Pronodis Sistema Control PRO – Detetores de Presença

Page 1

60

informação tÊcnico-comercial

PRONODIS Sistema Control PRO – Detetores de Presença MAIOR EFICIĂŠNCIA E PRECISĂƒO COM TECNOLOGIA AVANÇADA DA STEINEL PROFISSIONAL Os detetores de presença representam a classe nobre da automatização da iluminação. O que importa ĂŠ ter luz quando se precisa dela e nĂŁo ter luz quando nĂŁo ĂŠ precisa.

Comparativo de performance Para se poder comparar todos os detetores de presença, Ê preciso que as mediçþes sejam realizadas precisamente com as mesmas condiçþes: posição, temperatura ambiente, exclusão de outras influências não controlåveis e, acima de tudo, um movimento normalizado e sempre igual. O mais importante para a qualidade de um detetor de presença Ê o sistema ótico do sensor, a sua densidade de resolução, o seu alcance, a sua caraterística de deteção e o seu software de anålise.

Gama profissional: uma amplitude inigualĂĄvel

Os detetores de presença têm de funcionar de forma a que nem o utilizador nem o instalador tenham de refletir sobre os detalhes. O lema da Steinel Ê criar uma tecnologia de sensores que funcione com perfeição absoluta. Visto que dentro de um edifício existem tarefas de iluminação distintas, e recintos diferentes, e visto que as atividades tambÊm diferem bastante umas das outras, a tecnologia de sensores tem de estar apta para satisfazer um vasto leque de requisitos.

O sistema Control PRO dispĂľe de 4 tecnologias de sensores, 2 variantes de infravermelhos e 2 variantes de alta frequĂŞncia. Ambos os detetores de presença de infravermelhos dispĂľem de uma caraterĂ­stica de deteção quadrĂĄtica, o que ĂŠ inĂŠdito no mundo inteiro. O programa de acessĂłrios tambĂŠm prevĂŞ adaptadores para a instalação Ă superfĂ­cie. É Ăłbvio que os nossos detetores de presença tambĂŠm se encontram disponĂ­veis em todas as combinaçþes importantes (saĂ­da de comutação, saĂ­da HLK adicional, saĂ­da DIM de 1-10 volts, KNX, DALI). Equipados com imensas funcionalidades e possibilidades de regulação, podem ser usados em instalaçþes Master/Slave e dispĂľem de um modo IQ de Auto programação. AlĂŠm disso, podem ser controlados atravĂŠs de um telecomando.

ExigĂŞncias elevadas exigem alta performance

O globo Ê redondo – mas os recintos fechados não o são

A Steinel sente-se no dever de fabricar os melhores sensores de todo o mercado. É com este pressuposto que se pensa poder oferecer os melhores detetores de presença que existem. Desde a primeira ideia atĂŠ ao detalhe

Os detetores de presença IV têm um sistema de deteção quadråtica de alta precisão absolutamente inÊdito. O que torna este sistema inÊdito no mundo inteiro Ê o facto da escala deste quadrado de deteção poder ser regulada com precisão. Nunca antes foi possível uma cobertura total com detetores de pre-

Tecnologia que funciona mesmo

www.oelectricista.pt o electricista 43

sença em recintos fechados, sem sobreposiçþes nem lacunas: åreas delineadas com precisão, deteção segura e planeada em qualquer ponto de recinto. A resolução inigualåvel e incrível dos detetores de presença, que chegam a ter 4800 zonas de comutação, assegura uma precisão de deteção nunca antes alcançada.

IR Quattro / IR Quattro HD

Detetor de presença convencional

Presence Control PRO – IR Quattro HD

A versĂŁo “HDâ€? corresponde ao topo de gama dos detetores de presença. Quando se fala se quer dizer. A precisĂŁo de deteção deste dispositivo ĂŠ inigualĂĄvel e os dados da sua performance sĂŁo quase inacreditĂĄveis: 4800 zonas de comutação, ĂĄrea de presença real de 8x8 metros, quadrado de deteção com escala regulada mecanicamente. O segredo deste detetor de presença reside no sistema Ăłtico de grande precisĂŁo e bem sintonizado, no software, que foi concebido com base em conhecimentos adquiridos ao longo de 20 anos de experiĂŞncia na ĂĄrea da tecnologia de sensores, e na inĂŠdita utilização de 4 sensores pirelĂŠtricos digitais, ou seja, nos elementos que detetam a radiação de infravermelhos do ser humano.


