Cena Cumplicidades 2019

Page 1

2019

RECIFE 07 a 23 OLINDA OUTUBRO programação em

@ccumplicidades


1. Revista Observatório Itaú Cultural - N. 18 (jul./ dez.2015), São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Perspectivas sobre política e gestão cultural na América Latina.

O Cena CumpliCidades é uma plataforma internacional com foco na dança, realizada nos teatros de Recife e no Sítio Histórico de Olinda, irradiando ações também para outras cidades, como é o caso de Campina Grande, este ano. Existente desde 2011, o festival segue mantendo o interesse pela experimentação de linguagem, o investimento em novos talentos, na formação de plateias e na cooperação entre brasileiros e estrangeiros em interações artísticas. Desde então, vem dando ênfase no intercâmbio com a produção ibero-americana. Trata-se de uma decisão política e estratégica, visando estreitar laços culturais e de economia da cultura com esses países, como bem descreve Eric Nepomuceno em um de seus artigos: “no século XXI somos latino-americanos ou não seremos nada”1. Neste sentido, esta nona edição do festival conta com o apoio cultural do Programa Iberescena e Funarte para oferecer uma programação artística e pedagógica construída em constantes diálogos com instituições culturais, festivais, teatros e universidades, visibilizando a dança contemporânea ibero-americana. Ela reúne 20 obras, sendo 17 ibero-americanas (Colômbia, Chile, Espanha e Brasil), duas residências artísticas e oficinas com artistas latino-americanos. Trabalhos da Itália e França completam a programação do festival que tem o incentivo cultural do Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco, além de cooperação com o Institut Français e o Consulado Geral da França para o Nordeste. Também é compromisso do evento contribuir para a circulação da produção nacional, atualizando o espectador recifense de produções como a de Goiás, comumente pouco presente em programações locais e que está presente no festival com três trabalhos. Além disso, o Cena CumpliCidades se mostra atento à produção de jovens talentos, programando os artistas do futuro hoje, na programação germinal do Cena Universidade. O Cena CumpliCidades é, portanto, um movimento colaborativo com ênfase na singularidade da dança e do corpo. Apresenta nos teatros uma política de ingressos populares e acesso facilitado às escolas públicas, além da interação com espaços públicos e não-convencionais, em um movimento integrado de promoção da cultura.


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Cena CumpliCidades es una plataforma internacional centrada en la danza, realizada en los teatros de Recife y el sitio histórico de Olinda, que también irradia acciones a otras ciudades, como Campina Grande, este año. Existente desde 2011, el festival continúa manteniendo el interés en la experimentación de lenguaje, la inversión en nuevos talentos, la construcción de audiencias y la cooperación entre brasileños y extranjeros en las interacciones artísticas. Desde entonces, ha estado enfatizando el intercambio con la producción iberoamericana. Esta es una decisión política y estratégica dirigida a fortalecer los lazos culturales y de economía cultural con estos países, como lo describe Eric Nepomuceno en uno de sus artículos: "En el siglo XXI somos latinoamericanos o no seremos nada"¹. En este sentido, esta novena edición del festival cuenta con el apoyo cultural del Programa Iberescena y Funarte para ofrecer una programación artística y pedagógica construida en diálogos constantes con instituciones culturales, festivales, teatros y universidades, haciendo visible la danza contemporánea iberoamericana. Reúne 20 obras, 17 iberoamericanas (Colombia, Chile, España y Brasil), dos residencias artísticas y talleres con artistas latinoamericanos. Obras de Italia y Francia completan el programa del festival, que cuenta con el incentivo cultural de Funcultura del Gobierno del Estado de Pernambuco, así como la cooperación con el InstitutFrançais y el Consulado General de Francia para el Nordeste. También es un compromiso del evento contribuir a la circulación de la producción nacional, actualizando al espectador de Recife de producciones como Goiás, comúnmente poco presente en la programación local y presente en el festival con tres obras. Además, Cena CumpliCidades está atenta a la producción de jóvenes talentos, programando a los artistas del futuro hoy, en la programación germinal de Cena Universidade. CenaCumpliCidades es, por lo tanto, un movimiento colaborativo con énfasis en la singularidad de la danza y el cuerpo. Presenta en los teatros una política de entradas populares y fácil acceso a las escuelas públicas, así como la interacción con espacios públicos y no convencionales, en un movimiento integrado para promover la cultura.

3


17

NOVEMBRO

30

SETEMBRO

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Em um oferecimento da Funarte, do centro NAVE e da Unidade Internacional do Ministério da Cultura do Chile, o Festival Cena CumpliCidades realiza em Recife mais uma residência artística recebendo esta iniciativa do projeto de intercâmbio Brasil-Chile, cujo principal objetivo é a efetivação de encontros entre artistas da dança, tendo a interação, a pesquisa e os processos criativos como motores. Mediada pela Plataforma Ibero-americana de Dança (PID), este projeto concretiza um programa de intercâmbio em residência durante os meses de outubro e novembro de 2019. O projeto está voltado exclusivamente à pesquisa e compartilhamento de metodologias no âmbito da dança, que, a médio e longo prazo, poderá dar cabida a futuras colaborações entre as artistas envolvidas. Com uma etapa no Brasil e outra no Chile, o programa conta com a participação de Mari Paula (Brasil/Espanha) e Alexandra Mabes (Chile). Na primeira parte da residência, as artistas são recebidas em Recife e Campina Grande e, logo depois, em Santiago do Chile: - 30 de setembro a 5 de outubro: Campina Grande - Balé da Cidade de Campina Grande - 7 a 12 de outubro: Recife - Festival Cena CumpliCidades - 4 a 17 de novembro: Santiago (Santiago) - Centro Nave Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

FALE !

cenacumplicidades@gmail.com

4


OUTUBRO

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

7-11

Foto: Victor M. Cafo

RECIFE Rua Benfica, 157 · Madalena · Centro Cultural Benfica Segunda a Sexta 15:30h às 17:30h

