Patentes

Page 1

DA MESA DO DIRECTOR

Patentes J. Norberto Pires Prof. da Universidade de Coimbra CEO do Coimbra Inovação Parque

De vez em quando vou aos websites do registo de patentes mundiais para ver o que se inventa. E aparecem coisas verdadeiramente assombrosas, de tão ridículas e patetas. Ao ponto de dar comigo a pensar o que é que terá levado os seus autores a registar tamanhas idiotices. Mas a seguir verifico, com alguma frequência, que algumas dessas invenções tiveram sucesso comercial, o que, de facto, só pode ter como resultado uma longa e saudável gargalhada. Eu sei que muita gente adora cães, e os trata melhor do que trata outros seres humanos, mas o que é que leva uma pessoa a inventar uma trela-guarda-chuva?

Ou pensar que alguma vez um cão permitirá que se instale um dispositivo destes?

O registo de patentes tem como objectivo garantir a autoria e propriedade de uma ideia, dispositivo ou tecnologia. Significa que há um problema para resolver, ou como é comum hoje em dia, uma necessidade consumista para criar. Em todos os casos pretende-se proteger a propriedade comercial e industrial contra cópias e abusos. Mas ao olhar para muitas patentes ficamos com dúvidas se o problema não é mesmo a sanidade mental de alguns autores. Um guarda-sol para cervejas?

É uma patente americana de 2008. Muito útil para oferecer, como anedota, ao nosso melhor amigo (amante de uma boa cerveja) :-) J. Norberto Pires

[2]

robótica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.