Oficina de Escrita Colorida - AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ENG. FERNANDO PINTO DE OLIVEIRA

BIBLIOTECA ESCOLAR

Oficina de Escrita Colorida

Ano letivo 2019/2020


Contextualização

Cumprindo o Plano Anual de Atividades da Biblioteca e o Projeto aLer+, que pretendem promover a leitura e a escrita, as Professoras Bibliotecárias, dinamizaram, em articulação com os Professores Titulares de Turma uma Oficina de Escrita. A proposta de atividade teve como suporte uma grelha com os seguintes tópicos de orientação: • • • • • • • •

para começar a história escolhe a personagem onde trabalha a personagem caracterização da personagem a personagem tem um problema quem ajuda a personagem o problema ficou resolvido com para terminar a história.

Os alunos organizaram-se em grupos e, livremente, selecionaram os elementos que preferiram, traçando o rumo da história que pretendiam escrever. Posteriormente, ilustraram os seus textos. Desta parceria, nasceu esta compilação de textos, que os alunos realizaram com muito entusiasmo, empenho e criatividade. Parabéns aos pequenos escritores!

Ano letivo 2019/2020


A bailarina

Era uma vez uma bailarina chamada Lena, ela trabalhava num laboratório de dança. A Lena era muito inteligente e bondosa, mas tinha um problema de amor, estava apaixonada pelo Gonçalo. A família quis ajudá-la a resolver o seu problema de amor e comprou-lhe um tapete voador para poder conhecer outros países. Depois de passar por muitos países, decidiu ficar a viver na Índia, onde ganhou um grande prémio de dança e ficou muito feliz.

Daniel Martins, Maria Marques, Matilde Pacheco, Rúben Pinto – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


A bailarina

Era uma vez uma bailarina chamada Cláudia que ia ao ginásio fazer exercício. Ela trabalhava na cozinha e com a esfregona dançava hip-hop. Ela era inteligente e elegante. A bailarina gostava de fazer ginástica ao ar livre, mas teve um pesadelo, sonhou que tinha caído. Ela tinha um segredo enorme, que era da sua melhor amiga, Delfina. O segredo era que ela tinha partido uma perna e não podia dançar. E pediu ajuda a uma criança, filha do Presidente da República. A criança ajudou-a pedindo ao seu pai para contar o segredo em voz alta. O Presidente da República aceitou o pedido, e no dia assim o fez. Mas, prometeu que lhe faria uma surpresa. A surpresa era ganhar um prémio. E no final, ficaram todas amigas para sempre.

Beatriz Santos; Inês Correia; Margarida Pérola, Matilde Salvado – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


A bailarina antipática Era uma vez uma bailarina muito famosa, chamada Pipoca. Ela era muito elegante, dançava muito bem e era inteligente, mas tinha um defeito, era muito antipática. Ela trabalhava numa sala de espetáculos onde fazia diversas músicas e coreografias. Certo dia, encontrou uma família com uma criança numa floresta e começou a gritar, pois ela tinha um problema de amor, o que significava que não conseguia dar amor. As pessoas, ao verem aquilo, tentaram ajudá-la, deram-lhe um tapete voador chamado Relâmpago Pico Pico: - Olá, eu sou o teu tapete voador, chamo-me Relâmpago Pico Pico! E tu? - Eu chamo-me Pipoca! – respondeu ela. - Eu vou ser o teu ajudante, para te ajudar no teu problema. Aquela ideia não resultou. Então, deram-lhe sapatilhas mágicas e isso resolveu a situação. Vitória, vitória acabou a história.

Alana Marques; Carolina Monteiro; Gonçalo Silva, Núria Ramalho - – EB Viscondessa Ano letivo 2019/2020


A bailarina Era uma vez uma menina bailarina, que todos os dias ia ao ginásio. Ela era gorda, mas queria ficar elegante, por isso é que ela ia ao ginásio. A bailarina tinha um segredo, o seu melhor amigo era um animal feroz, que a ajudava a conquistar o seu sonho, o sonho dela era ser uma bailarina profissional, ela dizia que nunca iria conseguir, porque era gorda. O seu animal tentava ajudá-la, mas ela não percebia nada. Então, ela foi falar com o Presidente da República, que conseguia perceber a língua dos animais. O Presidente da República mandou ir buscar o animal e ouviu-o com atenção. E percebeu que o animal queria dizer à bailarina para não comer tantos doces. A bailarina seguiu o conselho do seu animal e ficou mais magra. Um dia, participou num torneio e ganhou o primeiro prémio.

David Lopes, João Samúdio, Pedro Silva, Tomás Carneiro – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


O segredo da bailarina

Era uma vez uma Bailarina chamada Alice. Ela treinava numa sala de espetáculos. Ela era muito inteligente, por isso é que sempre tirava muito bom nas provas de ballet. Ela tinha um segredo muito importante, que não conseguia guardar para si. Um menino chamado João queria ajudar a bailarina com o seu segredo importante. Ela tinha uma caixa de música que tinha perdido, que era muito importante para a sua vida. Eles procuraram a caixa e encontraram-na, era uma caixa mágica e muito especial. Em agradecimento, a bailarina convidou o João para um espetáculo. Vitória, vitória acabou a história.

