compatriota Luís Cabrera no “Candela C”, um “Sun Odyssey 40 DS”, em representação do R.C.N. de Gran Canaria, com o tempo corrigido de 49h12min. O podium desta classe encerrou com o iate inglês “Red Rtuh” de Peter Baxter, com o tempo de 51h15min e 18 segundos, em representação do Iate Clube Quinta do Lorde, tripulação esta que é residente na região.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

8

www.clubenavaldofunchal.com



TURISMO NÁUTICO

TROFÉU INTERNACIONAL DE OPTIMIST LA VIE FUNCHAL

Paralelamente o CNF levou a efeito o Troféu Internacional Optimist La Vie, que contou com a participação de 35 velejadores distribuídos pelos clubes regionais e 17 jovens velejadores oriundos de 3 clubes de Canárias: Arrecife, La Palma e Tenerife. A competição essa foi mais que muita, estando os jovens participantes distribuídos em duas frotas, uma infantil e outra juvenil. Após as seis regatas realizadas, a classificação final atribui ao jovem do Real Club Náutico de Arrecife Eduardo Sanchez a vitória com seis primeiros lugares, sendo que o segundo lugar do podium foi para o seu colega de clube Juan Silva que com um segundo, quatro terceiros e um sexto, ficou a seis pontos de diferença do seu também colega de clube Pablo Jensen.

O melhor representante regional foi o Navalista João Ferreira que não foi além de um oitavo lugar.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

10

www.clubenavaldofunchal.com



TURISMO NÁUTICO

TURISMO NÃUTICO

III MADEIRA OCEAN RACE PELO 3º ANO CONSECUTIVO, O

Entre os 82 participantes dos quais cerca de metade de

CNF ORGANIZOU O MADEIRA

fora da região, de norte a sul do país, participaram os

OCEAN RACE, UMA PROVA DE

atletas internacionais madeirenses, Helena Rodrigues e

CANOAGEM DE MAR, ENTRE OS

David Fernandes do Clube Naval do Funchal, bem como o

CONCELHOS DA CALHETA, RIBEIRA

internacional português Emanuel Silva (Sporting Clube de

BRAVA E FUNCHAL, EM PARCERIA

Portugal) que foi medalha de Prata nos Jogos Olímpicos

COM A FEDERAÇÃO PORTUGUESA

de Londres 2012 e que participou recentemente nos

DE CANOAGEM E ASSOCIAÇÃO

Jogos Olímpicos do Rio 2016.

REGIONAL DE CANOAGEM DA

Participou também, Carlos Perez Rial atleta internacional

MADEIRA.

da seleção espanhola que foi campeão Olímpico em 2008, bem como Nicolas Lambert, de nacionalidade francesa que foi consagrado Vice-Campeão Europeu de Surfski recentemente.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

12

www.clubenavaldofunchal.com


DIA 6 INSTITUTO DO VINHO

No dia 7 de outubro, os atletas Emanuel Silva e David Fernandes foram à Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares na Vila da Ribeira Brava, numa conversa informal em que os alunos ouviram as muitas histórias que estes campeões já viveram, servindo de sensibilização para a prática desportiva, seguido de uma sessão de autógrafos.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

13

www.clubenavaldofunchal.com


Sábado, dia 8 decorreu paralelamente à 1ª etapa do Madeira Ocean Race III, o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar VI, um evento organizado pela ARCM e FCP em parceria com o Clube Naval do Funchal, a Câmara Municipal da Calheta e a Câmara Municipal da Ribeira Brava.

No domingo, dia 9 de outubro, concretizou-se o Madeira Ocean Race 2016 entre a Ribeira Brava e o Funchal num total de 16 Km. A acompanhar esta prova, cerca de 70 pessoas assistiram do Catamaran “Sea The Best” da empresa VMT Madeira à prova ao longo da costa sul da ilha em direção à Marina do Funchal. A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Sede Social do Clube Naval do Funchal, na presença de várias entidades e patrocinadores. João Santos do Clube Naval de Sesimbra e Carlota Duarte do Clube Naval do Funchal nas classes Surf Ski 1 Sénior Masculino e Feminino respetivamente, foram os vencedores do Madeira Ocean Race 2016. A revista Sábado dedicou um espaço ao Madeira Ocean Race onde foi feita uma detalhada reportagem, onde também foram realizadas entrevistas em vídeo ao nosso olímpico David Fernandes e ao seu colega de pagaiadas, Emanuel Silva.

A IV EDIÇÃO TERÁ LUGAR ENTRE OS DIAS 2 E 8 DE OUTUBRO DE 2017. 3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

14

www.clubenavaldofunchal.com



TURISMO NÁUTICO

III MADEIRA ISLAND INTERNATIONAL SWIM MARATHON

« Com o muito público a apoiar em ‘terra’, a armada espanhola composta por Alberto Martinez e Paula Ruiz .

»


Entre os dias 10 e 16 de outubro, decorreu a III Madeira Island International Swim Marathon, na modalidade de Natação de Águas Abertas. O evento foi concretizado em parceria com a Associação de Natação da Madeira, com o apoio da Federação Portuguesa de Natação, bem como com o patrocínio do Turismo Madeira, Direção Regional de Desporto, Câmara Municipal do Funchal e Liberty Seguros. Entre o dia 10 e 14 realizou-se o estágio da seleção Portuguesa de Águas abertas no Clube Naval do Funchal. Ainda no dia 14 decorreu um briefing, acompanhado por um cocktail de boas vindas e apresentação dos atletas, no Hotel Dorisol Estrelícia, parceiro deste evento.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

17

www.clubenavaldofunchal.com


TURISMO NÁUTICO

“Já no dia 15 de outubro, todos os nadadores reuniram-se na Quinta Calaça, para as diversas provas: 10km, 1500m e 200m, totalizando 175 participantes.”

Com o muito público a apoiar em ‘terra’, a armada espanhola composta por Alberto Martinez e Paula Ruiz, atual campeã mundial de juniores na especialidade, viria a festejar, folgadamente, a vitória na edição de 2016. Nesta distância destaque para os atletas da seleção lusa, Rafael Gil e Angélica André que viria a conquistar a medalha de bronze e prata respetivamente.

EM 2017, O EVENTO TERÁ LUGAR ENTRE OS DIAS 24 E 29 DE OUTUBRO.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

18

www.clubenavaldofunchal.com



DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO MAR

V CONGRESSO INTERNACIONAL O DESPORTO E MAR: ATIVIDADES NÁUTICAS, PRESENTE E FUTURO

Magnífico Reitor da UMa, referiu que este congresso já é um marco quer seja na investigação, divulgação e inovação no que se refere ao desporto e o mar e penso que constitui um espaço indispensável para troca de experiências O congresso foi repartido em três painéis cujos temas abordados foram as Atividades Náuticas nas Cidades; Empreendedorismo

Náutico/Marítimo

Turístico;

e

Atividades Náuticas/Formação. Participaram neste congresso 13 convidados. Com intervenções no primeiro painel estive presente Maria A 5ª Edição do Congresso Internacional o Desporto

Madalena Caetano Sacramento Nunes - Vereadora da

e o Mar, decorreu entre o dia 28 e 29 de outubro, no

Câmara Municipal do Funchal que falou sobre atividades

Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, na

náuticas nas cidades. Já José Maria da Costa - Presidente

presença de uma interessada plateia repleta de alunos,

da Câmara Municipal de Viana do Castelo, apesar de não

docentes, entendidos e entusiastas de matérias náuticas

ter tido a oportunidade de estar presente, o seu projeto

e desportivas.

