Bocas 28

Page 1

28 Edição de junho de 2019 Escola Básica Santa Clara, Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância Agrupamento de Escolas Severim de Faria, Évora

Em luta pelo planeta!

Participaram no movimento jovem pela defesa do Planeta Terra. (reportagem na página 4)

Como a Escola relembrou “o dia inicial inteiro e limpo”. (páginas 11 e 12)

Os claustros da Escola Básica Santa Clara foram povoados por figuras da literatura universal, autores e personagens. (página 2)

Dia da Cultura Brasileira. (página 16)


LITERATURA VIVA

A

o longo dos Dias da Leitura, recebemos a visita de figuras da literatura universal que leram fragmentos dos livros que representavam: Alice e o Chapeleiro - Alice no País das Maravilhas , Lewis Caroll; O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry; Os Lusíadas, Luís de Camões; Mensagem, Fernando Pessoa; Lágrima de Preta, António Gedeão (a cientista);

A Pirata, Luísa Costa Gomes O Hobbit, J.R.R. Tolkien; Tintim e Dupont et Dupond, Hergé; As Gémeas no colégio de Santa Clara, Enid Blyton; D. Quixote de La Mancha, Cervantes e os lindos mimos leitores.

2


Atividades realizadas no âmbito da atividade

Dias da Leitura

A

professora Angélica Silva e os seus alunos realizaram atividades sugeridas pelo Plano Nacional de Leitura: vinheta da treta e canção livreira. Daí resultaram trabalhos inspirados nos livros As Aventuras de Tintim e Harry Potter.

3


Terão os jovens uma oportunidade para salvar o planeta?

Os cartazes que levaram para a manifestação foram feitos pelas alunas, na biblioteca escolar.

C

atarina Ferreira, Joana Moreira, Mafalda

Catarina considera que devemos reutilizar roupas já

Langhof, Filipa Guerra e Rosa Fialho , alunas do 6ºA na

usadas, que devemos usar mais os transportes públicos

Escola Básica Santa Clara, responderam ao apelo de

e que devemos pressionar os decisores que estão mais

Greta Thunberg e juntaram-se aos muitos jovens que

próximos de nós como, por exemplo, os presidentes das

se manifestaram em prol do clima, numa marcha pelo

Juntas de Freguesia; a Joana considera que ainda se vê

centro da cidade de Évora. Conscientes e conhecedoras

muito lixo nas florestas e nas ruas e que os autarcas de-

das razões que motivaram esta iniciativa, reconhecem

viam tomar mais medidas. A desflorestação da Amazó-

que devem dizer aos adultos e aos governantes do mun-

nia é também uma questão que as preocupa e o facto

do inteiro que devem agir com urgência para salvar o

de os governantes de certos países não acreditarem nas

planeta. Revelaram, numa entrevista, que estão dispos-

alterações climáticas e não cumprirem o acordo de Paris

tas a alterar alguns hábitos e o que pensam das altera-

em que se comprometeram a reduzir a emissão dos

ções climáticas.

gases de estufa e a conter o aquecimento global abaixo

A Filipa mostra-se preocupada com o desequilí-

de 2° C.

brio do clima, pois as temperaturas não coincidem com

Na verdade, o modo de vida atual desgasta os

o que é esperado para cada estação do ano; a Rosa diz

recursos do planeta: consumimos demasiado, viajamos

que devemos reduzir o consumo do plástico; a Mafalda

demasiado, possuímos mais do que realmente precisa-

afirma que todos devemos tomar pequenas medidas,

mos.

como consumir menos, porque há coisas de que não precisamos e assim a produtividade será menor; a

Milhares de jovens, pelo mundo inteiro, invadiram as ruas no dia 16 de março para interpelarem os seus governantes e responder ao apelo da jovem sueca, Greta Thunberg, que se tornou no ícone deste movimento de combate às alterações climáticas. 4


BREVES CLIMA O economista alemão Niko Paech, professor na Universidade de Siegen (Alemanha), defensor de uma economia sustentável, não tem telemóvel ou carro particular.

Ousas inventar o futuro? Consulta o site da ONU e participa no Projeto Jovens Campeões do Planeta 2019.

O Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, declarou ao jornal The Guardian que os dirigentes deveriam ouvir as preocupações dos jovens sobre as alterações climáticas.