OFICINA

‘Corpo Antropófago métodos de criação em dança e performance’ MARI PAULA ESPANHA A oficina Corpo antropófago: métodos de criação em dança e performance é um exercício de reflexão sobre os processos do pensar-fazer corporal. A proposta dirige-se a todas as pessoas que desejam repensar sua maneira de perceber e abordar a linguagem corporal na dança e na performance. A metodologia baseia-se nos conceitos de alteridade (condição de ser outro) e da Antropofagia Cultural (corrente difundida pelo Modernismo Brasileiro). Nesta proposta se atualizará a ideia de antropofagia cultural: “comer, digerir e se apropriar de uma ação cultural” sendo aplicada ao campo do corpo em movimento, de forma híbrida e inclusiva. El taller Cuerpo antropófago: métodos de creación en danza y performance es un ejercicio de reflexión sobre los procesos del pensar-hacer corporal. La propuesta se dirige a todas las personas que deseen replantear su manera de pensar, percibir y abordar el lenguaje corporal en la danza y en la performance. La metodología se basa en los conceptos de alteridad (condición de ser otro) y de la antropofagia cultural (corriente artística difundida por el modernismo brasileño). En esta propuesta se actualizará la idea de antropofagia cultural: “comer, digerir y apropiarse de un hecho cultural”, aplicándola al campo del cuerpo en movimiento, de forma híbrida e inclusiva. Oficina realizada através do programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas e do incentivo do Funcultura.

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

5


OUTUBRO

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

14-21

RECIFE Rua Benfica, 157 · Madalena · Centro Cultural Benfica Segunda a Segunda 14:30h às 16h

A! A S S I ST

@ccumplicidades

OFICINA

Dança Contemporânea VALESKA GONÇALVES / NALINI CIA DE DANÇA BRASIL Desenvolver nos alunos uma percepção mais aprofundada e específica do próprio corpo, em movimento solo e especialmente em contato com o outro. Sempre respeitando as particularidades e as experiências de cada um. Visando assim, aprimorar a percepção do toque, dentro da atmosfera do trabalho de improviso, criando neles ferramentas para autoconhecimento e sensibilidade corporal, trabalhando principalmente com o estado de presença dentro do movimento artístico. El propósito del taller es desarrollar en los estudiantes una percepción más profunda y específica de su propio cuerpo, moviéndose solos y especialmente en contacto entre ellos. Siempre respetando las particularidades y experiencias de cada uno. Con el objetivo de mejorar la percepción del tacto, dentro de la atmósfera de trabajo de improvisación, creando en ellos herramientas para la autoconciencia y la sensibilidad corporal, trabajando principalmente con el estado de presencia dentro del movimiento artístico. Oficina realizada através do programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas e do incentivo do Funcultura.

6

Foto: Lu Barcelos

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.


OUTUBRO

14-21

RECIFE Rua Benfica, 157 · Madalena · Centro Cultural Benfica Segunda a Segunda 16h às 17:30h

ATIVIDADES ESPECIAIS

Residência Cena Universidade No âmbito pedagógico e no incentivo e formação de novos talentos, o Cena Universidade este ano promove uma interação entre alunos do curso de Dança da UFPE e a bailarina e coreógrafa, Valeska Gonçalves, ex-integrante da Quasar Cia de Dança e atualmente diretora da Nalini Cia de Dança. Na função de mentora, Valeska terá um papel que ultrapassa a orientação para estudo, assessorando o jovem na realização dos seus objetivos artísticos. Será aquela que estimula, inspira, cria ou orienta ideias, ações, o projeto artístico e sua realização. O principal objetivo da residência é a efetivação de encontros entre a experiência da artista e o caráter iniciático dos jovens estudantes no exercício profissional, cujos trabalhos coreográficos (já prontos, ou em desenvolvimento), assim como seus processos de criação, são compartilhados e revistos, visando o aprimoramento e amadurecimento da obra e de seu criador. O encerramento dessa experiência se dá através da apresentação desses alunos na programação do Cena CumpliCidades.

Cena Estilo

Q U I N T A

10

OUTUBRO

A cada noite nos teatros o look dos espectadores toma ares de participação performática do público no festival através das mídias sociais do evento. Os escolhidos pela equipe de comunicação são agraciados com entradas francas para os próximos espetáculos.

Sinais de Dança

Intervenções performáticas nos semáforos da cidade.

RECIFE · 07h

7


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

S E X T A

OUTUBRO

11

RECIFE Teatro Santa Isabel 20h · 60 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Conceito, Direção, Coreografia e Performance: Mehdi FARAJPOUR Gráficos em movimento: Stéphane Bordonaro (baseado em conceitos originais e partituras de Mehdi Farajpour) Video Art: Mehdi Farajpour Som: Arnaud Rollat Produzido por: ORIANTHEATRE (FR) / apoiado pelo Centre National de la Danse (CND).

2019

KA-F-KA ORIANTHEATRE DANCE COMPANY FRANÇA KA-F-KA é a história de todos e de ninguém. Um homem, perdido na rotina de sua vida, acorda e descobre que se transforma em outro ser. Ele sofre de isolamento, solidão, fome e dor, mas continua correndo por todas as suas obrigações sócio individuais. O KA-F-KA de Mehdi Farajpour é inspirado no universo visual de Franz Kafka e uma interpretação livre de seu famoso texto:Metamorfose. Para dar conta desse desafio o artista franco-iraniano trilha por entre diferentes áreas até chegar a uma obra interdisciplinar. KA-F-KA es la historia de todos y de nadie. Un hombre, perdido en la rutina de su vida, se despierta para descubrir que se convierte en otro ser. Sufre de aislamiento, soledad, hambre y dolor, pero continúa cumpliendo con todas sus obligaciones socio-individuales. El KA-F-KA de Mehdi Farajpour está inspirado en el universo visual de Franz Kafka y en una interpretación libre de su famoso texto: Metamorfosis. Para enfrentar este desafío, el artista franco-iraniano recorre diferentes áreas hasta llegar a un trabajo interdisciplinario.