“Náutica nas Escolas” foi apresentado. No segundo painel

A sessão de abertura começou pela manhã do dia 28,

discursou Miguel Marques - PWC - Barómetro do Mar sobre o “Lazer e Desportos Náuticos Fontes de Desenvolvimento

com uma intervenção da Presidente do Clube Naval

da Economia do Mar”, Joel Pereira - Diretor Comercial da

do Funchal, Mafalda Freitas, onde referiu que a Ilha da

empresa VMT sobre “Desafios e objetivos da VMT Madeira

Madeira oferece Excelentes condições naturais para a prática de atividades náuticas, especialmente no Inverno e que a ampla e variada oferta de entretenimento, serviços, alojamento e a disponibilidade de pessoas qualificadas com conhecimento de idiomas e experiencia no apoio aos turistas, são fatores que ajudam na realização de eventos desportivos de nível internacional na região. Seguidamente, Cláudia Monteiro de Aguiar, membro da comissão de Transportes e Turismo, e Pescas e Assuntos Marítimos, falou da estratégia para o Turismo Costeiro e Marítimo. A concluir a sessão de abertura, José do Carmo,

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

20

www.clubenavaldofunchal.com


No último painel marcaram presença Sara Martí da Universidade de Las Palmas de Gran Canária onde abordou o “AUPiragüismo: conectando la Universidad pública con la Escuela, a través del deporte y el mar”, Ana Catarina Fernando da Uma que falou sobre a “Perceção das capacidades desenvolvidas e dos fatores importantes para a formação nas atividades náuticas”, Dinarte Sousa do Clube Naval da Calheta acerca da “Cultura de mar - A sua inexistência e importância para a formação pessoal” e Joana - Viagens de Catamarã”, Pedro Mendes Gomes - CEO /

Catarina Simões também da Uma sobre “Os Desportos

Diretor Executivo da empresa Rota dos Cetáceos acerca

Náuticos no 1º ciclo do Ensino Básico - Potencialidades e

do “Turismo e o Mar e as suas oportunidades” e João Luís

limitações”. Após os painéis seguiu-se um debate onde

Sousa - Diretor-adjunto do Semanário Vida Económica

todos os participantes tiveram oportunidade para colocar

sobre “O espaço para projetos e empresas de sucesso na

as suas questões e trocar impressões relativamente aos

economia do mar”.

assuntos abordados nos painéis.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

21

www.clubenavaldofunchal.com


DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO MAR No final do dia, decorreu um Madeira de Honra no Colégio dos Jesuítas para todos os participantes.

No dia seguinte, dia 29, o Congresso concluiu com a formação teórica/prática “Paddle Board - Uma Abordagem Prática” dada pelo professor Ricardo Rodrigues na Quinta Calaça que proporcionou a uma dezena de participantes a experiência deste desporto que passou a integrar recentemente o rol de oportunidades desportivas que o CNF oferece.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

22

www.clubenavaldofunchal.com



ENTREVISTA

1. COMO AUTOR DO LEME – BARÓMETRO PWC DA ECONOMIA DO MAR, COMO CARACTERIZA A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA DO MAR EM PORTUGAL? Tendo em conta a experiência acumulada de 7 edições do LEME Barómetro PwC da Economia do Mar, que reúnem a evolução de variáveis da economia do mar, desde 2008, podemos dizer que, para a globalidade do país, a economia do mar é bastante resiliente. Ser resiliente significa que, num cenário de decréscimo económico geral do país, a economia do mar, como um todo, não decresceu e, nos últimos anos, até tem crescido. A razão desta resiliência está na multiplicidade de setores que usam o mar, onde o crescimento de uns, compensa o decréscimo de outros. Assim, é fundamental reforçar o desenvolvimento de uma estratégia integrada que inclua todos os setores do mar.

2. DEFENDE DE QUE HÁ QUE HAVER UM MAIOR CONTACTO COM O MAR EM IDADE JOVEM MAS COM IMPACTO TRANSVERSAL NA CULTURA MARÍTIMA E NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DE QUE MODO ACHA QUE ESSE CONTACTO DEVE SER FEITO E EM QUE MEDIDA?

MIGUEL

MARQUES PRESIDENTE DO COMITÉ TEMÁTICO LIDE ECONOMIA DO MAR

Todos sabemos que o desenvolvimento da economia do mar depende da existência de pessoas capazes, bem treinadas, que gostem do mar e que investam numa carreira na economia do mar. Quem tem experiência de trabalho em atividades do mar sabe que só é possível manter uma profissão marítima se se gostar muito do que se faz. Sendo o mar um ambiente húmido, que se mexe constantemente e que obriga a muitas horas de dedicação, só pessoas apaixonadas pelo mar terão sucesso na economia do mar. Assim, é muito importante que se eduque desde cedo o capital humano que virá a trabalhar no mar e que essa educação contenha contacto direto com o mar e mensagens claras de respeito pela natureza. Nos tempos de hoje, esse contacto direto dos jovens com o mar, pode e deve ser efetuado através das atividades desportivas marítimas. Quem investir neste percurso perceberá, que no final do dia, o mar, em si mesmo, será um grande educador, acrescentando ao curriculum de cada um, excelentes competências, com aplicação universal, como por exemplo liderança, trabalho em equipa, organização…


“O CONGRESSO INTERNACIONAL O DESPORTO E O MAR É JÁ UM MARCO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO MAR DA MADEIRA E DE PORTUGAL..”

5. DE QUE MODO ACHA QUE A ECONOMIA DO MAR PODE

TRADUZIR

UM

AUMENTO

DAS

RECEITAS

TURÍSTICAS PARA A MADEIRA? Parece-me que mais do que procurar mais receitas, se deve ter o foco em procurar reter mais valor acrescentado. Por que é que esta distinção é importante? Porque é possível

ENTREVISTA

aumentar muito as receitas e ter prejuízo ou pouco lucro. Uma das grandes máximas da economia é que só conseguimos acrescentar valor quando contribuímos com algo que a procura valorize. Por outras palavras, que o mercado esteja disponível para pagar mais e não

3. COMO CARACTERIZA A ECONOMIA DO MAR NA ILHA DA MADEIRA?

considere esse diferencial, um aumento dos seus custos,

Á semelhança da economia do mar a nível nacional,

é fundamental que a Madeira, continue a cumprir com

mas sim algo que lhe acrescentou valor. Neste contexto,

a economia do mar da Madeira é bastante resiliente.

todos os requisitos internacionais exigíveis para o turismo

Essa resiliência vem das atividades relacionadas com

de qualidade, mas ao mesmo tempo, se diferencia da

portos e transportes marítimos, do turismo e da fileira

concorrência, proporcionada experiência únicas. A

alimentar do mar. É de destacar o grande enfoque

Madeira tem muitos argumentos para se distinguir e o

dado aos serviços, que de registo, que de transportes

mar é um deles. Neste contexto, o futuro é promissor e

marítimos e particularmente do turismo.

o potencial elevado, no entanto, só com muito empenho no terreno é que se conseguirá aproveitar este potencial.

4. QUIAS OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES NESTA ÁREA PARA A MADEIRA?

6. NA SUA OPINIÃO DE QUE MANEIRA OS EVENTOS

Os desafios e as oportunidades são várias, no entanto,

INTERNACIONAIS COM O CONGRESSO O DESPORTO E

se tivesse que destacar um, que é um desafio e ao

O MAR CONTRIBUEM PARA A ECONOMIA DO MAR?

mesmo tempo uma oportunidade seria o reforço do valor

O Congresso internacional O Desporto e o Mar é já um

acrescentado do mar, sem ter que aumentar o volume de

marco importante no desenvolvimento da economia

uso do mar. Ou seja, conseguir vender de forma sustentada

do mar da Madeira e de Portugal, na medida em que

produtos e serviços relacionados com o mar, retendo

aborda de forma detalhada, experiência concretas, casos

mais valor, sem ter que aumentar exageradamente a

de sucesso, que acrescentam valor à economia do mar

pressão humana. Parece-me que existem bons sinais

através do desporto. Penso que é já uma referência

para a Madeira de conseguir vender a um valor mais

nacional e esta a construir bases para se tornar uma

elevado a sua oferta de produtos e serviços do mar. É

referência internacional. Aliás, para a Madeira e para o

importante não confundir valor mais elevado, com mais

país como um todos, os eventos internacionais são muito

custos para o cliente. Valor mais elevado significa que o

importantes, para trazer pessoas de todo o mundo que

produto da Madeira, seja ele turístico, seja ele alimentar,

podem tornar-se fiéis visitantes regulares da ilha. Para

seja ele outros serviços relacionados com o mar pode ser

além disso, os conteúdos universais e a multiculturalidade

distintivo no panorama internacional, atraindo mercados

dos participantes são formas de “trazer o mundo” para um

que procuram serviços de alto valor acrescentado.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

espaço com uma área geográfica de dimensão limitada.

