Segurança: Factor crítico em todos os projectos

Page 1

o electricista

SEGURANÇA

revista técnico-profissional

73

SEGURANÇA: FACTOR CRÍTICO EM TODOS OS PROJECTOS A segurança é actualmente um factor crítico em todos os projectos de construção, sendo que as necessidades de segurança estão relacionadas com a protecção das instalações e dos bens que existam na edificação. A melhoria das condições de segurança e de gestão em qualquer edificação passa cada vez mais pela integração de sistemas de segurança e de gestão técnica. A complexidade das estruturas dos projectos de construção actuais obriga à procura de soluções de gestão para os edifícios que minimizem os constrangimentos que advém da sua dimensão e complexidade. Os actuais sistemas de segurança electrónicos não só dão resposta aos riscos e ameaças identificadas numa edificação como também contribuem como ferramentas para a gestão inteligente de todo o edifício, quando integradas, o que significa que comunicam entre si partilhando informação, gerando condições de conforto e eficiência às pessoas que nele residem ou trabalham. O ideal para se poder desenhar uma solução de segurança global para qualquer tipo de edificação, será envolver os especialistas em segurança desde a fase inicial do projecto até à sua integral implementação. Isto permite que a segurança seja incluída na actual arquitectura do edifício, permitindo uma avaliação dos riscos e ameaças apropriada, o design de uma solução de engenharia adequada dos sistemas e, por último, a instalação e monitorização dos resultados obtidos com a solução implementada. Esta é uma “preocupação” recente, devido à cada vez maior complexidade dos projectos de construção, a qual é já enfrentada em alguns, ainda que em alguns casos, de uma forma incipiente, pelo que na grande maioria dos projectos isto não acontece e os sistemas de segurança electrónica são integrados somente na fase final do projecto, tendo depois de se ajustar a solução de segurança às condicionantes do edifício. Intervir com rapidez na definição das necessidades de segurança, optimiza a função dos sistemas implementados.

Uma solução de segurança integrada pode ajudar a gerir ameaças de segurança complexas, rápida e eficazmente através da comunicação e partilha de informação que permite. Uma única aplicação de integração pode actuar como plataforma para suportar uma solução de segurança global, permitindo a monitorização e o controlo central de todos os sistemas electrónicos num edifício, e gerando condições para que sistemas autónomos interajam uns com os outros, tal como a detecção e extinção automática de incêndios, anti-intrusão, videovigilância através de CCTV, controlo de acessos, sistemas de comunicações de emergência e “voice-alarm”, iluminação inteligente de emergência, controlo de passagem de veículos e protecção de bens. Trabalhar com um conceito global e integrado de segurança, permite minimizar e controlar os possíveis riscos e ameaças a que os grandes edifícios estão sujeitos. Para permitir estes benefícios, uma solução integrada deve ser cuidadosamente planeada, desenhada, instalada e suportada por especialistas de segurança que sejam capazes de identificar as necessidades individuais de segurança e as soluções mais apropriadas para um negócio ou instituição. Miguel Fernandes Director Comercial da ADT Portugal www.adt-pt.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.