Bocas junho 2015

Page 1

26 Edição de junho de 2015 do jornal do Agrupamento de Escolas nº3—Évora Escola Básica Santa Clara, Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância

Concurso Leituras na Planície

Luís Madeira , aluno do 1º ano na Escola Básica de São Manços, foi o vencedor do Concurso.

Imagens do

CANTE ALENTEJANO

pelos alunos do 7º e 9º anos

Encontro COMENIUS em OSTROWIEC

POLÓNIA

Leituras em movimento Alunos 4º ano S. Mamede


“Amali e Abdul do outro lado do muro”

Jardins de Infância A 28 de abril, Isabel Bravo e Daniela Bacalhau, as autoras do livro "Amali e Abdul, do outro lado do muro" estiveram nas Escolas do 1º ciclo e JI de São Sebastião e Água de Lupe.

O muro foi sendo derrubado pela força da amizade! E sem nos apercebermos... não é que desapareceu!!? Viva a paz! Vivam as crianças e vivam os livros que nos ensinam tanto! Obrigada às excelentes contadoras desta estória!

A equipa da biblioteca escolar agradece a colaboração voluntária da Professora Ana Cristina Tavares na edição do Bocas.

Ficha Técnica

Coordenação: Profªs. Olga Rocha e Cristina Tavares

Colaboradores: Alunos e Professores dos Jardins de Infância ( Água de Lupe e S. Sebastião da Giesteira), Escolas de 1º ciclo ( Horta das Figueiras, S. Mamede, S. Sebastião da Giesteira, S.Manços, e Escola de 2º e 3º ciclo (Escola Santa Clara).

2


:::::::::::::::::: Concursos de leitura ::::::::::::::::::::: .....Concurso Nacional de Leitura ..................................................................... No dia 23 de abril, os alunos Ana Margarida Teles e Gonçalo Morgado participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, em Estremoz. Realizaram a prova escrita que incidia nas obras “ O meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos e “ O romance de Rita R.“ de Ana Saldanha. Estão de parabéns pelo empenho que dedicaram à preparação da prova.

.....Concurso Leituras na Planície .................................................................... No dia 29 de abril, decorreu na Biblioteca Pública de Évora, mais uma final do Concurso Leituras na Planície, envolvendo a participação dos 4 agrupamentos de escolas da cidade. Os alunos da turma do 3º B, acompanhados pela Professora Cristiana Pedrosa, da E.B. de São Mamede, acompanharam os representantes da sua escola e assistiram com muito interesse ao concurso. Os alunos participantes foram: 1º ano: Luís Madeira (Escola Básica de São Manços) 2º ano: Rodrigo Lourenço (Escola Básica Horta das Figueiras) 3º ano: Alexandre Korotchuk ( Escola Básica São Mamede) 4º ano: Alexandre Pastor (Escola Básica São Mamede) Os alunos representantes de da Escola Santa Clara

5º ano: Eduardo Martinho (E.B. Santa Clara) 6º ano: Leonor Pimenta (E.B. Santa Clara) 8º ano: Constança Martins (E.B. Santa Clara) 9º ano: Beatriz Pestana (E.B. Santa Clara)

O aluno Luís Madeira foi o vencedor de entre os alunos do 1º ano. Parabéns pela leitura integral e cativante do livro “ O coelhinho Branco” de António Torrado!

para os que 3


Leituras em movimento

com os alunos do 4º A da Escola Básica de São Mamede

No dia 23 de abril a turma do 4º A (Prof. Luísa Antunes) da EB de São Mamede deslocou-se aos Paços do Concelho para participar na atividade “Leituras em Movimento”, organizada pela Câmara Municipal para assinalar o dia mundial do livro e que consistiu numa sessão contínua de 15 horas de leitura. Quatro alunos da turma prepararam a apresentação de um livro, sob a forma de um diálogo, intercalado com momentos de leitura. A Maria do Rosário Barradas e o Guilherme Santos apresentaram “ A Maior flor do mundo” de José Saramago; a Mariana Amante e o Francisco Cambezes apresentaram “O Rouxinol” de Hans Christian Andersen. Quem ainda não conhecia estes contos, ficou de certeza com vontade de os ler, pela leitura expressiva e pelo diálogo convincente!

