ademi

Page 1



FICHA CATALOGRÁFICA

E-picturebook do Comitê de Tecnologia e Custos da ADEMI-PE: 15 anos. Lordsleem Jr., Alberto Casado. ISBN: 978-65-993230-1-0 Recife: ADEMI- PE, 2021. 45 páginas Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados. O livro e suas partes não podem ser reproduzidos nem copiados sob nenhuma forma impressa ou digital sem o consentimento dos autores e organizador.

Editoração, capa e diagramação

Rua Aluísio de Azevedo, 200, sala 206- Santo Amaro, Recife - PE - Brasil. CEP: 50100-090 | Telefone: 81 999722-1627 www.chillicomunicacao.com.br


SUMÁRIO

05 06 07 08 11 12 15 18 20 28

Prefácio Estrutura Criação Histórico Funcionamento Reuniões Mensais Missões Técnicas Seminários Técnicos Dia do Engenheiro Reuniões Técnicas

29 30 34 38 39 40 42 43 44

Grupos de Trabalho Publicações Interações Encontros Sociais, Representações e Afins Estrutura do CTC ao Longo do Tempo Depoimentos Posfácio Elaboração Apoio


PREFÁCIO

Este e-book marca os 15 anos do Comitê de Tecnologia e Custos da ADEMI-PE, que marcou desde o seu início um novo momento de profissionalização e industrialização nos canteiros de obra do setor imobiliário pernambucano. Fruto da colaboração do corpo técnico dos associados, orientado profissionalmente por entidades do mundo acadêmico e de consultoria e suportado pelo incansável corpo administrativo da entidade. Nesta publicação há um amplo registro histórico de boa parte das atividades até hoje desenvolvidas, o que mostra o valioso trabalho produzido, desde o início. Trata-se de uma amostra do que pode ser feito, quando diversas empresas, supostamente concorrentes, organizam-se e tentam encontrar um caminho comum para gerar melhores produtos, mais baratos e adequados aos diversos segmentos, ampliando as possibilidades de mercado para todos.

Avelar Loureiro Filho Presidente da ADEMI-PE

5


ESTRUTURA ADEMI-PE

CTC

Presidência Avelar Loureiro Filho Vice-presidência Marcello Chagas Gomes Diretoria de Administração e Recursos Financeiros Rafael Simões Diretoria de Meio Ambiente e Legislação Pedro Jorge Diretoria de Tecnologia e Custos Henrique Suassuna Diretoria de Relações Trabalhistas e de RH Félix Sá Diretoria de Economia e Estatística Washington Marques Diretoria de Política Habitacional Genildo Valença Diretoria de Relações Institucionais Luyndson Lino Diretoria de Comunicações Carol Boxwell Presidência do Conselho Consultivo Gildo Vilaça Assessoria Técnica Sandro Guedes, Elka Porciúncula e Karla Guimarães Assessoria Jurídica Felipe Cunha e Guilherme Guerra Assessoria de Comunicação Gabriela Vasconcelos Secretário Executivo Fred Carvalho Administrativo-Financeiro Antonio Dantas, Mônica Bezerra e Ruberlan Souza

Coordenação do CTC Henrique Suassuna (Coordenador Geral) Lucas Bezerra (Vice-Coordenador Geral) Luiz Sérgio (Coordenador Financeiro) Coordenação Técnica do CTC Alberto Casado Lordsleem Jr. (POLITECH/PEC/POLI/UPE) Representantes Alexandre Andrade (Ca3) Charles Ruas (Viana & Moura) Elaine Albuquerque (Reis) Fábio Henrique Cunha (Exata) José Maria Neto (Tecomat) Leonardo Luna (Porto) Leonardo Paes (Lplan) Leonardo Sá (Hábil) Lucas Durães Bezerra (Fama) Luís Benévolo (Moura Dubeux) Luiz Sergio de Barros Lima Filho (Aclf) Mario Josias (Boa Vista) Roberto Cardoso (Moura Dubeux) Sanzia Maria Silva de Oliveira (Pernambuco) Suely Albuquerque Lino da Silva (Prolar) Tiago Muniz (Gabriel Bacelar) William Palacio (Rio Ave) Conselho Carlos Felipe Aschoff Fernandes Felipe Silva Lins Cedrim José Arnaldo Ferreira Michelli Tomaz Vasconcelos Fialho

6


CRIAÇÃO

A criação do Comitê de Tecnologia e Custos (CTC) da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE) foi decidida em 2006 na gestão do Eng. Eduardo Nascimento Correia de Carvalho (Exata Engenharia) como Presidente e do Eng. Bruno de Moraes Bacelar (Gabriel Bacelar Construções) como Vice-Presidente de Tecnologia e Custos. Na ocasião, o CTC da ADEMI-PE teve origem na proposta apresentada pelo Eng. Alberto Casado Lordsleem Jr. (Professor Doutor da Escola Politécnica da UPE), cujo objetivo principal consistiu em estabelecer um fórum técnico de alto nível para definir e implementar as ações de desenvolvimento tecnológico das empresas do setor visando o aprimoramento da gestão da qualidade e produtividade, bem como a difusão de conhecimento que melhorasse a construção civil. A primeira reunião do CTC da ADEMI-PE ocorreu em 03/04/2007 com a participação do Prof. Dr. Sílvio Burratino Melhado (Professor Doutor da Escola Politécnica da USP), o qual ministrou uma palestra relativa à gestão e coordenação do processo de projeto de edifícios.

