Casos de aplicação: ventilação de um ginásio com piscina

Page 1

FORMAÇÃO

revista técnico-profissional

o electricista

46

Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

casos de aplicação {VENTILAÇÃO DE UM GINÁSIO COM PISCINA} O PROBLEMA Um ginásio tem, na sua zona central, uma pequena piscina climatizada pelo que, devido à temperatura ambiente, a evaporação da água provoca humidade nas paredes bem como a formação de bolores. DADOS A TER EM CONSIDERAÇÃO O ginásio tem uma superfície de 144 m2 e 2,5 m de altura, o que dá um volume de 360 m3. A piscina central tem uma superfície de 16 m2.

DETERMINAÇÃO DAS NECESSIDADES

A SOLUÇÃO

Nos recintos onde haja piscinas, produz-se uma elevada evaporação de água que posteriormente se condensa nas zonas mais frias do recinto.

Uma vez que se trata de uma instalação “mista” (ginásio e piscina), sugere-se a realização de uma instalação de extracção, através de uma conduta para o caudal total a extrair e uma segunda conduta para impulsão, mas com um caudal menor e que aspire o ar do exterior e o introduza no interior depois de passar numa bateria de aquecimento, descarregando na zona posterior à piscina. Conseguese deste modo, para além da ventilação do próprio ginásio, também o controlo da evaporação da piscina criando-se uma suave corrente de ar que conduza o ar húmido até à extracção.

Consequentemente, é necessário um certo grau de ventilação para se eliminarem as condensações mas, por outro lado, deve controlar-se a temperatura do ar introduzido para não arrefecer bruscamente a massa de ar interior e provocar um efeito de neblina em simultâneo com uma sensação desagradável para os utilizadores. Neste caso, estando a piscina localizada no interior do próprio ginásio, é difícil calcular o caudal adequado para a correcta eliminação da humidade (caudal que seria relativamente baixo se apenas considerássemos a superfície da piscina, uma vez que são necessários caudais da ordem dos 15 m3/h.m2 de superfície da piscina), pelo que, em função do tipo de instalação, se opta pela aplicação do Regulamento de Instalações Térmicas nos Edifícios (Norma Espanhola ITE 02.2.2, “Qualidade do ar interior e ventilação”) o qual determina que se terão em considerarão os critérios da norma em questão para a ventilação deste tipo de recintos.

› Referências dos equipamentos escolhidos Sistema de extracção CVB-240/180 1/3 CV (Monofásica 220 V)

Sistema de impulsão CVB-4/180 – 180 1/5 CV (Monofásica 220 V)

Essa norma aplica caudais de ventilação em função, neste caso, da superfície do recinto em causa. Assim, para piscinas o caudal é de 2,5 l/s m2 enquanto que para ginásios é de 4 l/s m2. Em face do exposto, propõe-se que se façam cálculos com base no valor mais elevado, pelo que o caudal adequado para a ventilação do ginásio será de Q = 144 x 4 = 576 l/s = 2074 m3/h

Figura 1 . CVB-CVT


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.