25

www.clubenavaldofunchal.com


PELOS MARES DA MADEIRA

II TORNEIO ROBBIALAC ÁLVARO LOPES

No âmbito das celebrações de 64 anos do Clube Naval do Funchal, teve lugar nos dias 30 de abril e 1 de maio, o II Torneio Robbialac / Álvaro Lopes e o Campeonato Regional de Vela Adaptada/ Exictos. Quanto aos resultados, na classe Optimist Infantil, que teve 19 velejadores inscritos – sinal de que a vela na Madeira está a crescer – na classe 420, foi obtida uma vitória navalista com a equipa de Lourenço Cardoso e António Ornelas, tendo Alexandre Casimiro e João Ferreira, outra equipa do CNF, obtido o bronze. Já em Techno 293 Juvenil, o pódio pertenceu ao CNF, com Gonçalo Paulos, Tiago Sousa e Rodrigo Gomes.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

26

www.clubenavaldofunchal.com




PELOS MARES DA MADEIRA

CAMPEONATO REGIONAL DE VELA

ADAPTADA/EXICTOS

Quanto ao Campeonato Regional de Vela Adaptada Exictos, os atletas navalistas do treinador Pedro Correia – que se demonstrou particularmente orgulhoso, face ao desempenho dos seus velejadores – dominaram o pódio com Élvio Barradas e Mónica Mendonça nos primeiros lugares.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

29

www.clubenavaldofunchal.com


PELOS MARES DA MADEIRA

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

30

www.clubenavaldofunchal.com


PELOS MARES DA MADEIRA

A VII Regata MEO realizou-se no dia 28 de maio sendo a 4ª prova da Taça da Madeira de Cruzeiros entre a Baía de Machico e as Desertas, ao longo da Reserva Natural da Ponta de São Lourenço. A apresentação pública da VII REGATA MEO e do IV Troféu Miguel Viveiros decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico no dia 24 de Maio na presença do Sr. Presidente Ricardo Franco, do Diretor da Juventude e Desporto, Dr. David Gomes, do Comodoro do Clube Naval do Funchal, Dr. Martim Cardoso, do Administrador da PT Engº. Jorge Sequeira, do Sr. Miguel Viveiros e do Sr. Tenente Estrada em representação da Capitania do Porto do Funchal.

A REGATA MEO distingue-se por proporcionar grandes momentos para os velejadores participantes com imagens fantásticas ao longo da área protegida da Ponta de São Lourenço e da Reserva das Ilhas Desertas aliando o desporto e o meio ambiente, entre mar e serra e é a competição mais antiga que o Clube Naval do Funchal (CNF) organiza, desde 1954. Da baía de Machico foi possível assistir a uma fantástica largada, por volta das 10:30 com rondagem da primeira boia em frente à Quinta do Lorde pelos cerca de 50 tripulantes das seis embarcações participantes na competição de 29 Milhas.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

31

www.clubenavaldofunchal.com


Paralelamente e como forma de envolver os mais jovens neste evento, decorreu durante tarde o IV Troféu Miguel Viveiros na baía de Machico, destinado à classe de prancha à Vela, nomeadamente - Techno 293 (Infantil e Juvenil, Júnior);- RS:X ( Júnior) e Raceboard com a participação de 15 jovens dos vários clubes regionais.

A entrega de prémios contou a presença de todos os parceiros do evento e proporcionou agradáveis momentos a todos os presentes, num cocktail realizado no village MEO, localizado no Porto de Recreio de Machico.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

32

www.clubenavaldofunchal.com



PELOS MARES DA MADEIRA

V REGATA RIM 40 ANOS DE AUTONOMIA DA REGIÃO AUTONOMA DA MADEIRA

Foi entre os dias 12 e 15 de agosto de 2016 que decorreu, a V Regata RIM – Madeira Porto Santo, 6ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros que foi associada às celebrações dos 40 anos de Autonomia da Região Autónoma da Madeira a convite da Assembleia Legislativa da Madeira, como uma das mais competitivas e tradicionais regatas realizadas na região há mais de 30 anos organizada pelo CNF. O evento desportivo foi organizado pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com a Associação Regional de Vela da Madeira e Clube Naval do Porto Santo, contando com o apoio da Câmara Municipal do Porto Santo e com o patrocínio da empresa RIM-Construções e da Assembleia Legislativa da Madeira. A primeira etapa da prova teve a largada em Santa Cruz onde 10 embarcações largaram com destino ao Porto Santo para um percurso de cerca de 34 milhas náuticas. Já na ilha dourada, a competição deu lugar ao convívio social, com a realização de um Sunset na On Water Academy e com um almoço convívio e entrega de prémios relativos à 1ª etapa no Hotel Vila Baleira, novo parceiro do evento. Neste convívio, que contou com a presença de todas as tripulações, esteve presente Gil Freitas, administrador da empresa RIM Construções, Miguel Menezes, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Camacho, presidente do Clube Naval do Porto Santo, Félix Marques, Comandante do Porto do Funchal e Mafalda Freitas, presidente do Clube Naval do Funchal.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

34

www.clubenavaldofunchal.com


Quanto às classificações desta primeira etapa, o Swing, de José Augusto Araújo, obteve o primeiro lugar na categoria ORC 1. Em ORC 2, a vitória pertenceu ao Barreirinha Bar Café – Bombay de André Abreu. Quanto a ORC 3, o vencedor nesta classe foi o CEX – Alf de Francisco Rosa. No dia 15 de agosto, a segunda etapa teve largada frente ao Hotel Vila Baleira no Porto Santo pelas 12h e terminou no Funchal durante a tarde. Já a 14 de setembro, teve lugar na sede social a cerimónia de entrega de prémios seguido de jantar. Na classe de ORC 1 foi a embarcação Noroeste de André Freitas que ficou em 1º lugar, na ORC 2, o Bombay de André Abreu, no ORC 3 o CEX-ALF e na classe na OPEN da HZMM – Hugo Jesus. Na cerimónia esteve presente Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. Tranquada Gomes, o Sr. Secretário-geral da ALM, Dr. Ricardo Rodrigues, o Sr. Diretor Regional da Juventude e Desporto, Dr. David Gomes, a Sr.ª Vice-Presidente da CMF, Dr.ª Idalina Perestrelo, Gil Freitas da RIM Construções entre outras entidades perante um simpático grupo de tripulações. Em 2017 a 6ª prova da Regata RIM terá lugar entre os dias 11 e 13 de agosto de 2017.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

35

www.clubenavaldofunchal.com


ATLETAS EM DESTAQUE Emanuel Gonçalves Natação Adaptada Internacional

Participou em 2016 em alguns eventos internacionais como no Meeting Internacional de Amsterdão, onde alcançou o 3º lugar nos 400 metros livres, o 2º lugar nos 100 metros mariposa, o 4º lugar nos 200 metros livres e 8º lugar nos 100 metros livres. Marcou presença, no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, e no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada

onde consagrou-se

Campeão Nacional nas 6 provas realizadas, nos 100 metros mariposa, 200 metros estilos e 400 metros livres. Por último, participou no seu 4º Campeonato Europeu de Natação, realizado na Cidade do Funchal, de onde é natural e onde toda a sua família e amigos puderam pela primeira vez assistir às suas provas, ao vivo. Os resultados apesar de terem ficado um pouco aquém do esperado, este foi o evento mais especial e emotivo que alguma vez o nadador do naval teve.