7


HISTÓRICO 2007

2009

Realização do 1º Dia do Engenheiro no SEBRAE sobre “Novos desafios da gestão e tecnologia da construção de edifícios”.

Publicação do Caderno Padrão de Especificações e Serviços de Impermeabilização ADEMI-PE/PROASSP.

Pesquisa sobre “Desempenho de revestimentos sobre concreto de elevada resistência” – POLITECH/TECOMAT. Reunião com concreteiras –problemas de resistência do concreto. Elaboração de ficha de “Solicitação de concreto”. Implantação da pesquisa entre as empresas do CTC de Valor de Produção dos Serviços (VPS) com 4 serviços.

1ª Ação social do CTC na Creche do Lixão de Olinda.

2006

2008

2010

Criação do CTC na gestão do Eng. Eduardo Carvalho (Exata Engenharia) como Presidente e do Eng. Bruno Bacelar (Gabriel Bacelar Construções) como Vice-Presidente de Tecnologia e Custos da ADEMI-PE. O CTC teve origem na proposta apresentada pelo Eng. Alberto Casado Lordsleem Jr. (Professor da Escola Politécnica da UPE) em decorrência da experiência anterior como membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusconSP.

1ª Missão Técnica do CTC ao Grupo Empresarial Capuche em Natal/RN.

Missão Técnica à SUAPE/Estaleiro Atlântico Sul.

Curso IPT. Diagnóstico concreteiras. Formação dos 5 Grupos de Trabalho do CTC: Fundações e Estruturas, Vedações, Instalações, Impermeabilização e Missões Técnicas. Realização do Programa de Impermeabilização com a Enga. Virgínia Pezzolo da PROASSP/SP. Relacionamento com parceiros AutoDoc/ CTE, CELPE, COMPESA, ABCP/Comunidade da Construção.

8


HISTÓRICO 2012

2014

2016

Participação dos membros do CTC nas reuniões de discussão da Norma de Desempenho. Contratação de ensaios para avaliação do desempenho acústico em 7 obras, baseado nos critérios da NBR 15575.

Coleta de Valor de Produção de Serviços ampliada para 11 serviços.

Em pauta: contratação de esquadrias de alumínio, drywall e a NBR 15575, gestão de obras web, terminais para conexão de fios, desempenho térmico de coberturas, redução de custos de energia elétrica, telhado verde, kit elétrico, contrapiso bombeado, desvio de função, vedação em blocos de gesso.

Procedimentos para a instalação de elevadores nas obras (Schindler e Thyssen). Rodada de desempenho do projeto de estruturas (Engedata, Nassar, Engest). Rodada de desempenho do projeto de arquitetura (Gama, Rangel Moreira, Yara Scherb). Rodada de desempenho das esquadrias (Pórtico, Esaf, Iane, Sassazaki, Avec, Laminart e Squadra).

Dia do Engenheiro comemorativo aos 10 anos do CTC.

Diretrizes para vistorias e projetos (Corpo de bombeiros) e distribuição de gás combustível (Copergás).

2011

2013

2015

Relacionamento fornecedores cerâmica vermelha.

Seminário técnico “Soluções para fachadas”: sistema Pedreira de Freitas, parede de concreto, fachada ventilada.

Calor de hidratação do cimento é discutido com Tibério Andrade.

Publicação da norma de desempenho. Dia do Engenheiro discute o papel dos fabricantes, construtoras, vedações e coberturas.

Alterações NR18 com Prof. Béda Barkokébas.

Rodada de desempenho do projeto de combate à incêndio com projetistas e Corpo de Bombeiros. VPS inclui coleta de 7 materiais, sendo denominada VPSM.

Missões técnicas: PÓRTICO e Refinaria SUAPE. Elaboração de minuta de prestação de serviços de concretagem.

Guinchos de cabo X Cremalheiras são analisados sob a ótica da segurança do trabalho pelo Beroaldo Maia.

Ensaios realizados na avaliação de desempenho da esquadria Inova/Alcoa. NR 35, Módulo de deformação do concreto, Ordenamento urbano, Protensão, Concreto autonivelante, Bombeamento do concreto, SESI, Aquecedor à gás, CELPE.