No sentido de estimar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) - "pegada de carbono" - gerada por um determinado voo e a sua relação quantitativa para cada passageiro, a ICAO (Autoridade Nacional de Aviação Civil) desenvolveu uma calculadora de emissões de carbono que permite aferir a pegada carbónica por passageiro/percurso, com base no aeroporto de origem e de destino de cada passageiro.

Este ano, o tema do Dia Mundial das Aves Migratórias , assinalado pela ONU, é “proteger as aves: ser a solução para a poluição por plásticos” e vai colocar os holofotes sobre o impacto da poluição de plástico sobre as aves migratórias e seus habitats. «Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico. Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos. Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus maritimus merece ter os dias contados! A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto! Disponível na biblioteca da nossa escola.

Já é tempo de fazermos alguma coisa.» In Planeta Tangerina

5


Encontro de Autor Lia C. na Escola Básica do Bairro de Almeirim

A

escritora apresentou o livro “O Tesouro do Bosque” aos alunos da Escola , no dia 11 de março. A turma do 2º ano, da professora Paula Antunes, ofereceu à autora um livro constituído por trabalhos realizados pelos alunos, que resultam da leitura prévia do livro.

A primavera chegou.. Na Escola Básica da Horta das Figueiras, receberam a primavera com pinturas, poemas e muita animação.

Chegou a Primavera Lá fora vamos brincar Estamos muito felizes E prontos para desfrutar!

Gostamos desta estação Insetos a voar Muitas flores a nascer Andorinhas a regressar!

Poema coletivo, turma HF3 6


Encontro de Autor Inês Botelho na Escola Básica Santa Clara No dia 28 de março, os alunos do 8º C tiveram a oportunidade de conhecer a escritora Inês Botelho, através de videochamada. O encontro já era esperado com alguma ansiedade, pois alguns dos alunos tornaram-se fãs da trilogia O Ceptro de Aerzis, cujos livros foram requisitados na biblioteca da escola. Da conversa mantida com a autora, desvendaram algumas das questões que os inquietavam, sobretudo acerca do processo de criação das personagens, dos mundos onde habitam, das influências da literatura do género fantástico que mais marcaram a jovem autora. Alguns alunos manifestaram-se quanto a aspetos concretos da narrativa, tais como a Natureza personificada, a eventual influência da música

nas descrições, a densidade psicológica das personagens. A autora revelou, entre outros aspetos, como os quatro elementos da Natureza estão na base da arquitetura das narrativas dos livros que compõem a trilogia O Ceptro de Aerzis. “Apreciámos a simpatia e o rigor com que a autora foi respondendo às inúmeras questões colocadas. E, acima de tudo, valorizámos a vontade desinteressada em estar connosco, sem que houvesse qualquer relação com o lado comercial, habitualmente associado a estes encontros de autor. Obrigado, Inês!” A professora de Português e os seus alunos

« Inês Botelho nasceu em Vila Nova de Gaia em 1986. É autora da trilogia de fantástico O Ceptro de Aerzis, composta por A Filha dos Mundos (2003), A Senhora da Noite e das Brumas (2004) e A Rainha das Terras da Luz(2005), bem como dos romances Prelúdio (2007) e O passado que seremos (2010). Tem publicado também diversos contos e assina uma das colunas da Revista Bang!. Licenciada em Biologia e com um Mestrado em Estudos Anglo-Americanos pela Universidade do Porto, elaborou a sua dissertação sobre representações de “A Bela e o Monstro” nalguns contos de Angela Carter. Colabora actualmente com o CETAPS – Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies. » in site pessoal da autora 7


Encontro de Autor Julie Hogdson na Escola Básica Santa Clara Conhecem a livraria The Bookmark Évora? Foi bem perto da nossa escola , na Rua Serpa Pinto, que conhecemos a proprietária e também autora, Julie Hogdson. O espaço cativa-nos pela diversidade de obras expostas, pela decoração rica em motivos alusivos ao mundo da leitura e pela simpatia de quem nos recebe. Percebemos, de imediato, os motivos que retêm muitos dos nossos alunos naquele espaço, nas tardes livres. Assim surgiu a ideia de a convidarmos para apresentar os seus livros aos alunos da nossa escola. Será, certamente, uma excelente oportunidade para comunicar em inglês com uma falante nativa e ficar motivado para iniciar a leitura na língua de Shakespeare!