Ana Beatriz Oliveira, Matilde Fonseca, Gustavo Silva – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


A cientista

Era uma vez uma cientista chamada Florinda, que trabalhava numa sala de espetáculos. Um dia, a Florinda foi apresentar uma história ao palco e o público aplaudiu. O diretor da sala de espetáculos ao ver que ela tinha muito jeito para representar e contar histórias convidou-a para trabalhar no seu grupo de teatro. Foram as crianças que ajudaram a Florinda a descobrir a sua verdadeira vocação. Florinda ficou tão famosa que o diretor deu-lhe uma chave especial que a levou a um tesouro.

Bruno Ventura, Fabiana Leandro, Francisca Pinto, Tomás Arruela – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


O Homem que foi ao ginásio

Um dia, um desportista que se chamava Mário foi ao ginásio fazer os seus exercícios. Esse atleta era inteligente e musculado porque fazia muito exercício. Ele tinha um problema porque só tinha 1 cêntimo. Como a família era muito rica, deu-lhe dinheiro. E assim, como já tinha muito dinheiro, ele comprou umas sapatilhas laranjas e amarelas. Ele descobriu que as sapatilhas tinham poderes mágicos e que com elas conseguia saltar muito alto. Então recebeu um prémio que era uma taça dourada, cheia de mil notas de 500 Euros.

Sarah, Santiago, Martim, Francisco e Manuel – EB Nogueira Pinto - – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


A DOENÇA DO CIENTISTA

Era uma vez, um cientista que se chamava Mário. Ele trabalhava em Lisboa, num laboratório. Era inteligente e musculado. Fazia experiências com muitas poções para curar a doença que era cancro. Um duende que era muito esperto, veio de Espanha e chamou o Presidente da República que chamou os médicos. Eles curaram a doença do Mário. Vitória, vitória acabou a história.

João Cruz, Henrique, Pedro, Guilherme e Rodrigo – EB Nogueira Pinto – EB Nogueira Pinto - – EB Viscondessa

Ano letivo 2019/2020


A bailarina e o saco de dinheiro

Um dia a bailarina que se chamava Sofia, trabalhava no Porto numa sala de espetáculos bonita, com efeites luxuosos e grandiosos. A Sofia era elegante, inteligente e bonita. Ela trabalhava muitas horas, mas ganhava pouco dinheiro. Então, foi pedir à família se lhe podia enprestar dinheiro. A família negou o empréstimo mas deu a opinião de arranjar um novo emprego. Procuraram e encomtraram-lhe um novo emprego. A caminho de casa encontraram um tapete voador. No dia seguinte, sentou-se no tapete voador que a levou para o emprego. Mas antes chegar,o tapete parou em cima de um prédio onde encontrou um saco cheio de dinheiro que lhe permitia abrir uma empresa.

Tiago, Salvador, Maria Luís, Mafalda, Maria da Graça– EB Nogueira Pinto

Ano letivo 2019/2020


O desportista Ronaldo

Era uma vez um desportista que se chamava Ronaldo. Tinha um ginásio que ficava na rua Ctt, Blb. Era musculado e o cabelo muito elegante. Tinha um problema, o treinador não lhe dava dinheiro quando jogava bem. No aniversário dele e foi ter com a família que lhe deu dez mil euros. Com o dinheiro comprou umas sapatilhas novas. Passado algum tempo apercebeu-se que as sapatilhas eram mágicas e conseguia marcar muitos golos. No final do ano, ganhou o prémio de melhor jogador do mundo pela UEFA em Itália. Como ficou rico, deu dinheiro aos pobres e à família.

João Maria, Francisca, Ana, Arthur, Bernardo– EB Nogueira Pinto – EB Nogueira Pinto

Ano letivo 2019/2020


O dentista

Era uma vez um dentista chamado Tiago que tinha um consultório, em Leça da Palmeira. Ele era grande, gordo e inteligente. Certo dia, o Tiago descobriu que tinha uma doença muito grave numa perna… Assim que contou à família, em conjunto, decidiram comprar-lhe um tapete voador para que pudesse voar para todo o lado. O Tiago ficou muito feliz com a ajuda da família. Vitória, Vitória, acabou a história.

T2 EB Corpo Santo

Ano letivo 2019/2020


O cientista

Era uma vez um cientista chamado José que trabalhava num laboratório. Ele era inteligente, mas tinha umas ideias um pouco malucas. Numa tarde de inverno, o José estava a limpar o laboratório… escorregou e magoou-se no pé direito. A família quando soube o que lhe tinha acontecido arranjoulhe umas sapatilhas mágicas para continuar a realizar as suas experiências. Uns dias depois, participou num concurso e ganhou o prémio de cientista do ano! O cientista José ficou muito feliz.

T2 EB Corpo Santo

Ano letivo 2019/2020


Escolas participantes

EB Corpo Santo – Prof. Liliana Ferraz EB Nogueira Pinto – Prof. Avelino Vaz EB Viscondessa – Profs. Cláudia Vieira e Delfina Pereira

Professoras bibliotecárias

Ana Paula Gaspar Fátima Lemos Márcia Costa

Ano letivo 2019/2020


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.