9


HISTÓRICO 2018

2020

Cases: Comparativo de custos parede de concreto x estrutura convencional (Porto), Comparativo de custo de radier de concreto armado X protendido (Exata),

Missão técnica à Madeiras do Brasil (AL).

Processo de assistência técnica de empresas de construção em 10 construtoras (Pesquisa POLI/UPE).

Ações virtuais a partir de abril/20: reuniões mensais, seminário Canteiros X Covid19, Dia do Engenheiro (Youtube e Facebook), Mostra de Empreendimentos, PGRCC com novos indicadores. Livro Fundações em parceria com a Tecomat.

Telhados Verdes e a Lei da instalação nas novas edificações com Marcelo Kozmhinsky. Rodada com concreteiras, projetistas e tecnologistas -problemas de fck do concreto. Pesquisa de controle do concreto. Portaria virtual com a Qualiport.

2017

2019

Missão técnica à PORMADE no Paraná.

Cases: Contrapiso bombeado (Lplan), Desempenho térmico de coberta com XPS versus EPS (Hábil, Tecomat), Gestão de resíduos nos canteiros: problemas e soluções (Moura Dubeux, Pernambuco, Gabriel Bacelar, Conic)

Diretrizes da Compesa quanto à nova norma de individualização de água. Capacitação na norma de desempenho através do SENAI/BA. Cases de obras: Residencial Porto Suape - Porto (kits elétricos), Morada Limeira – Hábil (controle de calor de hidratação e refrigeração do concreto), Multiporto Indianópolis – Porto (BIM).

2021

Pesquisas com construtoras do CTC: Produtividade da parede de concreto, Implantação da NBR 15575, Patologias das paredes de concreto. Elaboração de cartilha PGRCC em grupo EMLURB.

Avaliação de desempenho acústico de vedações verticais em 16 obras (Pesquisa POLI/UPE). Treinamento de empresas vinculadas à construção – Programa Sebrae.

10


FUNCIONAMENTO

O CTC da ADEMI-PE funciona por meio de reuniões mensais, nas quais é elaborado/realizado o planejamento global de metas e ações, bem como são realizadas as avaliações dos resultados obtidos. O gerenciamento de cada ação definida pelo CTC da ADEMI-PE é conduzido por um grupo de trabalho diretamente ligado ao assunto. O conteúdo e a estrutura de todos os eventos planejados são submetidos à apreciação do CTC da ADEMI-PE antes da sua efetiva realização. O CTC da ADEMI-PE busca a participação de todos os elos da cadeia produtiva no desenvolvimento de ações e projetos e na realização de eventos técnicos.

O CTC da ADEMI-PE tem como coordenador geral o Diretor de Tecnologia e Custos da ADEMI-PE, vice-coordenador um membro eleito pelo CTC e o apoio operacional da secretaria da ADEMI-PE. O CTC da ADEMI-PE tem como coordenador técnico um profissional com elevado fundamento técnico, articulação setorial e atuação nacional. A entrada de novas empresas construtoras deve ser realizada através de ofício encaminhado ao coordenador do CTC da ADEMI-PE para apreciação pelos demais membros nas reuniões mensais.

11


REUNIÕES MENSAIS A primeira reunião mensal do CTC da ADEMI-PE ocorreu em 03/04/2007, oportunidade em que a estruturação do comitê foi estabelecida, além da apresentação do funcionamento, da pauta e do cronograma de reuniões. Na ocasião também foram apresentados os resultados de pesquisa sobre as oportunidades de desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade da empresas construtoras certificadas do Estado de Pernambuco. As reuniões seguintes foram agrupando mais representantes das empresas associadas da ADEMI-PE, fortalecendo o trabalho voluntário do grupo e a disseminação das informações discutidas em cada encontro.

Pauta da 1a reunião

Presenças da 2a reunião

Presenças da 3a reunião

12


REUNIÕES MENSAIS

2008

2009

2012

2014

2015

2019

13


REUNIÕES MENSAIS

2019

2019

2020

2020

2020

2021

14


MISSÕES TÉCNICAS As missões técnicas constituem visitas viabilizadas pelo CTC da ADEMI-PE para que um grupo de empresas possa conhecer um projeto, fábrica, tecnologia, obra, ação ou atividade específica. Tradicionalmente, as missões técnicas são realizadas no mês de janeiro de cada ano, porém também podem ocorrer numa oportunidade de conhecer tendências, estabelecer contatos e adquirir novos conhecimentos. A primeira missão técnica do CTC da ADEMI-PE ocorreu nos dias 22 e 23/01/2008 às instalações da Construtora Capuche em Natal/RN.

