APC: APC by Schneider Electric suporta aeroporto de Heathrow

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

133

o electricista APC by Schneider Electric

APC

{APC BY SCHNEIDER ELECTRIC SUPORTA AEROPORTO DE HEATHROW}

A BAA confia na solução InfraStruxure® da APC by Schneider Electric para garantir a eficiência e segurança dos Centros de Dados dos aeroportos do Reino Unido. A BAA, operadora do maior aeroporto do Reino Unido, Heathrow, utiliza no seu centro de dados, as soluções da APC by Schneider Electric, como base para consolidar e virtualizar os seus servidores. A combinação dos bastidores NetShelter® SX da APC, com unidades de distribuição eléctrica NetBotz® e do software InfraStruxure Central garantem uma melhor e maior segurança da plataforma física do BAA e assegura uma redução das emissões de CO2 dos seus serviços de TI. O Terminal 5 do aeroporto de Heathrow é uma infra-estrutura emblemática em muitos aspectos. Todo este projecto cumpriu os prazos de construção e ajustou-se ao orçamento previamente definido. A primeira pedra foi lançada em Setembro de 2002 e foi oficialmente inaugurado no dia 27 de Março de 2008. Este terminal é o maior edifício independente do Reino Unido e a sua construção albergou mais de 60 mil trabalhadores e mais de 100 milhões de horas de trabalho. Actualmente, circulam mais de 30 milhões de pessoas por ano neste Terminal.

seus 90 pontos de distribuição rápida e 54 postos de monitores de facturação. O aeroporto em si tem mais de 10 quilómetros de esteiras transportadoras que tanto distribuem as bagagens pelos porões dos aviões como para as salas de recolha de bagagem. Rob Harris, director da infra-estrutura da BAA, dita que “os sistemas de TI são cruciais para o sucesso das operações num terminal de aeroporto. Se esses serviços essenciais para o seu funcionamento, como o caso do sistema de bagagens, falham, mesmo que só por uns minutos, pode afectar negativamente toda a experiência desses passageiros.” Os diferentes fornecedores, operadores de aeroportos e companhias aéreas têm o seu próprio equipamento tecnológico, o que aumenta a complexidade dos sistemas operativos do aeroporto. Nick Guyan, Director de Facilities da BAA, refere que “nos nossos sete aeroportos no Reino Unido dispomos de uma grande infra-estrutura tecnológica, composta por dois grandes centros de processamento de dados, 22 salas de servidores e mais de mil cabines de cabos informáticos.

Esta infra-estrutura acolhe um grande número de viajantes, que a utilizam para viajar tanto em trabalho como em lazer. Não é, portanto, surpreendente que os sistemas de TI desempenhem um papel importante para a satisfação do cliente. A tecnologia não só assegura que os passageiros se mantenham informados do estado dos seus voos, mas também é essencial para garantir a segurança, monitorizando desde a iluminação a escadas rolantes dos edifícios, ao mesmo tempo que assegura que tudo funciona dentro da normalidade. O aeroporto de Heathrow nunca encerra para negócios e, embora não hajam voos à noite, os principais sistemas devem estar constantemente disponíveis para trabalhar a qualquer momento. Nas horas de ponta, o Terminal 5 processa mais de 12 mil malas através dos

Figura 1 . Modelos do sistema de bastidores NetShelter® SX, da APC.


ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

o electricista

135

Figura 2 . A solução NetBotz® integra de forma única as componentes de monitorização ambiental e segurança. O InfraStruxure® Central possui um software de gestão que permite uma forma de controlo, monitorização e gestão eficiente de todos os dispositivos de infraestrutura física de uma organização.

Para complementar o uso do NetShelter ® SX e do equipamento NetBotz®, a BAA também utiliza um conjunto padrão de distribuição de energia da APC by Schneider Electric, para além de componentes do APC Data Center Physical Infrastructure (DCPI) Management Suite, e especialmente o InfraStruxure Central 5.1 aberto a aplicações de Capacity Manager. O InfraStruxure Central 5.1 é um sistema de supervisão versátil que colecta, organiza e distribui alertas críticos, vigilância e informação essencial a partir do centro do processamento de dados. O software caracteriza-se por uma arquitectura aberta e flexível que integra TI juntamente com sistemas de gestão do edifício, sendo usado pela BAA para fornecer uma visão unificada do ambiente da infra-estrutura física incluindo os dispositivos de terceiros, e câmaras CCTV de Pelco by Schneider Electric, UPS e arrefecimento. Além disso, o Capacity Manager utiliza dados compartilhados no ambiente físico para optimizar a gestão do inventário, a distribuição, refrigeração e as capacidades do rack para assegurar a máxima utilização dos recursos. O uso do software de gestão é fundamental para assegurar a eficiência energética dos centros de dados para melhorar o PUE das instalações da BAA, em conformidade com o Código de Conduta da União Europeia. Nick Guyan afirma que “a solução modular da APC by Schneider Electric é uma tecnologia fundamental para a BAA. A sua qualidade de construção é muito elevada e muito flexível, o que permite ir ajustando o seu crescimento, tornando mais fácil de conectar os seus componentes pré-fabricados. Mesmo os pedestais dos armários NetShelter® SX foram desenhados para solucionar o problema da poeira intrínseca a este tipo de salas! Sabemos os benefícios da estandardização. Podemos reduzir o risco de inactividade devido a uma arquitectura padronizada de TI. A arquitectura do InfraStruxure

da APC by Schneider Electric é mais fácil de implementar, integrar e manter. Além disso, tem sido muito fácil treinar as nossas equipas para a utilização do software e do hardware do sistema.” O passo seguinte, diz a BAA, é ir para a alta intensidade das instalações dos centros de dados utilizando o InfraStruxure com o sistema de contenção de corredores quentes. Rob Harris afirma que “as instalações de alta densidade ajudar-nos-ão a acelerar o programa da transformação de Heathrow, agilizando a disponibilidade desta instalação e ao mesmo tempo melhorando os sistemas de refrigeração, reduzindo o nosso consumo de energia e os custos de manutenção. A indústria aérea tem trabalhado arduamente para reduzir as suas emissões e incrementar a eficiência energética. As instalações de alta densidade, com baixo volume de emissões para a atmosfera, encaixam-se perfeitamente com as quotas desta indústria”. Em suma, Rob Harris reforça: “a APC by Schneider Electric construiu uma relação forte com a BAA. Trabalhamos em conjunto, utilizando toda a tecnologia da APC by Schneider Electric para resolver problemas. Temos 300 racks NetShelter® SX em Heathrow e a nossa expectativa é substituir todos os antigos. A APC by Schneider Electric tem-nos permitido investir em infra-estrutura física e ajudou-nos com a nossa estratégia no âmbito das TI, optimizando a utilização de energia, refrigeração e espaço, assegurando uma alta eficiência energética. A tecnologia APC by Schneider Electric contribui positivamente para a experiência de qualquer passageiro em Heathrow.”

Para mais informações APC BY SCHNEIDER ELECTRIC Tel.: +351 218 504 100 www.apc.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.