8

Foto: Nick Bowers

As apresentações desta obra no Brasil é resultado do trabalho articulado entre o Festival de Dança de Londrina e o Cena CumpliCidades.


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

FICHA TÉCNICA Direção e produção: Valeska Gonçalves e Erick Galdino Coreografia e Interpretação: Valeska Gonçalves Trilha original: Erick Galdino Figurino: Erick Galdino e Valeska Gonçalves Maquiagem: Larissa Elias e Valeska Gonçalves Desenho e operação de luz: Valeska Gonçalves e Sérgio Galvão Criação de cenário: Estellita M’Lamou e Erick Galdino Fotografia: Estellita M’Lamou Apoio: Centro Cultural UFG

NALINI CIA DE DANÇA BRASIL Titiksha no sânscrito é um termo semelhante a Resiliência. O solo faz uma tentativa de personificar este conceito, vislumbrando uma espécie de guerreira mística em movimento, que seria a origem do desejo de manter a própria essência, seja de uma planta, animal, pessoa, tradição... Titiksha vai tomando forma até poder representar a força e a poesia de todo e qualquer ser que confronta a fatídica necessidade de manter sua essência diante de um mundo opressor. Titiksha en sánscrito es un término similar a Resiliencia. El suelo intenta incorporar este concepto, imaginando una especie de guerrero místico en movimiento, que sería el origen del deseo de mantener su esencia, ya sea de una planta, animal, persona, tradición... Titiksha toma forma hasta que puede representar la fuerza y la poesía de cada ser que confronta la fatídica necesidad de mantener su esencia frente a un mundo opresivo.

Foto: Estellita M’ Lamou

S Á B A D O

OUTUBRO

12

RECIFE Teatro Hermilo Borba Filho 19h · 43 min · livre

Titiksha

9


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

S Á B A D O

OUTUBRO

12

RECIFE Teatro Apolo 20h · 45 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Concepção, coreografia e performance: Mari Paula Orientação coreográfica e dramatúrgica: Airton Rodrigues, Ángela Donat Mas, Giorgia Conceição, Leonarda Glück e Ricardo Nolasco Textos: Leonarda Glück e Luis Pablo Beauregard Desenho de iluminação: Trio Desenho de Luz Direção musical e trilha sonora: Fernando de Castro Figurinos: Mari Paula Vídeos: Livea Castro Calvo e Marcus Bonato Produção e Coordenação: Águila Produções Ajuda à circulação: Fundação Cultural de Curitiba

Retrópica MARI PAULA ESPANHA Retrópica é uma performance de dança antropófaga; devora samba, bossa nova, taconeo flamenco e se reinventa em uma dança que rompe com o imaginário que defende a cultura como algo hermético. Enquanto o neocolonialismo, o fanatismo, a intolerância, a imoralidade e o medo nos atropela, Retrópica é mulher. É fome, é tesão, é o puro mel que ainda escorre das veias do Equador. Retrópica é um solo da bailarina e coreógrafa brasileira radicada na Espanha, Mari Paula que, através do corpo, manifesta a influência que existe entre duas culturas friccionadas além do tempo e das fronteiras. Retrópica es un espectáculo de danza antropofágica; devora samba, bossa nova, taconeo flamenco y se reinventa en un baile que rompe con la imaginación que defiende la cultura como algo hermético. Mientras el neocolonialismo, el fanatismo, la intolerancia, la inmoralidad y el miedo nos invaden, Retrópica es una mujer. Es hambre, es caliente, es pura miel que todavía gotea de las venas de Ecuador. Retrópica es un solo de la bailarina y coreógrafa brasileña Mari Paula que, a través de su cuerpo, expresa la influencia que existe entre dos culturas más allá del tiempo y las fronteras.

Foto: Humberto Araujo

2019

10


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

FICHA TÉCNICA Coreógrafxs-intérpretes:Johnathans Paiva (b.boy Black), Taynnã Oliveira, Rafael Guarato Dramaturgia: Margarida Amaral Direção artística: Rafael Guarato Produção: Juliane Borges

2019

GRUPO TRÊS EM CENA BRASIL Escada é um objeto arquitetônico projetado para nos permitir subir e descer entre planos, certo? Para os artistas do Grupo Três em Cena de Goiânia, as escadarias das cidades são mais que isso, elas se tornam o palco onde se faz dança. Com um repertório de movimentos advindo das danças urbanas, o corpo se funde ao espaço público através das escadas, com deslizamentos, encaixes e um gestual específico para se movimentar com as escadas. La escalera es un objeto arquitectónico diseñado para permitirnos subir y bajar entre planos, ¿verdad? Para los artistas del Grupo Tres en Cena de Goiânia, las escaleras de las ciudades son más que eso, se convierten en el escenario donde se baila. Con un repertorio de movimientos de bailes urbanos, el cuerpo se funde en el espacio público a través de las escaleras con resbalones, accesorios y un gesto específico para moverse con las escaleras.