2008 –Capuche, Natal/RN

2008 –Cinkel, Paulista/PE

2013 –Kit Porta Inteligente, Aracaju/SE

2014 –T&A, igarassu/PE

15


2015 –Astra, Jundia/SP

2016 –Portobello, Marechal Deodoro/AL

2017 –Pormade, União da Vitória/PR

2018–Vão Livre, Campina Grande/PB

16


2019 –Vedacit, Itatiba/SP

2020 –Madeiras do Brasil, Maceió/AL

17


SEMINÁRIOS TÉCNICOS O Seminário Técnico é um evento organizado pelo CTC da ADEMI-PE através do qual se busca discutir temas de interesse das empresas, prioritariamente ainda pouco explorados e com caráter inovador. Tradicionalmente, realizado no 1o semestre de cada ano, trata-se de evento com um foco maior, visto que gera debates mais específicos e bem direcionados, cujos palestrantes são referências em suas áreas de atuação. O primeiro seminário técnico do CTC da ADEMI-PE ocorreu em 31/05/2012 sob o título “Desempenho das Esquadrias”.

2015

Edições 2012-2020 2012 - Desempenho das esquadrias 2013 - Solucões tecnológicas para as fachadas de edifícios 2014 - Sustentabilidade: tecnologias construtivas e certificações 2015 - Gestão informatizada na construção: BIM e ERP 2016 - Tecnologia e Gestão para a redução de custos na construção 2017 - Racionalização da construção 2018 - Desafios do desempenho e da inovação na construção 2019 - Soluções técnicas: impermeabilização e estrutura de concreto 2020 - Boas práticas nos canteiros em tempos de Coronavírus 2018

18


SEMINÁRIOS TÉCNICOS Palestrantes 2012-2020 Ana Gomes – CBIC/DF Ana Mascarenhas – NEOENERGIA/BA Antonio Cardoso – AC&D/SP Bruno Loreto – CONSTRUTECH/SC Cláudio Campelo – JCPM/PE Cláudio Mitidieri - IPT/SP Fábio Giamundo – LAGUNA/PR Fabíola Rago – AFEAL/SP Fabrício Tomo – PEDREIRA/SP Fernando Corrêa – SINCO/SP

2019

Flávio Melo – LEVEL/PE Francisco Graziano – USP/SP Giuliano Lopes – ORGATECNICA/PE Hiran Cavalcanti – ITACON/PE João Bahring – FAU/USP Joaquim Caracas – IMPACTO/CE Luís Lira – INSOLE/PE Mário Remor – TORRECID/SC Nielsen Dias – CONCRECON/DF Pablo Dantas – MHP/MG-SP

Paulo Campos – CAIXA/PE Priscila Freitas - SENAI/BA Reginaldo Parente –DIAGONAL/CE Roberto Cardoso – MOURA DUBEUX/PE Rodrigo Rennó – MHP/MG-SP Rolando Infanti – VEDACIT/SP Serapião Bispo – SINDUSCON/PE Simone Nascimento – ENGEA/PE Tiago Ricotta – BRASOFTWARE/SP Vitor Lemos – MASTERFOCUS/CE

2020

19


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

O Dia do Engenheiro é um evento organizado pelo CTC da ADEMI-PE através do qual se busca discutir os grandes temas de interesse das empresas. Tradicionalmente, realizado no 2o semestre de cada ano, trata-se de amplo evento com reconhecidos palestrantes em suas áreas de atuação, os quais juntos com os principais fornecedores de insumos debatem os assuntos da pauta mais atual da indústria da construção civil. O primeiro Dia do Engenheiro do CTC da ADEMI-PE ocorreu em 26/10/2007 sob o título “Novos Desafios da Gestão e Tecnologia da Construção de Edifícios”.

20


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

21


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

22


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

23


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

Palestrantes 2007-2020 Alcides Gonçalves - ROSSI/SP Alexandre Gusmão - GUSMÃO/PE Ana Castelo - FGV/SP Ana Rocha - PROACTIVE/SP André Cruz - PLANNING/PA Antonio Carmona - EXATA/SP Béda Barkokébas - LSHT/PE Beroaldo Maia - DRT/PE Carlos Formoso - NORIE/UFRGS Carol Barcellos - TV GLOBO/RJ Clarice Degani - SECOVI/SP Daniel Ohnuma - CET/SP Daniel Toledo - KV/SP Eduardo Pricladnitzki - WIKIHAUS/RS Fabiana Cleto - IPT/SP Fabiano Boccardo - MRV/SP Felipe Basso - TECVERDE/PR Fernando Guedes - SINDUSCON/MG