Tomás Lacerda Destaque no Surf Tomás Lacerda foi distinguindo pela Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira pela conquista dos títulos regionais de esperanças sub 14 e 18 , por ter sido consagrado Campeão do Circuito Moche sub 14 e 18 e Campeão do Circuito Moche na categoria Open, juntando ao excelente desempenho a nível Nacional. É de referir que Tomás Lacerda foi, igualmente, galardoado pelo segundo ano consecutivo como atleta do ano. Esta distinção é o resumo do seu percurso em 2016 especialmente a nível nacional pois participou pela primeira vez no Circuito Europeu e a nível regional ganhou todas as provas que participou. Estes resultados demonstram o esforço e dedicação diária que tem para com o surf.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

36

www.clubenavaldofunchal.com


Helena Rodrigues Canoagem

A canoísta do Clube Naval do Funchal, Helena Rodrigues participou em 2016 na Taça do Mundo de Canoagem em Duisburgo, Alemanha, inserida na equipa Nacional de Kayaks Femininos de Velocidade. Apesar de não ter sido apurada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ficando em sexto lugar na Taça do Mundo de Canoagem de K2 500m com Beatriz Gomes, obteve a gloriosa primeira posição em K2 200m. Participou também na II Taça do Mundo em Montemor-o-Velho na qual conquistou o 3º lugar no k4 de 200m. A internacional do Clube Naval do Funchal já participou por duas vezes em Jogos Olímpicos e continua a demonstrar bom nível de competição levando sempre o nome do Clube Naval e da Madeira mais além.

David

Fernandes Canoagem

Em 2016 participou na I Taça do Mundo em Duisburg (Alemanha), onde ficou em 7º lugar no K4 1000m, depois seguiu-se a III Taça do Mundo em Montemor-o-Velho (Portugal) onde alcançou o 4º lugar. Este resultado repetiu-se em Moscovo (Rússia) no Campeonato da Europa também em K4 1000m a escassas milésimas da medalha. Por fim participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil) juntamente com a equipa portuguesa (Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro) onde conquistaram o 6º lugar na final da prova de K4 1000m trazendo o Diploma Olímpico que para o Clube é um motivo de orgulho.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

37

www.clubenavaldofunchal.com


Professor Catedrático UTAD Natação; Presidente Conselho Motricidade Humana; membr Membro Conselho Nacional D

ÁGUAS ABERTAS NA ILHA DA MADEIRA TODOS ESTES FATORES SÃO ATRATIVOS, E TORNAM A MADEIRA NUM DOS MAIORES POTENCIAIS DESTA DISCIPLINA DA NATAÇÃO.

A ilha da Madeira pela sua envolvente e localização privilegiadas tem todo um potencial turístico que aproveita

complementarmente

às

possibilidades

desportivas implantadas. Talvez podendo fazer um paralelismo com o crescimento do trail, que tem trazido à ilha um sem número de interessados que procuram provas de uma beleza incomparável e um desafio inquestionável, a natação de Águas Abertas poderá promover este tipo de condições para potenciar o turismo.

A liberdade de nadar no mar, albufeiras, rios ou qualquer superfície aquática ao ar livre tem-se vindo a

As condições contextuais que encontramos na ilha

afirmar em todo o mundo como a forma de libertação

são incomparáveis, com temperaturas muito amenas

e catarse do que é a natação na piscina. A exploração

durante todo o ano, quer na água (mínimas anuais de

dos oceanos da forma mais naturalmente humana

18°C e máximas que podem chegar aos 25°C), quer

possível, apenas acompanhado de uns simples óculos

ambientais. As condições que encontramos na água

de natação para descobrir a fauna marítima, estar em

são fantásticas, a transparência com visibilidade quase

contato com os elementos e a exploração da natureza

infinita, a biodiversidade marítima que deslumbra

na sua essência mais pura.

qualquer um a cada braçada. Todos estes fatores são 3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

38

www.clubenavaldofunchal.com


OPINIÃO

ANTÓNIO SILVA

D; Presidente Federação Portuguesa o Científico da Rede Euro Americana ro do Conselho Nacional Educação; Desporto

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO atrativos, e tornam a Madeira num dos maiores

estimulam o interesse de nadadores e curiosos

potenciais desta disciplina da Natação.

de todo o mundo. A grande competição

A exploração destas potencialidades pode ser encarada de várias formas. As Águas Abertas como disciplina Olímpica, tem neste momento um grande crescimento, com todos os países do mundo a trabalharem diariamente e a procurarem os melhores centros de treino do mundo para realizarem as suas preparações específicas. Na ilha da Madeira encontramos algo perfeito, ou seja um plano de água natural capaz de oferecer todas as vantagens e complexidades que os nadadores podem encontrar nas suas competições, bem como infraestruturas

desportivas

de

excelência

internacional que se vem realizando desde há três anos na ilha (organização C.N. Funchal; A. N. Madeira e Federação Portuguesa de Natação), tem trazido à Ilha da Madeira nadadores de vários pontos do mundo, sendo que podem ser exploradas as vertentes competitivas de alto rendimento, provas abertas para a população em geral, provas desafio (traçando trajetos mais arrojados passando por vários pontos da ilha), e ainda momentos de natação turística, mostrando a ilha de mais um ponto de vista (explorando a biodiversidade e as belas vistas de terra de um ponto de vista incomum).

(várias piscinas capazes de receber equipas),

Podemos concluir afirmando, com toda a

que

certeza, que a aposta nas águas abertas é uma

complementam

a

procura

destas

entidades.

desafio ganho pois serão poucos os locais na

Seleções e equipas Francesas, Inglesas, Alemãs e a Seleção Portuguesa de Águas Abertas já realizaram na ilha estágios que comprovam esta tendência. No

seguimento

deste

potencial

surgem

as competições, que em várias vertentes

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

39

Europa (e os europeus praticam muito a natação de Águas Abertas) e mundo onde se poderão realizar provas de Águas Abertas durante todo o ano, inclusive no Inverno, combatendo a sazonalidade da disciplina, tornando-a na Madeira como um desporto de todo o ano.

www.clubenavaldofunchal.com


GINÁSIO AQUAGYM

A FAMÍLIA QUE TRABALHA PARA SI O ginásio AquaGym encontra-se integrado no Complexo Desportivo da Nazaré. O complexo foi inaugurado a 10 de

Junho de 1998, pelo CNF, fazendo história tanto para o clube como para o desporto na Região Autónoma da Madeira, visto que foi o primeiro complexo a possuir duas piscinas (20 e 25 m) e um ginásio. O Diretor Técnico é André Cunha e o ginásio tem como função promover a saúde, o bem-estar físico e mental, através de um treino inovador, num contexto familiar. A linha orientadora do estabelecimento surge com o intuito de trabalhar e dar resposta a todo o tipo de clientes, indo de encontro com as suas necessidades e metas individuais. O AquaGym dispõe de um conjunto de variados espaços especializados à disposição dos seus clientes, sendo eles: a Receção, os Balneários, uma Zona de Convívio/Cafetaria com refeições ligeiras, quatro salas panorâmicas com vista para as piscinas (Sala de Musculação, Sala Cárdio-fitness e 2 Salas para Aulas de Grupo). Uma Sala de Alongamentos, outra equipada com bicicletas para as aulas de Spinning um Estúdio de Pilates, um espaço exterior para aulas/atividades ao ar-livre, parque de estacionamento privado e ainda a Naval Box. 3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