Na biblioteca escolar, o trabalho foi cuidadosamente preparado com a ajuda da Professora Bibliotecária. ……………………………………………………………………………………………………………………………... Nos Paços do Concelho

4


Pequenos, mas grandes leitores Os nossos livros preferidos, requisitados na biblioteca de São Mamede Título: O voo do golfinho Autor: Ondajki Ilustrador: Danuta Wojciechowska Esta história fala de um golfinho que tinha um bico de pássaro. Dava saltos muito altos e nadava muito depressa. À medida que o tempo ia passando parecia-se mais com um pássaro. Um dia sentia-se tão feliz que quando deu um salto começou a voar e foi brincar para as nuvens. Tinha-se transformado num pássaro! Aí, encontrou outros pássaros que antes eram serpentes, gatos, camaleões… Eram animais que queriam tanto ser pássaros que isso tornou-se real. Passaram a voar juntos e formaram o Bando da Liberdade!

Simão Sousa– 4º C “Agradou-me esta história, porque fala de liberdade e por sermos diferentes não quer dizer que não sejamos especiais.”

O que mais gostei da história foi o golfinho ficar a saber que os outros pássaros dantes eram outros animais.

Eu li o livro “Ali Babá e os quarenta ladrões”, traduzido por Helena Canto e Melo e ilustrado por Francesc Rovira. Fala de um homem que encontra uma gruta onde 40 ladrões guardavam todo do dinheiro que roubavam. Ali Babá viveu muitas aventuras até devolver todo o dinheiro aos seus donos. E por fim na gruta onde estava o tesouro, nasceu uma fonte de água pura.

Francisco Cardoso—4º C “Quando acabo de ler um livro, fico a pensar na história…” “A história do menino não quero” Esta história fala de um menino que estava sempre a dizer o que a fada amarela lhe dizia para ele dizer e um dia resolveu dizer tudo o que lhe apetecesse.

Leonor Carvalho—4º C

Nesta história não consigo identificar o que mais gostei. A autora da história chama-se Vanda Gonçalves, o ilustrador João Tinoco . O titulo do livro é: «Histórias para meninos Não Quero».

“É bom ler, porque aprendemos melhor e ficamos mais inteligentes. Foi o que aconteceu ao lobo!” Joana Roque 4º C

“ Leio sozinho antes de adormecer e às vezes leio para o meu irmão que tem 4 anos.” Daniel Pinto 4º C

“Para não ter pesadelos, leio!”

5


O Gigante Egoísta de Óscar Wilde Este livro conta que, depois das aulas, as crianças iam sempre brincar para um jardim muito bonito, mas elas não sabiam que era habitado por um gigante muito egoísta. Certo dia, estavam as criancinhas a brincar, quando o gigante voltou depois de uma visita a um primo. Viu, então, todas as crianças e subiulhe o sangue à cabeça. Berrou com todas as suas forças dizendo que só ele podia andar naquele jardim! Dito isto, construiu um muro em torno do jardim, sem reparar que uma pequena e querida criancinha lá tinha ficado. Estava a chorar, pois não conseguia subir a uma árvore. O gigante colocou o menino num tronco da árvore e o menino beijou-o. Passado algum tempo, a primavera chegou aos campos, às avenidas e a todos os cantos da cidade. Só não visitou a casa do Gigante! Porque será?

Leonor Sepanas e Maria Cordovil—4º B

A revolta dos alfinetes de Alexandre Honrado Esta bela história passa-se dentro de uma caixa de costura. Por uma das únicas vezes que os reis saiam do seu palácio, o Rei Dedal e a Rainha Agulha. Todo o povo estava em euforia por ver os seus reis. Estavam todos felizes, até que chegaram as linhas, que eram os ministros do reino, anunciando que ia haver mais impostos. De repente, o povo ficou completamente mudado, os reis incomodados foram-se embora. No castelo, a rainha estava triste, porque as finanças eram para a sua tinta dourada. Passado algum tempo, a rainha ainda não tinha esquecido a tinta, até que alguém descobriu a poção e finalmente a Rainha Agulha ficou com a sua tinta dourada. E viveu feliz para sempre.

Inês Ferreira—4º B

Nos intervalos, na biblioteca, aconteceram leituras a par, solitárias, coletivas, partilhadas, …

6


Tantos livros requisitados e lidos!

