Formação artigo técnico-formativo: Exercício n.º22: estudo e cálculo simples de uma remodelação em i

Page 1

121

formação

formação artigo tĂŠcnico-formativo EXERCĂ?CIO N.Âş 22: ESTUDO E CĂ LCULO SIMPLES DE UMA REMODELAĂ‡ĂƒO EM INSTALAĂ‡ĂƒO COLETIVA – 1.ÂŞ PARTE HilĂĄrio Dias Nogueira (Eng.Âş) com o patrocĂ­nio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda.

A evolução do setor da construção e a reabilitação tem hoje um papel muito importante na remodelação e melhoramento das instalaçþes elÊtricas, mas não são os únicos impulsionadores. A remodelação e melhoramento das instalaçþes elÊtricas Ê claro que depende da evolução do setor da construção e no qual a reabilitação tem um papel muito importante. Hoje em dia não podemos esquecer a adaptação à vida contemporânea, a energÊtica mas mais importante, a segurança dos utilizadores. Estes são aspetos que nos conduzem a uma adequada salvaguarda do nosso património, obrigando-nos cada vez mais a uma reflexão bastante criteriosa, sobre vårios fatores que bem combinados conduzir-nos-å a soluçþes tÊcnicas mais corretas, à adoção que o foram outrora e a custos reduzidos. A metodologia proposta visa otimizar não só a solução tÊcnica, como o planeamento e controlo dos trabalhos, salvaguardando a observância das Regras TÊcnicas em vigor tanto nos edifícios coletivos como nas habitaçþes individuais. AlÊm disso, a globalidade e necessidade de remodelação do património particular, a programação de reabilitação urbana que urge ser urgente, as melhorias e conservação dos bairros sociais, a mudança e adaptação de

rismo, à população idosa e tambÊm à saúde, podem contribuir e levar-nos a concluir que www.oelectricista.pt o electricista 44

um dos acontecimentos deste prĂłximo milĂŠnio serĂĄ prĂłspero, terĂĄ um papel muito relevante para o nosso tecido empresarial e que decerto poderĂĄ ter uma veracidade fundamental. É nesta vertente que se pretende que os tĂŠcnicos se revejam e adaptem muito rapidamente presas de uma forma diferente mas concisa, procurando soluçþes mais criativas no sentido de as valorizarem tornando-as muito mais funcionais e competitivas. Exemplo simples de uma coluna de alimentação de energia de um edifĂ­cio que foi executada hĂĄ cerca de dez anos (10 anos) com sete pisos. Apartamentos – 14; Fator de simultaneidade – 0,56. MĂŠtodo referĂŞncia B – Tabela de correntes admissiveis – Q 52 – C3.

AnĂĄlise feita recentemente por se encontrar em sobrecarga e dando problemas de manutenção. Apartamentos – 14; Fator de simultaneidade – 0,56. MĂŠtodo referĂŞncia B – Tabela de correntes admissiveis – Q 52 – C3.

Condutores H07V-R 4x35+G25

Condutores H07V-R 4x70+G35

FusĂ­veis de 100 A

I=

[(8x6,9)+(5x10,35)+(1x13,8)x0,56] x 1000(VA)

FusĂ­veis de 125 A

= 97,5 A

I=

[(3x6,9)+(6x10,35)+(5x13,8)x0,56] x 1000(VA)

3 x 400

= 122,6 A

3 x 400

IB n z

! "" "

! "" #

IB n z

%% $ % #

I2 z

160 159,5

$" #

I2 z

200 194,3

%% $ % !

??? %"" % !

A secção dos condutores da coluna Ê de 35 mm2.

A secção dos condutores da coluna deverå ser 70 mm2.

O tubo VD (primeiro estabelecimento) – 63 mm Ă˜.

O tubo VD (aumento de potĂŞncia) pode ser ainda de 63 mm Ă˜.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.