F.Fonseca apresenta o sensor ML20 Markless da Sick

Page 1

robótica

72

F.Fonseca, S.A. Tel.: +351 234 303 900 · Fax: +351 234 303 910 ffonseca@ffonseca.com · www.ffonseca.com www.facebook.com/FFonseca.SA.Solucoes.de.Vanguarda

informação técnico-comercial

F.Fonseca apresenta o Sensor ML20 Markless da Sick Funcionamento sem marcas para uma maior estabilidade e liberdade de desenho: inovadora solução para máquinas de etiquetagem alimentadas por rolo – o ML20. O sensor de contraste ML20 Markless da Sick baseia-se num princípio de reconhecimento de padrões. Uma imagem memorizada é usada como referência para a deteção de um padrão de contraste recorrente. É então gerado um sinal de saída estável e a velocidades elevadas, graças à nova tecnologia que permite detetar marcas sem estas estarem impressas. O sensor markless é adequado em aplicações na indústria de embalagem O painel de controlo oferece a possibilidade de uma configuração simples e amigável ou, em alternativa, comunicando com o software SOPAS, do seu PC, através da porta Ethernet. O sensor de contraste ML20 Markless da Sick proporciona grandes benefícios, particularmente em aplicações que usem máquinas de etiquetagem alimentadas por rolo. Tipicamente este é usado para controlar o processo de corte, de modo a separar as etiquetas que não possuam marcas de impressão, que ocupam muito espaço e são inestéticas. Adicionalmente, o processo torna-se mais estável e o desperdício causado por cortes incorretos é minimizado. O princípio de operação baseia-se numa câmara linear, esta procura diferenças de contraste na imagem da etiqueta sem interrupções. Isto permite detetar o ponto de comutação com precisão, mesmo a velocidades elevadas. Caraterísticas Caixa robusta em metal; Velocidade máxima de deteção 7 m/s; Monitorização da qualidade do processo através do painel de controlo ou do software SOPAS (via Ethernet); Facilidade de alinhamento e teach-in; Repetibilidade de 0.6 mm (2 Sigma); Possibilidade de rodar a ficha 90º.

ANTES - Etiqueta utilizada com marca de contraste

Esta área de etiquetagem teve que ser concebida em baixo contraste para garantir a mudança visível e fiável do sensor. Se houvesse uma impressão semelhante a uma marca, como no exemplo apresentado em cima, era necessária uma intervenção complexa do controlador da máquina de forma a identificar a marca correta. Era necessário adicionar um material para cobrir a “inestética” marca de contraste. AGORA - Nova etiqueta sem marca de contraste e com a liberdade de design completo para toda a área!

A economia de material permite a redução de custos. Já não é necessário para cobrir a marca de contraste através da sobreposição do material. Área de sobre-

posição real necessária para a adesão e acabamento arredondado. Vantagens Deteção fiável, mesmo com imagens complexas, reduz tempos de paragem e desperdício; Menos restrições para o fabricante de máquinas traduzem-se em maior liberdade no desenho das embalagens; Permite uma utilização mais eficiente do espaço no produto, em vez de usar marcas de impressão desnecessárias; Mudanças de formato mais rápidas e simples através da gravação dos diferentes formatos via Ethernet; Monitorização da qualidade do processo e do teach-in através do display ou do SOPAS, aumentando a fiabilidade; Fácil teach-in do sensor, efetuado diretamente através do painel de controlo, através do sinal elétrico externo ou via Ethernet utilizando o software SOPAS.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.