Foto: Lou

DOMINGO

OUTUBRO

13

OLINDA Escadaria da Igreja do Carmo 15:30h · 40 min · Livre

Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana

11


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

DOMINGO

OUTUBRO

13

OLINDA · Alto da Sé 16:30h · 30 min · Livre FICHA TÉCNICA Conceito/criação/interpretação: Daniel Rosado / Paloma Hurtado / Reinaldo Ribeiro Direção: Colectivo Lamajara Música original: Marcelo Lastra Assistência artística: Arantza Lopez Medina Vestuário: Ariel Zalazar. Assistente de vestuário: Magalie Denuoe / Florencia Gayoso Produção: Lola Rodriguez. Assistente de produção: Diego Marín

COLETIVO LAMAJARA ESPANHA Peça de dança inspirada na tradição camponesa. Utiliza os corpos e suas evoluções sobre a terra como motor do processo criativo. É um olhar sobre a relação entre homem e território em analogia com a que se estabelece entre bailarino e corpo. Transporta a uma estética cheia de ação e detalhes, cotidianidade e autenticidade, coberta por histórias e identidades. A paisagem do campo conduzindo a geografia do corpo. Pieza de baile inspirada en la tradición campesina. Utiliza los cuerpos y su evolución en la tierra como motor del proceso creativo. Es una mirada a la relación entre el hombre y el territorio en analogía con la establecida entre el bailarín y el cuerpo. Transporta a una estética llena de acción y detalles, vida cotidiana y autenticidad, cubierta de historias e identidades. El pasaje del campo llevado a la geografía del cuerpo.

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

Foto: Tristan Perez-Martin

Em coprodução com o Festival Sismògraf 2017 (Barcelona); com o apoio de Bolsa de pesquisa e criação OSIC 2016 (Genaralitat de Catalunya) / Ayuntamiento de Mataró. Em colaboração da Mostra InSitu (Barcelona) / Festival Vila Real en Dansa (Vila-Real) / GRUA caravana de trailer (Barcelona) / 30º Concurso Coreográfico Pasoa2 (Madrid) / Ddansa (Vic) / Costa Contemporánea Festival (Almería). Criação na residência Centro Coreografico La Gomera (Islas Canarias) / La Caldera Les Corts (Barcelona) / Casa de las Artes / Alanís de la Sierra (Sevilla) / FABER (Olot) / Nave del Duende (Cáceres).

Labranza

12


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

DOMINGO

OUTUBRO

13

OLINDA · Alto da Sé 17:30h · Livre

2019

Ciranda Cena CumpliCidades No cenário encantador do Alto da Sé de Olinda, coroado pela paradisíaca paisagem do pôr-do-sol, o Festival apresenta uma ciranda em homenagem a Lia de Itamaracá que recentemente recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É então, no espírito de Olinda, representado pela expressão democrática da ciranda, que o Festival encerra seu primeiro fim de semana de programação celebrando a cultura popular com interatividade entre público e cena.

Foto: Arquivo Prefeitura de Olinda

Ação realizada em parceria com a Secretaria de Patrimônio, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Olinda.

En el encantador escenario del Alto da Sé de Olinda, ubicado en el paradisíaco paisaje del atardecer, el Festival presenta una escena en honor a Lia de Itamaracá, quien recientemente recibió el título de Doctor Honoris Causa de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE). Es entonces, en el espíritu de Olinda, representado por la expresión democrática de la ciranda, que el Festival termina su primer fin de semana de programación que conmemora una cultura popular con interactividad entre el público y la escena. Acción realizada en colaboración con la Secretaría de Patrimonio, Turismo, Cultura y Desarrollo Económico de Olinda.

13


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

DOMINGO

OUTUBRO

13

RECIFE Teatro Santa Isabel 19h · 60 min · Livre FICHA TÉCNICA Direção Geral: Elaine Cruz Direção Artística e Coreografia: Joisy Amorim Dramaturgia: Antonio Gómez Casas Trilha e produção Cleyber Ribeiro

musical:

Direção Cênica: Vanderlei Roncato Bailarinos: Emanu Rodrigues, Inaê Silva, Isabel Mamede, Felipe Silva, Jean Valber, Murilo Heindrich. Concepção de Figurino: Vinícius Antonelli Vídeo Mapping / Cenografia: Paulinho Pessoa Criação e Operação de Luz: Sérgio Galvão Produção: Igor Maciel

14

Foto: Layza Vasconcelos

Produção estreia nacional e internacional “Teia”: Arnaldo Siqueira

Teia GIRO 8 CIA DE DANÇA BRASIL O espetáculo busca refletir sobre como as relações humanas se dão frente aos mecanismos de controles sociais nos quais estamos inseridos. Ao tecer uma teia de sinceridade, afetos e movimentos, que acontecem no tempo presente, o espetáculo leva ao palco momentos singulares que variam entre felicidade e aflição. Como cada pessoa, na sua individualidade, resolve suas questões, cientes de que somos humanos e que tudo pode mudar em frações de segundos ou nunca mudar! El espectáculo busca reflexionar sobre cómo se enfrentan las relaciones humanas con los mecanismos de control social en los que operamos. Al tejer una red de sinceridad, afecto y movimiento que tiene lugar en el tiempo presente, el espectáculo lleva al escenario momentos únicos que van desde la felicidad hasta el dolor. ¡Cómo cada persona, en su individualidad, resuelve sus preguntas, conscientes de que somos humanos y que todo puede cambiar en fracciones de segundos o nunca cambiar! APOIO INSTITUCIONAL· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

PATROCÍNIO · · · · · · · · · ·


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

FICHA TÉCNICA Direção geral, conceito e performance: Mari Paula Direção de movimento: Rebeca García Colaboração dramatúrgica e de movimento: Janet Novás, Leonarda Glück, Reinaldo Ribeiro e Ricardo Nolasco Desenho de luz: Carlos Molina (LumiereScene) e Spacecircles Design sonoro: Jaime Peña Produção Executiva: Gabriel Machado e Mari Paula Produção geral: Águila Produções Captação de Recursos: Nina Ribas

MARI PAULA ESPANHA Esta peça foi criada para degradar-se em 450 anos sobre a Grande Porção de Lixo do Pacífico, onde o plástico engoliu o futuro. Rebotalho da humanidade, uma mulher foi transformada em proletária digital após a crise da representação. Come-se a si mesma em busca do prazer do corpo coletivo que perdeu outrora. Esta pieza fue creada para degradarse en 450 años sobre la Gran porción de residuos del Pacífico, donde el plástico se tragó el futuro. Resto de la humanidad, una mujer se transformó en un proletario digital después de la crisis de representación. Se come en busca del placer del cuerpo colectivo que una vez perdió. Foto: Anjana Guerras

T E R Ç A

OUTUBRO

15

RECIFE Teatro Hermilo Borba Filho 19h · 50 min · 18 anos

Devórate

Residências Artísticas: Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento, Curitiba / Graner Centre de Creació de Dansa i Arts Vives, Barcelona Centro Danza Canal, Madrid / Nigredo Espacio, Madrid / Eima Creació, Mallorca Residências Técnicas: Carme Teatre, Valencia / Palacio de Festivales, Santander. Ajuda da Funarte através do programa Iberescena 2019.