Biblioteca São Mamede

3º A

É por isso...

3º B

...que fomos...

3º C

...crescendo!

IV Feira do Livro Usado

IV

Feira de Troca e Venda

de Livros Usados

Escola Básica Santa Clara

Nos dia 8, 9 e 11 de junho decorre mais uma edição da Feira do Livro Usado na Escola Básica Santa Clara, promovida pela Biblioteca Escolar. Agradecemos às Livrarias Nazareth e Salesiana a doação de livros, e, claro, aos alunos, funcionários e professores da escola.

8, 9 e 11 de junho de 2015

7


Colours

MY FAMILY

Blue is the sky, Yellow is the sun, My rubber is white, And green is my skirt.

Roses are red,

Grey is my pencil sharpener, My book is red, My dress is pink, And purple is my pen.

And frogs are green.

My shoes are brown My things and me, Me and my things, Here I am!

My flowers are violet,

and some fish. We play, sing

My pen is orange…

and dance. They are family,

And I love the rainbow!

too!

I am Clara and I have got a

The sky is blue, The sun is yellow,

sister: Carlota. My mom is Carla and my dad is Luís. They’re my parents, of course.

My t-shirt is purple,

Well, my cats are in the garden with turtles, frogs

Always smiling… and you?

Like a rainbow Flying, flying…it’s so cool. Going to school!

Sofia Régio, 5th A

Ana, 5thA

Clara, 5th A

I Like… I like playing the guitar, I like listening to music, I like dancing and singing, too. I like playing football, I like playing basketball, I like baseball and handball,too. I like playing games, I’m a sporty boy, I’m a happy boy, too! André Camacho, 5th A

Animals Grey is my cat, Black is my dog, Orange is my fish, Brown is my horse. All my favourite animals… They are fantastic! Rui Gamado, 5thA

8


ENCONTRO COMENIUS EM OSTROWIEC

POLÓNIA Para encerramento do Projeto Comenius “Today’s European”, realizou-se, entre 24 e 29 de maio, um último “meeting” na cidade de Ostrowiec, situada no sul da Polónia. Dezassete alunos e cinco professoras da Escola Básica de Santa Clara estiveram presentes neste evento, que contou, também, com a participação dos nossos parceiros gregos de Mytiline. Toda a equipa foi amavelmente recebida pelos nossos amigos polacos que nos acolheram na sua escola – Zespit Szkot Specjalnych - com um animado espectáculo de danças tradicionais e nos mostraram diferentes e interessantes locais, como: Stara Debowa Wola; Swietokryskie Mountains; Krzemionki e Baltów. Destes dois anos de trabalho conjunto nasceu uma grande e cúmplice amizade que esperamos que perdure em anos futuros.

Letter to theQueen SANTA CLARA SCHOOL-ÉVORA RUA DE SANTA CLARA,2 7000 - ÉVORA PORTUGAL BUCKINGHAM PALACE LONDON SW1A 1AA REINO UNIDO – UK ENGLAND

Évora, 10th May 2015

Your Royal Highness / Your Majesty Dear Queen/ Madam Congratulations ! We are in the classroom working hard to learn English. We are students at Santa Clara school in Évora- Portugal. We are very happy because you have got a new granddaughter-Charlotte Elizabeth Diana. She is a lovely baby! In our class we are twenty-seven students: fifteen girls and twelve boys.We enjoy writing to people all around the world, you know… We daren’t say we are friends of your Royal Majesty, Queen Elizabeth II, but you’ll do us a great pleasure if you could read this short letter…Receiving an answer from you would be a great, great joy! Please forgive us for our aspiration…

Be happy! The best for you, Your Majesty Queen of England; Head of the Church; Head of the Law; Ruler of millions of men; the assembled Senate and also your family. We remain, With the sincerest loyalty and respect, Your Majesty's humble and devoted Subject and Servant,

the students of 5thA-Santa Clara School

Trabalho realizado na disciplina de Inglês (Profª Augusta Barroso) , pelo 5ºA. Agora aguardamos notícias da Rainha...

9


Espaço para a poesia ...

