Atmosfera explosivas

Page 1

FORMAÇÃO

o electricista

revista técnico-profissional

54

Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

atmosferas explosivas Parece-nos adequado começar por definir alguns conceitos e expor os comportamentos dos líquidos, vapores e gases em circunstâncias de inflamabilidade e explosão para apresentarmos em seguida o controlo que pode exercer-se com uma ventilação adequada das atmosferas contendo esses elementos. Os líquidos em si não são inflamáveis, são os vapores que eles emanam que, com a presença de uma chama ou faísca, provocam a chama e a explosão. Estes vapores necessitam de uma determinada proporção de ar e da presença de uma fonte de ignição para ocorrer a inflamação.

Gás

Faísca

Explosão

Ar

Por exemplo, os vapores da gasolina precisam de estar presentes no ar numa percentagem de 1,4% a 7,6% para que expludam. Por essa razão, é necessário manter a gasolina líquida em recipientes estanques e reduzir ao máximo o seu contacto com o ar durante o seu manuseamento.

Figura 1 As técnicas de prevenção de incêndios e explosões baseiam-se na eliminação das fontes de ignição, evitar o contacto com o ar, garantir a estanquicidade do armazenamento dos líquidos, utilização de uma atmosfera de gás inerte e uma ventilação adequada para que se diluam as misturas e impeça a concentração de gases inflamáveis.

GÁS METANO + AR

A gasolina não é o único líquido que liberta vapores inflamáveis à temperatura ambiente. Na tabela apresentada no final são apresentados muitos outros líquidos combustíveis e inflamáveis de utilização comum. Ponto de inflamação, temperatura de ignição, limites de inflamabilidade, índice de evaporação, reactividade ao calor, densidade, índice de fusão, para além de outros factores, devem ser tidos em consideração numa correcta avaliação do risco a que estamos expostos. Quando ocorre o incêndio ou a explosão, todos estes factores perdem importância e o controlo do sinistro passa para um outro nível. Classificação: A associação americana NFPA define um líquido como sendo um fluído com uma pressão de vapor inferior a 172kPa a 38ºC. Outra classificação estabelece três categorias de líquidos inflamáveis, conforme estão esquematizados nas tabelas 1 e 2. Muitos produtos combustíveis são sólidos a uma temperatura de 38ºC ou superior mas, ao serem aquecidos, transformam-se em líquidos e libertam vapores inflamáveis. Ceras, polímeros, etc. devem ser considerados em função dos líquidos e vapores a que dão lugar quando aquecidos.

Energia mínima para infamar

Ei (PJ)

280 PJ

20 PJ LIE N. T.: LIE - Limite inferior de explosividade LSE - Limite superior de explosividade

Concentração %

LSE

Figura 2

Atmosfera explosiva: É toda a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis, sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após a ignição, a combustão se propaga a toda a mistura não queimada. (Definição contida na Directiva 94/9/CE).


revista técnico-profissional

VENTILAÇÃO 57

Tabela 4

o electricista


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.