Ferramentas de apoio à utilização de robots industriais

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Tropimática® – Soluções de Automação Industrial Tel.: +351 256 041 133 • Fax: +351 256 041 260 comercial@tropimatica.com • www.tropimatica.com

FERRAMENTAS DE APOIO À UTILIZAÇÃO DE ROBOTS INDUSTRIAIS A operação e manutenção diária de robots industriais obriga muitas vezes a um conjunto de tarefas auxiliares que requerem recursos humanos qualificados, provocam quebras de produção e podem gerar falhas de qualidade. De facto: · · ·

·

Quando um novo produto é criado torna-se necessário fazer os programas dos robots para este novo produto; Sempre que a produção é modificada, é necessário carregar os robots com os novos programas; Durante a produção, são necessárias correcções às trajectórias dos robots porque, por exemplo, o produto em produção tem uma pequena diferença em relação àquele que serviu para produzir os programas dos robots; Durante a produção é necessária informação online para permitir às equipas de gestão e logística adequar os planos de produção e ter os recursos necessários no momento necessário.

Com o objectivo de minimizar e facilitar todas estas tarefas, a Tropimática® desenvolveu um conjunto de ferramentas que designamos por Ferramentas de apoio à utilização de robots industriais. Este conjunto de ferramentas têm como objectivo facilitar a programação e utilização dos robots, minimizar os tempos de paragem para reprogramação e ajuste e permitir a operação de robots por técnicos e operadores de produção sem formação específica em robótica ou manipulação de computadores.

Ficheiros CAD

TRP_MAKER Este produto facilita a criação de novos programas para os robots. Sempre que um novo produto é criado, os novos programas são normalmente feitos com técnicas de engenharia inversa – o novo produto é colocado no robot e as várias tragetórias são criadas, movimentando o robot sobre o produto e gravando a tragetoria. Estes procedimentos podem ter alguns inconvenientes: · São normalmente feitos por técnicos bastante qualificados; · Utilizam o próprio robot, o que obriga a paragens de produção ou ao recurso a horas extra, durante os períodos em que a produção está parada; · Consomem muito tempo. O TRP_Maker pretende simplificar estes procedimentos: · Tem capacidade de receber e processar ficheiros em formato DWG, o que permite criar os programas dos robots directamente a partir dos desenhos CAD das peças; · Permite a utilização de ferramentas de digitalização como o Microscribe para a digitalização de trajectórias em gabinete, sem necessidade de utilizar os próprios robots. Torna-se assim possível fazer os programas para os robots fora do ambiente produtivo e durante os períodos de produção; · Inclui módulos de edição e gestão de variáveis, para permitir adicionar todas as variáveis necessárias para, por exemplo, ligar um motor ou controlar a pressão duma cabeça durante o movimento.

Todos estes procedimentos são bastante automatizados, para permitir a utilização do produto por técnicos e operadores sem formação específica em programação ou utilização de computadores.

TRP_Gest Gestão de Informação de Produção

TRP_SERVER TRP_Maker Produção de novos programas

TRP_Server Envio de Programas aos Robots

TRP_Spliter

TRP_Modifier Edição Online de programas

Com o TRP_Server, quando um novo produto é colocado no robot, este tem capacidade para o identificar e para carregar automaticamente o programa necessário para o trabalhar. Deixa assim de ser necessário carregar manualmente o programa no robot. O processo de identificação do produto a trabalhar pode ser feito de cinco formas diferentes:

[54]

UREËWLFD


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.