S2m aposta num correcto desenho de pocessos para sustentar a sua actividade

Page 1

S2m Tel.: +351 229 577 562 . Fax: +351 229 577 576 . geral@s2m.pt www.s2m.pt

Publi-Reportagem

A gestão por processos como factor crítico de sucesso na manutenção

S2m aposta num correcto desenho de processos para sustentar a sua actividade A S2m, detida pela Transdev e pela Efacec, iniciou a sua actividade em Janeiro de 2005 e dedica-se à manutenção de infra-estruturas ferroviárias e de transportes urbanos. A gestão por processos tem assumido um papel determinante nas práticas de gestão da empresa, assim como a aposta no sistema de gestão integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança, de acordo com as normas ISO 9001:2000, 14001 e OSHAS 18001. Jorge Azevedo, Administrador Delegado da S2m, reitera a importância de não descurar a monitorização dos processos críticos do negócio. Afirma, ainda, que resultados excelentes se atingem com um bom desempenho operacional, o que assenta numa correcta definição de processos, no desenvolvimento e envolvimento das pessoas, na aprendizagem e melhoria contínua. Adiantando que o desenvolvimento do negócio da S2m passa pela diferenciação e pela internacionalização. SITUAÇÃO A S2m - Sociedade de Manutenção de Metropolitanos é uma empresa especializada em soluções de manutenção para transportes urbanos. Da sua actividade actual fazem parte importantes projectos, onde se destaca a manutenção das Instalações Fixas do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto (SMLAMP) e a operação e manutenção do Funicular dos Guindais. Na área de manutenção rodoviária a S2m assume um papel relevante, tendo sido contratada pela Transdev – terceiro maior operador privado nacional - para organizar a gestão da manutenção dos autocarros, nos vários pontos da rede. Assegurar que o transporte dos passageiros é feito nas melhores condições de segurança é a sua missão, mantendo elevados índices de disponibilidade, fiabilidade e imagem comercial. Jorge Azevedo, Administrador Delegado da S2m afirma que a empresa está a crescer de forma sustentada, tendo o sistema de gestão integrado contribuído para a implementação de melhores práticas na empresa e para uma melhor estruturação dos processos chave do negócio. A obtenção da certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança, de acordo com as normas ISO 9001:2000, 14001 e OSHAS 18001 demonstra a aposta estratégica nesta matéria.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL A gestão por processos assume um papel determinante nas práticas de gestão da S2m, tendo esta definido os processos críticos, que constituem

fontes de criação de valor. A monitorização dos processos é feita numa tripla perspectiva: Estratégica Operacional e Financeira. Fazem parte dos recursos necessários para atingir estes objectivos: as Pessoas, os Sistemas de Informação e os Procedimentos. A S2m, que conta hoje com cerca de 50 pessoas, apostou em Sistemas de Informação capazes de traduzir os resultados do seu investimento. A implementação do Balanced Scorecard, que se encontra em curso, é a sua melhor evidência. Este último, vai permitir comunicar e dar a conhecer a visão e os objectivos estratégicos aos colaboradores, para que posteriormente estes possam agir em conformidade nos diferentes níveis da organização. O Balanced Scorecard vai alinhar os indicadores chave da actividade com os objectivos estratégicos operacionais, não se perdendo a ligação com a estratégia concebida pela gestão de topo. A estratégia acaba por traduzir-se em objectivos concretos, facilmente apreendidos por todos os intervenientes. Para além disso, implica os colaboradores, motivando-os a atingir os objectivos delineados, criando um sentimento de contributo para os resultados da empresa. A S2m valoriza o envolvimento dos seus colaboradores na tomada de decisão, apostando no seu desenvolvimento e formação. De acordo com o Administrador Delegado da S2m, o Balanced Scorecard revela-se uma ferramenta poderosa, pois permite medir o alinhamento do desempenho da S2m com a estratégia definida. Para além disso, permite conhecer melhor a posição da S2m no mercado, o desempenho dos seus processos e recursos críticos, bem como compreender qual a

SUMÁRIO País Portugal Sector Serviços de manutenção Situação A S2m tem cerca de 50 colaboradores e é detida em 60% pela Transdev e em 40% pela Efacec. Actua no sector da manutenção ferroviária e rodoviária. Desenvolvimento organizacional A S2m apostou em Sistemas de Informação para medir, de forma mais eficaz, o seu desempenho e posição perante o mercado. Ênfase na cadeia de valor O desempenho dos processos da cadeia de valor têm uma importância capital para a S2m, através da análise da mesma é possível detectar eventuais pontos de ineficácia no sistema. Alianças Estratégicas As parcerias são vistas pela S2m como uma forma de promover o desenvolvimento sustentado da empresa, maximizando as competências técnicas e operacionais, minimizando ao mesmo tempo os riscos.

Errata Na edição nº 92 da revista “manutenção”, na Publi-reportagem da empresa S2m, onde se lê “…Administrador Delegado da, reitera…”, deve ler-se “…Administrador Delegado da S2m, reitera…”. Pelo lapso apresentamos a nossas desculpas aos nossos leitores e à empresa S2m. Publicamos de seguida a Publi-reportagem na íntegra.

‘36 · MANUTENÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.