A Importância do IFM para as Organizações e para a Sustentabilidade

Page 1

A Importância do IFM para as Organizações e para a Sustentabilidade

TDGI – Tecnologia de Gestão de Imóveis, S.A.

No mundo de hoje, em que a Sustentabilidade não deve ser apenas um desejo ou uma meta para o futuro mas sim uma necessidade ou uma urgência para o presente, o IFM ( Integrated Facility Management) tem um papel de enorme relevo nesta matéria, com a sua vasta abrangência.

O FM (Facility

Para as organizações, é cada vez mais importante poderem entregar as responsabilidades do IFM às empresas e profissionais da área, que garantam os KPI’s e os resultados desejados. Dessa forma, possibilitam às empresas e organizações a oportunidade de se dedicarem ao seu core business, sem descurar todas as áreas de apoio, garantindo os cumprimentos e requisitos legais, conforto e bem-estar dos colaboradores, saúde e segurança no trabalho, valorização do seu património e finalmente o cumprimento dos requisitos cada vez mais necessários e brevemente obrigatórios, no rumo à sustentabilidade.

O FM ( Facility Management) é visto como a gestão dos diversos serviços que são acessórios ao core business de uma determinada empresa ou organização e que podem ir desde a manutenção à gestão energética, limpeza ou vigilância, ao serviço de entregas,

correios ou lavandaria, catering, eventos, viagens e logística, entre muitos outros. Por sua vez, o IFM é a integração da gestão de todos estes serviços, potenciando a qualidade e eficácia dos processos e procedimentos de atuação, potenciando a otimização e redução de custos com economia de escala, aumentando a qualidade do serviço final.

Estas são, por norma, as principais razões ou motivos que levam as organizações a entregarem a gestão de todos os serviços de apoio ao seu core business, a uma empresa especializada em IFM.

A realidade é que nos dias de hoje, em que o setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final da Europa e cerca de 30% para o caso de Portugal, as instalações técnicas de um edifício (AVAC/Eletricidade/Águas e Esgotos/Elevadores/Sistemas Segurança/Proteção Contra Incêndio/entre outros),

representam entre 40% a 60% do valor global da construção do edifício. Os custos de OPEX de um edifício em 30 anos superam, muitas vezes, o valor global do investimento inicial. Os custos energéticos de um edifício representam entre 30% a 40% dos custos totais com OPEX desse mesmo edifício. Por outro lado, e não menos relevante, os colaboradores das organizações são, para estas, ativos raros e valiosos, que cada vez mais valorizam as condições do seu espaço de trabalho- o conforto, segurança e o bem-estar-, elevando a necessidade das organizações em proporcionar espaços de trabalho confortáveis, modernos, atrativos e sustentáveis, hoje com impacto direto na capacidade de contratação e retenção de talento.

Se às necessidades mencionadas acima, acrescentarmos que as metas da sustentabilidade serão cada vez mais exigentes e as obrigações legais e as certificações serão

48 MANUTENÇÃO 156/157 DOSSIER SOBRE FACILITY MANAGEMENT
Management) é visto como a gestão dos diversos serviços que são acessórios ao core business de uma determinada empresa ou organização e que podem ir desde a manutenção à gestão energética.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.