APC By Schneider: a importância do cliente para a sustentabilidade do negócio

Page 1

ENTREVISTA

revista técnico-profissional

o electricista

163

Helena Paulino

APC BY SCHNEIDER

{“A IMPORTÂNCIA DO CLIENTE PARA A SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO”}

Aldino Falcão, Director Técnico de Serviços Técnicos da APC by Schneider Electric, explicou o seu percurso. revista “o electricista” (oe): O que nos pode dizer sobre Aldino Falcão, Service Manager do Critical Power & Cooling da Schneider Electric? Aldino Falcão (AF): Sou director dos Serviços Técnicos do IT business da Schneider Electric com a responsabilidade de assegurar técnica e operacionalmente, o melhor nível de qualidade de serviços aos nossos clientes. Para tal, contamos com uma vasta equipa de colaboradores, desde a coordenação operacional passando pela equipa de técnicos qualificados, cobrindo todo o território nacional até aos coordenadores de projecto. oe: Mas como decorreu todo o seu percurso profissional até aos dias de hoje? AF: Iniciei a minha carreira profissional em 1992 como Técnico de Electrónica nos Serviços pós-venda de um fabricante nacional especializado na área da protecção da alimentação eléctrica informática e industrial. Depois de ter passado por uma experiência de 2 anos na área da electromedicina, surgiu a oportunidade de constituir e liderar um novo departamento técnico da subsidiária portuguesa do grupo dinamarquês Silcon Power Electronics fabricante de UPS’s, desafio que aceitei porque era um grupo multinacional com um conjunto de objectivos e

métricas bem definidos e ambiciosos a atingir e com uma nova forma de abordagem ao serviço pós-venda completamente diferente daquele que prestávamos. Tratava-se de uma forma de trabalhar mais inovadora, com uma aposta forte na qualificação dos técnicos e de todo o serviço de coordenação, com formação específica em fábrica para o pessoal operacional e implementação de novos processos de gestão e controlo. Assumiu-se ainda como fundamental a necessidade de incutir em todos os intervenientes algo muito importante e que faz toda a diferença para se obter um serviço pós-venda de excelência: a consciencialização da importância do cliente para a sustentabilidade do negócio. oe: E como se dá a transição para a APC by Schneider Electric? AF: O grupo APC decide adquirir a Silcon e passamos a lidar com uma filosofia empresarial americana, completamente diferente da europeia, com processos mais globais e objectivamente mais exigentes, mas permitindo um grau de co-responsabilidade a cada colaborador, proporcionando-lhe em contrapartida todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, para que cada um pudesse maximizar o desempenho da sua função.

Há cerca de 4 anos, a APC foi adquirida pelo grupo Schneider e aqui o desafio passou pela integração das equipas da APC com as equipas da prestigiada marca de UPS MGE, então detida pela Schneider. Hoje constituimos o IT Business da Schneider Electric, especializado em soluções de energia crítica e de arrefecimento, nomeadamente as soluções de datacenters. Neste novo projecto fui agradavelmente confrontado com mais um desafio ao nível dos serviços técnicos: juntar duas equipas com filosofias de trabalho que espelham culturas empresariais diferentes, conseguindo retirar de ambas o melhor que cada uma possuía; e manter os padrões elevados de serviço a que os nossos clientes se habituaram.

“O NOSSO GRANDE OBJECTIVO PASSA POR MANTER A CREDIBILIDADE DOS SERVIÇOS” oe: Quais os objectivos que pretende cumprir ou superar estando na liderança dos Serviços do Critical Power & Cooling da Schneider Electric? AF: O nosso grande objectivo passa por manter, de forma sustentada, a credibilidade dos serviços, a qual tem vindo a ser diariamente confirmada pelo feedback que temos


ENTREVISTA

revista técnico-profissional

o electricista

167

cos fabricantes com experiência e knowhow adequado às mais variadas especialidades para poder ajudar o cliente a gerir o seu datacenter, desde a génese até à sua renovação.

