Igazetacepbraz

Page 1

1

15 de Novembro de 2014 Volume 1, Edição1

GAZETA CEP - BRAZ EDITORIAL Caro leitor: No dia 15 de novembro de 2014 comemora-se o centenário de posse como Presidente da República Federativa do Brasil, nosso conterrâneo Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes. É com grande satisfação que lançamos o jornal GAZETA CEP-BRAZ. Este foi fundado no dia 10 de outubro de 2014, na Biblioteca do CEP - Centro de Educação Profissional “Tancredo Neves”, na cidade de Brazópolis, pelos profissionais da Instituição: Lílian Regina Brito Murad de Magalhães, Regina Maria Gomes, Rosana Aparecida Candido Pereira Santos e Armando Manfredini Neto. O objetivo deste jornal é informar, de forma simplificada, a sociedade brasopolense sobre a trajetória de vida de Wenceslau Braz, principalmente o período da Presidência da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, utilizando-se de fatos, curiosidades, fotos, homenagem e anúncios da época. Assim, convidamos cada leitor a fazer uma pequena viagem na linha do tempo, pois, reviver o passado é enriquecer o conhecimento.

A trajetória de vida de Wenceslau Braz.


2

GAZETA CEP - BRAZ UM JORNAL A SERVIÇO DA SOCIEDADE BRAZOPOLENSE Publicado em 15 de novembro de 2014.

Diretora: Marcia Pereira Gomes Vice-Diretor : Luiz Carlos Martins Conselho Editorial: Lílian Regina Brito Murad de Magalhães, Regina Maria Gomes, Rosana Aparecida Candido Pereira Santos e Armando Manfredini Neto.

CEP- CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “TANCREDO NEVES” Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 70 Telefax: (035) 3641-1073– 37530-000- Brazópolis-MG. www.cepbrazopolis.com.br — cepbrazopolis@yahoo.com.br


3

HOMENAGEM WENCESLAU BRAZ – 100 ANOS DE PRESIDÊNCIA

Brazópolis se movimenta jubilosa para a celebração de um dos mais gratos acontecimentos, o Centenário da posse do nosso conterrâneo Wenceslau Braz Pereira Gomes como Presidente da República Federativa do Brasil. Sobejos motivos possuímos, para, transfigurados de alegrias, enchermos as salas de aula de nossas escolas para que, crianças e adolescentes, adquiram conhecimentos históricos de seu mais ilustre filho, que chegou ao mais alto grau de responsabilidade: A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Que me parecer não ficar dissonante, evocar, em meio empolgante desta data, os nomes daqueles que foram os esteios que levaram nossa modesta cidade a altura de seu destino. Nesta evocação surge em primeiro lugar a figura do Coronel Francisco Braz Pereira Gomes criador do município, cuja vida foi assinalada por dedicação extrema aos interesses de sua Terra. Essa figura sem par, se eleva a admiração de seus conterrâneos. Ele amava os seus munícipes como filhos. Falar de seu filho Wenceslau Braz é abrir as páginas da nossa história, é contar a sua vida cheia de ensinamentos proveitosos para todos nós. É fazer vibrar o coração dos brasopolenses e dos que estimam e enchem de admiração por tudo que realizou em tão pouco espaço de tempo. Luzia Benedita Ferreira Mendonça


1868

4

Nasce Wenceslau Braz Pereira Gomes. O menino Wenceslau nasceu aos 26 dias do mês de fevereiro de 1868, em São Caetano da Vargem Grande (hoje Brazópolis) na conhecida casa “Solar dos Braz”, na fazenda chamada Bom Sucesso. Foi o terceiro filho de mais nove irmãos do casal Coronel Francisco Braz Pereira Gomes e de Dona Isabel Pereira dos Santos.

Curiosidade: O POR QUE DO NOME BRAZ. Quando criança o pai de Wenceslau (Coronel Francisco Pereira Gomes) engasgou com um grão de fava. Sua mãe desesperada prometeu a São Braz (protetor dos males da garganta), que lhe daria o nome de Braz caso fosse salvo. Como Francisco soltou a fala passou a se chamar Francisco Braz Pereira Gomes. (Fonte: Lourdes Isabel Faria e Dias, 2000)

“Como é que, com tantas desistências, subi tanto? Será porque não tive ambição de chegar lá? ”

1892 Ascensão do jovem Político Wenceslau Braz Em 12 de setembro de 1892, casaram-se em Itajubá os Jovens Wenceslau Braz e Maria Carneiro, filha de uma ilustre família Itajubense. Deste matrimônio nasceram sete filhos: José, Odete, Francisco, João, Mário, Lucinda (falecida com seis meses de idade) e Maria Izabel.