2019

15


T E R Ç A

15

OUTUBRO

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

RECIFE Teatro Apolo 20h · 60 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Concepção, Coreografia e Direção Artística: Walter Matteini e Ina Broeckx Figurino: Ina Broeckx Desenho de palco: Ina Broeckx Desenho de luz: Walter Matteini Música: Arvo Part, Philip Glass, Max Richter, Ezio Bosso, J.S. Bach, Pergolesi, Edith Piaff

IMPERFECT DANCERS COMPANY ITÁLIA “Empty Floor", que em tradução literal para o português significa “Chão Vazio”, decorre do desejo de explorar o universo oculto e privado das pessoas que enfrentam a doença de Alzheimer. Com esta montagem, a imPerfect Dancers Company, da Itália, pretende mostrar que, mesmo por trás da dor e constrangimento que a doença possa causar, também podem existir momentos de força e alegria. "Empty Floor", que literalmente significa "Suelo Vacío", surge del deseo de explorar el universo oculto y privado de las personas que padecen la enfermedad de Alzheimer. Con esta configuración, la compañía de bailarines imPerfect de Italia quiere mostrar que incluso detrás del dolor y la vergüenza que puede causar la enfermedad, también puede haber momentos de fortaleza y alegría.

Foto: Barbara Cerri

Elenco: Ina Broeckx, Daniel Flores Pardo, Sigurd Kirkerud Roness, Sara Nicastro, Laura Perrot e Antonio Buonaiuto.

Empty Floor

16

As apresentações desta obra no Brasil é resultado do trabalho articulado entre o Festival de Dança de Londrina e o Cena CumpliCidades.


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Q U A R T A

OUTUBRO

16

RECIFE Teatro Hermilo Borba Filho 19h · 40 min · Livre FICHA TÉCNICA Concepção, coreografia: Filipe Lourenço Coreografia: Nabih Amaraoui Interpretação (música e dança): Filipe Lourenço Assistente de Coreografia: Deborah Lary

Pulse(s) FILIPE LOURENÇO COMPANY FRANÇA Treinado desde a infância às danças tradicionais do Magrebe e à música árabe-andaluza, Filipe Lourenço retorna em Pulse(s) aos seus primeiros amores coreográficos, questionando sua própria herança como a notícia dessas culturas ancestrais. Entrenado desde la infancia hasta los bailes tradicionales del Magreb y la música árabe-andaluza, Filipe Lourenço regresa en Pulse(s) a sus primeros amores coreográficos, cuestionando su propia herencia como la noticia de estas culturas ancestrales.

Arranjos de música ao vivo: Vanessa Court

Foto: Aude Arago

Desenho de luz: Caty Olive

17


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Q U A R T A

OUTUBRO

16

RECIFE Teatro Apolo 20h · 60 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Criação, direção e interpretação: Baldomero Beltrán Criação musical e música ao vivo: Alex de la Cruz Figurino, cenografia e iluminação: Taller creativo Tatambud Danza Produção: Fundación escénica Tatambud Danza 2015.

Epitafios en el viento TATAMBUD DANZA / BALDOMERO BELTRÁN COLÔMBIA Por aqueles que se foram e não encontram o caminho de regresso. Pelos que já não estão e os que não voltaram. Por aqueles que nunca saberemos que nome escrever em seus epitáfios. Para aqueles que estão prontos para explodir no acaso.Por aqueles cujos sonhos foram mutilados. Por aqueles que ainda seguem vivos, em algum lugar, esperando a aurora. Para que o grito de socorro não se afogue na tormenta da noite. Para que, em nome do povo, os cemitérios não continuem se enchendo. Pela infinidade de nomes escritos sob os epitáfios do vento. Por los que se han ido y no encuentran el camino de regreso. Por los que ya no están y los que no volverán. Por los que nunca sabremos qué nombre escribir en sus epitafios. Por los que están prontos a explotar en el azar. Por quienes fueron mutilados sus sueños. Por los que aún siguen vivos, en algún lugar, aguardando la aurora. Porque el grito de auxilio no se ahogue en la tormenta de la noche. Porque en nombre del pueblo los cementerios no sigan llenándose. Por la infinidad de nombres escritos sobre los epitafios del viento.

Foto: David Pupiale

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

18


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Q U I N T A

OUTUBRO

17

RECIFE Teatro Hermilo Borba Filho 19h · 45 min · 16 anos FICHA TÉCNICA Coreografia: PULSADOS Bailarina: Sandra Acevedo Salinas Direção: Sandra Acevedo Salinas Produção: Sandra Acevedo Creação do boneco: Jose Farias Rebolledo Figurino: Carlos Tapia Música: Jose Diego Contreras Rojas IIuminação: Lan Fa Audiovisualista: Jose Diego Contreras Rojas Criação financiada pelo Fondo de Creación en Danza do Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio | Gobierno de Chile

