Science & Solutions #19 Avicultura (Português)

Page 8

Conheça o Seu Inimigo – As fumonisinas REVELADAS por Sabine

Masching - Gerente de Produto e Bertrand Grenier - Pesquisador

As fumonisinas, um grupo de metabólitos fúngicos nocivos e tóxicos, são um importante contaminante do milho. Entre a década de 1970 e final da década de 1990, as fumonisinas não eram consideradas uma grave ameaça para a indústria da avicultura. No entanto, intensas pesquisas científicas realizadas durante os últimos 15 anos revelaram meios alarmantes através dos quais as fumonisinas interagem com o sistema imune e digestivo das aves. Com base nesta nova compreensão, surgiu uma abordagem inovadora que visa a minimização do risco para a avicultura. Prevalência de fumonisina Globalmente, o grão predominantemente usado nas rações para a avicultura é o milho. Uma vez que a ocorrência de fumonisinas é generalizada e não está confinada a um clima específico, estas substâncias tóxicas constituem um fenômeno mundial. Os resultados do mais recente estudo sobre micotoxinas da BIOMIN revelam que 73 % das 1071 amostras de milho analisadas apresentaram um resultado positivo

6

quanto a contaminação com fumonisinas com uma média de positivos de 2914 partes por bilhão (PPB). O segundo maior grupo deste estudo englobou ração terminada com 63 % das 1676 amostras analisadas a apresentarem um resultado positivo para fumonisinas com uma contaminação média de 926 ppb. A soja, o trigo e outros grãos revelaram uma presença inferior de fumonisinas em comparação com o milho (Tabela 1).

Science & Solutions • Número 19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.