Power-over-Ethernet: caraterística em relevo

Page 1

Power-over-Ethernet: caraterísticas em relevo

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

vo terminal se encontra ligado. Para não danificar um dispositivo terminal não compatível com uma sobretensão de PoE, é utilizado o denominado processo “Resistive Power Discovery“. Em intervalos cíclicos, cria um sinal de tensão de corrente limitado e não crítico para o dispositivo de terminal no fio correspondente. Deste modo, o switch PoE reconhece se o consumidor de energia ligado dispõe de uma resistência terminal de 25 kOhm e se assim é compatível com PoE. Apenas neste caso, o PSE (Power Source Equipment) assume a alimentação de corrente do PD (Powered Device) com uma tensão de 48 V. Deste modo, são excluídos os danos num dispositivo terminal não compatível com PoE.

robótica

48

NOTA TÉCNICA

O Power-over-Ethernet (PoE) convence como processo orientado para o futuro e de aplicação flexível, no qual são transmitidos os dados e a corrente dos dispositivos ligados em rede numa única linha padrão (cabo LAN). Para tal não se aplicam cablagens dispendiosas, tal como uma ligação de corrente adicional para os dispositivos terminais individuais. Estabelecido há já vários anos em ambientes de escritórios, o PoE encontrou hoje o seu caminho para o setor industrial. A Weidmüller realça as particularidades.

Alimentação de tensão paradigmática de WLAN Access-Points compatíveis com PoE na gestão de dados.

QUEM ESTABELECEU A UTILIZAÇÃO DO POE EM AMBIENTE INDUSTRIAL? Em ambiente de escritório já desde 2003 que são fornecidos dispositivos em rede PoE, como por exemplo, o telefone ou outros aparelhos com reduzida necessidade de potência.

positivos com fornecimento Ethernet requerem um maior nível de potência dos fornecedores de energia em comparação com o ambiente de escritório. Assim houve uma ampliação da especificação do ano de 2009: a Norma 802.3at aumentou a potência máxima de 15,4 para 30 W.

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) estabeleceu aqui a Norma 802.3af-2003. Novas Normas forçaram agora a intensificação da utilização do processo em ambiente industrial, por exemplo, através do fornecimento de sistemas de processamento de imagens (câmaras) ou módulos WLAN. No caso de aplicações industriais exigentes com um grande volume de funções, os dis-

O QUE HÁ A TER EM CONTA AO MANOBRAR O POE NO DIAADIA? O PoE funciona essencialmente com uma tensão de alimentação de 48 V. Porém, também dispositivos de terminal que não são suportados pelo PoE podem ser operados por switches com portas PoE, desde que tenha um switch compatível com PoE num mecanismo de reconhecimento que mostre que tipo de dispositi-

COMO FUNCIONA EXATAMENTE A ALIMENTAÇÃO POE? A alimentação de energia nos fios pode ocorrer de dois modos. Com Fast Ethernet (100 MBit/s) ambos os pares de fios 4/5 e 7/8 não utilizados no cabo são utilizados para a alimentação de tensão, uma vez que com Fast Ethernet apenas os pares de fios 1/2 e 3/6 são utilizados para a transmissão de dados. Neste caso, a corrente e os dados são separados. Com Gigabit-Ethernet (1.000 MBit/s) é utilizada a chamada alimentação Phantom, com a qual são usados todos os quatro pares de fios tendo a par a transmissão de dados em conjunto com a tensão de alimentação. Este processo é necessário porque a tecnologia Gigabit para a transmissão de dados utiliza basicamente todos os oito fios de um cabo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.