40

www.clubenavaldofunchal.com


Ter um treino personalizado é a forma mais indicada para atingir os seus objetivos a nível físico e psicológico, uma vez que todos nós temos necessidades próprias que terão de ser compreendidas nos diversos domínios por um profissional. O ginásio ainda tem ao dispor outros dois serviços. Um é o espaço terapêutico Algo Azul onde pode usufruir de serviços como massagem de relaxamento e tratamentos de beleza. O outro é o serviço de onde poderá obter ajuda numa dieta adequada aos seus objetivos no ginásio. Ainda situado no Complexo Desportivo da Nazaré e além dos vários espaços dedicados à prática desportiva, existe a Naval Box. Este é um espaço de treino à parte do ginásio Aquagym, que utiliza exercícios funcionais, realizados a alta intensidade cujo treino é sempre variado. Tem disponíveis várias aulas destinadas a melhorar a força,

O primeiro contacto com os clientes estabelece-se através da receção situada à entrada do Complexo, com o intuito de dar as boas vindas aos clientes, prestar serviços e esclarecer dúvidas que possam surgir. A equipa de boas vindas deste espaço tem um total de 2 pessoas onde para além de receção situa-se no mesmo espaço a equipa comercial também com três elementos. Quanto aos serviços prestados existe o serviço de atividades aquáticas de natação com aulas e uso livre, onde qualquer cliente poderá usufruir da piscina de 25 metros para nado livre, como também fazer aulas de natação, seja para aprendizagem ou aperfeiçoamento, acompanhadas por um monitor qualificado. Existe ainda duas outras aulas realizadas no meio aquático: a Hidroginástica e o Hidro Hit. Na área do fitness estão disponíveis a sala de musculação a sala de cardiofitness uma grande variante de aulas sendo este o grande foco de grande parte das pessoas que frequentam o ginásio. Como tal, a organização do espaço tem vindo a crescer e a intensificar a variedade de oferta. Os clientes podem fazer várias aulas tais como: Body

resistência, ginástica e capacidade cardiovascular. Existe

Pump, Body Combat, Power Jump, Body Balance, Body

também o Naval Kids destinado a jovens dos sete aos

Jam, GRIT Séries. Aulas free-style: Ginástica Localizada,

dezasseis anos. As aulas são planeadas de modo a se

Zumba, SGA (Streching Global Activo), Fitball, Spinning,

adequarem a qualquer tipo de atleta seja ele principiante

Pilates, Treino Funcional, Dance Fit, ABS e Running. Existe

ou experiente, adolescente ou sénior., sendo que as

ainda aulas de fitness ( JamKids) direcionadas a crianças

tarefas propostas nas aulas são individualizadas de modo

entre 3 e os 12 anos, devidamente divididas por faixas

a corresponder às necessidades de cada um. O mantra

etárias, sendo as coreografias adaptadas às idades, tendo

seguido neste espaço é o da “Técnica-Consistência-

como finalidade proporcionar diversão e aprendizagem.

Intensidade”.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

41

www.clubenavaldofunchal.com


COMPLEXO DESPORTIVO DA NAZARÉ

PASSEIO DE BICICLETA

Dia 1 de novembro realizou-se o III Passeio de Bicicleta. Esta é uma iniciativa do ginásio AquaGym que tem como nome oficial do grupo “Naval Bike Club” e conta desde o primeiro dia com o apoio da MZBike, Motas, Bicicletas e Acessórios O passeio foi organizado pela professora Yolanda Figueira onde foi percorrida uma distância de 25,93 km com partida na pontinha do Funchal e acabando na cidade de Machico. Desde então, mensalmente é organizado um passeio diferente, tendo cada vez mais adeptos.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

42

www.clubenavaldofunchal.com


COMPLEXO DESPORTIVO DA NAZARÉ

EQUIPA DE CORRIDA OFICIAL DO CLUBE NAVAL DO FUNCHAL/ÓTICA DA SÉ A 4 de dezembro decorreu a Corrida de Atletismo num percurso entre Câmara de Lobos e Funchal. A representar o Clube Naval do Funchal/Ótica da Sé participaram 21 atletas. A prova contou apenas para a apresentação oficial da equipa. Esta equipa nasceu através da vontade conjunta de vários sócios praticantes de corrida que manifestaram uma ambição de competição.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

43

www.clubenavaldofunchal.com


ESCOLAS DE FORMAÇÃO E COMPETIÇÃO CANOAGEM CNF vence a Taça da Madeira de Regatas em Linha Dezasseis

canoístas

do

Clube

Naval

do

Funchal

participaram, no dia 27 de fevereiro, na Taça da Madeira de Regatas em Linha, uma prova que teve início às 10h00 na Baía do Funchal onde os atletas tiveram de percorrer um percurso de 500m. David Fernandes sagrou-se o vencedor da final dos Seniores Masculinos, seguido por Marco Gomes (outro navalista). Nos Juniores Masculinos e Cadetes Masculinos, após realização de duas eliminatórias e uma semifinal, Sancho Capelo do CNF alcançou o segundo lugar. No pódio dos Cadetes, António Teixeira e Luís Garcias (ambos do CNF), ficaram com o 2º e 3º lugar. Nos Cadetes Femininos, a navalista Carolina Fernandes obteve o 2º lugar. A nível coletivo o Clube Naval do Funchal foi o campeão regional com 220 pontos

Rodolfo Neves o 3º melhor português na Taça do Mundo de Maratona

Clube Naval do Funchal vence Campeonato Regional de Canoagem de Mar

Entre os dias 29 a 31 de julho, realizou-se a Taça do Mundo de

No dia 19 de março, decorreu na baía do Funchal, num percurso de 14.5 km, o Campeonato Regional de Canoagem de Mar/I Etapa CRSIPRE, onde o Clube Naval do Funchal participou juntamente com mais cinco clubes madeirenses num total de 47 canoístas. A nível coletivo, o Clube Naval do Funchal sagrou-se Campeão Regional de Canoagem de Mar com 8811 pontos, seguindo pelo CTM e CNC com 5320 e 2592 pontos, respetivamente.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

44

Maratona em Canoagem na zona fluvial do Faial, na vila de Prado, nas margens do Cávado onde Rodolfo Neves, canoísta do Clube Naval do Funchal, competiu em K1, tendo concluído em 13º lugar na geral mas como o 3º melhor atleta português.

www.clubenavaldofunchal.com


ESCOLAS DE FORMAÇÃO E COMPETIÇÃO

JUDO

Afonso Gonçalves Campeão Nacional no Campeonato Nacional de Juvenis de Judo Foi no Pavilhão Multiusos de Odivelas que decorreu o campeonato, onde participaram 9 atletas regionais, representantes de 4 clubes regionais, entre eles, 3 atletas do Clube Naval do Funchal: Mauro Faria, Gustavo Miranda e Afonso Gonçalves. Nesta competição, Afonso Gonçalves do CNF sagrou-se campeão nacional na categoria de -66Kg e Gustavo Miranda, outro navalista, alcançou a medalha de bronze na categoria de -60Kg.

Leonardo Azevedo do CNF em 3º lugar no Campeonato da Nacional de Juniores O campeonato decorreu no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho em Corroios, Setúbal, entre 247 atletas de 63 clubes em 16 categorias de peso, Leonardo ficou em 3º lugar no escalão -81kg .

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

45

www.clubenavaldofunchal.com


KARATÉ Karatecas arrecadam 4 medalhas no Campeonato Nacional Karaté de Infantis, Iniciados e Juvenis A 21 de maio, no Pavilhão do Caniço decorreu a fase regional do Campeonato Nacional Karaté de Infantis, Iniciados e Juvenis onde o Clube Naval do Funchal arrecadou 4 medalhas. A de ouro foi conquistada por João Castro e as de bronze por Vera Fernandes, Lucas Oliveira e João Gonçalves.