Fernando Sabbatini - POLI/USP Flávio Picchi - UNICAMP/SP Flávio Vidal - MRV/MG Francisco Cardoso - POLI/USP Francisco Toledo - iTELEPORT/SP Henrique Suassuna - QUEIROZ GALVÃO/PE Ivelize Luz - MATEC/SP Jerônimo Cabral - J. CABRAL/SP Jonas Medeiros - INOVATEC/SP José Sampaio - JDL/CAMPINAS Joyce Delatorre -MÉTODO/SP Lílian Sarrouf - SINDUCON/SP Luciana Oliveira - IPT/SP Luis Otávio - UFRJ Luiz Castro - FALCONI/SP Luiz Heineck - UECE/CE Márcio Fleming - TECHSTEEL/ES Marcos Novaes - NOVAES/CE

Maurício Hino - CTE/SP Nelson Faversani - TISHMAN SPEYER/SP Pablo Mazzotti - MÉTODO/SP Patrícia Falcão - GAFISA/SP Rafael Jaworski - PORMADE/PR Renê Rocha - ALPHAVILLE/SP Ricardo França - FRANÇA/SP Ricardo Mateus -BRASIL AO CUBO/SC Roberto de Souza - CTE/SP Rodrigo Pádua - GAFISA/SP Roseneia Melo - UFBA/BA Saulo Suassuna - MOLEGOLAR/PE Solange Nogueira - ELETROBRÁS/RJ Tatiana Almeida - SENAI/BA Ubiraci Spinelli - POLI/USP Vera Hachich - TESIS/SP Victor D`Afonseca - TECNISA/SP Wellington Maciel - COCA COLA/PE

24


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

2007

2008

2008

2008

2008

25


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

2009

2012

2012

2016

26


DIA DO ENGENHEIRO

Edições 2007-2020

2016

2018

2019

2020

27


REUNIÕES TÉCNICAS As reuniões técnicas são encontros realizados para a apresentação do balanço das ações desenvolvidas no ano corrente e de planejamento do ano seguinte do CTC da ADEMI-PE. Tradicionalmente, realizadas no mês de dezembro de cada ano, trata-se de encontro interno para a discussão das ações realizadas, a partir das quais novas ações são previstas para serem efetivadas durante todo o novo ano.

2018

2019

2020

28


GRUPOS DE TRABALHO Os Grupos de Trabalho (GT) consistem em conjuntos de representantes das empresas do CTC da ADEMI-PE que trabalham certo eixo temático em caráter contínuo, definindo para isso um planejamento de ações. Os Grupos de Trabalho (GT) são definidos na última reunião de cada ano, considerando os novos temas de interesse das empresas. Busca-se estabelecer metas condizentes com produtos que possam ser mais facilmente disseminados pela ADEMI-PE.

GT01 Fundações e Estruturas Ações 2020: Boas práticas de execução de fundações, avaliação de desempenho de fundações, Parâmetros econômicos no projeto de estruturas, Divergência de resistência do concreto laboratório/fornecedor, parede de concreto pré-moldada. Coordenador: Lucas Bezerra. Membros: Fábio Cunha, Mário Josias, Luís Paulo e José Arnaldo.

GT 02 Vedações e Instalações Ações 2020: Boas práticas da interface do sistema vedações versus instalações (manual técnico, projetos e execução), Desempenho acústico das instalações. Coordenador: José Neto. Membros: Luiz Sérgio, Tiago Muniz, Suely Lino, Henrique Suassuna e Felipe Cedrim.

GT 03 Normalização, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade Ações 2020: Cartilha PGRCC, Demandas jurídicas da norma de desempenho, Boas práticas de sustentabilidade, Coleta dos problemas no processo de projetos, Case de sucesso de coordenação de projetos em BIM, Inspeção de fachada com drone, Implantação de sucesso do lean construction Coordenador: Leonardo Sá. Membros: Lucilo Varejão, George Valença, Michelli Vasconcelos e Carlos Felipe. Apoio: Elka Porciúncula.

GT 04 Custos, Produtividade e Inovações Tecnológicas Ações 2020: Painéis pré-fabricados com blocos cerâmicos, Portaria eletrônica, Start up, Tecnologia e mecanização nos canteiros de obra, Comparativo de custo parede de concreto versus alvenaria estrutural. Coordenador: Alexandre Andrade Membros: Sanzia Oliveira, Leonardo Luna, Leonardo Paes. Apoio: Osmundo Neto.

29


PUBLICAÇÕES A publicação é um dos principais produtos gerados pelo CTC da ADEMI-PE, cujo objetivo principal consiste em promover a divulgação de conhecimento resultante das ações empreendidas pelos GTs. O ativo gerado sob a forma de publicação decorre de trabalhos contratados e/ ou aprendizado adquirido de uma nova informação, desenvolvidos no âmbito dos GTs ou conjuntamente entre os membros do CTC da ADEMI-PE.