Wenceslau e Da. Maria Carneiro junto com seus filhos. (Fonte: Lourdes Isabel Faria e Dias, Série Wenceslau Braz, nº 1 , 2003).

O ano de 1892 foi marcante na vida do jovem Wenceslau Braz. Sua Carreira Política sofreu uma ascensão. Foi eleito Deputado Estadual,

na primeira eleição Republicana, aos 24 anos pelo PRM (Partido Republicano Mineiro). Foi reeleito na Legislatura seguinte e em seguida passou a ser secretário do Interior de Minas, conquistando um espaço na política Estadual e Federal. Fato: Wenceslau foi um Militante empenhado em causas sociais. Com seu carisma e sua estima, conseguiu convencer os fazendeiros de sua região dar a liberdade a seus escravos. (Diniz, 2009).


1910 O Doutor Wenceslau Braz conquista com dignidade a Vice-Presidência da República. Aos 15 dias do mês de novembro de 1910, aos 42 anos tomou posse do cargo de VicePresidente da República o Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes. Era de direito do Vice-Presidente assumir a Presidência do Senado, porém Wenceslau Braz não o quis em respeito ao companheiro de chapa e então Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, que no início de seu governo enfrentou diversas crises, sendo uma delas a revolta dos marinheiros de São Paulo e Minas Gerais. Não querendo se favorecer das derrotas de Marechal Hermes preferiu retirar-se para Itajubá, onde ficou durante todo seu mandato de Vice-Presidente, evitando assim, ser acusado de querer ocupar o cargo de Presi-

dente da República e qualquer desgaste Político. Um acordo entre os políticos conhecido como, acordo do “café com leite”, resultou na indicação do nome de Wenceslau Braz para a Presidência da República do Brasil. Wenceslau Braz tinha ciência de sua responsabilidade e compromisso que iria assumir oficialmente com o povo brasileiro. Um dos itens de sua plataforma política era: “Agir, enfim, decisivamente, tanto quanto nele estivesse, tanto quanto coubesse nas forças do País, para melhorar as condições de todas as classes sociais.” (GUIMARÂES, 1968).

Marechal Hermes da Fonseca e Wenceslau Braz (Arquivo CPDOC/ FGV)

5 Fato: Causas da revolta dos marinheiros de São Paulo e Minas Gerais O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta. O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado de São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso. Fonte: www.suapesquisa.com/ historiadobrasil/revoltachibata.htm


1914

6

Um Brasopolense no Palácio do Catete

“Homem de governo. A têmpera é de estadista e, onde está, lê pelos dedos, calmo, sem precipitações. Entre disposições retraídas de espírito e retraimentos medidos de alma e gesto, exerce uma vontade que é soberana sua. Conhece os homens e sabe como conduzi-los pela harmonização das atitudes e pela consentaneidade dos desígnios, sem ceder demais, sem conceder demais, tolerando discretamente, e, prudentemente, transigindo sem abdicações” (ALBUQUER QUE, 1956 p. 07).

No dia 1º de março de 1914, o Brazopolense Wenceslau Braz foi eleito “Presidente dos Estados Unidos do Brasil” com 532.107 mil votos, enquanto seu adversário Rui Barbosa teve apenas 47.782 mil votos. Ao ser eleito Wenceslau Braz e seu vicePresidente Urbano Santos da Costa Araújo, tinham ciência da grande responsabilidade e do compromisso que iriam assumir perante os brasileiros. No dia 15 de Novembro de 1914, Wenceslau Braz assumiu a Presidência da República, apresentando um programa de firme ideias e promes-

sas sinceras que impressionou e cativou todo o povo brasileiro. Wenceslau Braz assumiu o Estados Unidos do Brasil numa fase difícil, pois, em agosto deste mesmo ano, explode a Primeira Guerra Mundial na Europa, além das péssimas condições econômicas e conflitos internos que assolavam o País. O Governo do Presidente Wenceslau Braz procurou se manter em posição de neutralidade perante a Primeira Guerra Mundial. E neutro seguiu até os meados de 1917.