Pulsados SANDRA ACEVEDO SALINAS Y DIEGO CONTRERAS ROJAS CHILE Como mover um corpo que não se move sozinho, que não é independente, vulnerável, que não tem sentido(s)?Pulsados é um esforço para nos mostrar nesse jogo de dúvida e poder, de ser e deixar ser, questionando as posições, os estados nos quais nos encontramos em um espaço social e político, de poder e vulnerabilidade. No meio de imagens, silêncios, luz, textos, tentamos mover um corpo não autônomo, gerando reflexões sobre o corpo, as relações de poder, como submissão, autodeterminação, liberdade, passividade, autonomia, etc. ¿Cómo mover un cuerpo que no se mueve solo, que no es independiente, vulnerable, que no tiene sentido(s)? Pulse es un esfuerzo para mostrarnos en este juego de duda y poder, de ser y dejar ser, cuestionando las posiciones, los estados en los que nos encontramos en un espacio social y político de poder y vulnerabilidad. En medio de imágenes, silencios, luz, textos, tratamos de mover un cuerpo no autónomo, generando reflexiones sobre el cuerpo, las relaciones de poder como sumisión, autodeterminación, libertad, pasividad, autonomía, etc.

INCENTIVO · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

PATROCÍNIO · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Foto: Diego Contreras

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

19


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

T E R Ç A

OUTUBRO

22

RECIFE Teatro Apolo 19h · 33 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Coreografia: Henrique Rodovalho Trilha: Danilo Guanais Direção cênica e sonoplastia: Diana Fontes Iluminação e produção: Marcelo Zamora / Assistente de Iluminação: Vinicius Fortunato Figurino: Manuelle Flor Bailarinos: Anádria Rassyne, João Alexandre Lima e Tházio Menezes

Foto: Brunno Martins e George Harrison

2019

20

Querendo... ENTRE NÓS COLETIVO DE CRIAÇÃO BRASIL Querendo fala sobre a tentativa de construir um relacionamento amoroso, encontros e desencontros, os interesses paralelos e até um imaginário aguçado, dando asas ao público para construir o seu próprio entendimento. Sob a ótica e criatividade de Henrique Rodovalho, carimba com seu estilo peculiar e único, várias interrogativas, sempre com humor e movimentação cotidiana, de fácil assimilação, assim como diferentes percepções. Pode ser um jogo, assédio, ou simplesmente, imaginação de cada componente. Queriendo habla sobre tratar de construir una relación amorosa, encuentros y desajustes, intereses paralelos e incluso un imaginario entusiasta, dando al público alas para construir su propia comprensión. Desde la perspectiva y creatividad de Henrique Rodovalho, estampa con su estilo peculiar y único, varias preguntas, siempre con humor y movimiento diario, fácilmente asimilables, así como diferentes percepciones. Puede ser un juego, acoso, o simplemente, la imaginación de cada componente.


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

T E R Ç A

OUTUBRO

22

RECIFE Teatro Apolo 19:30h

Foto: Lucas Silva

SIG A !

CenaCumplicidades

PROJETO CENA UNIVERSIDADE Por si só

TACIANA GOMES 7 min · Livre Tendo como uma de suas fontes de inspiração o livro "Mulheres que correm com os lobos - o conto da Mulher Esqueleto", este solo é a interpretação em dança de transições comportamentais a partir de sensações, memórias, pensamentos, ações e...novas escolhas. O trabalho partiu da possibilidade de a intérprete ser a carne da sua própria dramaturgia através da abordagem de projeções interiores que oportunizaram uma viagem ao inconsciente (aquele lugar sem limite onde se aninham as nossas histórias mais maravilhosas e inexploradas). Assim, do fato para o corpo e do corpo para palco, o solo foi ao encontro da palavra "encarnado". Tornou-se uma história do corpo. Um trabalho plural e simultâneo na expressividade cênica através de um processo que se torna único e pessoal. Tomando como una de sus fuentes de inspiración el libro "Mujeres corriendo con los lobos - El cuento de la mujer esquelética", este solo es la interpretación de la danza de las transiciones de comportamiento de sensaciones, recuerdos, pensamientos, acciones y nuevas opciones. El trabajo partió de la posibilidad de que la intérprete fuera la carne de su propia dramaturgia a través del enfoque de las proyecciones interiores que proporcionaron un viaje al inconsciente (ese lugar ilimitado donde anidan nuestras historias más maravillosas e inexploradas). Así, del hecho al cuerpo y del cuerpo al escenario, el solo fue a encontrar la palabra "encarnado". Se ha convertido en una historia corporal. Un trabajo plural y simultáneo en expresividad escénica a través de un proceso que se vuelve único y personal.

2019

CENA UNIVERSIDADE

21


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

T E R Ç A

OUTUBRO

22

RECIFE Teatro Apolo 19:30h

2019

CENA UNIVERSIDADE

4Estágios MÁRCIO FELIPE

5 min · Livre A performance “4estágios” trabalha na transferência de movimentos, às vezes leves, outras vezes contorcidos e abruptos. Sua constante oscilação é composta por um período de estágios da chuva que vão se complementando com os movimentos, o estrondoso poder que contemos, a capacidade e fluidez da calmaria, se situam num corpo, numa casca que contém nossas fases e assim, permanecer nesse ciclo de queda e ascensão. El rendimiento de "4estagios" funciona en la transferencia de movimientos, a veces ligeros, a veces retorcidos y abruptos. Su oscilación constante se compone de un período de etapas de lluvia que se complementan entre sí con los movimientos, el poder atronador que tenemos, la capacidad y la fluidez de la calma, se sitúan en un cuerpo, en un caparazón que contiene nuestras fases y por lo tanto permanecen en este ciclo de caer y levantarse.