64

informação tÊcnico-comercial intensidade luminosa måxima. Ao ser detetada uma presença, o detetor ou passa para a inten !!" # $ % detetado qualquer movimento, o detetor muda para a luminosidade båsica assim que o tempo pós-evento tiver decorrido. Esta luminosidade båsica Ê desligada logo que o seu respetivo tempo pós-evento (1 a 30 minutos) tiver decorrido ou o valor de luminosidade for excedido, pelo & '*

Interface O controlo da iluminação atravÊs da interface DALI digital permite controlar a iluminação atravÊs de uma regulação de luz constante e deixar ligada uma luminosidade båsica, por exemplo, em corredores ou vãos de escada. Controlo da iluminação + # pretende manter continuamente no recinto. Depois de decorrido o tem / # * luminosidade båsica de 10% da intensidade de iluminação. Durante um determinado tempo, ou assim que o valor de luminosidade baixar para # % % ça ou de orientação. Adicionalmente, a interface DALI disponibiliza uma segunda saída de luz, que pode ser controlada com o telecomando independentemente da primeira saída de luz. O sistema DALI tambÊm permite memorizar e ativar dois cenårios de iluminação para poder dispôr rapidamente e com o simples premir de um botão cenårios de iluminação frequentes.

Esta função de monitorização poderå ser, por exemplo, bloqueada durante o dia e ativada apenas à noite, durante um determinado perí # # Controlo da iluminação O controlo da iluminação acende as luzes quando Ê necessårio, consoante a luminosidade do ambiente e a presença, e desliga-as assim que deixem de ser precisas. A luz só se acende quando Ê necessårio. Desta forma, evita-se o desperdício de energia, poupando dinheiro. Controlo do aquecimento, da ventilação e da climatização Sistemas para aquecer, ventilar e climatizar são controlados atravÊs da saída HLK. Esta saída só atua em função da presença, visto que, tambÊm no caso de haver luminosidade pre disponíveis o aquecimento, a ventilação e climatização. Logo que o recinto deixe de ser usado, tambÊm se podem desligar o aquecimento, a ventilação e a climatização para poupar energia.

Potenciómetro de regulação do valor de luminosidade para saída da luz $ % # % & + 6 refletem situaçþes típicas de luminosidade em interiores. Potenciómetro de regulação do tempo pós-evento para a saída da luz O tempo pós-evento da saída da luz determina o tempo que decorre após a última deteção de movimento atÊ ao desligar da luz. Potenciómetro para regulação do tempo pós-evento para a luminosidade båsica No caso do valor da luminosidade baixar para alÊm do valor prÊ# % * / # # 7 * % !" da intensidade luminosa måxima. Ao ser detetada uma presença, o detetor ou passa para a intensidade luminosa de 100% ou adota o valor # $ % movimento, o detetor muda para a luminosidade båsica assim que o tempo pós-evento tiver decorrido. Esta luminosidade båsica Ê desligada logo que o seu respetivo tempo (1 a 30 minutos) tiver decorrido ou o valor de luminosidade for excedido, pelo facto da proporção de luz '*

Interface ! " # Este sistema permite, por exemplo, controlar com um único sistema a iluminação, o aquecimento, a ventilação e a climatização, sistemas de alarme e de monitorização, interfaces de manutenção e monitorização de edifícios, e outros, atravÊs do KNX interligam-se diversos dispositivos. Os detetores de presença do sistema Control PRO equipados com a interface KNX podem executar as seguintes funçþes: 9 deteção de presença; 9 controlo da iluminação com regulação da luminosidade; 9 controlo do aquecimento, da ventilação e da climatização. Deteção de presença Esta função permite monitorizar o recinto. Logo que seja detetada com segurança a presença de alguÊm, e tambÊm logo que deixe de ser detetada uma presença, este facto Ê comunicado. www.oelectricista.pt o electricista 43

TELECOMANDOS POR IV

AcessĂłrios disponĂ­veis para o Presence Control PRO: 9 Telecomando de serviço RC3; 9 Telecomando de serviço RC6 KNX; 9 Telecomando de utilizador RC4; 9 Telecomando de utilizador RC5 DALI; 9 Telecomando de utilizador RC7 KNX; 9 Adaptador de grampo para tetos – Control UP Box (instalação do detetor diretamente no teto); 9 Adaptador para montagem saliente – Control PRO AP Box (IP 54); 9 Adaptador para montagem saliente – Control PRO AP Box KNX; 9 Grelha de proteção Control PRO.

Pronodis – Soluçþes TecnolĂłgicas, Lda. Tel.: +351 234 484 031 . Fax: +351 234 484 033 pronodis@pronodis.pt . www.pronodis.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.