João Gonçalo Castro Vice-Campeão Nacional de Karaté em Vila Real O iniciado da categoria -44kg sagrou-se Vice-Campeão Nacional no 18º Campeonato Nacional de Infantis, Iniciados e Juvenis da Federação Nacional de Karaté – Portugal decorrido a 28 de Maio no Pavilhão de Desportos de Vila Real.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

46

www.clubenavaldofunchal.com


ESCOLAS DE FORMAÇÃO E COMPETIÇÃO

PESCA

Adelino Gomes e Manuel Camacho na 1ª Divisão Regional Adelino Gomes, pescador do Clube Naval do Funchal, alcançou o terceiro lugar no Campeonato Regional de 2ª divisão de Pesca Desportiva de Competição de 2016, colocando-o na primeira divisão. A prova do campeonato teve no lugar na praia de Água de Pena, no dia 10 de Abril e contou com 22 pescadores de nove clubes distintos, entre os quais, Manuel Camacho, outro navalista, que obteve o sétimo lugar, concluindo com uma soma total de 2186 gramas, passando também para a primeira divisão.

Afonso Gama Campeão Regional de Juvenis de Pesca Afonso Gama, jovem pescador do Clube Naval do Funchal, tornou-se Campeão Regional de Juvenis, numa prova que decorreu no Lugar de Baixo. Afonso Gama capturou 18 peixes tendo um total de 606 gramas o que o fez conquistar o 1º lugar no sector F fazendo 2 pontos, onde no final do campeonato com 8 pontos se tornou Campeão Regional de Juvenis.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

47

www.clubenavaldofunchal.com


NATAÇÃO CNF marca presença na Mar de Las Clamas Seis nadadores do Clube Naval do Funchal (cinco na distância de 18 km e uma na distância de 6,5 km) competiram dia 1 de outubro numa das mais emblemáticas travessias ibéricas, a Mar de Las Clamas. Foram obtidos dois segundos lugares da parte dos navalistas, nomeadamente, Mayra Santos em veteranos A, e Mafalda Freitas em seniores.

Emanuel Gonçalves na III Travessia a Nado Ilha de La Palma O evento desportivo teve uma participação de centenas de nadadores de diferentes percursos, nomeadamente: 52 inscritos no percurso de 20 km, 116 nadadores nos 3 km, e 83 participantes na distância de 1km. Emanuel Gonçalves, nadador do Clube Naval do Funchal, completou a prova de 3km onde ficou em 1º lugar entre os da sua idade e em 3º na absoluta geral.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

48

www.clubenavaldofunchal.com


ESCOLAS DE FORMAÇÃO E COMPETIÇÃO

CNF nos pódios do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro o Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal recebeu o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta, Campeonato este que pela primeira vez teve lugar na Região Autónoma da Madeira. O CNF fez-se representar com 13 nadadores, Susana Gomes, Carolina Boulhosa, Marta Ferreira, Sérgio Abreu, João Aguiar, João Fernandes, Afonso Sequeira, Miguel Gomes, Martim Silva, João Cotrim, Alessandro Paolinelli, Henrique Gomes e Pedro Gonçalves que subiram ao pódio trazendo 11 medalhas, 3 recordes absolutos regionais e 4 de categoria. Afonso Sequeira foi quem subiu mais alto no pódio tendo sido consagrado Campeão Nacional nos 50 e 100 mariposa.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

49

www.clubenavaldofunchal.com


SURF

4 surfistas nos pódios da 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf Os surfistas do Clube Naval do Funchal, Tomás Lacerda, Bernardo Correia, Matilde Faria e Jess Dunsdon subiram aos pódios da 2ª Etapa do Moche Circuito Regional de Surf 2016 no dia 16 de abril, na Fajã da Areia em São Vicente. De sublinhar as prestações dos atletas masculinos do Clube Naval do Funchal: Tomás Lacerda que venceu na categoria dos Sub 14 e dos Sub 18, Bernardo Correia que venceu pela primeira vez nos Sub 16 e Nilton Freitas que venceu nos Sub 12. No Feminino, Jess Dunsdon do CNF derrotou todas as suas adversárias e conquistou o 1º lugar do pódio, seguida de Matilde Faria, outra navalista. Nos Sub 16 e Sub 18 feminino foi a vez de Matilde obter a medalha de ouro, substituindo Mafalda Abreu, também do CNF, que ficou em 2º lugar e Verónica Silva (CND) que ficou em 3º.

Matilde Faria compete pela 1ª vez a nível nacional A jovem surfista de 13 anos marcou presença na grande finalíssima do de Surf Esperanças

Escola de Surf renova protocolo com a Porto Santo Line

Feminino (Sub-16 e Sub-

Foi assinado, a 6 de abril, a renovação do protocolo na

Campeonato Nacional

18) – onde as dezasseis

presença de Sérgio Gonçalves, diretor geral do Porto Santo

melhores surfistas

Line. Graças a este protocolo é possível a realização do

de cada categoria

estágio para os surfistas do clube, na ilha do Porto Santo,

competiram pelos títulos

o que contribui para os excelentes resultados que temos

nacionais absolutos da

vindo a conquistar. Este protocolo representa também um

sua classe – integrado no

permanente e reiterado compromisso da Porto Santo Line

Estoril Surf Festival.

em apoiar o desporto da RAM, em particular as atividades que se desenvolvem na ilha do Porto Santo.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

50

www.clubenavaldofunchal.com


ESCOLAS DE FORMAÇÃO E COMPETIÇÃO

VELA

CNF nos pódios da 7ª prova do Campeonato de Vela Ligeira da Madeira Realizou-se na Baia do Funchal, nos dias 14 e 15 de maio, a 7ª prova do Campeonato de Vela Ligeira da Madeira, competição onde os velejadores do Clube Naval do Funchal voltaram a subir a vários pódios, como tem sido hábito ao longo desta competição. A equipa do CNF da classe 420, composta por Lourenço Cardoso e António Ornelas arrecadou ouro, seguidos por Ricardo Quaresma e Ricardo Câmara, e Hugo Jardim e Francisco G., ambas as equipas da ANM. Em Optimist Infantil, a prata e o bronze couberam aos navalistas Ema Figueira e Salvador Gomes

Bronze na 2ª Prova da Taça da Madeira de Escolas de Vela A Taça da Madeira de Escolas de Vela - 2ª Prova, coorganizada entre o Clube Naval do Funchal, a ANM e o CTM, foi disputada nos dias 18 e 19 de junho de 2016, num campo de regatas compreendido na baía do Funchal. Na classe Optimist Infantil com menos de dois anos de competição, a navalista Ema Figueira conquistou o bronze.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

51

www.clubenavaldofunchal.com


MALTA DO CALHAU REUNIU ILUSTRES CONVIDADOS Tal como no ano de 2015, o Clube Naval do Funchal

sobre diversos assuntos desde os transportes, ao

promoveu durante 2016 os tradicionais almoços da Malta

turismo, às pescas e ao desporto.

do Calhau na sede do clube, na Quinta Calaça. Foram

Em julho o almoço foi dedicado a David Fernandes, tendo

vários os convidados de honra que passaram por estes

sido um convívio de despedida e de votos de boa sorte

convívios.

ao desportista do canoísta que partiu rumo ao Rio de

No mês de fevereiro recebemos a Professora Doutora

Janeiro para participar nos Jogos Olímpicos. Estiveram

Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e

presentes membros da direção do Clube, entidades

Recursos Naturais.

oficiais como o Dr. David Gomes, Diretor Regional de Juventude e Desporto em representação do Governo