H JONAS ALVES E ILANE RIBEIRO

Foto: Vanessa Alcântara

10 min · Livre Em H os corpos e as ações exalam acentos expressivos. Nesta proposta a atenção voltada ao fluxo, peso e tempo se relaciona com a restrição e o arriscar-se do corpo em movimento, algo também gerado pela sapatilha de ponta em uma relação direta entre o fluxo contido e equilíbrio. Assim, ambos os corpos aceleram e desaceleram em função de um estado corporal onírico, dando ênfase à experimentação. En H los cuerpos y las acciones exudan acentos expresivos. En esta propuesta, la atención centrada en el flujo, el peso y el tiempo está relacionada con la restricción y el riesgo del cuerpo en movimiento, algo que también genera el zapato de punta en una relación directa entre el flujo contenido y el equilibrio. Por lo tanto, ambos cuerpos aceleran y desaceleran debido a un estado corporal de ensueño, enfatizando la experimentación.

22


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

T E R Ç A

OUTUBRO

22

RECIFE Teatro Apolo 19:30h

2019

CENA UNIVERSIDADE

Éthos

Foto: Vanessa Alcântara

SICILLIA (NAJMA)

5 min · Livre Ethos é um trabalho autoral de Sicillia, agora Najma, que permeia danças de diferentes etnias orientais e danças ciganas mesclando barreiras e respeitando os hábitos das culturas envolvidas. Ethos es un trabajo escrito por Sicillia, ahora Najma, que impregna danzas de diferentes etnias orientales y danzas gitanas que mezclan barreras y respetan los hábitos de las culturas involucradas.

Vivências VICTOR MARINHO

Foto: Monique Ferreira

7 min · Livre Partindo de um trabalho de sala de aula, o processo de Vivências abordou experimentações e reflexões para chegar a um estado cênico potente no qual culturas corporais estão plasmadas em um solo que sintetiza informações variadas. A partir de un trabajo en el aula, la creación de Vivências se acercó a la experimentación y la reflexión para alcanzar un estado escénico potente en el que las culturas corporales se basan en un suelo que sintetiza informaciones variadas. FICHA TÉCNICA Criação e interpretação: Victor Marinho Tutoria: Arnaldo Siqueira Projeto: Cena Educa

SIG A !

CenaCumplicidades

23


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Q U A R T A

OUTUBRO

23

RECIFE Teatro Hermilo Borba Filho 19h · 45 min · 14 anos FICHA TÉCNICA Criação, direção e dança: Mauricio Flórez Assistente de direção: Gustavo Miranda Criação de trilha sonora: Daniel Tauszig Figurino e maquiagem: Beto Souza Colaboração artística: Fábio Furtado e Carlos Moreira Desenho e operação de luz: Clara Rubim Produção: Corpo Rastreado

Um MAURICIO FLÓREZ COLÔMBIA UM é uma obra extraordinariamente ordinária que propõe uma reflexão sobre o estranho, associado ao desconhecido, à diferença e à raridade, através da criação de uma figura anômala que convoca à fantasia e alarga o mundo para além do real. A peça se debruça sobre as ideias mágicas de metamorfose associadas ao uso de mascaras. UM é indeterminado, travestido, singular e popular. UM. UM es un trabajo extraordinariamente ordinario que propone una reflexión sobre lo extraño, asociado con lo desconocido, la diferencia y la rareza, al crear una figura monstruosa que convoca fantasía y extiende el mundo más allá de lo real. La obra se centra en las ideas mágicas de la metamorfosis asociadas con el uso de máscaras. UM es indeterminado, travestido, singular y popular. UM.

Apoio: Residências Artísticas Espaço Maquinaria 2015, Key Zetta e Cia.

Foto: Joao Tavares Kawasaki

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.

24


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

FICHA TÉCNICA Direção e Produção Executiva: Erasmo Rafael Direção Artística: Romero Mota Coordenação de Ensaios: Sérgio Galdino Iluminação: Napoleão Gutemberg Composição Coreográfica: Bailarinos da Oficina de Composição Coreográfica e do Balé Cidade de Campina Grande Roteiro Coreográfico e Trilha Sonora: Rafael Gomes Intérpretes criadores: Cas Silva, Jessica Oliveira, Jardel Melo, Stênio Pablo e Marley Lucena

BALÉ CIDADE DE CAMPINA GRANDE BRASIL O espetáculo mostra bailarinos dançando a força da mulher negra, seja por sua voz suave ou pela melodia encantadora de Nina Simone com as músicas de Sebastian Bach. No palco quatro homens e uma mulher, mostram a versatilidade e o talento da homenageada. El espectáculo presenta bailarines que bailan el poder de la mujer negra, ya sea por su voz suave o la encantadora melodía de Nina Simone con las canciones de Sebastian Bach. En el escenario cuatro hombres y una mujer, mostrando la versatilidad y el talento de la homenajeada. Foto: Rickson Riccelli

Q U A R T A

OUTUBRO

23

RECIFE Teatro Apolo 20h · 50 min · Livre

Black Nina

Figurinos: Clécius Rocha

A! A S S I ST

@ccumplicidades

25


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Q U A R T A

OUTUBRO

23

RECIFE Teatro Apolo 20:50h · 17 min · Livre FICHA TÉCNICA Intérprete criador: Mauricio Flórez Coreografia original: Luis Viana Trilha: Bolero de Maurice Ravel Figurino: Flow Kountouriotis Iluminação: Clara Rubim Colaboração artística: Ricardo Gali, Fábio Furtado, Beatriz Sano, Natália Mendonça, Patrícia Bergantin, Juliana De Bonis e Gabriel Tolgyesi

MAURICIO FLÓREZ COLÔMBIA Bolero é uma composição gestual de sedução em 169 compassos, uma experiência sensorial em crescente ao som do Bolero de Ravel. O ritmo e a melodia da música influenciam diretamente a transformação física e energética do performer, gerando múltiplas insinuações de imagens entre clássicas e barrocas, que evocam interpretações viscerais e femininas da história da dança. Bolero es una composición de gestos seductores en 169 medidas, una experiencia sensorial creciente al sonido del Bolero de Ravel. El ritmo y la melodía de la música influyen directamente en la transformación física y energética del intérprete, generando múltiples insinuaciones de imágenes entre el clásico y el barroco, que evocan interpretaciones viscerales y femeninas de la historia de la danza.

