Biomassa é risco das renováveis

Page 1

espaço riscos renovåveis

biomassa ĂŠ risco das renovĂĄveis Considerando que o tema de fundo da presente edição da “renovĂĄveis magazineâ€? ĂŠ dedicado Ă Biomassa, gostaria aqui de tambĂŠm fazer uma referĂŞncia a esta fonte de energia renovĂĄvel, no que diz respeito aos riscos segurĂĄveis, dado que o seu enquadramento como tal tende, muitas das vezes, a ser descaraterizado no mercado segurador e assim permitir uma melhor compreensĂŁo, anĂĄlise e tratamento desta questĂŁo. NĂŁo esquecendo os mais importantes tipos de fontes de origem renovĂĄvel que caraterizam a Bio o processo, passo a referir as seguintes:

Jorge Mafalda jorgemafalda@joaomata.pt

!"

#

" veis Sólidos na forma de Estilha, Pelletes e Briquetes. Sendo este último o de maior visibilidade e implantação, serå aquele que provavelmente terå mais exemplos pråticos. Contudo os restantes 2 processos, tambÊm têm riscos de enquadramento semelhante. Assim, e para o efeito, foco aqui as principais razþes, na minha perspetiva, que levam a que esta fonte de energia renovåvel seja vista, numa primeira anålise, como de difícil enquadramento nesta família energÊtica e de riscos seguråveis:

provado que os gases libertados por esta biomassa, durante a sua fase de combustĂŁo, sĂŁo idĂŞnticos aos mesmos gases que as mesmas plantas absorveram durante o seu processo de crescimento atravĂŠs da fotossĂ­ntese.

1. Energeticamente Ê de associação direta, feita por todos nós, que as energias de fonte renovåvel são ambientalmente limpas, contudo, teremos tambÊm de admitir que para, os menos familiarizados com esta temåtica, não seja imediato este enquadramento, nomeadamente no caso dos Biocombustíveis Sólidos, onde a produção de energia Ê feita atravÊs da combustão e consequente libertação de dióxido de carbono. A este nível serå conveniente esclarecer que a pegada ecológica, que tambÊm carateriza as $

gases libertados por esta biomassa, durante a sua fase de combustĂŁo, sĂŁo idĂŞnticos aos mesmos gases que as mesmas plantas absorveram durante o seu processo de crescimento atravĂŠs da fotossĂ­ntese. 2. Para os riscos segurĂĄveis, relacionados com a produção, ĂŠ fĂĄcil perceber que todos eles tĂŞm % & SĂłlido. Contudo e nĂŁo obstante este facto, existem riscos comuns que, por sua vez, os distinguem da restante famĂ­lia das fontes de energia renovĂĄvel, – o vento, o sol e a ĂĄgua –, con ' – Intervenção humana no processo de manuseamento da matĂŠria-prima e produto " – Necessidade de transporte e armazenagem da matĂŠria-prima e produto acabado. É aqui que, efetivamente, a diferença se faz e que obriga o mercado segurador a diferenciar este tipo de riscos e muitas das vezes a equiparĂĄ-los a outras atividades industriais, tanto mais que, em alguns casos, nomeadamente ao nĂ­vel dos BiocombustĂ­veis SĂłlidos, a sua linha de produção funciona de uma forma contĂ­gua a uma outra atividade industrial. A tĂ­tulo conclusivo gostaria que esta minha opiniĂŁo, dirigida a todos os intervenientes neste " ( ( cação de determinados tipo de riscos e consequentemente, que os custos de transferĂŞncia (prĂŠmio a pagar aos seguradores) se traduzissem num ajustamento real a cada caso.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.