1915

7

Presidente Wenceslau Braz enfrentando barreiras com severa moralidade. O primeiro ano de Governo do Presidente Wenceslau Braz, foi marcado por diversas intervenções na Guerra do Contestado, que havia começado no Governo do Presidente Marechal Hermes da Fonseca no ano de 1912. No campo econômico, Wenceslau Braz adotou uma severa política financeira para enfrentar a redução das exportações ocorrida com a Primeira Guerra Mundial. Este ano foi marcado também por algumas revoltas politicamente manipuladas pelos Sargentos do Exército, da Polícia e Bombeiros do Rio de Janeiro.

Foi implantada a República Parlamentar Brasileira, que tinha como argumento: “Se a República dos Estados Unidos do Brasil havia sido lançada por oficiais do Exército, a República Parlamentar deveria ser lançado pelos sargentos.” Surgindo assim, a conhecida revolta dos sargentos.

Fato: Mensagem do Presidente Wenceslau Braz apresentada ao Congresso Nacional.

Fonte: < http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/expresidentes/wenceslau-braz/nome-do-presidente >.

Plenário do Senado durante sessão em 1915 (Fotografia publicada pelo Correio da Manhã) FONTE: betaniacaneca.blogspot.com.br


1916

8

Presidente Wenceslau Braz: Promulga o 1º Código Civil da República dos Estados Unidos do Brasil. No dia 1º de janeiro de 1916 foi promulgado o Primeiro Código Civil Brasileiro, conhecido como Código Wenceslau. Este foi organizado pelo jurista Cearense Clóvis Bevilácqua sendo, a primeira lei a grafar o nome Brasil com a letra S.

Código Civil Brasileiro, porém, ele se manteve firme e após diversas motificações foi concluído o trabalho e aprovado na Câmara. A busca por uma Legislação Civil Brasileira, foi uma luta que começou no Império e se estendeu até a República.

Juristas de maior prestígio e experiências, fizeram criticas severas pela a escolha de Clóvis Bevilácqua para a elaboração do Primeiro

FONTE: Portaldoprofessor.mec.gov.br (Guerra do Contestado)

Neste mesmo ano chegou ao fim a Guerra do Contestado, revolta de caráter popular e religioso. A Guerra Santa do Contestado ocorreu nas terras em disputa entre os

des fazendeiros locais. A revolta só foi dominada quando uma tropa de 6 mil homens, inclusive com a participação de aviões, comandada pelo general Setembrino de

Estados do Paraná e Santa Catarina, e envolveu beatos e sertanejos que estavam sendo expulsos de suas posses pelos gran-

Carvalho, destruiu os arraiais em que se encontravam os rebelados.


1917

9

Fim da Neutralidade: Brasil na Primeira Guerra Mundial. No dia de 1º de janeiro de 1917 entrou em vigor Primeiro Código Civil Brasileiro. No dia 3 de abril de 1917, foi torpedeado e posto a pique o navio Brasileiro “Paraná”. Este fato quebra com a neutralidade do Brasil, levando o Presidente Wenceslau Braz a tomar posse dos navios alemães que estavam em território nacional. De origem Germânica, Lauro Muller, Ministro das Relações Exteriores da Presidência se demite do Ministério.

Aos 27 dias do mês de outubro de 1917 o Brasil declarou Estado de Guerra com a Alemanha, o que provocou manifestações antigermânicas em todo o País. Estes fatos determinaram mudanças fundamentais na Política econômica do Brasil. O ano de 1917 foi marcado por uma série de greves gerais, principalmente nas cidades São Paulo e na capital Rio de Janeiro.

www.ohistoriante.com.br280 × 400Pesquisa por imagem

Fatos: Em 1917, Urbano Santos da Costa Araújo, exerceu a presidência no período de 08 de setembro a 08 de outubro, durante o afastamento do Presidente Wenceslau para tratamento de saúde. (Fonte:http:// www.biblioteca.presidencia.gov.br/expresidentes/wenceslau-braz/vice-

A maior delas foi iniciada numa fábrica de tecidos em São Paulo, onde cerca de 50 mil trabalhadores cruzaram os braços. Apesar do pioneirismo destes movimentos, estas sucessivas greves não trouxeram ganhos significativos para a classe trabalhadora.

