Iluminação, um sector em rápida evolução

Page 1

LUZES

Iluminação, um Sector em Rápida Evolução O sector da iluminação tem estado em evolução permanente, tanto no que se refere às fontes de luz como no que se refere às luminárias e, ainda, no que se refere ao controlo da luz, sempre em busca de uma maior eficiência, quer luminosa, quer energética, quer estética. No entanto, desde há poucos anos, o desenvolvimento dos LEDs de potência tem favorecido um desenvolvimento mais acelerado e promete mesmo uma revolução no sector. Apesar da evolução sofrida, até agora, as características das fontes luminosas tradicionalmente disponíveis não permitem ir além de um rendimento energético que apenas pode ser considerado razoável e o controlo da luz requer meios algo sofisticados, tanto ao nível dos reflectores como ao nível dos controladores de fluxo luminoso, o que implica o encarecimento do equipamento. Associado a esta realidade está o relativamente limitado período de vida útil das fontes luminosas que obriga a manutenções periódicas para a sua substituição. Os LEDs de potência, como fonte luminosa, prometem uma revolução no sector da iluminação porque melhoram em muito os pontos fracos, enunciados anteriormente, das fontes tradicionais. Associam uma muito elevada eficiência energética, a uma muito maior longevidade e a um relativamente fácil controlo da temperatura de cor, da direcção e da intensidade da mesma. Se pensarmos na elevada eficiência energética poderemos facilmente antever num futuro, relativamente próximo, à escala mundial, a enorme poupança de energia eléctrica consumida em iluminação e a consequente redução das emissões de gases nocivos. A facilidade de controlo da luz emitida pelos LEDs resultará em equipamentos mais simples e, provavelmente, mais económicos. Contudo, a grande poupança estará certamente também ligada à enorme longevidade destas fontes luminosas. A longevidade possibilitará poupanças tanto na aquisição de novas fontes para substituição e também na mão-de-obra necessária para o fazer. Aliás, a longevidade será uma das características que mais contribuirá para a revolução no sector, na medida em que tendo os LEDs uma longevidade de largas dezenas de

Custódio Pais Dias Director

milhar de horas de funcionamento abrem caminho ao conceito de luminária descartável. De facto, em muitas aplicações, um tal tempo de vida, fará com que no período entre renovações das instalações não seja necessário substituir a fonte luminosa e, por isso, não haverá necessidade de prever a abertura da luminária, o que possibilitará luminárias mais simples e económicas. Do ponto de vista estético, tratando-se de uma fonte luminosa de reduzidas dimensões, o LED certamente não colocará dificuldades aos designers na concepção de luminárias que se enquadrem perfeitamente em diferentes estilos. Na iluminação interior já há alguma oferta de luminárias que utilizam LEDs, mas é ainda muito reduzida. Tal como se verifica em muitas outras áreas tecnológicas, o grande desafio será encontrar a forma eficaz de compatibilizar a tecnologia vigente com a nova tecnologia, ou seja, não ser necessário substituir as luminárias para poder usar o LED como fonte de luz. Os recentes avanços no aumento da quantidade de luz emitida por Watt de consumo auguram um bom futuro para a utilização do LED também em iluminação exterior. Os primeiros passos começam a ser dados e há já utilizações dessa fonte luminosa em iluminação exterior que podem ser consideradas muito felizes por congregarem eficiência energética, eficiência luminosa e um óptimo design. Finalmente, restará dizer que se trata de uma tecnologia em franca expansão e que demorará ainda algum tempo até que atinja a maturação, sendo, por isso, ainda de esperar grandes avanços no seu desempenho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.