O Computador como Ferramenta de Trabalho

Page 1

O Computador como ferramenta de trabalho

Feito por: Bruno Costa, Nº3;Catarina Machado, Nº4 Técnico de Secretariado Escola Secundária de Cacilhas-Tejo Prof: Cristina Santos Módulo 16


Tópicos Introdução A posição de trabalho:  A importância e repercussões no trabalho;  Como usar o teclado de forma eficiente;  Como digitar. A memorização e domínio do teclado do computador A concepção e tratamento da imagem documental:  Função;  Material impresso;  Material não impresso. Normas estéticas:  Normas portuguesas;  Normas internacionais. Conclusão Bibliografia

Nº de págs. 2

3/4 5 6

7 8 9


Introdução Esta apresentação tem como finalidade apresentar os conteúdos e os tópicos propostos para este módulo, “módulo 16”, solicitando pela professora de Técnicas de Secretariado II, Cristina Santos. Os tópicos que vou desenvolver neste trabalho são:    

A posição de trabalho; A memorização e domínio do teclado do computador; A concepção e tratamento da imagem documental; As normas de estética.

Este trabalho foi realizado, tendo por base pesquisas e buscas em sites existentes que se relacionam com cada tópico desta apresentação, seguindo a estruturação do Microsoft Word.


A posição de trabalho Como se deve sentar correctamente em frente a um computador: 

Manter o topo da tela do ecrã ao nível dos olhos e a distância certa de um comprimento de um antebraço; Mantenha a cabeça e pescoço em posição recta e ombros relaxados; O ecrã na altura dos olhos e manter alguma distância (45 a 70 cm); Manter o antebraço, punho e as mãos em linha recta, em relação ao teclado; Manter o cotovelo junto ao corpo num ângulo de 90º; Manter a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou no suporte; Manter os pés apoiados no chão ou usar um descanso para os pés.

     

A Ergonomia apresenta como uma ciência que estuda a relação entre o Homem e o Trabalho, no qual executa, refletindo o desenvolvimento de uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e as limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. E também aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador, e a eficiência organizacional (por exemplo: a produtividade e os lucros). A ergonomia tem os seguintes objetivos:    

Posturas adoptadas pelos trabalhadores; Movimentos corporais efectuados; Factores físicos ambientais que enquadram o trabalho; Equipamentos utilizados.

Fonte #1: A posição correcta e incorrecta


 A importância e repercussões no trabalho: Neste caso, existe a dactilografia, que apresenta como uma ciência uma arte de digitar textos através de um teclado, obviamente que existem vários tipos de teclados, mas apenas uma técnica para não causar qualquer problema de saúde, e essa técnica dá-se o nome de dactilografia.

 Como usar o teclado de forma eficiente:  Em primeiro lugar, devemos colocar o teclado sobre a mesa (a distância é aquela na qual os cotovelos estejam junto das laterais do corpo e os dedos alcancem o centro do teclado);  Mantenha o “rato” o mais próximo do teclado;  Ao mover a mãe do “rato” para o teclado, o cotovelo deve estar junto da lateral do corpo.

 Como digitar:

Existem duas maneiras de digitar:  Digitar utilizando os 10 dedos sem olhar para o teclado com os olhos fixos no monitor, utilizando vários dedos e procurando cada tecla olhando para o teclado;  O teclado tem várias formas de se poder escrever, mas nem todas são corretas, o teclado também foi criado para que cada “dedo tivesse a sua tecla”, para que se torna mais rápido e fácil.

Fonte #2: Teclado apresentado


A memorização e domínio do teclado do computador  O teclado de computador, como já sabemos, é um tipo de periférico usado por um usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos, tendo as teclas representadas em letras, números, símbolos e outras funções (alguns são baseados pelo modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Por exemplo: os teclados fundados no tempo dos anos 90);  Os teclados são arquitectados como a escrita de textos, onde são usadas para esse meio, actualmente, cerca de 50% (Antigo VS Novo). As teclas são ligadas por um chip dentro do teclado, reconhecendo a tecla pressionada e ordenada pelo PC sob as informações;

 Entre o teclado e o computador, o meio de transporte das informações apresentadas, pelo visor, poderá ser sem fio (Wireless, por exemplo) ou a cabo (PS/2 ou USB). O teclado adaptou-se com a tecnologia razoavelmente sucesso e é um dos poucos periféricos que mais se destacam na informática;

 Domínio do teclado:  

A utilização do teclado de um computador com a configuração portuguesa; A aquisição progressiva de velocidade digitada.