“A arquitectura das nossas soluções para centros de dados assenta sempre nos pressupostos da eficiência energética.”

panels ao nível dos bastidores, e outros. Existem casos concretos em que a simples aplicação destas medidas evitou a aquisição de novos sistemas de arrefecimento e em alguns deles houve uma poupança de energia até 30%. oe: E no futuro, há inovações a implementar para melhorar ainda mais os datacenters e apostar ainda mais na eficiência energética? AF: Nesta área abre-se um vasto mundo a explorar ao qual a Schneider Electric está a dar particular atenção, como o “free cooling” e as fuel cells, a questão da sofisticação do software de gestão. O IT Business da Schneider Electric encontra-se na vanguarda destas áreas que estão a ser tratadas com especial atenção pelas nossas equipas de desenvolvimento.

“AJUDAMOS O CLIENTE A GERIR O SEU DATACENTER, DESDE A GÉNESE À SUA RENOVAÇÃO” oe: Quais as vantagens de uma empresa escolher a Schneider Electric para lhe fornecer UPS e datacenters? Que tipo de serviços destacam a Schneider Electric face aos seus concorrentes? AF: Desde logo a experiência e know-how de mais de 40 anos no mercado conferida pela casa mãe, a Schneider Electric. De

qualquer forma, aquilo que nos separa essencialmente da concorrência é conseguirmos proporcionar ao cliente uma solução completa de A a Z a partir do momento em que se idealiza o datacenter até 10 ou 15 anos mais tarde decide a sua renovação. Temos os serviços de auditoria “Site Survey” a instalações para avaliação das possíveis soluções; o desenho da melhor configuração no sentido de maximizar a performance das soluções minimizando os custos; definimos a estratégia correcta ao nível de potência e arrefecimento que permite a evolução da instalação tendo em conta em todo o momento a eficiência máxima; disponibilizamos project managers devidamente formados para conduzir e coordenar o projecto para facilitar a comunicação entre os vários intervenientes e gerir o orçamento; disponibilizamos serviço de montagem, Start-up e Commissioning da solução; asseguramos que os equipamentos são instalados de acordo com as especificações do fabricante e requisitos de garantia; e ainda efectuamos integração de software. Além disso, já em produção asseguramos planos de manutenção preventivos e correctivos, upgrades de software e firmware para manter as soluções sempre “up to date” ao longo da sua vida útil e ainda temos os serviços de monitorização remota que preveem eventuais problemas, solucionando-os antes mesmo de acontecerem. Assim, somos provavelmente, um dos pou-

oe: Em termos de inovação, o IT Business da Schneider Electric tem apostado no desenvolvimento de novos produtos ou está centrado em consolidar a sua posição no mercado? AF: O IT Business da Schneider Electric faz parte de um grupo muito dinâmico, pelo que, por um lado queremos consolidar a nossa posição com as soluções que possuímos e têmo-lo feito com a nossa solução InfrastruXureTM devidamente patenteada e com provas dadas ao nível dos datacenters. Mas não deixamos de desenvolver novos produtos, de forma a ir ao encontro das novas e maiores exigências do mercado, sobretudo na demanda da eficiência energética e Green IT. oe: Os parceiros também têm um papel de destaque na Schneider Electric. De que forma tentam passar-lhes essa importância? AF: O IT Business da Schneider Electric assenta o seu modelo de negócio e a sua estratégia de “Go to Market” na base de parcerias. Os nossos parceiros têm uma importância crucial para o nosso negócio e importa referir que o nosso crescimento no mercado se deve também ao trabalho que conjuntamente temos desenvolvido ao longo dos anos. Nesse pressuposto temos constantemente vindo a apostar no desenvolvimento e renovação de novos programas de canal, visando a melhoria do negócio conjunto.

Para mais informações

APC BY SCHNEIDER ELECTRIC Tel.: +351 218 504 100 www.apc.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.