«Julie Hodgson é autora de vários livros para crianças - tanto romances como livros ilustrados - traduzidos já para diversas línguas. Nascida em Inglaterra, Julie tem viajado por todo o mundo como escritora de livros infantis e contadora de histórias. É responsável pela criação de páginas para crianças em diversos jornais de vários países. Atualmente, vive em Portugal, onde visita escolas para divulgar as suas obras. É frequente ela doar os lucros da venda dos livros a instituições de caridade.» in Bertrand Livreiros (adaptado)

A praia A praia é um local muito calmo que nos permite refletir sobre o que somos e como nos sentimos. Quanto estou na praia, o som da água acalma-me; o som da rebentação das ondas, que por mais altas e fortes pareçam, ecoa agradavelmente aos meus ouvidos. Os gritos das gaivotas, por mais distantes que estejam, fazem-se ouvir de uma maneira tão inspiradora que me desperta a vontade de ir voar com elas. O cheiro da maresia desperta-me o olfato de uma maneira tão suave, como quando a brisa vinda do mar faz ondear os meus cabelos. A areia suave e solta provoca a sensação de liberdade na planta do pé e faz-me sorrir por ser tão fina e por acariciar-me os pés, causando cócegas. Se eu abrir os olhos, posso ver o azul maravilhoso, que me acalma por ser tão azul, mas ao mesmo tempo muito claro, o que me traz uma sensação de felicidade por mostrar que até a calmaria pode agitar. A cor da areia, mesmo sendo “seca”, faz um lindo contraste com a água. A praia faz-me sentir bem e feliz e transmite-me uma sensação que acalma o coração. Lara Saburlu, 8º C 8


Escrever livremente Pé de Manga Florestas que queimam

Felicidade, paz, amor, liberdade...para mim só há um lugar onde eu sinta isso. Eu conheço vários parques, praias, campos mas só há um lugar no mundo onde eu me sinto verdadeiramente bem. Este lugar encontra -se no Brasil, em Minas-Gerais, Nova-União. Debaixo de um Pé de Manga, é o meu sítio preferido. Eu sinto-me tão bem debaixo daquela árvore, há uma paz tão grande onde ninguém me proíbe de ser eu mesma. Lá eu posso ser quem eu sou. Aquela árvore dá-me muitos conselhos, aliás, a decisão mais difícil da minha vida foi tomada debaixo daquela árvore. Além da paz, da liberdade e da felicidade, aquela árvore me aproxima de uma pessoa muito importante para mim que, infelizmente, já não está entre nós. Para mim é muito difícil só poder estar no meu sítio de 3 em 3 anos, quando eu viajo até ao Brasil. Nessas alturas, passo os dias debaixo do meu Pé de Manga ou então eu subo à árvore e fico apreciando a vista, é claro, comendo manga. Para mim não é apenas um Pé de Manga, é o meu Pé de Manga, o meu sítio, a minha liberdade, lá eu posso ser quem eu sou, sem medo do que os outros vão falar ou pensar a meu respeito. Se eu pudesse escolher um lugar para viver, seria debaixo do meu Pé de Manga .

Pessoas que choram pessoas que riem pessoas que esquecem pessoas que fingem pessoas que correm pessoas que ignoram pessoas que adoram pessoas que governam pessoas que protestam pessoas que guardam pessoas que partilham.

Rafaela Pereira, 8º C

Francisco C. , 8º B

Poesia visual

O André entra no café

pelos alunos do 8º C

Senta-se, mas rapidamente Põe-se de pé, pois acabou De vomitar o café O dono furioso dizia: An

fé! ca

da cá

o Jo

par lim

sé !

Sofia

Vai O André a correr Só teve tempo para dizer:

Desculpe! E em seguida bhur bhur bhur…

Luís

Lara

Fabiana

9


No âmbito do programa de Educação Literária, os alunos da Escola Básica do Bairro de Almeirim ilustraram as obras: “O peixe que descobriu o mar "de Eduardo Agualusa e “Abelhurso” de Miguel Neto.

Concurso Leituras na Planície No dia 20 de março, teve lugar a 2ª eliminatória do Concurso Leituras na Planície , na biblioteca da Escola Básica Santa Clara, em que participaram oito alunos do 1º ciclo da Escola Básica Horta das Figueiras, sete alunos do 6º ano, seis alunos do 7º ano e três alunas do 8º ano. Um bem haja aos professores que motivaram os alunos para participarem neste concurso que se constitui como mais um contributo para o bom desempenho dos alunos no domínio da leitura expressiva.