A mesma aproveitou para referir que tem um grande

Regional, Dra. Madalena Nunes, vereadora da Câmara

carinho pela Malta do Calhau e que é um grupo que lhe é

Municipal do Funchal, Dr. Gil Camacho, a representar

familiar ao qual se sente próxima.

a Secretaria Regional do Turismo, Dr. Viriato Timóteo,

Já no mês de abril tivemos a honra de receber a ilustre

Presidente da ARCM, Humberto Fernandes, treinador

convidada Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

do atleta, contando ainda com órgãos da comunicação

Todos os presentes tiveram a oportunidade rara de num

social, diversos patrocinadores e amigos do atleta.

ambiente informal colocarem questões e sugestões

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

52

www.clubenavaldofunchal.com


SOCIAL

Um dos momentos mais marcantes deste convívio foi o discurso da presidente onde referiu que “É já a 3ª vez que o David tentou os Jogos e à terceira foi de vez. Estamos a falar de alguém que trabalhou bastante, de uma vida de luta e de treino, que muitas alegrias trouxeram ao clube, e de destacar, claro, a medalha de campeão da Europa e a de vice-campeão do Mundo, entre muitas outras. Para além da vertente competitiva, é importante toda a mensagem que o David transmite a todos os nossos jovens atletas porque este homem é, para além de um talentoso desportista, um treinador do Clube e um pai de família. Um especial agradecimento ao seu treinador, Humberto Fernandes, que é também o nosso coordenador da modalidade de canoagem”. Em setembro o almoço foi dedicado à XIX Regata CanáriasMadeira e em Outubro ao Madeira Ocean Race. Por fim, no mês de novembro foi a vez de receber o agora ex Comandante da Zona Marítima da Madeira e Capitão do Porto do Funchal, capitão-de-mar-e-guerra Félix Marques. Foi uma oportunidade para de forma mais informal, de todos os presentes estarem junto de alguém com que o CNF tem vindo a trabalhar em prol do desenvolvimento da atividade marítima e dos desportos náuticos na RAM, que nos últimos anos também teve um enorme contributo da Capitania do Porto do Funchal e Porto Santo.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

53

www.clubenavaldofunchal.com


SOCIAL

64º ANIVERSÁRIO DO CNF Foi num ambiente familiar que 25 e 50 anos de sócios do Clube Naval do Funchal foram celebrados na Casa Mãe da Quinta Calaça, juntamente com os 64 anos do Clube ao final do dia 30 de abril. A presidente navalista, Mafalda Freitas, proferiu algumas palavras aos mais recentes sucessos do clube, relembrando as diversas atividades e acontecimentos desportivos, como a participação do nadador Emanuel Gonçalves como único representante madeirense no Campeonato Europeu de Natação Adaptada – o único entre outros 450 atletas internacionais. O canoísta David Fernandes também foi referido sendo que iria participar nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Após os agradecimentos em nome da direcção por todo o contributo, presença e apoio de todos os sócios, procedeuse à entrega de emblemas e ao corte do bolo de aniversário. O ambiente festivo passou mais tarde para a sala Capitãode-fragata Horácio de Faria onde continuou o convívio, acompanhado por um jantar.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

54

www.clubenavaldofunchal.com


DESFILE DE MODA SOLIDÁRIO NA QUINTA CALAÇA A 14 de maio a Sede Social do Clube Naval do Funchal foi palco do desfile de moda solidário que deu protagonismo aos atletas da natação e do surf do Clube Naval do Funchal, mas em particular, aos velejadores da Vela Adaptada navalista. Este animado evento que girou à volta de moda, desporto e solidariedade, inseriu-se nas comemorações do 64º aniversário do CNF, e foi pretexto para a realização de um Chá Solidário cujo lucro reverteu para que o desporto adaptado do nosso clube possa crescer e ser aperfeiçoado. Recordamos que no Clube Naval é possível fazer desporto adaptado sem limites. Da Vela à Canoagem, do Mergulho ao Surf e da Natação ao Judo.

EXPOSIÇÃO “OBJETO MAR” DE MARTIM BRION No dia 25 de fevereiro, na Quinta Calaça, sede social do clube, foi inaugurada a exposição “Objecto Mar” de Martim Brion, um artista de renome nascido em Lisboa em 1986, cujos trabalhos já foram expostos um pouco por todo o mundo e que trouxe ao CNF, o seu trabalho sobre perspetiva, cor e forma.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

55

www.clubenavaldofunchal.com


SOCIAL

DISTINÇÕES SANDRA GODINHO HOMENAGEADA NA I GALA OLÍMPICA DE JUDO A treinadora do Clube Naval do Funchal e coordenadora da modalidade de judo do nosso clube, foi homenageada na I Gala Olímpica de Judo que decorreu no Clube Petit Palais, em Lisboa. Sandra marcou presença nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e Sidney em 2000.

MAFALDA FREITAS DISTINGUIDA PELO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Comité Olímpico de Portugal homenageou 16 mulheres dirigentes desportivas, sendo uma das distinguidas, a atual presidente do Clube Naval do Funchal, a Dra. Mafalda Freitas. A presidente navalista foi homenageada por José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, e das 16 mulheres distinguidas, é de realçar que foi a única pertencente a um clube de modalidades ligadas ao mar e a única não proveniente de Portugal continental.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

56

www.clubenavaldofunchal.com


O CLUBE MAIS GALARDOADO DA I GALA DA NATAÇÃO A 8 de outubro decorreu a I Gala da Natação na sala Bahia do Casino da Madeira, reunindo atletas, treinadores, membros da direção e pais de nadadores de vários clubes regionais e, naturalmente, a família navalista de natação em peso. Para além do convívio esta gala serviu para homenagear os agentes da modalidade que se distinguiram na época desportiva 2015/2016, sendo os galardoados do nosso clube: Susana Gomes, que se distinguiu em Seniores femininos enquanto o duplo vice-campeão nacional Afonso Sequeira venceu nos Juniores masculinos. Carolina Boulhosa foi a melhor Juvenil feminina e Catarina Fernandes, melhor Infantil feminina. O galardão para o melhor nadador adaptado foi para Emanuel Gonçalves.

ELMANO FREITAS HOMENAGEADO Na presença da Presidente do Clube Naval, do Secretário da Educação, do Presidente da Associação de Natação da Madeira e do Presidente da Assembleia geral da Federação Portuguesa de Natação, a homenagem foi realizada pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, onde referiu que Elmano Freitas, treinador do CNF, tem dedicado a sua vida à prática desportiva na modalidade de natação, sendo que tem feito um trabalho incansável nesta modalidade, afirmando que é um treinador de referência tanto a nível regional, nacional e internacional.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

57

www.clubenavaldofunchal.com


SOCIAL

NAVAL SOLIDÁRIO A pensar na sua comunidade envolvente numa época onde o reina o espírito de solidariedade e partilha pela chegada do Natal, o dia 20 de Dezembro iniciou-se com a celebração da tradicional missa do parto dedicada ao Clube Naval do Funchal e às equipas de Jovens de Nossa Senhora, com uma bênção para todos os colaboradores do clube, na Igreja da Nazaré. Após a missa e do convívio desta tradicional missa, iniciaram-se as entregas dos cabazes de natal. Estes cabazes são um projecto do CNF que tem vindo a ser realizado desde 2011 e que visa em efetuar uma campanha de solidariedade denominada por Naval Solidário. Esta campanha consiste na recolha de bens alimentares, de higiene e de brinquedos em todos os pólos do CNF. Com esta acão solidária foi possível ajudar 100 famílias carenciadas do bairro da Nazaré. Este projeto insere-se na política de cidadania institucional levada a cabo pelo CNF durante toda a sua atividade, enquanto Instituição de Utilidade Pública, em parceria com a Paróquia da Nazaré.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

58

www.clubenavaldofunchal.com



INCLUSÃO ATRAVÉS DO DESPORTO

BATISMO DA EMBARCAÇÃO ACESS 303 «... pronta a velejar levando cada vez mais jovens com necessidades especiais ao mar, ...

