Esquentadores com design

Page 1

case-study

esquentadores com design A Vulcano organizou, em 2016, uma press trip às instalações fabris de termotecnologia da Vulcano, em Aveiro. A inovação e a importância que a mesma tem para a marca Vulcano foram o mote deste encontro. Helena Paulino

O objetivo era, assim, dar a conhecer as inovações tecnológicas na área da Inovação e Desenvolvimento de uma marca pioneira em Portugal e conhecer todo o processo produtivo da mais recente tecnologia termostática, os esquentadores Vulcano, mais concretamente a linha Sensor Connect. A Vulcano é uma marca portuguesa que se dedica ao fabrico e comercialização de uma completa e variada gama de produtos que oferecem soluções de água quente para o consumo sanitário e aquecimento central. Além de desenvolver e produzir todos os seus produtos em Portugal, a marca é uma referência no mercado de esquentadores e referência na inovação, competência e eficiência energética, fruto de uma bem-sucedida estratégia de investimento em Investigação & Desenvolvimento.

Melhor fábrica do grupo em 2015 Mário Gaspar, Gestor de Produção da Bosch, começou por contar a história da empresa desde o seu início até aos dias atuais, contextualizando aqui o aparecimento da fábrica de Cacia e da linha de montagem do Sensor Connect. Esta fábrica, onde trabalham cerca de 700 pessoas só na preparação dos esquentadores Sensor Connect, foi eleita como a melhor fábrica de todo o

44

grupo no ano de 2015. Na fábrica ainda existe o Departamento Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho tal como o Departamento de Manutenção e o Departamento de Qualidade e o Laboratório que garante assistência e suporte aos engenheiros. Na fábrica são feitas muitas peças internamente, o que lhes dá uma autonomia maior no fabrico do Sensor Connect. A Vulcano iniciou a sua atividade em 1977 em Aveiro no fabrico e comercialização de esquentadores a gás em Portugal. Depois da criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento no início da década de 90 tornou-se na marca mais evoluída a nível tecnológico e foi bastante visível a evolução que iria provocar no mercado quando lançou o seu primeiro esquentador inteligente, o CLICK, em 1994. E, a partir desse momento, expandiu a sua oferta para outros produtos que se tornaram muito importantes no negócio como as caldeiras murais a gás, os termoacumuladores elétricos, os ares-condicionados e as bombas de calor.

Montagem dos esquentadores pensada ao pormenor O Sensor Connect é montado na fábrica da Bosch de Cacia em 4 linhas de montagem por técnicos especialistas e atentos a qualquer lapso que possa ocorrer na montagem. A válvula de gás é um componente crítico tal como as caixas de combustão que requerem uma maior atenção. Depois de montado, o esquentador Sensor Connect é submetido a vários testes depois de montado. Na fábrica em si, as linhas de montagem estão mais desenvolvidas e pensadas em termos de ergonomia. Mário Gaspar ainda indicou que é feita uma auditoria ao produto em si, depois de concebido com uma fiabilidade de 110% e em que reduziram em 30% as falhas dos produtos. Posteriormente os produtos são enviados para um local exterior à fábrica onde ficam depositados até serem requeridas pelos distribuidores/clientes.

Esta fábrica, onde trabalham cerca de 700 pessoas só na preparação dos esquentadores Sensor Connect, foi eleita como a melhor fábrica de todo o grupo no ano de 2015.

A Vulcano possui uma vasta gama de esquentadores termostáticos com diferentes capacidades e tecnologias que oferecem sempre a solução mais adequada ao mercado. Os esquentadores termostáticos permitem selecionar a temperatura de saída da água, grau a grau, mantendo sempre a máxima estabilidade. E assim, a gama Sensor da Vulcano associa o conforto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.