Fonte #3: Computado com o seu teclado


A conceção e tratamento da imagem documental Função: é o que se avalia os critérios da classificação, devido à não existência de procedimento e à organização de uma listagem das notações, usadas para a classificação dos documentos. E também é utilizada aos critérios da listagem dos termos de indexação usados, boletins bibliográficos (análises com os objetivos do fundo documental e da sua organização), política de aquisições e gestão de coleções. A imagem documental apresenta dois tipos de material:

 Material impresso: é o que se adapta ao ritmo dos alunos, permitindo a releitura, a leitura seletiva, entre outros, e poderá ser dirigido com facilidade, no qual o acesso aleatório das partes específicas apresenta com mais rapidez e mais favorável. Por exemplo: Livros: livros de imagens, álbuns ou jogos, livros de literatura (romances, contos, novelas, lendas, etc.,) obras de referência (dicionários, enciclopédias, catálogos, etc.), livros documentais (monografias, ensaios, etc.) e livros de Banda Desenhada; Literatura cinzenta e material efémero: fotocópias, folhetos, panfletos, documentos de professores, de alunos e dossiers temáticos; Publicações periódicas: jornais diários, desportivos ou semanários, revistas de grande informação, revistas dirigidas (público, infanto-juvenil, entre outros) e publicações para os docentes; Material gráfico: cartazes, mapas, fotografias, desenhos, entre outros.

 Material não impresso: destaca-se à versão não impresso, ou seja, relaciona-se mais às ferramentas da tecnologia do que feitas por mão. Por exemplo: Documentos audiovisuais: slides, diaporamas, transparências, cassetes, etc.; Documentos informáticos ou electrónicos: CDA, CD-ROM, DVD, DVD-Rom (ficheiros armazenados em computador e listagens de ligações úteis à internet); Outros materiais: globos, jogos didáticos, exposições, entre outros.


As normas de estéticas Uma norma é um documento fundado pelos consensos, também é aprovado por um organismo reconhecido, identificando as suas regras, as suas linhas directrizes ou as suas características, garantindo a um nível da ordem da excelência, num dado de contexto. Qualquer norma é mirada como uma referência conveniente do mercado a que se destina, acompanhando os seguintes processos: a legislação, a acreditação, a certificação, a metrologia, a informação técnica, e, por vezes, as relações comerciais. Para isso, a normalização é distinguido por duas partes importantes:

Normas portuguesas: são confeccionadas por Comissões Técnicas de Normalização, onde se certifica a possibilidade da participação de todas as partes interessadas, existindo um diploma legítimo, no qual torna-se o cumprimento obrigatório da norma (os prefixos NP, EN ou ISO, por exemplo). Normas Internacionais: são normas estabelecidas por um organismo internacional da normalização para a aplicação em âmbito mundial, podendo existir certos diversos organismos internacionais, em campos específicos, por exemplo: a ISO (a maioria dos sectores), a IEC (área eléctrica e electrónica) e a ITU (telecomunicações).

Fonte #4: Norma específico


Conclusão Depois da realização de trabalho de pesquisa, o computador apresenta-se como uma ferramenta de trabalho, especialmente utilizada pelos profissionais de secretariado, mostrando vários conteúdos das necessidades apresentadas neste trabalho. Aprendemos que o computador mostra-nos várias técnicas de avanço trabalho, isto é, aprendemos as nossas capacidades e maneiras de nos organizar plenamente, como um(a) secretário(a) profissional.


Bibliografia: https://tecnicasecretariado.wikispaces.com/A+memoriza%C3%A7%C3%A3o+e+dom% C3%ADnio+do+teclado+do+computador http://simaocc.home.sapo.pt/e-biblioteca/pdf/ebc_dauroveras1.pdf http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/PageText.aspx?id=5459 http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=15 http://www.normalizacao.cni.org.br/normas_tecnicas_internacionais.htm http://tecnicasecretariado.wikispaces.com/M%C3%B3dulo+16++O+computador+como+ferramenta+de+trabalho; http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.