Sucesso e família: a conferência anual da Endress+Hauser

Page 1

Sucesso e família: a conferência anual da Endress+Hauser

No dia 4 de abril, a Endress+Hauser falou aos jornalistas na sua conferência de empresa anual, onde a economia, a sustentabilidade, a família e a empresa estiveram em destaque.

balho”. O CEO confessou que a empresa fez de tudo para amparar as consequências deste ato, tendo colocado alguns funcionários noutras localizações do grupo.

Foi precisamente nos funcionários que Matthias Altendorf se focou a seguir. “É através das conquistas dos nossos trabalhadores que nos temos saído tão bem”, afirmou. Segundo o CEO, é graças a bons funcionários que a Endress+Hauser consegue ter uma relação próxima com os clientes e consegue produzir produtos de qualidade, levando a uma cultura que põe as pessoas em primeiro lugar. Tudo isto contribui para que a empresa seja um fornecedor líder de processo e automação laboratorial. “Nós vemos a criação, o desenvolvimento e a retenção de trabalhos seguros como uma contribuição valiosa para o bem comum”, confessou, falando em seguida da iniciativa de formação internacional que a empresa lançou em 2022, que se coaduna com o objetivo de reservar 5% das posições do Grupo para estagiários, aprendizes e alunos.

Diretamente do Novotel Base City, na Alemanha, para os jornalistas que acompanhavam o evento da Endress+Hauser presencialmente ou de forma online, Matthias Altendorf foi o primeiro a falar. O CEO da marca começou por fazer um apanhado do desempenho da empresa durante o ano de 2022. “Apesar de ter sido um ano com contradições, tivemos uma boa performance”, disse, explicando como a guerra na Europa, a falta de energia, a inflação dos preços, as falhas nas cadeias de produção e os novos confinamentos na China tornaram o ano passado num dos mais desafiantes. “No fim do dia, o nosso negócio foi muito mais estável do que era esperado dentro destas condições”, confessou.

Este foi o mote do discurso que se seguiu. Apesar de toda a dificuldade, a Endress+Hauser terminou o ano de 2022 com cerca de 2,9 milhões de produtos entregues e com um aumento de 30% em vendas. “Ao contrário de outras empresas, nunca interrompemos a nossa produção”, explicou. Isto foi possível porque a empresa alemã faz uma

gestão inteligente do seu inventário, recorrendo a parcerias de longo prazo com fornecedores chave. “Apesar de ser significativamente abaixo do nosso objetivo, conseguimos entregar 84% das encomendas atempadamente”, afirmou.

Contudo, o CEO confirmou que nem tudo correu pelo melhor. “Estaríamos extremamente felizes à medida que entramos no ano em que celebramos o nosso 70º aniversário, se a nossa alegria não fosse assombrada pelo encerramento do nosso negócio na Rússia”, disse. Matthias Altendorf explicou que, cumprindo com as sanções impostas pela ONU, o encerramento foi necessário, mas que não esqueceram a sua responsabilidade para com os funcionários e os clientes. Adiaram ao máximo a decisão, começando por adaptar o modelo de negócio e por se focar exclusivamente em áreas civis. Contudo, o encerramento foi inevitável. Aconteceu em outubro e, pela primeira vez na história da Endress+Hauser, fecharam “sistematicamente um centro de vendas, que estava diretamente associado com a perda de 170 postos de tra-

Em 2022, a Endress+Hauser criou 700 novos postos de trabalho e, com isso, surgiu a necessidade de mais espaço. Como tal, investiram 240 milhões de euros em novos edifícios e equipamentos, quebrando precedentes. “Nós criamos locais de trabalho modernos e orientados para o futuro. Aproveitamos a digitalização e a automação nas nossas instalações de produção”, explicou o CEO, destacando alguns produtos da marca como o Promass Q, o Micropilot FMR6xB, o Liquiline Mobile CML18 e o Memobase Pro documentation software como prova de que a empresa continua a investir também no desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços.

Matthias Altendorf não terminou sem antes falar nas iniciativas da Endress+Hauser que levam ciência, tecnologia, engenharia e matemática aos mais novos e água limpa para famílias do Sul de África. Esta última, foi organizada pela WIN (Women’s Integrated Network), uma rede global que tem como objetivo promover a mulher na Endress+Hauser. “Até 2030, queremos aumentar a percentagem

REPORTAGEM 84 MANUTENÇÃO 156/157
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.