Uma Aventura Criativa

Page 1

Uma Aventura Criativa Leitura de Imagens no jardim de inf창ncia Ano letivo 2010-11

Agrupamento de Escolas de Vila Cova Biblioteca Escolar


Projeto de leitura de imagens dinamizado em algumas salas dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Vila Cova.

1. Dinâmica: - seleção de um pequeno conjunto de imagens; - conversa prévia com as crianças sobre: “Como se constrói uma história”. - Construção da narrativa sob orientação da Educadora Ana Maria Pinheiro a partir da visualização individual das imagens; - Recolha da narrativa por um adulto que acompanha a educadora durante a sessão; - Ilustração da narrativa pelos alunos-autores.

2. As Imagens I

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 2


II

III

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

PĂĄgina 3


IV

V

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

PĂĄgina 4


VI

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

PĂĄgina 5


3. As Narrativas História do gato que ia ser atropelado Era uma vez um menino chamado Nuno Miguel que gostava de vestir uma camisola amarela, calças azuis e um gorro azul. Gostava de vestir aquela roupa quando estava frio. Um dia estava à esperava do autocarro para ir para a escola e quando o viu, levantou a mão para o mandar parar.

De repente, apareceu um gato que ia ser atropelado pelo autocarro. Chamava-se Riscas e tinha fugido da casa do bosque, porque o seu dono, o Gigante Lenhador, que era muito mau, assustou-o quando deitou abaixo uma grande árvore que fez um grande estrondo. O Nuno quando viu o gatinho tão assustado pegou nele ao colo. - És um gatinho muito querido. – disse. Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 6


- Como te chamas? Reparou que o gatinho trazia uma coleira com o seu nome. - Já sei como te chamas! Riscas! Que lindo nome!

O Nuno levou o Riscas consigo para o autocarro. O gato ficou muito assustado, quando viu tantas pessoas estranhas. Ao chegar a casa, o pai e a mãe exclamaram: - Tu encontraste um gato? - Encontrei, quando ia para o autocarro e quase ia ser atropelado! - Como se chama? - Riscas. - Como sabes o seu nome? – perguntou o pai. - Porque tem uma chapinha na coleira e tem o nome.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 7


- Mas não podemos ficar com ele. – disse o mãe. - Oh, Mãe! Eu gosto tanto dele! - Então temos de construir uma casota e pô-lo no quintal, porque o pelo pode provocar-te alergias. O Riscas dormiu muito feliz na sua casota nova. Tinha muito frio, mas o Nuno levou-lhe um cobertor, comida, água e um brinquedo para ele dormir bem a noite. O Riscas achou o brinquedo muito assustador e não o quis. Então agarrouo, trincou-o e atirou-o para fora da casota. Depois enroscou-se no cobertor e adormeceu.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 8


Vitória, vitória acabou a história.

Alunos do JI de Perelhal

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 9


O Lucas e o Gato

Era uma vez um menino chamado Lucas que morava na cidade Mágica. De manhã, ao acordar, ficou muito feliz porque tinha nevado e o parque perto de sua casa estava todo branco. Saltou da cama, vestiu roupa quentinha e a correr foi para o parque. Estava tudo muito lindo e o Natal estava a chegar. O Lucas estava muito a alegre a brincar no parque, quando, de repente, olhou para os baloiços e viu um gatinho muito assustado.

Era um gatinho muito bonito, que estava perdido e cheio de frio. O Lucas aproximou-se devagar e, com muito cuidado, pegou no gato ao colo e aqueceu-o nos seus braços, porque ele estava cheio de frio. Foi para casa, subiu as escadas a correr e chamou a mãe: - Mãe, mãe, olha o que eu encontrei no parque! – disse o Lucas. A mãe olhou e disse: - Que lindo!

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 10


- Posso ficar com ele? Posso, mãe? – perguntou o Lucas. - Não. – respondeu a mãe. - Olha, tem coleira e placa. Vamos ver se tem o nome do dono e o telefone.

O Lucas e a mãe viram que na coleira tinha o nome do gato, que se chamava Alex. - Que lindo nome. Mãe, posso ficar com ele já que não sabemos quem é o dono? – perguntou o Lucas. - Não – respondeu a mãe – Temos que encontrar o seu dono, porque a esta hora um menino da tua idade está triste por não saber do seu gato. O Lucas ficou triste, mas resolveu tirar uma fotografia ao gato para fazer um cartaz. Pediu à mãe e foi para a rua entregar os cartazes, às pessoas. À noite todos brincaram com o gato (a mãe, o pai, o Lucas e a irmã Cláudia) e depois foi dormir com o Lucas. No dia seguinte, depois do pequeno-almoço, o Lucas estava a brincava com o Alex e alguém tocou à campainha . - Quem é? – perguntou o Lucas.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 11


- Sou o Simão, o dono do gato Alex. – respondeu uma voz . O Lucas e a mãe abriram a porta e viram um menino do tamanho do Lucas. - Oh! Então o gato é teu. – disse o Lucas. - Sim. – respondeu o Simão – Ele saiu de casa sem ninguém dar conta e depois deve-se ter perdido. Muito obrigado por o terem encontrado e tratado dele. O gato Alex, quando ouviu o seu nome, correu e saltou para os braços do seu amigo.

