Medições eléctricas: soluções em aparelhos digitais e analógicos

Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

96

o electricista Ventura Rodrigues Ventura Rodrigues Consultadoria Engenharia, Unipessoal Lda.

medições eléctricas

{SOLUÇÕES EM APARELHOS DIGITAIS E ANALÓGICOS}

A necessidade de efectuarmos medidas eléctricas ou de outro teor físico implicam sempre uma opção do aparelho de medida, as soluções identificam-se ao nível dos Aparelhos Digitais e Aparelhos Analógicos. A opção entre estes dois tipos de aparelhos de medida depende de vários factores, sendo que por uma questão de redução do erro de leitura da grandeza a medir nos aparelhos analógicos devemos de registar os valores no último quarto de escala, ou seja, deverá optar-se por uma escala tal que a leitura a medir seja realizada no último quarto de escala.

Outros parâmetros são igualmente importantes nos aparelhos de medida e nos valores a registar, em particular quando houver necessidade do rigor da leitura, nomeadamente exactidão, precisão, erro de paralaxe, incerteza da medição, calibre, sensibilidade, mobilidade do aparelho de medida, fidelidade, estabilidade, folga, histerese, método de medida e claro os Erros.

tipo de MEDIDAS ELÉCTRICAS: › Medição das Terras de Serviço e Terras de Protecção, e › Medição das condições de funcionamento das Protecções Diferenciais.: › I'N – Corrente de fuga, ou sensibilidade da actuação da protecção diferencial › tI'N - Tempo de actuação da protecção diferencial Para efeitos destas duas medidas, temos de ter em consideração as varias soluções técnicas que podemos usufruir Para a Medição das Terras de Serviço e Protecção podemos usufruir de vários tipos de metodologias:

Ao falarmos de Ensaios e Certificação de Instalações Eléctricas, estamos a falar basicamente de ensaios realizados em regime de Fora da Presença de Tensão, estes visam essencialmente a verificação das protecções de pessoas contra contactos indirectas, este ensaios são traduzidos basicamente por dois

1› Sistema de Pinças, o qual é extremamente pratico, mas, há que ter cuidado em verificar a existência de paralelo das ligações do electro a medir 2› Sistema convencional de sondas, o qual obriga á abertura do ligador amovível e á colocação provisória de sondas. Esta solução pode ser complicada em particular quando nas proximidades do

ligador amovível não existe facilidade de instalação das sondas provisórias


DOSSIER

o electricista

revista técnico-profissional

102

Nota: É de salientar que estas oscilações de binário contrariam a hipótese de velocidade constante. No entanto, a inércia do conjunto em rotação e a frequência relativamente elevada dos termos oscilatórios exercem uma acção de filtragem e as oscilações de velocidade têm, por isso, uma amplitude relativamente pequena. Esta amplitude é inversamente proporcional ao momento de inércia e à frequência das oscilações do binário. É neste contexto que a aproximação de velocidade constante é assumida.

REGIME DE EXPLORAÇÃO DA INSTALAÇÃO Como já atrás foi referido é de esperar uma melhoria global do regime de exploração da instalação eléctrica da AE, com repercussões quer ao nível da distorção harmónica, qualidade de energia e consumo de energia activa e reactiva.

Será de prever a redução das acções de manutenção curativa devido essencialmente à: › diminuição dos valores das correntes eficazes, que são sempre susceptíveis de fazer actuar as protecções e com potenciais consequências para equipamentos ao nível das oscilações de tensão provocadas pelos regimes transitórios ; › diminuição da corrente eficaz, beneficia a instalação do ponto de vista térmico, ou seja, há um sobreaquecimento evitado nos circuitos eléctricos, e equipamentos, onde se salienta os enrolamentos dos transformadores, onde se fecham estas correntes; › perturbação da tensão, diminuição do valor eficaz da tensão com influência em toda a instalação; › ao nível do circuito magnético das máquinas eléctricas rotativas, temos benefícios devido às correntes induzidas e que se fecham pela carcaça da máquina, causando o desgaste dos rolamentos associados às chumaceiras, basicamente devido a estes ficarem “picados”, o que lhes causa o desgaste prematuro.

Estes dados têm como consequência directa: › diminuição do valor eficaz da tensão; › diminuição dos valores eficazes das correntes em toda a instalação eléctrica de Baixa Tensão (BT); › optimização do uso da regulação da energia reactiva, o que implica diminuição de correntes reactivas que circulam na rede de Média Tensão (MT); › disponibilidade de recolocar condensadores na Pintura; › menos cortes intempestivos por actuação das protecções; › melhoria na qualidade de soldaduras, nomeadamente nas máquinas MIG e STUDS; › maior tempo de vida útil dos equipamentos; › menos manutenção; › e outros.

MANUTENÇÃO CURATIVA Temos ainda a considerar outro elemento muito importante a MANUTENÇÃO.

Evidentemente, muitos outros aparelhos existem para efeitos de medição de grandezas eléctricas e comportamentos de equipamentos como sendo por exemplo Osciloscópios Analógicos e Digitais, ou medidores de Capacidades de Condensadores, Auto-Indutâncias, etc.. No entanto, pretendeu-se um aspecto mais geral e prático ao presente artigo.

Concluímos com um aspecto importante das Medidas nas Instalações Eléctricas, inseridas na Manutenção Preventiva e na análise prévia dos pontos de defeito (essencialmen-

te maus apertos), temos a TERMOGRAFIA e a muito recente utilização de ultra-sons na identificação de defeitos nas Instalações Eléctricas, nomeadamente:

› › › › ›

Barramentos, Pontos de Aperto, Secção de Cabos; Disjuntores E outro cujo defeito possa originar dissipação térmica para a TERMOGRÁFICA ou micro sons para os outros defeitos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.