Receitas de outono

Page 1

Biblioteca Escolar

Receitas de outono

2011

Entradas Sopas Pratos carne e peixe Sobremesas Compotas Licores


I.

Entradas

CASTANHAS COM ORELHA DE PORCO Ingredientes: 2 orelhas de porco 200 g de bacon 1,2 de castanhas Óleo e manteiga para fritar Sal q. b. Se as orelhas forem frescas, na véspera, salgue-as. No dia lave-as, limpe-as e cozaas, mas não demasiado; depois escorra-as e corte-as em pedacinhos com cerca de 3 cm. Dê um golpe num dos lados das castanhas, depois frite-as, escorra-as e retire-lhes a casca: lave o bacon e corte-o em cubos ou tiras pequenas. Num tacho, leve ao lume um pouco de manteiga e o bacon e vá mexendo até alourar; junte então as castanhas e a orelha cortada, mexa bem até aquecer e, se quiser, sirva decorado com pickles e azeitonas. Nota: cuidado ao fritar as castanhas, pois estas podem estalar e saltar gordura.

PATÉ DE CASTANHAS Ingredientes: 350g de castanhas 250 g de fígados de frango 100g de toucinho gordo 1 col. (sopa) de banha 1 cebola picada 1 col. (sopa) de pimenta preta em grão 2 dl de natas 1 dl de vinho do Porto Sal q.b. 1 col (sopa) de manteiga Dê um golpe nas castanhas, leve-as a cozer, como habitualmente, depois pele-as e, no passe-vite, reduza-as a puré. Limpe e lave os fígados de frango. Corte o toucinho em pequenos pedaços. Leve ao lume um tacho com banha, os pedacinhos de toucinho e a cebola picada e

vá mexendo até a gordura começar a derreter e a cebola a querer alourar; junte então os fígados, os grãos de pimenta, as natas e o vinho do Porto. De seguida, adicione o puré de castanha e mexa sobre o lume até fervilhar. Retire do lume, tempere de sal e passe com a varinha mágica até obter pasta muito fina; rectifique os temperos, deite em tacinhas e alise. Entretanto, leve a manteiga a derreter, cubra com ela o paté e deixe arrefecer. Sirva com torradinhas.

Feijão frito com castanhas Ingredientes: 250g de entrecosto Sal, picante e colorau q.b. 1 dl de vinho branco 1 dente de alho 1 folha de louro 40g de banha 60g chouriço de carne 150g de feijão encarnado cozido 350g de castanhas fritas e descascadas Corte o entrecosto em pedaços e tempere-os com sal, picante, colorau, o vinho branco, o dente de alho e a folha de louro. Leve ao lume num tacho largo com a banha e, quando bem quente, junte-lhe o entrecosto bem escorrido; mexa-o para fritar por igual, depois, com a escumadeira, retire-o para um prato. De seguida, frite o chouriço cortado às rodelas e retire-as também para o prato. À gordura da fritura, adicione então a marinada da carne e deixe fervilhar uns segundos; junte por fim o feijão e as castanhas, mexa até aquecer bem, misture a carne e o chouriço e sirva tudo bem quente.

2


II.

Sopas

SOPA DE CASTANHA Ingredientes: 1,2 kg de castanhas 1 l. de leite Açúcar ou sal q. b. 1 colherzinha de manteiga Descascar as castanhas e deixar cozer 10 minutos em água quente salgada. Escorrer e deixar cozer 25 a 30 minutos no leite, ligeiramente salgado, até que fique cor-de-rosa. Passar para a varinha mágica até obter puré líquido. Servir com sal ou açúcar segundo o gosto do cada um e com uma colherzinha de manteiga.

SOPA DE ABÓBORA COM CASTANHAS Ingredientes: 250g de abóbora limpa 1 cebola 40g de manteiga 80g de arroz 1 cubo de caldo de galinha 250g de castanhas Sal q.b. 1 lata das pequenas de feijão branco cozido Corte a abóbora em pequenos cubos. Descasque e pique a cebola. Leve uma panela ao lume com a manteiga e a cebola e mexa sem deixar alourar, junte depois os cubos de abóbora, 1,5dl de água, o arroz e o cubo de caldo de galinha. Deixe cozer. Entretanto, golpeie as castanhas e leve-as a cozer em água e sal; depois peleas e pique-as. Quando a sopa estiver cozida, adicione-lhe o conteúdo da lata de feijão e deixe ferver. Por fim, rectifique de sal e misture as castanhas picadas. Sirva a sopa decorada a gosto, por exemplo, com raminhos de funcho.