Eu vejo o nascer do sol

Liberdade juvenil

Eu vejo o nascer do sol, quando olho para os teus olhos Cansados Quando percebo, ouço e sinto

“Liberdade juvenil", seguir metas curriculares, temos menos liberdade que os idosos em lares. Já a professora dizia que isto não é liberdade de aprendizagem, nós somos comandados por um governo selvagem.

a tua sinceridade, Mas não nos deixaremos levar, pois o remo do nosso povo, é a nossa voz a gritar.

Quando me sinto comovido pela tua simplicidade, pelo teu sentido prático,

Liberdade? deixar-nos fazer o 25 de abril de novo?!

e pela maneira como nem nada, nem tudo, se põe em frente da tua solidariedade, Não importa bem o quê, eu vejo o nascer do sol,

não, a minha cabeça está possuída, só ainda não foi diluída, pois temos de pagar 23% de IVA, mas, deixo andar, pois a alma está positiva.

em cada dia que estou contigo

Pedro Madeira—7º A

porque esta nossa química é bem mais forte do que a de um amigo…

Minha mãe querida!

João Rato—7º A Minha mãe sempre serás Sussurras-me ao ouvido que sempre me amarás Na tua beleza encantadora És a minha criadora! Adoras-me, veneras-me! Mãe que sempre perdoa! Proteges-me para que o coração não me doa Coração de oiro Coberto por o teu cabelo loiro Muitas mães abandonadas Mas eu não te abandonarei nem troco por nada! Sofia Tojo—7º C ”A minha mãe” Desenho de um aluno do JI de Água de Lupe

10

Textos realizados na disciplina de Português com a Prof. Anabela Esteves


Devinettes sur quelques châteaux de la Loire Patrimoine de l’ Humanité - UNESCO

Château de Cheverny Qui ne connaît pas le château de Cheverny, qui a inspiré Hergé pour dessiner le château de Moulinsart, résidence fictif du capitaine Haddock dans les aventures de Tintin ? Il possède une riche collection d’objets d’arts et de tapisseries qui attirent chaque année plusieurs milliers de visiteurs. Ne manquez pas également la visite des jardins à la française et du parc de plus de cent hectares.

Château d’Amboise Situé sur une colline, il domine la vallée de la Loire et la ville qui l’entoure. Pendant longtemps, il a été une des résidences des Rois de France ! La salle du conseil est certainement l’une des plus belles de cette forteresse.

Château de Chenonceau

Construit sur un pont qui enjambe le Cher, le château de Chenonceau, appelé château des dames, est aujourd’hui le monument historique le plus visité de France. On y vient pour admirer son architecture typique de la Renaissance (Le château actuel ayant été construit au XVème siècle) mais également ses superbes jardins à la française, qui portent les noms des deux plus célèbres occupants de ce lieu, Diane de Poitiers et Catherine de Médicis…

Q: Dans la chapelle de quel château repose la dépouille de Léonard de Vinci? R: Amboise

Q: De quel château de la Loire Hergé s'inspira-t-il pour dessiner son château de Moulinsart ? R: Cheverny

Q: A quelle maîtresse royale, le château de Chenonceau fut-il offert ? Médicis lui donnera Chaumont en échange. R: Diane de Poitier, par le roi Henri II. Après la mort de Henri II, la reine Catherine de

A turma do 8º A, do ensino articulado, atuou no dia 28 de abril na biblioteca da Escola Santa Clara, no 1º intervalo da manhã, sob a direção da Professora da disciplina de Coro, Joana Godinho (Eborae Música). Apresentaram duas canções em francês: " Vois sur ton chemin" do filme Les choristes e " Quand je bois du vin clairet"(Tourdion) uma canção tradicional da época do Renascimento.

Música na Biblioteca

11


IMAGENS DO CANTE ALENTEJANO A 27 de novembro de 2014, em Paris, o Cante Alentejano foi consagrado internacionalmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ) como Património Imaterial da Humanidade, exatamente três anos após a nomeação do Fado. No âmbito do estudo do Património, os alunos de 7º e 9º anos, exploraram graficamente o tema, apresentando um conjunto de trabalhos, realizados na disciplina de Educação Visual (profª. Clarisse Alas e Pilar Silva), que se encontram expostos na Escola Santa Clara.

12


PEDRO SEROMENHO na Escola São Mamede No dia 28 de maio, as turmas do 4º ano e as turmas do 5º A e 6º A estiveram com o

escritor e ilustrador.