30


PUBLICAÇÕES

31


PUBLICAÇÕES

32


33


INTERAÇÕES PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES MENSAIS As interações com os diversos agentes da indústria da construção civil são atribuições inerentes aos membros que compõem o CTC da ADEMI-PE. São sistemáticas as buscas por ações de parceria com as entidades de classe, universidades, associações, fabricantes, projetistas, fornecedores de serviços, entre outros, de forma a elevar os padrões de qualidade e o desenvolvimento tecnológico setorial, além do desenvolvimento e o aperfeiçoamento da qualidade da mão de obra do setor.

34


INTERAÇÕES

35


INTERAÇÕES

PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS

36


INTERAÇÕES

PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS

37


ENCONTROS SOCIAIS, REPRESENTAÇÕES E AFINS Os membros do CTC da ADEMI-PE são legítimos representantes do comitê, cuja representação se faz presente na participação em diversos eventos técnicos setoriais. Também faz parte das atividades do CTC da ADEMI-PE celebrar o convívio e os avanços obtidos no trabalho conjunto, disseminados em benefício das empresas da associação.

Semana universitária da UPE 2017

Confraternização 2019

Lançamento livro Escola Politécnica 2019

Confraternização 2019

38


ESTRUTURA DO CTC AO LONGO DO TEMPO

Coordenação do CTC Bruno Bacelar (Gabriel Bacelar) Lucian Fragoso (Conic) Vice-Coordenação do CTC Lucian Fragoso (Conic) Michelli Fialho (Accruz) Coordenação Financeira do CTC José Tinoco (Santo Antonio) Eduardo Figueira (Casa Grande, Davila) Luiz Sérgio de Barros (Aclf) Coordenação Técnica do CTC Alberto Casado Lordsleem Jr. (POLITECH/UPE)

Representantes Alexandre Andrade (L Priori, Ca3) Anivaldo Antunes (Gabriel Bacelar, Duarte) Bento Ribas (Torque) Carlos Felipe (Moura Dubeux) Carlos Tinoco (Santo Antonio) Celso Guerra (Queiroz Galvão) Charles Ruas (Viana & Moura) Eduardo Câmara (Poupec) Eduardo Figueira (Casa Grande, Davila) Eduardo Pinto (Ferreira Pinto) Elaine Almeida (Cosil) Érico Trummer (Boa Vista, Habiserve) Fábio Henrique Cunha (Exata) Felipe Cedrim (Conic) Felipe Pinho (Duarte) Frederico Bastos (Falcão) George Valença (Moura Dubeux) Haroldo Figueiredo (Lma) Henrique Porto (Torque) Isabela Salazar (ACLF) Ivan Moreira (AWM) James Ramirez (Exata) José Arnaldo (Romarco) José Neto (Tecomat) José Tavares (GV) José Tinoco (Santo Antonio) Karina Gurgel (Queiroz Galvão) Leonardo Bezerra (Duarte) Leonardo Fritzen (Conlar) Leonardo Luna (Porto) Leonardo Paes (Lplan) Leonardo Palácio (Rio Ave)

Leonardo Portela (Boa Vista) Leonardo Sá (Hábil) Leudson Lino (Prolar) Lucas Bezerra (Fama) Lucilo Varejão (AWM) Luis Monteiro (Romarco) Luiz Breckenfeld (Casa Grande) Luiz Sergio de Barros Filho (ACLF) Marcos Ely (Moura Dubeux) Marcos Resende (Boa Vista) Mário Barbosa (Trio) Manoel Rodrigues (Gc Tenório, Mc Brasil) Maria Clara (Santo Antonio) Mario Josias (Boa Vista) Maurício Santos (Porto Santos) Michelli Vasconcelos Fialho (ACCruz) Moacyr Amintas (Exata) Oldano Schuller (Pernambuco) Osmundo Sá (Hábil) Paulo Leandro (Ceta) Roberto Cardoso (ACCruz, Moura Dubeux) Robson Maciel (Conic) Romeu Vieira (Pernambuco) Sanzia Maria Silva de Oliveira (Pernambuco) Suely Albuquerque Lino da Silva (Prolar) Távna Castro (Casa Grande) Thiago Melo (Porto) Tiago Muniz (Gabriel Bacelar) Vinícius Maranhão (Barbosa e Pinto) Vinícius Vicquelin (Duarte) William Palacio (Rio Ave)

39


DEPOIMENTOS “A criação do CTC, foi de suma importância para ADEMI e seus associados. Tornou-se um grande fórum, onde são discutidas as boas práticas da engenharia!” Eduardo Carvalho 2006 – 2008