No dia 30 de abril, decorreu a final do concurso, na Fundação Eugénio de Almeida. Os alunos que representaram o Agrupamento leram com entusiasmo e com o coração!

Parabéns aos alunos que obtiveram o 1.º lugar nas respetivas

categorias:

 Ana Maria Matos, 1.º ano, Escola B. Horta das Figueiras  Ricardo Cansado, 6.º ano, Escola Básica Santa Clara  Amélia Soares, 7.º ano, Escola Básica Santa Clara 10


REVOLUÇÃO DO 25 DE ABRIL DE 1974

45 anos passaram desde a Revolução de que os nossos avós tanto falam. Foi no dia 25 de abril de 1974 que o regime politico do Estado Novo caiu e, com ele, a ditadura que desde 1926 existia no nosso país. Durante 48 anos, um regime totalitário, antiparlamentar, corporativista e repressivo, dominou a sociedade e a economia de Portugal. Foram os problemas da miséria do povo, a repressão exercida pela PIDE, a fuga de milhares de emigrantes à procura de uma vida melhor e a guerra colonial que levaram os militares, juntamente com o povo, à Revolução que pôs fim à Ditadura. Foi na noite de 25 de abril, a noite mais longa e mais profunda de todas as noites e também a mais incerta, que as Forças Armadas lideradas pelos Capitães de abril, durante a madrugada e depois de ouvidas as músicas que serviram de senha, marcharam sobre Lisboa e, num golpe de estado, puseram fim a este regime. Foi o amanhecer vitorioso e esperançoso, foram tempos de aventureiros. Gritou-se nas ruas “Paz, Pão, Habitação, Saúde, Educação, LIBERDADE”.

Há 45 anos que os nossos avós e os nossos pais lutam por um país melhor: lutaram pela Descolonização em África, lutaram pelo Desenvolvimento económico do país, lutaram pela existência de uma Democracia. É agora tempo de refletir para onde nos tem levado este espírito de liberdade. Prof. Adelaide Couto

Na semana de 22 a 24 de abril, comemorou-se, na Escola Básica Santa Clara, o 45º aniversário da Revolução do 25 de abril de 1974. As atividades desenvolvidas com os alunos do 5º ao 9º ano, dentro e fora da sala de aula, proporcionaram um conhecimento alargado das circunstâncias que envolvem o 25 de abril. Relatos de quem viveu de perto a revolução, exposição urbana Vejam bem, cantares pelas Vozes de Abril, composições de cravos com mensagens escritas. Bem haja aos professores do Grupo de História que engalanaram este dia!

11


Participação da escola na Exposição “Vejam Bem”

A

exposição, inaugurada a 24 de abril, enquadrou-se nas comemorações do 25 de abril, tendo como inspiração o grande poeta e músico “Zeca Afonso”. A exposição contemplou projetos criativos, alusivos a José Afonso, defensor dos valores universais, que lutou contra a opressão, desigualdade e injustiça. Defendeu o respeito pela liberdade e autenticidade criativa. Autênticos e criativos foram os alunos das turmas dos Agrupamentos de Educação e Ensino do município de Évora, que se inspiraram em José Afonso e retrataram, através da sua arte, a poesia deste grande poeta e cidadão. Participaram no projeto as salas de Jardim de Infância da Cruz da Picada, a sala2 do Centro de Atividade Infantil de Évora (CAIE) em parceria com o Centro de Convívio da CME, as turmas do 5º e 6º ano da Escola Básica André de Resende e as turmas do programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), do Ensino Especial e do 9ºB da Escola Básica de Santa Clara. Adaptado do site da C.M.Évora

Os painéis foram executado pelos alunos da Escola Básica Santa Clara sob a orientação dos professores Pilar Silva, Manuel Rocha, Anabela Figueira e Angélica Silva.

12


PASSATEMPOS Preenche o crucigrama, escrevendo na vertical as palavras correspondentes a cada descrição. 8

Descobre a palavra da linha horizontal sombreada. ______________________________ 7 2

5

1 – Nome do cometa que é visto da Terra de 76 em 76 anos.

