Planejamento pet

Page 1

Planejamento EstratĂŠgico de Transportes (PET) Outubro/2013

Anderson Shiga Isabela Lauletta Modesto Rafael Alves da Costa Rafael Nurnberg Tiago Lauletta Modesto


Agenda 

Apresentação da Ferramenta

Metodologia

Resultados Obtidos

Benefícios


Ferramenta de otimização de linha de ônibus 

Esta ferramenta tem como objetivo principal otimizar o horário das partidas de ônibus de forma a atender a demanda dada com um nível de serviço pré-estabelecido (SLA – Service Level Agreement). Por exemplo, podemos exigir um nível de serviço tal que atenda 90% dos passageiros com um tempo de espera máximo de 10 minutos.


Ferramenta de otimização de linha de ônibus 

Além da ferramenta em si, teremos outros produtos deste projeto, que são fundamentais para o planejamento operacional e estratégico das linhas:  Curvas de demanda dos passageiros por ponto e linha

 Mapa de superlotação das linhas  Pesquisa Origem Destino


Metodologia 

Pesquisa Origem Destino

Fonte: www.gicentre.org


Metodologia

Ponto 1

Demanda

Demanda

Demanda

0h00

Ponto N

Ponto 2

23h59

t 0h00

23h59

t

0h00

23h59

t


Metodologia 

Dados Necessários 

Curva de Demanda de cada ponto de ônibus de uma determinada Linha

Curva de Lotação do ônibus

Como obter os dados  Os dados de bilhetagem, GPS dos ônibus e localização das paradas no sentido de ida da viagem podem ser utilizados para estimar a origem de cada passageiro e com isso obter a curva de demanda de cada ponto. Já os dados da viagem de volta podem ser utilizados para estimar o destino de cada passageiro.


Metodologia 

A pesquisa origem destino permite otimizar as rotas, mas não garante que as pessoas serão atendidas em um tempo adequado.

Para achar o nível de serviço precisamos estimar o horário que os passageiros chegam no ponto de ônibus. Baseado nas distribuições estatísticas da bilhetagem de cada usuário, é possível estimar o horário aproximado que este chegou ao ponto de ônibus.

Com estes horários em mãos, podemos otimizar os horários de partida dos ônibus, de forma a atender toda demanda com um nível de serviço adequado. Por exemplo, atender 80% dos usuários com tempo de espera máximo de 10 minutos.



Resultados Obtidos

Quantidade de usuários

Linha 917H – Terminal Pirituba / Vila Mariana 80

180

70

160

60

140 120

50

100

40

80

30

60

20

40

10

20

0

0 1

3

5

7

9

11

13

15

17

19

Atendidos em até 10 minutos

21

23

25

27

29

31

Paradas

33

35

37

39

Não atendidos em até 10 minutos

41

43

45

47

49

51

53

55

57

Passageiros transportados

59


Benefícios 

Possibilidade de operar mudança nos itinerários das linhas com mais segurança, pois pode se apoiar em dados de nível de serviço da operação atual e após a alteração é possível medir a eficácia da mesma.

Pesquisa Origem Destino de forma contínua e barata que possibilita criar linhas mais otimizadas.

Além de criar linhas mais otimizadas com a Pesquisa Origem Destino permite verificar se as pessoas são atendidas em um tempo adequado.

Informação ao usuário sobre a lotação da linha, permitindo que ele tenha a informação prévia de qual é o melhor horário para usar uma determinada linha ou de optar pelo uso de outra menos saturada.


Fim, Obrigado.


Próximos Passos – Desenvolver Ferramenta de Análise 

Utilizar os dados obtidos através da base de dados para alimentar a ferramenta, desta forma será possível mostrar o nível de serviço das linhas atualmente e otimizar o horário das partidas de ônibus de forma a atender a demanda dada com um nível de serviço préestabelecido.

A ferramenta também possibilitará analisar de forma automática o relutado da pesquisa origem destino.

Fornecer informações a população sobre a lotação das linhas através de aplicativos e/ou site.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.