Unidade de alimentacao regenerativa MOV IDRIVER MDR 15 kW

Page 1

Unidade de alimentação regenerativa MOVIDRIVE® MDR 15 kW

SEW–EURODRIVE Portugal Tel.: +351 231 209 670 · Fax: +351 231 203 685 infosew@sew-eurodrive.pt · www.sew-eurodrive.pt

A SEW-EURODRIVE adicionou uma nova unidade de alimentação regenerativa de tamanho 2, com potência nominal de 15 kW à sua série MOVIDRIVE® MDR. A unidade foi equipada com a função adicional de “módulo freio”, que substitui as resistências de frenagem nesta gama de potência.

robótica

84

informação técnico-comercial

Instalação sem resistências de frenagem.

As unidades de alimentação regenerativa MOVIDRIVE® MDR da SEW-EURODRIVE podem ser utilizadas como unidades de alimentação centrais, numa gama de potência entre 15 kW e 315 kW. O novo tamanho 2 veio estender a gama de potência inferior até aos 15 kW. A nova função de “módulo de freio” permite que as unidades deste tamanho possam substituir diretamente as resistências de travagem. Quando esta função está ativa, apenas a carga regenerativa, que flui da aplicação para o sistema de alimentação, é aplicada à unidade. A energia do sistema é fornecida através do estágio de entrada do conversor de frequência, em linha com a carga do

motor. A função de “módulo freio” permite, assim, o dimensionamento separado do conversor de frequência e da unidade de alimentação regenerativa combinando, por exemplo, um conversor de frequência de 30 kW com uma unidade de alimentação de 15 kW. O “módulo de travagem” suporta uma carga unitária máxima de 37 kW durante 50 segundos. As unidades de alimentação regenerativa MOVIDRIVE® MDR da SEW-EURODRIVE são adicionais para os conversores de frequência MOVIDRIVE® B e MOVITRAC® B. Uma só unidade regenerativa pode ser usada com vários conversores de frequência SEW, o que significa que as vantagens da

unidade regenerativa podem estender-se a vários eixos. Em unidades de armazéns automáticos, guinchos, guindastes de pórtico e outras aplicações com movimentos de redução e travagem durante os ciclos de carga, em vez da conversão em calor pelas resistências de frenagem, a energia gerada pela travagem é reciclada e recuperada para o sistema de alimentação melhorando o balanço energético global de todo o sistema. No caso dos sistemas de elevação, por exemplo, cerca de 60% da energia do motor pode ser recuperada. A utilização de unidades de alimentação regenerativa também gera valor acrescentado na instalação do quadro elétrico. Se as resistências de frenagem forem instaladas no quadro elétrico, o calor dissipado por esses dispositivos implica custos e investimentos relacionados com o arrefecimento e com o dimensionamento dos quadros. Fixar a resistência de travagem no topo do quadro elétrico implica um trabalho significativo de cablagem. A resistência tem que ser removida e reinstalada antes e depois do transporte do quadro. Mais ainda, esta opção de instalar a resistência no topo do quadro elétrico nem sempre é possível em ambientes onde existe risco de incêndio (por exemplo, na indústria de processamento de madeiras). Utilizando a unidade de alimentação regenerativa MOVIDRIVE® MDR 15 kW nesse tipo de ambientes não só economiza energia como proporciona vantagens de instalação significativas. As baixas perdas de calor (eficiência acima de 98%) e o design extremamente compacto (118 x 320 x 127 mm) e leve (4 kg) reduzem muito os custos e investimentos associados à instalação, ao espaço requerido e ao arrefecimento do quadro elétrico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.