Foto: GustavoRamos

Produção: Corpo Rastreado

Bolero

26

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena.


CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Cena Expandida, Consciência Em Expansão Um novo conceito de veiculação de ações culturais. Um modo diferente de ‘ver’ arte e cultura. Consiste na articulação conjunta dos festivais e projetos, na formação de um grande ‘palco’ de apresentações durante os meses de setembro e outubro criando assim, uma plataforma duradoura de exibição e ações formativas de artes cênicas nacionais e internacionais que atinge um público amplo e diversificado, ocorrendo em diversos teatros e locais públicos e disponibilizando diferentes espaços e mídias (impressa, televisiva, radiofônica e online) para exposição e veiculação de marcas. CENA EXPANDIDA é a reunião de esforços, compartilhamento de ideias, experiências, recursos e mobilização dos festivais RESIDE, TRANSBORDA - as linguagens da cena, FETEAG e CENA CUMPLICIDADES. Implica em mentalidades expandidas, e delas precisa. Sua consolidação aponta para oportunidades e programas/políticas inclusivas e contínuas capazes de transformar democratização de acesso à cultura em democracia cultural, patrocínio em investimento, produção cultural em ação educacional, mobilidade em desterritorialização e produção material em reflexão intelectual. RESIDE.FIT/PE · SETEMBRO Transborda - as linguagens da cena · SETEMBRO/OUTUBRO FETEAG - Festival de Teatro do Agreste · OUTUBRO CENA CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Artes da Cena · OUTUBRO

27


LOCAIS

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Recife Teatro de Santa Isabel Praça da República, s/n Santo Antônio Tel. +55 (81) 3355-3323 Teatro Apolo Rua do Apolo, 121 Bairro do Recife Tel. +55 (81) 3355-3320/3321

FALE !

cenacumplicidades@gmail.com

Teatro Hermilo Borba Filho Cais do Apolo, s/n Bairro do Recife Tel. +55 (81) 3355-3320/3321 Centro Cultural Benfica R. Benfica, 157 Madalena Informações OFICINAS tel. +55 (81) 9 8691 0054

Olinda Igreja do Carmo de Olinda (escadaria) Praça do Carmo, s/n Carmo Alto da Sé R. Bispo Coutinho, s/n Sítio Histórico Informações Os ingressos nos teatros Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Isabel custam R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (meia), para estudantes, idosos e associados do Sated. As atividades que ocorrerão em Olinda e no Centro Cultural Benfica, o acesso é gratuito. Estudantes da rede pública terão preço único promocional de R$ 2,00 mediante apresentação de carteira de estudante.

28


EQUIPE

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

SIG A !

CenaCumplicidades

Cena CumpliCidades 2019 CURADORIA GERAL/PRODUÇÃO Equipe Cena CumpliCidades COORDENAÇÃO TÉCNICA Dado Sodi PRODUÇÃO Thilaine Guedes ASSISTENTE PRODUÇÃO Taciana Gomes APOIO À PRODUÇÃO Andrea Borges Hannah Mary Santos Laiza Medeiros Bela Menezes (operação de som) Tales Pimenta (técnica) Natali Oliveira RECEPTIVO / INTÉRPRETES Luana Almeida Luíza Barbosa INTÉRPRETE LIBRAS Laiza Medeiros DESIGN GRÁFICO Clara Negreiros ASSESSORIA DE IMPRENSA Agência Pavio MIDIAS SOCIAIS | PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS Marina Varela Maria Alencar Marina Pinheiro Tatyane Macedo Samuel Florentino FOTOGRAFIA Pamela Italiano Monique Ferreira TRANSPORTES Elite Consultoria e Viagens - Martha Coelho Flávio Melo - transporte local TRADUÇÃO Thilaine Guedes ADMINISTRAÇÃO + FINANCEIRO + CONTÁBIL Elisângela Nascimento Sandra Souza

29


PARCEIROS

CENA CUMPLICIDADES · RECIFE · OLINDA · 07 A 23 DE OUTUBRO DE 2019

Redes de Cooperação ·· FID · Fórum Internacional de Dança ·· Bienal de Dança do Ceará ·· Festival de Dança de Londrina ·· FIAC · Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia ·· RESIDE · Festival Internacional de Teatro de Pernambuco ·· SESC / TRANSBORDA - as linguagens da cena ·· FETEAG · Festival de Teatro do Agreste ·· Festival Internacional de Teatro Mercosur / ARG ·· Aúra · Festival de Artes Escénicas - ARG ·· GIRART · Mercado de Las Artes Escénicas y La Música de Argentina ·· Plataforma de Residencias Creativas Latinoamericana ·· NAVE / CHI ·· LOFT · Festival Internacional de Danza Contemporánea / CHI ·· Festival Internacional Danzalborde / CHI ·· Festival Internacional Santiago off / CHI ·· Festival de Artes Cielo del Infinito / CHI ·· Endanzante in-Móvil Encuentro / COL ·· Tatambu Danza / COL ·· Festival Nómada / El Salvador ·· Mari Paula / ESP/BRA ·· Colectivo Lamajara / ESP ·· Festival América do Sul / BRA ·· Cerrado Abierto / BRA ·· Nalini Cia de Dança ·· Giro 8 Cia de Dança ·· Entre Nós Coletivo de Criação ·· Balé Cidade de Campina Grande

Realização 2019

30


B FOI

AR A V

O ? CÊ

P OM

Gostaríamos de saber sua experiência no Cena CumpliCidades 2019! Fale conosco: cenacumplicidades@gmail.com


INCENTIVO

Projeto contemplado pela Funarte por meio do programa Iberescena. APOIO CULTURAL

PARCEIROS

UFPE

PRÓ -R EITORIA DE E XTENSÃO E C ULTURA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.