“O CTC da ADEMI-PE é uma realização de engenheiros e empresários oriundos das empresas associadas à nossa entidade, o tema é fundamental para a sobrevivência dos nossos negócios e sempre será merecedor de apoio e atenção. Tenho muito orgulho de ter sido um dos construtores desse conselho. Na nossa gestão como presidente da ADEMI-PE (2008-2010), a preocupação foi dar uma independência orçamentária com a consequente estabilidade de ações, é muito bom presenciar os 15 anos de realizações do nosso CTC, parabéns a todos, que de alguma forma, são responsáveis por esse sucesso“. Marcello Gomes 2008 – 2010

“Nesses 15 anos do CTC nossas empresas avançaram mais de 30 em tecnologia e custos com certeza. Parabéns CTC”. Alexandre Mirinda 2010 – 2012

“Um corpo técnico que trouxe evolução tecnológica, troca de boas práticas e engajamento entre as construtoras, garantindo o desenvolvimento da engenharia no nosso Estado. “ Eduardo Moura 2012 – 2014 “CTC - Transmitir as inovações tecnológicas, rompendo paradigmas passados de reserva de informações e passando a promover um compartilhamento saudável de informações, além de ser um dos mais importantes eventos tecnológicos do mercado, como o consagrado Dia do Engenheiro“ André Callou 2014 – 2016

“Parabéns ao CTC, sempre bem capitaneado na figura do professor Alberto Casado, por esses 15 anos trazendo conhecimento técnico e inovação para que nos tornemos mais competitivos para enfrentar as dificuldades do mercado imobiliário”. Carlos Tinoco 2016-2017

40


DEPOIMENTOS “Durante os dois anos em que estive à frente da Ademi-PE, o Comitê de Tecnologia e Custos - CTC se mostrou uma das ações permanentes da associação mais enriquecedoras para o setor, e em especial, para a indústria imobiliária. Através dos debates ensejados em suas reuniões mensais, dos seminários realizados, da construção de uma cultura de inovação e busca por tecnologias nos mais diversos estados e até mesmo de outros países, nossos canteiros de obras tiveram disponíveis as ferramentas necessárias para um ambiente mais racional, econômico e eficiente”. Gildo Vilaça 2018 – 2020

“A criação do CTC trouxe impactos significativos para área de tecnologia das empresas associadas melhorando substancialmente o desenvolvimento da engenharia de Pernambuco”. Bruno Bacelar 2006 – 2012

“Liderar o CTC, junto com Michelli Fialho, Alberto Casado e Fred Carvalho, por mais de dez anos, foi pra mim motivo de muito engrandecimento profissional e pessoal. Foi uma liderança fácil, pois os membros de mais de 20 empresas, tinham a satisfação de se encontrar mensalmente para discutir os assuntos técnicos pertinentes ao mercado Imobiliario e disseminá-los com todos os demais associados da ADEMI”. Lucian Fragoso 2012 – 2018

“O CTC tem dado grande contribuição às empresas que fazem a Ademi, promovendo a discussão de boas práticas e de soluções inovadores, assegura os resultados esperados pelo setor com qualidade, através de uma interação importante entre os diversos gestores e a Academia”. Henrique Suassuna 2018

41


POSFÁCIO

A Escola Politécnica – POLI, da Universidade de Pernambuco – UPE tem a honra de participar das comemorações dos 15 anos do Comitê de Tecnologia e Custos – CTC, da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco – ADEMI-PE. O mercado imobiliário nacional, após duas décadas de estagnação (80 e 90), obteve um reaquecimento a partir de 2005, quando o crescimento do país mostrava-se sustentável, com um maior volume de crédito imobiliário, acirrada concorrência entre os agentes financeiros, inflação controlada, economia em crescimento e aumento da renda e do emprego. Contudo, com uma visão estratégica, a indústria da construção civil não poderia usar os mesmos processos construtivos nesses novos tempos. Mudanças significativas teriam que ser realizadas para construir uma nova era tecnológica. Nesse momento, em 2006, a decisão assertiva tomada pela ADEMI-PE, em criar o CTC, com a coordenação técnica da POLI-UPE, o qual proporcionou estudos de diagnósticos e implementação de desenvolvimento de novas tecnologias, as quais vieram a melhorar a qualidade e a produtividade do setor imobiliário do estado de Pernambuco. A parceria da POLI-UPE com a ADEMI-PE, tem como resultado um aprendizado mútuo, enquanto novas soluções são encontradas para o setor produtivo. A academia recebe um feedback dos problemas reais e, do que o mercado espera dos egressos, atualizando seus projetos pedagógicos. Em consequência, melhora a qualidade dos cursos de engenharia. Para a POLI-UPE, uma das três primeiras escolas de engenharia do Norte e Nordeste do Brasil, fundada em 1912, estar na coordenação técnica do CTC desde o seu início, é está cumprindo fielmente a sua missão: “Formar profissionais de engenharia, articulados com as demandas das cadeias produtivas, visando promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições sociais”, através do ensino, da pesquisa e da extensão, pilares indissociáveis da universidade. Prof. José Roberto de Souza Cavalcanti Diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

