Formação sobre minitorização de descargas atmosféricas e proteção contra sobretensões

Page 1

Formação sobre monitorização de descargas atmosféricas e proteção contra sobretensões

UREËWLFD

Helena Paulino

UHSRUWDJHP

A 7 de maio, a Phoenix Contact realizou um seminário técnico sobre a monitorização de descargas atmosféricas e proteções contra sobretensões na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. Estiveram presentes cerca de uma centena de profissionais.

Michel Batista agradeceu a presença de todos e resumiu, de forma breve, os temas principais que seriam abordados durante esta formação: sobretensões transitórias, monitorização e sobretensões de descargas atmosféricas, sobretensões devido a comutações, a influência das sobretensões transitórias, as zonas de proteção de descargas atmosféricas e ainda os aspetos mais importantes sobre as proteções contra sobretensões. Carlos Coutinho começou a formação explicando as diferenças entre a sobretensão simples, temporária e as mais graves, as transitórias. A origem das sobretensões transitórias é um fator importante para as poder evitar ou resolver da melhor forma: descargas atmosféricas, comutações (switching) e a descarga eletrostática. As descargas atmosféricas estão muito presentes no dia-a-dia e provocam danos avultados, daí existir a necessidade de implementar soluções para monitorizar as mesmas, nunca descurando das proteções contra as descargas atmosféricas. Carlos Coutinho apresentou o Lightning Monitoring System (LMS) que regista e analisa as descargas atmosfé-

ricas e fornece os valores exatos da corrente elétrica da descarga, os intervalos da corrente de pico e os registos dos mesmos. Este é um dispositivo fundamental para uma eficiente manutenção preventiva que pode ser aplicado em infraestruturas metálicas de grande altura, como torres de telecomunicações, topo de edifícios e aerogeradores.

PREVENIR PARA EVITAR DANOS: MANUTENÇÃO PREVENTIVA As sobretensões foram outro dos aspetos referenciados, quando provocadas por descargas atmosféricas ou pela comutação. Carlos Coutinho explicou como funcionam as correntes das descargas atmosféricas, como se formam e quais os seus efeitos. As operações de comutação são identificadas com a abreviatura SEMP (Switching Electromagnetic Pulse), e nestes processos são criados nos cabos alterações de corrente muito elevadas em poucas frações de segundos. Carlos Coutinho explicou como as comutações provocam sobretensões e como as podemos contornar ou resolver. A sobre-

tensão transitória trata-se de uma subida brusca da tensão no sistema elétrico e há vários tipos de acoplamentos nas sobretensões transitórias: galvânico, indutivo e capacitivo. Outro dos assuntos abordados por Carlos Coutinho foram as zonas de proteção contra descargas atmosféricas LPZ (Lighting Protection Zone) que podem ser exteriores a um edifício (impacto direto dos relâmpagos e sem proteção) ou interiores ao mesmo (corrente parcial de uma descarga atmosférica, transitórios de baixa energia provocados por SEMP ou de valores aceitáveis). Entre as proteções contra as sobretensões de uma instalação elétrica, Carlos Coutinho ditou os sinais, a radiotransmissão, os dados e voz e a potência. No que diz respeito às proteções contra sobretensões, Carlos Coutinho explicou o seu funcionamento em proteção em modo diferencial e em modo comum. No que diz respeito à proteção contra sobretensões para sinais, Carlos Coutinho enumerou soluções de sinais isolados e de potencial comum. Acrescentou que existem componentes das proteções para sinais digitais e analógicos e dados como o descarregador de gás e o díodo supressor. Deu alguns exemplos de ligações à terra efetuadas de forma correta, tal como de um sinal isolado com a medição por 2/3/4/6 condutores. Também abordou proteções contra sobretensões para potência (Tipo 1, Tipo 1+2, Tipo 2 e Tipo 3) provocadas por uma descarga atmosférica, comutação. A importante potência de coordenação entre patamares de proteção foi outro dos assuntos abordados tal como a coordenação dos vários tipos de proteção, o tempo de resposta, o nível de proteção e a tensão residual. Enumerou ainda algumas soluções para uma correta monitorização contra as sobretensões para favorecer a manutenção preventiva.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.