RECEITA DE SOPA CREME DE COGUMELOS COM GAMBAS Ingredientes:

50g de manteiga A parte branca de um alho francês cortado em rodelas 250g de cogumelos frescos cortado em quartos 50g de farinha de arroz 1 litro de caldo de galinha (2cubos de caldo de galinha dissolvidos num litro de água a ferver) 100g de cogumelos frescos laminados 100g de gambas cozidas 2 gemas de ovo 80 ml de natas Sal q.b. Pimenta q.b. Numa panela, leve ao lume a manteiga, o alho francês e deixe refogar ligeiramente. Junte os cogumelos cortados em quartos, tempere com sal e pimenta. Deixe estufar 5 minutos. Entretanto, dissolva a farinha em um pouco de caldo. Depois dos cogumelos estufados, junte a farinha dissolvida no caldo e o restante caldo. Deixe cozinhar 5 minutos. Passado o tempo indicado, passe a sopa com a varinha mágica. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar 3 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo. Entretanto, misture as natas com as gemas. Por fim, junte as gambas e a mistura das natas com as gemas ao creme. Mexa e deixe aquecer sem ferver. E está pronta a servir.

3


III.

Pratos de Carne e Peixe

Carne

PURÉ DE CASTANHAS COM FRANGO Ingredientes 6 dentes de alho picados 1c.( de chá) de colorau 1c. (de sopa) de massa de pimentão 1,2 kg de frango 3 c. (de sopa) de azeite 1 dl de vinho branco 1 pimento laranja cortado em rodelas 2,5 dl de leite 1 ramo de poejos 500g. de batata cozida 500g de castanhas cozidas sem casca 50gde manteiga Sal, pimenta e piripiri q.b. Num almofariz, misture 4 dente4ws de alho com sal, pimenta, piripiri, o colorau e a massa de pimentão, até obter uma pasta. Com esta, barre o frango. Coloque o frango num tabuleiro, regue com azeite, leve ao forno a 170º, durante 40 minutos e vá refrescando com o vinho. Quinze minutos antes de retirar o frango, disponha o pimento por cima. Entretanto prepare o puré de castanhas. Leve ao lume o leite com os alhos restantes e os poejos picados, junte as batatas e as castanhas e deixe apurar durante 10 minutos. Passe tudo pelo passe-vite, tempere e junte a manteiga. Corte o frango em quatro e sirva com o puré. Decore com algumas castanhas inteiras.

PERNA DE BORREGO COM CASTANHAS Ingredientes: 2 cebolas 3 dentes de alho 100g de banha 2 folhas de louro 1 kg de perna de borrego 600 g de castanhas 800 g de batatinhas 200 g de couve-de-bruxelas 1 raminho de alecrim Sal, pimenta, noz-moscada, água e azeite q. b. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Coloque-as num tacho com os alhos esmagados, a banha e o louro. Tempere com sal, pimenta e nozmoscada e deixe refogar um pouco. Acrescente e carne e leve a estufar, em lume brando, agitando o tacho de vez em quando. À parte, coza as castanhas, golpeadas, em água com sal, por cinco minutos. Descasque-as e junte-as à carne, cinco minutos antes de terminar a cozedura. Coza as batatinhas com pele em água temperada com sal; doure-as em azeite e junte-as à carne ao mesmo tempo que as castanhas. Coza as couves-debruxelas em água temperada com sal. Sirva a carne com as castanhas, as batatinhas, as couves-de-bruxelas. Triture o molho e regue a carne. Decore com um raminho de alecrim.

CARNE COM ABÓBORA Ingredientes:

1/2 kg de carne de bovino cortada em cubos Azeite de oliva 2 cebolas picadas 2 dentes de alho amassados Sal e pimenta-do-reino 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico 1/2 kg de abóbora cortada em cubos 1/2 copo de requeijão cremoso 6 colheres (sopa) de creme de leite 4


Azeitonas pretas 3 colheres (sopa) de salsa picada Refogue a carne num pouco de azeite com a cebola, o alho, sal e pimenta a gosto. Quando estiver dourada, acrescente o vinagre balsâmico e a abóbora, tampe e cozinhe até a abóbora ficar macia, sem desmanchar. Adicione o requeijão misturado com o creme de leite e as azeitonas. Passe para uma travessa e polvilhe a salsa. Sirva com arroz.

