seis parques fotovoltaicos em Portugal são geridos com tecnologia da Phoenix Contact

Page 1

seis parques fotovoltaicos em Portugal são geridos com tecnologia da Phoenix Contact

A existência de grandes parques fotovoltaicos em Portugal é nos dias de hoje uma realidade. Efetivamente, mais de metade da energia produzida em Portugal vem de fontes renováveis, sendo as predominantes a hídrica e a eólica. Porém, a parcela relativa às fotovoltaicas está a ter um crescimento acentuado. Até ao final de 2021, a capacidade total dos parques existentes ascendia a 1.7 GWp. Até fim de 2030 estima-se uma capacidade de 9 GWp. Um dos maiores investimentos em parques fotovoltaicos executados em Portugal foi feito pela empresa Wirtgen Invest Holding GmbH. Trata-se de 6 parques fotovoltaicos cuja capacidade total é de 195 MWp, localizados nas proximidades da Amareleja, Cartaxo, Lagos, Ferreira do Alentejo, Moura e Santarém.

Moura, o quinto parque, foi ligado com sucesso a rede pública em meados de 2021. Está localizado nas proximidades da barragem do Alqueva, tem 130 000 painéis fotovoltaicos e produz uma potência máxima de 49.4 MWp. A energia produzida é injetada na rede pública através de uma subestação que foi construída na proximidade do parque e comercializada sob a

tem atividade na área das energias renováveis desde 2005 na execução de projetos de grande dimensão um pouco por todo o mundo. Outra empresas parceiras foram a Conecon GmbH (EPC), a Zebotech GmbH (integrador de sistemas para controlo e monitorização do sistema fotovoltaico) e QoS Energy (portal de supervisão e de operações e manutenção).

Solução completa e integrada

“ Um investimento para o futuro ” é como Jürgen e Stefan Wirtgen, os 2 Diretores Gerais da holding, descreveram este projeto, o qual foi executado por empresas parceiras. Uma destas é a empresa alemã WinRG GmbH que

A Phoenix Contact também participou ativamente neste projeto, ao fornecer a tecnologia para um sistema integrado de gestão do parque fotovoltaico (Integrated PV Park Management – IPM). Uma das funções desde sistema é recolher continuamente todos os dados de operação do parque fotovoltaico e fornecê-los ao portal de supervisão, onde são processados pelo módulo de gestão de performance de ativos. Outra das funções é o controlo de injeção de energia na rede pública ( feed-in management system).

Regulação dos inversores

Como os 6 parques fotovoltaico têm a mesma estrutura, o conceito geral poderá ser explicado através do exemplo do parque de Moura. Contém 525 caixas fotovoltaicas que agregam a corrente vinda de 7350 strings fotovoltaicas e conduzem-na para 525 inversores do modelo SHP75 da SMA. Nas caixas fotovoltaicas, os cabos DC estão protegidos contra curto-circuitos e sobretensões. Esta propriedade é importante porque o parque está exposto à ocorrência de descargas atmosféricas. A proteção é feita através de bornes porta-fusíveis e fusíveis PV e descarregadores de sobretensão, ambos da Phoenix Contact. Para além da proteção, estes componentes aumentam significativamente a disponibilidade de funcionamento

44 case-study
Dipl.-Ing. (FH) Maren Gast, Global Industry Management Solar Power, Phoenix Contact Electronics GmbH, Bad Pyrmont, Germany Tradução e adaptação Eng. Carlos Coutinho, Country Marketing and Product Manager, Phoenix Contact, S.A., Portugal Vista aérea do parque fotovoltaico de Moura (capacidade de 49.4 MWp).
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.