Fonte: Série Wenceslau Braz Nº 1 “Lembranças de Brazópolis”


1918

10

Termina o Mandato de Wenceslau Braz: Deixa o Governo sob os aplausos da Nação Brasileira. No final de setembro do ano de 1918, surgiu no Brasil a Gripe Espanhola. Marinheiros Brasileiros que prestaram serviço militar em Dakar, na costa atlântica da África, desembarcaram, infectados pelo vírus da gripe, no porto de Recife. Estima-se que entre outubro e dezembro, período oficialmente reconhecido como pandêmico, 65% da população Brasileira adoeceu. Só no Rio de Janeiro, foram registradas

14.348 mortes. Em São Paulo, outras 2.000 pessoas morreram. Presidente Wenceslau Braz e sua Esposa Dona Maria Carneiro tiveram uma significativa participação no combate a Gripe Espanhola, o que causou uma admiração à população, pelo gesto humanitário vindo de um Presidente da República.

Charge alusiva à chegada da gripe espanhola no Jornal Gazeta do Povo, de 1918 © obvious: http://lounge.obviousmag.org/ anna_anjos/2012/11/publicidades-antigas-dobrasil.html#ixzz3GLwISyS0

Fato: Durante a pandemia de 1918, Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto Oswaldo Cruz, reestruturando sua organização administrativa e de pesquisa. A convite do então Presidente da República, Wenceslau Braz, Chagas liderou ainda a campanha para combater a gripe espanhola, implementando cinco hospitais emergenciais e 27 postos de atendimento à população em diferentes pontos do Rio de Janeiro. Fonte http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/ sys/start.htm?infoid=815&sid=7.

No dia 11 de novembro de 1918, chegou ao fim a primeira Guerra Mundial. Foi assinado o armistício entre a Alemanha e os Aliados, pondo

fim à Primeira Guerra.

www.ohistoriante.com.br280 × 400Pesquisa por imagem


11

Fato: Para suceder Wenceslau Braz na presidência da República, as oligarquias paulistas e mineiras escolheram como candidato o Ex-Presidente Rodrigues Alves, que conseguiu se eleger para seu segundo mandato. Porém, Rodrigues Alves contraiu a gripe espanhola e não tomou posse na Presidência da República em 15 de novembro de 1918. Assumiu o vicepresidente Delfim Moreira, que governou o país pelo breve período de 1 ano até a convocação de eleições gerais, conforme previa a Constituição Federal. Fonte: Tiago Ferreira da Silva. http:// www.historiabrasileira.com/brasil-republica/governode-delfim-moreira/

Aos 15 dias do mês de novembro de 1918, chegou ao fim o mandato do Presidente Wenceslau Braz. Apesar de ter enfrentado a maior crise econômica já sofrida pelo País, soube conduzir o Brasil por caminhos seguros cortando gastos administrativos, incentivando assim, a população a economizar e produzir o seu máximo. Seu mandato ficou conhecido como “Quadriênio Terrível”. Sua administração foi realizada com transparência e rigor, procurando aplicar da melhor maneira os recursos orçamentários do País.

Findo o seu mandato, Wenceslau Braz deixou o Governo com a frase: “Como este período Presidencial, não houve, nem haverá outro no nosso País”, e sob os aplausos gerais da Nação Brasileira. Após completar o mandato Presidencial, Wenceslau Braz foi morar em Itajubá, Minas Gerais. Se tornou presidente vitalício de um grupo de empresas regionais. Mesmo longe da política continuou contribuindo para todas as grandes obras de sua terra natal e região. Foi o presidente que mais tempo viveu. Faleceu aos 98 anos de idade, na mesma cidade, no dia 15 de maio de 1966.

CURIOSIDADES:

Dr. Wenceslau Braz era um homem de grande religiosidade. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, organizava juntamente com outros devotos Itajubenses, romarias ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Brazópolis. (Fonte: Lourdes Isabel Faria e Dias, Série Wenceslau Braz, nº 2 , 2004).

Dr. Wenceslau Braz foi responsável pela doação de uma generosa contribuição para construção da Escola de Economia Doméstica, onde hoje funciona o CEP - Centro de Educação Profissional “Tancredo Neves” de Brazópolis. (Fonte: Lourdes Isabel Faria e Dias, Série Wenceslau Braz, nº 1 , 2003).

“Depois de ser Presidente, a mais nada deve-se aspirar na vida”.


12

ANUNCIANTES


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.