Peixe SALMÃO AO VINHO DA MADEIRA COM COGUMELOS Ingredientes:

4 Medalhões de Salmão 100g de Cebola Picada 1 lata de cogumelos laminados 1 cálice de vinho da Madeira 1 c. de sopa de salsa picada manteiga, sal e pimenta q.b. 2 dl de natas

Coloque os Medalhões de Salmão numa assadeira untada com manteiga. Junte os cogumelos. Polvilhe com a salsa e a cebola picadas. Espalhe nozes de manteiga por cima. Polvilhe com sal, regue com o vinho da Madeira e junte as natas. Leve ao forno (moderado) durante 20 minutos. Regue com sumo de limão e sirva acompanhado com arroz branco.

congelados) 1 cebola pequena 1 tomate grande maduro 1 medida de arroz carolino 1 dente de alho azeite q.b. sal e pimenta Pique a cebola e o dente de alho e leve a refogar com um pouco de azeite. Acrescente o tomate maduro partido em pedaços e deixe cozinhar alguns minutos temperando com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois o peixe em pedaços, os espinafres e o arroz. Acrescente duas medidas de água, rectifique os temperos e deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido. Sirva quente.

BACALHAU COM MEL Ingredientes: 200 g farinha de trigo 2 ovos água com gás mel a gosto 1 litro de azeite 1 galho de tomilho Faça uma massa para envolver o peixe: farinha de trigo, ovos, água com gás aos poucos e o mel. Coloque a posta de bacalhau no recipiente com a mistura. Aqueça o azeite em fogo alto, coloque o tomilho e retire para não queimá-lo. Frite o bacalhau, girando para cozinhar por igual. Tire da panela quando estiver dourado. Escorra e seque com papel de cozinha. Para completar, decore com um fio de mel.

ARROZ DE PEIXE COM ESPINAFRES

200g de peixe branco em pedaços 200g de espinafres (podem usar 5


Castanhas e hortelã para decorar

IV.

Sobremesas PASTÉIS DE FEIJÃO

Ingredientes 250 g de açúcar 1,4 dl de água 50g de feijão branco cozido 60 g de miolo de amêndoa 6 gemas 500g de massa folhada Manteiga e açúcar em pó q.b. Leve ao lume o açúcar com a água até atingir ponto de pérola. Coloque o feijão num passador e com o auxílio de uma colher de pau, esmague-o de encontra à rede, para eliminar as cascas. Triture a amêndoa. Incorpore o feijão na calda de açúcar, assim como a amêndoa picada e deixe ferver por 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas batidas. Leve tudo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Estenda a massa folhada até obter uma espessura fina e corte-a em quadrados pequenos. Unte as forminhas com um pouco de manteiga e forre-as com a massa, sem aparar as pontas. Recheie-as com o preparado do feijão. Dobre as pontas de massa sobre o recheio e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire, espere 5 minutos e desenforme. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Coza as castanhas em água. Retire, escorra-as e triture. Junte-lhes 180g do açúcar e leve-as ao lume com um pau de canela e o vinho do Porto. À parte, bata as gemas e adicione-as ao preparado anterior em fio, mexendo sempre. Leve ao lume e deixe que as gemas cozam. Retire e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo. Adicione o açúcar restante e bata mais um pouco. Misture as claras com o creme de castanha e distribua por taças. Decore a gosto. BOLO DE NOZES Ingredientes: 220 g de açúcar 120 g de manteiga 4 ovos 120 g de farinha de trigo 1 colher de sobremesa de fermento em pó180 g de miolo de noz 1 colher de café de erva-doce ½ colher de café de gengibre, manteiga, farinha e geleia de marmelo de compra q.b. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata o açúcar com a manteiga e junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Peneire a farinha, adicione-lhe o fermento, o miolo de noz partido, a ervadoce e o gengibre. Envolva tudo na massa. Verta para a forma e leve ao forno a 175˚ C durante cerca de 40 minutos. Retire, pincele com a geleia de marmelo e deixe arrefecer.

MUSSE DE CASTANHA

Ingredientes 350 g de castanha descascada 200 g de açúcar 1 pau de canela 1dl de vinho do Porto 4 ovos 6


V.

Compotas

COMPOTA DE DIÓSPIRO Ingredientes: 1 kg de dióspiros 1 kg de açúcar (se os dióspiros forem bem doces pode-se "roubar" um bocadinho de açúcar) sumo de 1 limão ou de meio, se for muito grande (eu usei de meio, o meu era gigante) 3 cascas de limão 1/2 lt de água

Tirar os pés e as peles aos dióspiros e ficar só com a polpa, reservar. Levar ao lume o açúcar, a água, o sumo de limão e as cascas, deixar ferver lentamente até atingir um ponto médio (até ligar). Retirar as cascas de limão e adicionar a polpa dos dióspiros, mexer para misturar bem, deixar cozinhar lentamente. Mexer regularmente até começar a ganhar ponto, consistência de compota. Ir provando para ver se está a ligar.