»

Estiveram presentes cerca de 40 utentes dos vários centros de atividades ocupacionais do Funchal, na competição de canoagem adaptada que realizou-se pelo 4º ano consecutivo no âmbito da Semana do Desporto Escolar e em prol da inclusão social. Antes da entrega de prémios a Sr.ª Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Dr.ª Rubina Leal, batizou a embarcação Access 303 de Vela Adaptada do CNF, que agora está pronta a velejar levando cada vez mais jovens com necessidades especiais ao mar, no sentido de aumentar a atual equipa federada de vela adaptada do CNF com 6 atletas, dois dos quais, com participação no campeonato nacional de Access que decorreu em Viana do Castelo no mês de Junho. Na cerimónia esteve presente Juan Gonçalves em representação da DRJD, Elmano Santos, Diretor do Desporto Escolar, o Comandante do Porto do Funchal, Capitão Félix Marques, Ana Sousa em representação da APNEM, Marco Cardo em presentação da ARCM e Mafalda Freitas em representação do CNF.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

60

www.clubenavaldofunchal.com


INCLUSÃO ATRAVÉS DO DESPORTO

NAVAL FALOU SOBRE INCLUSÃO O Naval do Funchal foi convidado por três escolas do Funchal (Escola Bartolomeu Perestrelo, Externato Adventista e Escola da Nazaré), para falar sobre o desporto inclusivo que tem levado a cabo ao longo das últimas duas décadas. Para este efeito, os colaboradores do Naval, António Cunha e Pedro Correia, falaram para as várias plateias de jovens estudantes, mostrando e informando o que em matéria de desporto para deficientes, o Naval do Funchal promove e fomenta. Esta acção incide em promover a transmissão de valiosas informações sobre o funcionamento do cube e as atividades/ modalidades desenvolvidas na instituição, tal como a vela adaptada, como também, demonstrar a toda a comunidade escolar que no CNF existem estruturas que apoiam e disponibilizam os seus recursos e saberes, dedicando-se aos que mais precisam, levando-os a superar-se e a proporcionar-lhes experiências a que, de outro modo, provavelmente não teriam acesso. ESTAS ACÇÕES DECORRERAM ENTRE 29 E 30 DE NOVEMBRO E NO DIA 7 DE DEZEMBRO.

TRAVESSIA CAP HANDI

Na sua vertente de instituição de solidariedade social, com o objetivo de proporcionar melhores condições de acessibilidade nas suas várias vertentes, o Clube proporcionou ao professor Pedro Correia, treinador da vela adaptada do Clube Naval do Funchal, a travessia – entre Lisboa (Cascais) e o Funchal, no iate francês “Sochris Nine”. A ida de Pedro Correia nesta travessia, que teve o apoio do CNF, e da Secretaria da Inclusão Social da qual o professor é funcionário, permitiu que este ganhasse conhecimento e noções que proporcionam a pessoas com necessidades especiais –

neste caso em cadeira de rodas e invisuais – a navegação em alto mar em segurança e conforto. O projeto da associação francesa Cap’Handi é de uma instituição que tem por objetivo o fomento e a navegação em alto mar, para pessoas com deficiência. A multiplicação deste tipo de apoios e colaborações em eventos “especiais” permite que a nossa marina e o nosso Clube se tornem cada vez mais acessíveis e sublinha a necessidade de fomentar e valorizar atividades como esta. Desta forma, poderemos garantir uma maior inclusão da pessoa com deficiência, garantindo-lhe igualdade de oportunidades e desenvolvimento de capacidades.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

61

www.clubenavaldofunchal.com


ESPAÇO JÚNIOR

ATL´S PROMOVIDOS PELO CNF

Durante 2016 foram realizados sete ATL´s nas modalidades de Surf, Canoagem/Surfski, Vela/Windsurf, Stand Up Paddle Board, Natação, tendo-se realizados em várias épocas do ano, tais como na Páscoa e Verão. O Naval tem várias propostas de Ateliers de Tempos livres no sentido de proporcionar um programa variado de atividades incluindo a dança, visitas de estudo, acantonamentos e atividades náuticas. Os mesmos são sempre acompanhados por professores que ajudam a divertir todas as crianças.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

62

www.clubenavaldofunchal.com


3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

63

www.clubenavaldofunchal.com


ESPAÇO JÚNIOR

A HORA DO CONTO

O Clube Naval do Funchal mantém activa a iniciativa da Hora do Conto, uma atividade que teve início em 2014. A mesma pretende promover o convívio entre navalistas de todas as gerações. Tal como a denominação explícita, a intenção é simples: a leitura de um conto a quem queira escutar, seguida de uma atividade de pintura ou desenho, relacionada com o tema da história contada. Destinado prioritariamente a crianças, mas sem limite de idades para participar, seja para ler ou ouvir o conto, esta atividade é um momento mensal ansiado por miúdos e graúdos sando mais vida à sede social do clube.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

64

www.clubenavaldofunchal.com


Este espaรงo pode ser seu


PROTOCOLOS

CNF ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA O protocolo foi assinado a 31 de maio na presença do Secretário-geral, Ricardo Rodrigues. O ponto fulcral deste protocolo foi a colaboração tendo em vista a integração das regatas RIM e Moby Dick no programa de comemorações dos 40 anos da Autonomia da Região Autónoma da Madeira, desenvolvido pela Assembleia Legislativa da Madeira.

Clube Naval do Funchal assina protocolo com o Clube Naval de Luanda , com o Clube Marítimo de Desportos – Moçambique e com Clube Náutico Boca da Barra de Aveiro A 15 de abril foi assinado o protocolo de cooperação com o Clube Naval de Luanda, a 30 de Abril com o Clube Marítimo de Desportos de Moçambique e a 17 de Novembro com o Clube Náutico Boca da Barra de Aveiro. Estes protocolos pretendem manter uma relação estreita de troca de informação e experiências de forma a procurar o enriquecimento mútuo e fomentar encontros entre as suas secções desportivas.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

66

www.clubenavaldofunchal.com


Desconto na MS – Madeira Saúde

CNF e Dentocarmo juntos no seu sorriso

A apresentação pública deste protocolo decorreu a 23 de fevereiro com a empresa especializada em Dispositivos Médicos, Ortopedia, Ajudas Técnicas, Calçado, Material de

O protocolo com a clínica dentária do Carmo, Dentocarmo foi

Compressão, Diabetes, entre outros, tornou-se também

celebrado a 15 de abril, na presença do Dr. Fábio da Silva. O

patrocinadora da modalidade de surf do CNF.

mesmo visa em proporcionar 10% de desconto aos nossos

Com este protocolo com a Madeira Saúde, para além do

sócios e o facto de o CNF ter um parceiro na área da medicina

apoio monetário à equipa de surf do CNF, passa a existir

dentária representado por um sócio do clube é benéfico para

um desconto de 15% para os atletas e 10% para os sócios

ambas as partes e traduz-se em mais regalias para os nossos

navalistas na loja da MS, situada na Rua da Carreira, nº 171.

sócios.

Protocolo une o CNF e o La Vie Funchal A celebração deste protocolo contou com a presença de Luís Loureiro, administrador do La Vie Funchal onde referiu que está interessado em parcerias com entidades empreendedoras da Madeira e que reconhece que o Clube Naval do Funchal é uma dessas. Com uma aposta em eventos de dimensão internacional tais como a regata promovida pelo CNF [entre as Canárias e Madeira] considera que este protocolo é uma mais-valia. De referir que o La Vie Funchal foi o patrocinador oficial do I Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal que decorreu entre 8 a 10 de setembro.

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

67

www.clubenavaldofunchal.com


Livraria Esperança

3ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2017

68

www.clubenavaldofunchal.com



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.