Os alunos do 4º ano preparam-se a rigor para o encontro, vestindo as gravatas que criaram, inspiradas no livro “As gravatas do meu pai”.

RACHEL CAIANO na Escola Básica de São Mamede A ilustradora Rachel Caiano dinamizou uma oficina de artes plásticas com os alunos das turmas do 1º e 2º anos.

Face feliz vs face triste

Trabalhos dos alunos, inspirados no livro Ombela, escrito por Ondjaki e ilustrado por Rachel Caiano.

13


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Espantado de existir Quando entrou na floresta o que será que ele pensava?! Será que estava espantado de existir ou não sabia o que pensar?! Assim que entrou na floresta, esta parecia-lhe bela, andou, andou sempre com uma bela floresta ao lado. Até que chegou a um sítio, uma clareira, com uma cabana no meio da mesma. As árvores à volta estavam chamuscadas pelo fogo. O João Sem Medo tentou sair da clareira mas era como se algo, uma barreira invisível não deixasse. Então ouviu uma voz: - Quem és tu e o que fazes aqui? João Sem Medo virou-se e deu de caras com a Morte. - Sou o João Sem Medo e não tenho medo de nada, nem de ninguém – respondeu-lhe. - A placa não é clara ? “ É proibida a entrada a quem não estiver espantado de existir”. E eu sinto que tu não estás espantado. – disse a Morte. - Eu... eu... - tentou o João dizer. - Não fales. O simples facto de existires é um milagre, é espantoso. Se não sabes dar graças à vida, hoje virás comigo. Dito isto, João afundou-se nas trevas para sempre. Tal como a Morte disse: é simples, o facto de nós existirmos, nós, uma coisinha insignificante, é espantoso. Nós devemos dar graças por estarmos vivos e aproveitar a vida ao máximo, para quando morrermos, não morrermos em vão, é esta a minha moral. Guilherme Dias, 7ºA (Português—Prof. Anabela Esteves) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Livros com vida No dia 28 de abril, na Biblioteca da Escola de S.Mamede, os alunos do 2ºano –turma A (Prof. Domingas Canhoto), apresentaram o livro “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, aos utentes do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora. Esta atividade de leitura foi integrada na iniciativa “Livros com Vida”, uma ideia original da Drª.Carla Henriques, que coordena o Centro. Após a leitura de excertos d”O Principezinho”, foi a vez do Grupo de Cantares do Centro encantar com as suas canções tradicionais alentejanas. No final da atividade, os participantes manifestaram vontade de voltar a encontrar-se.

14


#########################################################

CONSTRUINDO ESTRUTURAS em ET Na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 6ºano construíram estruturas, com o objetivo de compreenderem como são essenciais para sustentar as formas.

A visita de estudo ao Campo Jovem Eu fui com os meus colegas de Educação Moral e Religiosa Católica a uma visita de dois dias ao Campo Jovem. Fomos com a professora Luísa Fonseca, a professora Angélica Silva e o professor José Seixas. Nós fomos no dia 1 de Junho que foi dia da criança e dormimos lá uma noite. Nós fizémos muitas atividades. Andámos de slide e na ponte “Himalaia”, de canoa, fizémos corridas de “kart”, nadámos na piscina, fomos dançar na discoteca e cantar no “karaoke” e jogámos futebol no campo de areia. Tudo isto foi muito divertido. Esta visita foi muito importante para mim, porque foi a primeira vez que eu dormi fora de Évora sem os meus pais. Miguel Ângelo Sampaio Pereira—5º D

15


A lagarta muito comilona Os alunos do Jardim de Infância de S. Sebastião (Ed. Mª João Orvalho) recriaram a obra : “A lagarta muito comilona”, de Eric Carle.

Que desenhos lindos! Foram eles: Afonso Machito (5 anos), Ana Beatriz Almodôvar( 5 anos), Dinis Mendes (3 anos), Francisco Caneca (4 anos),Guilherme Charrua (4anos), João Maria Palaio (4 anos), João Pedro Rosário (3 anos), Lara Saragoça (4 anos), Marco Gaspar (3 anos), Maria Ana Seixas (6 anos), Miguel Quintal (5 anos), Rita Riça (5 anos) e Rodrigo Raposo, (4 anos).

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.