DOCE DE ABÓBORA COM CÔCO Ingredientes: 300g de abóbora em cubos 1/2 xícara de agua 4 colheres sopa de açúcar 2 cravos da índia 1 pau de canela 4 colheres sopa de coco fresco ralado

Misture os ingredientes, menos o coco ralado, e leve ao fogo com a panela tampada, mexendo de vez em quando até começar a demanchar. Retire do fogo acrescente o coco ralado e sirva frio.

COMPOTA DE MAÇÃ E CANELA Ingredientes: 1 kg de maçãs já limpas e descascadas 150 ml de água 1 colher de chá de canela em pó 1 pau de canela 1 kg de açúcar Depois de descascadas as maçãs, coloqueas num tacho juntamente com o açúcar, a canela em pó e o pau de canela e a água. Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente durante 1 hora. Ao fim desse tempo retire o pau de canela e passe as maçãs com a varinha mágica. Leve novamente a lume brando até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!). Retire do lume e coloque em frascos. COMPOTA DE ABÓBORA MENINA, LARANJA E CANELA Ingredientes para 3 frascos médios: 1,300 Kg de abóbora menina limpa 1 kg de açúcar 2 paus de canela + 1 colher de chá de canela em pó casca de 1 laranja Leve ao lume a abóbora partida em pedaços juntamente com o açúcar, os paus de canela e a canela em pó, e a casca da laranja. Deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando até o doce estar no ponto (para isso, coloque um pouco de doce num prato e se, ao passar com o dedo ele "abrir uma estrada", significa que está no ponto), o que deve demorar cerca de 2 horas. Retire os paus de canela e a casca de laranja e passe o doce com a varinha mágica. Coloque o doce em frascos previamente esterilizados, e sirva a acompanhar requeijão, em torradas, ou como recheio de tortas. 7


VI.

Licores

LICOR DE NOZ Ingredientes: 10 nozes verdes ( ainda com a casca verde) 1 litro de aguardente 1 pau de canela Açúcar q.b. Água q.b. Picam-se as nozes, com um garfo, e colocam-se a macerar com a aguardente e a canela, durante 2 meses em local escuro, de preferência dentro de um armário. Passado este tempo, côa-se e mede-se a quantidade de aguardente; leva-se ao lume a mesmas quantidade de água e açúcar, deixa-se ferver 5 minutos, retira-se do lume e junta-se a aguardente. Filtra-se e engarrafa-se e deixa-se repousar pelo menos 30 dias .

Juntam-se os figos com a aguardente e deixam-se a macerar durante 3 meses. Junte a água com o açúcar e leve ao lume até atingir ponto de pérola. Deixe arrefecer e junte à aguardente. Filtre e engarrafe.

LICOR DE ROMÃ Ingredientes: 2 romas 3dl de aguardente 150gr de açúcar 1 limão Descasque as romãs e coloque os gominhos num frasco de boca larga levemente pisados, cubra-os de açúcar e com raspas de limão .Deixe enxaropar durante 15 dias. Adicione a aguardente e deixe a macerar durante 3 meses tendo o cuidado de agitar de vez em quando filtre e engarafe.

LICOR DE MAÇÃ

LICOR DE AMORA

Ingredientes: 2 chávenas almoçadeiras de maçã + ½ chávena de açúcar 2 paus de canela 1 chávena de aguardente

Ingredientes:

Num frasco grande coloca-se a maçã com casca e cortada em pedaços. Junta-se o açúcar, os paus de canela e a aguardente. Agita-se nos 8 dias seguintes para dissolver o açúcar. Filtra-se para uma garrafa de servir.

LICOR DE FIGO

1kg de amoras 1 litro de aguardente 500 g de açúcar 1 litro de água Coloca-se as amoras dentro de um frasco de vidro com a aguardente e deixa-se repousar num local escuro, durante 2 semanas. Depois desse período de tempo, derrete-se o açúcar na água quente e junta-se à mistura da aguardente e amoras e deixa-se repousar por mais 1 mês. Ao fim desse mês é só filtrar tudo com a ajuda de um pano e engarrafar.

Ingredientes: 1 Kg de figos 350gr de açúcar 1l de água 0,5l de aguardente

8


Fontes: Revistas da especialidade WordWideWeb Outubro 2011

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.