Muito obrigado. – disse o Simão. - Não tem nada que agradecer, gostei muito de ter ficado com o Alex. Posso ir visitá-lo a tua casa? – perguntou o Lucas. - Claro que sim. Aqui está a minha morada. O Lucas ficou um pouco triste ao ver o Simão ir embora com o gato.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 12


Passados uns dias, numa tarde de domingo, o Lucas perguntou ao pai se podiam ir a casa do Simão para verem o gato. A mãe ficou em casa e o Lucas, o pai e a Cláudia foram de carro a casa do Simão. Quando lá chegaram, ficaram todos muito contentes e brincaram muito com o gato. O Simão pediu à sua mãe para fazer um lanche. Depois de lancharem, o Lucas, o pai e a irmã tiveram que regressar a casa. O Lucas e a irmã vinham cansados e adormeceram no carro. Quando chegaram a casa, a mãe deu-lhes banho e foram jantar. No final foram para a cama e adormeceram muito felizes. O domingo tinha sido muito bem passado. No dia seguinte, a irmã do Lucas, na escola, na hora das novidades, contou aos colegas a história do seu irmão com o gato Alex e como tudo se tinha passado.

Vitória, vitória acabou a história. Alunos do JI de Vila Cova

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 13


Era uma vez um menino chamado Daniel que andava a brincar na neve e para não ter frio agasalhou-se com roupa quentinha. No jardim de sua casa fez um boneco, uma árvore, um pinguim e um urso de neve. Quando estava a brincar, apareceu o seu gato, o Riscas, que brincou com ele às escondidas. Depois foram passear pelo bosque. Quando iam a entrar no bosque, apareceu um gigante que lhes disse:

- Este bosque é meu! Para andar aqui têm de responder a três adivinhas! Primeiro: de que cor é a cara da zebra? - Branca e preta – respondeu o Daniel. O gigante apresentou a segunda adivinha: - De que cor é a cara da abelha? - Amarela e preta! - Quantas patas tem o cão?

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 14


- Quatro! - Muito bem! Podem visitar o meu bosque! – disse o gigante. O bosque onde morava o gigante era fantástico, tinha árvores coloridas, muitos meninos a brincar e a trepar às árvores; tocas de coelhas, esquilos, toupeiras e um laguinho com patos.

Como estava a ficar tarde e não havia neve no bosque do gigante, o Daniel e o Riscas foram para casa. Quando lá chegaram, a Rosa, irmã do Daniel, estava a preparar o lanche com a mãe, para si e para o irmão. O pai chegou do trabalho e os seus filhos foram a correr abraçá-lo. O Daniel contou a sua aventura no bosque mágico do gigante. Vitória, vitória acabou a história.

Alunos do JI de Creixomil

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 15


Era uma vez um menino chamado Luís, que vivia em Vilar do Monte. Andava no jardim de infância e tinha cinco anos. Num dia que estava muito frio e havia muita neve, vestiu uma roupa muito quentinha: gorro, luvas, cachecol e calças quentinhas. O Luís tinha um gato já crescido, que se chamava Tareco. Era de cor cinza escuro e cinza claro. Um dia, o Tareco saltou o muro e fugiu de casa. Foi passear para Vila Cova, para casa do Vítor. O seu dono ficou muito triste, por não saber onde andava o Tareco. No dia seguinte, o Luís foi para a escola e a professora quando o viu com a cara triste, perguntou-lhe o que se passava. O Luís disse-lhe que o Tareco tinha fugido. O Vítor, que era da mesma sala do Luís, disse-lhe que o Tareco tinha aparecido na sua casa. O Luís ficou muito contente e pediu-lhe para o trazer no dia seguinte.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 16


No bosque, que ficava em frente da escola, vivia um gigante que tinha um grande chapéu, umas grandes botas e um grande casaco. Era tão grande que arrancava os pinheiros com a mão esquerda e comiaos como se fossem brócolos. Tinha um ar zangado e era mau! Quando passava em frente da escola a caminho da casa da Jéssica quase provocava um tremor de terra.

Os meninos ficavam assustados e escondiam-se. Ia a casa da Jéssica visitar os seus pais que também moravam no bosque numa grande e confortável casa de madeira. Foi visitá-los, porque vivia sozinho e nunca tinha dado conta e sentiu-se triste. Quando chegou a casa da Jéssica, a mãe dela abriu a porta e assustouse ao ver aquele homem tão grande que parecia mesmo um gigante. Fechou a porta e fugiu para o corredor. Esbarrou no pai que lhe perguntou: - O que aconteceu, Ana? Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 17


- Está lá fora um gigante! - Deixa que vou lá ver esse gigante! – respondeu o pai. A mãe seguiu atrás do pai. Quando chegou à porta, o pai viu o gigante e cumprimentou-o: - Bom dia! - Olá, bom dia! Eu sou o Gigante Agra. – respondeu o gigante. E moro do outro lado do bosque. Venho aqui, porque me sinto muito só e triste e gostava de ter amigos.

- Entre! – convidou o pai. O Gigante Agra curvou-se para entrar na casa e foi atrás dos pais da Jéssica até à cozinha. A mãe da Jéssica já não tinha medo e convidou o gigante a sentar-se e ofereceu-lhe um copo de limonada e uma fatia de bolo de chocolate que tinha feito para o lanche do Bruno e da Jéssica.

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 18


Os três estiveram a conversar e os pais de Jéssica acharam que o Gigante Agra era muito simpático e convidaram-no a voltar a visitá-los e a dormir no quarto das visitas.

Vitória, vitória acabou a história.

Alunos do JI de Vilar do Monte

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 19


Responsável pela recolha e publicação: Equipa da Biblioteca Escolar Outubro de 2011

Uma aventura criativa. Leitura de imagens no jardim de infância

Página 20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.