42


Elaboração

Autor Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. acasado@poli.br

Engenheiro Civil pela UFPE. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Livre Docente e Professor Associado pela UPE. Docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da UPE. Coordenador Setorial de Extensão e Cultura da Escola Politécnica da UPE. Coordenador do POLITECH - Grupo de ensino, pesquisa e extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Desenvolvimento de projeto para produção de vedações verticais em alvenaria racionalizada e drywall de mais de 200 edificações. Coordenador técnico do Comitê de Tecnologia e Custos da ADEMI-PE, Coordenador do Projeto indicadores para benchmarking em empresas de construção civil – INDICON do SINDUSCON/PE, Coordenador do Programa de indicadores de desempenho de tecnologias construtivas à base de cimento – PROGRIDE da Comunidade da Construção da ABCP-PE. Experiências anteriores: Gerente da MATEC Engenharia/SP, Consultor do CTE/SP, Professor da Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP e do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – IPEP, Consultor de entidades setoriais da construção e de empresas construtoras e subempreiteiras. Prestou treinamento e consultoria visando à implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo QUALIHAB, PBQP-H e ISO 9000 em mais de 100 empresas. Ministrou e publicou mais de 400 palestras técnicas, cursos, trabalhos técnicos e artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Vencedor do 3º prêmio da Comunidade da Construção/ABCP. Autor de 7 livros. Pesquisador visitante na Colorado State University (CSU) e na Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech).

43


Apoio Obra VLP

Concretos Especiais

Estrutura atual da CONCRECON:

Mastro de distribuição - Obra TS-7

A EMPRESA Fundada em 2 de abril de 1987, a CONCRECON – Concreto e Construções Ltda. iniciou suas atividades tendo como objetivo a prestação de serviços de dosagem, aplicação e bombeamento de concreto pré-misturado à construção civil em geral. O fundador e atual sócio majoritário trouxe uma experiência de dezesseis anos de trabalho em uma empresa multinacional pioneira no ramo de concreto usinado no país, exercendo o cargo de gerente geral nos estados de Minas Gerais, Goiás, Campo Grande e Distrito Federal. A CONCRECON sempre manteve o foco em seus clientes buscando atender suas expectativas e necessidades, inovando e trazendo soluções ao ramo de concreto e argamassa. Sua posição de destaque foi construída e mantida pela alta qualidade de seus serviços e a tornou referência no mercado de concreto. A empresa cumpre rigorosamente o processo de controle de qualidade através de moldagem de corpos de prova, acompanhamento e rompimento em seu próprio laboratório. A escolha de seus fornecedores também é fundamental na garantia de um produto de qualidade, a CONCRECON acompanha a qualidade da matéria-prima além de ser bastante seletivo na escolha de novos fornecedores, paralelamente possui um relacionamento consistente com fornecedores e clientes.

A CONCRECON possui 3 Centrais dosadoras fixas em Brasília, duas em Goiânia, João Pessoa, Recife e Natal. Além de duas centrais móveis operando em Brasília. Usina móvel - Estádio Nacional BSB

Pavimento Rígido Concreto Leve- isopor,vermiculita, cinasita. Auto-adensável Concreto com Fibras Concreto com gelo Concreto pesado (hematita) FCK 60 mpa (Estadio Nacional de Brasília) Colorido Poroso Concreto projetado via úmida Com Cristalizante

12 pontos de carga 131 caminhões betoneira 35 carretas transportadoras de agregados e cimento 13 pá carregadeiras 27 autobombas e bombas estacionárias 16 bombas lança: 1 bomba de 52 metros 1 bomba de 43 metros 2 bombas de 40 metros 4 bombas de 36 metros 4 bombas de 32 metros 4 bombas de 28 metros 2 MDC – Mastro distribuidor de concreto (ideal para obras de grande porte) 2 Spiders – Equipamento para distribuir concreto em obras de grande altura

Argamassa Estabilizada: Reboco interno e externo (Contra-piso) convencional, bombeável ou auto-adensável Projeção em talude Enchimento

A empresa atuou de forma relevante em obras importantes, tais como: Ponte sobre o Rio Maranhão – Camargo Correa (1999) Penitenciária Supermax Porto Velho-RO – Porto Belo Construtora (2007) Shopping Iguatemi Brasília – Paulo Octávio (2008) Estádio Nacional de Brasília – Andrade Gutierrez Engenharia S/A e Via Engenharia (2010) Centro Administrativo de Brasília – Odebrecht e Via Engenharia (2012) BRT-SUL DF – OAS, Andrade e Gutierrez e Via Engenharia (2012) Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida com 6.000 unidades – JC Gontijo (2013)

Obra VLP

44


45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.