Portugal empreendedor

Page 1

DA MESA DO DIRECTOR

Portugal Empreendedor J. Norberto Pires Prof. da Universidade de Coimbra CEO do Coimbra Inovação Parque

Neste ano de 2009 que se anuncia difícil dado o cenário de crise internacional, Portugal têm várias oportunidades decisivas para o seu futuro que passam pela aposta em conhecimento, na capacidade de gerar e incubar empresas de sucesso, bem como acelerar e fazer crescer as boas iniciativas. Essas valências têm de ser promovidas para que todos tenhamos consciência delas e sejamos capazes de definir, de forma clara, estratégias de longo prazo que tenham como objectivo o desenvolvimento sustentável do país. É também na nossa capacidade de inovar, realizar e ter sucesso que tem de ser colocado muito do nosso esforço de incentivo. Essa aposta é fundamental para que mais empresas apostem em investigação e desenvolvimento (I&D), para que apareçam mais empresas resultantes de I&D feito em Universidades e centros de investigação, para que a necessidade de inovar e o sentido de risco façam parte das nossas preocupações diárias, contribuindo de forma decisiva para a mudança cultural que é urgente promover. Só assim se alcança o objectivo de sustentar o desenvolvimento de um país capaz de se reinventar e ter sucesso, com base, justamente, na capacidade dos seus cidadãos, em colaboração (em rede) com o mundo, porque nada se consegue isolado. Só assim, ou muito dessa forma, seremos também atractivos para o investimento estrangeiro estruturante, aquele que aposta nas nossas capacidades como vantagem competitiva. É um caminho longo e difícil mas que tem de ser percorrido. É altura de interiorizar que os verdadeiros sucessos são aqueles que resultam de uma estratégia bem delineada, que têm por base verdadeiros ganhos necessariamente civilizacionais e colectivos, num caminho que se faz caminhando, passo-a-passo, com objectivos de longo prazo que são superiores aos esforços individuais: vivendo como pensam sem pensar como viverão. É altura de reforçar a aposta em nós próprios, colocando todas as nossas capacidades, de forma coordenada, ao serviço do nosso desenvolvimento e do nosso futuro colectivo. Portugal é Criativo e Empreendedor. É essa a nossa MARCA.

ESTATUTO EDITORIAL TÍTULO “robótica” - revista técnico-científica OBJECTO Ciências e Tecnologias no âmbito da Automação, Controlo e Instrumentação OBJECTIVO Difundir ciência, tecnologia, produtos e serviços, para quadros médios e superiores com formação em engenharia e gestão industrial. ENQUADRAMENTO FORMAL A “robótica” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação. CARACTERIZAÇÃO Publicação periódica especializada. ESTRUTURA REDACTORIAL Director – Docente de reconhecido mérito científico. Coordenador Editorial – Profissional no ramo de engenharia afim ao objecto da revista. Conselho Editorial – Orgão de consulta e selecção de conteúdos científicos. Colaboradores – Investigadores e técnicos profissionais que exerçam a sua actividade no âmbito do objectivo editorial, instituições de formação e organismos profissionais. SELECÇÃO DE CONTEÚDOS A selecção de conteúdos científicos* é da exclusiva responsabilidade do Director, apoiada pelo Conselho Editorial. O noticiário tecno-informativo é proposto pelo Director Executivo. A revista poderá publicar peças noticiosas com carácter publicitário nas seguintes condições: (i) identificadas com o título de publi-reportagem; (ii) formato de notícia com a aposição no texto do termo publicidade. ORGANIZAÇÃO EDITORIAL Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende: Sumário, Editorial, Colunas de Opinião, Artigos Técnicos, Noticiário Tecnológico, Feiras e Exposições, Dossier Temático, Tabelas Comparativas, Informação TécnicoComercial, Entrevista, Publi-reportagem e Reportagem, Bibliografia, Links, Publicidade. ESPAÇO PUBLICITÁRIO A publicidade organiza-se por espaços de páginas e fracções, encartes e publi-reportagens. A tabela de publicidade é válida para o espaço económico europeu. A percentagem de espaço publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação. A direcção da revista poderá recusar publicidade nas seguintes condições: (i) A mensagem não se coadune com o seu objecto editorial; (ii) O anunciante indicie práticas danosas das regras de concorrência, não cumprimento dos normativos ambientais e sociais. * Os artigos científicos poderão ser publicados em inglês

[2]

robótica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.