9 3 4

2 – O que o cometa adquire quando, na sua órbita, passa perto do Sol. 3 – Abertura, no solo, produzida pela queda de um meteorito.

1

6

4 – Meteoroides de grandes dimensões que caem para a Terra. 5 – O que vulgarmente se designa por estrelas cadentes. 6 – Astros constituídos por poeiras, gases e gelo que solidificam. 7 – O que envolve o núcleo de um cometa quando passa próximo do Sol.

Descobre a frase de acordo com os símbolos:   ◆ ◇

■ ¶

⊙⊥

※

∞◆

 ◆

_ _ _ _

_ _ _

_ _

_ _

_ _ _ _

_

_ _ _ Símbolos

_ _

   ¶

_ _ _ _ _ _

≌ ¶

■   ◇

_ _ _ _ _ _

Completa o crucigrama 1.Rocha magmática vulcânica

A- 

Ê-⊥

L-⊙

Q-

X-∽

Ã-§

F-●

M-◇

R-

Z-

B-∞

G-☆

N-■

S-

C-≌

H- ★

O-¶

T-

D-≒

I-¤

Ó-※

U-

E-◆

J-≈

P-

V-

2. A melhor companhia, presente em todas as bibliotecas. 3. Mineral presente no leite e derivados, importante para a saúde dos dentes e ossos. 4. Comemora-se este ano 50 anos da chegada do Homem a este corpo celeste. 5. Sobe meio tom à nota musical 1 B

O

2

3 C

A

4 Soluções na página 18.

5

S 13


JOGOS MATEMÁTICOS

A

turma do 8.º A colaborou na organização e concretização do 11.º Inte-

rescolas de Jogos Matemáticos – Santa Clara, que se realizou no dia 12 de dezembro de 2018, no refeitório da Escola Básica Santa Clara. Este encontro contou com a participação de alunos do nosso agrupamento e alunos do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira. Ao todo, estavam integrados nos torneios cerca de cem alunos. Foram disputados cinco jogos, distribuídos por três categorias que integram o campeonato Nacional de Jogos Matemáticos: Primeira categoria (primeiro ciclo): Rastros, Semáforo e Gatos & Cães; Segunda categoria (segundo ciclo): Rastros, Gatos & Cães e Produto; Terceira categoria (terceiro ciclo): Rastros, Avanço e Produto.

Os alunos que obtiveram melhores resultados no nosso Interescolas e no Interescolas da Gabriel Pereira, que se realizou no 20 de março de 2019, assim como em torneios internos realizados nas escolas do primeiro ciclo, foram ao 15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, na Escola EB23 de Pedrouços, na Maia (Porto), no dia 29 de março. Doze alunos do nosso Agrupamento, das Escolas de Santa Clara, São Mamede e Horta das Figueiras, participaram neste campeonato. Os alunos Pedro Almeida, Horta das Figueiras, e Miguel Moreira, Santa Clara, disputaram as finalíssimas e obtiveram um honroso 13.º lugar, respetivamente no Rastros de 1.º e de 3.º ciclos. Todos os resultados, assim como as fotografias do Campeonato podem ser consultados em: http://ludicum.org/ cnjm/2018-2019-cnjm15

14


Datas festivas assinaladas pelo 8º A

O

s alunos do 8.º A realizaram, durante este ano letivo, diversas atividades para angariação de fundos, cujo objetivo é a concretização de uma visita de estudo no 9.º ano. A 19 de março, Dia do Pai , sob a direção do professor Artur Barroso, do Conservatório de Música EBORAE (disciplina de Classe de Conjunto – Coro, do ensino articulado de música), os alunos atuaram fora de portas, no centro histórico da cidade, interpretando Dona Nobis Pacem de Mozart, Rock my Soul e Ho Happy Day (tradicionais americanos) para deleite da comunidade eborense.

A 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, os alunos realizaram a venda de artigos artesanais, alusivos à data assinalada, na Escola Básica Santa Clara e na Praça do Giraldo. Alguns alunos representaram Mimos que interagiam com os transeuntes, com movimentos miméticos harmoniosos, ora melancólicos, quiçá devido a um desgosto amoroso, ora exuberantes , qual jovem enamorado!

As atividades foram organizadas no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, sob a orientação da Diretora de Turma, Cidália Vinagre.

Os Mimos foram coordenados pela professora de Francês, Manuela Domingos. 15


Dia da Cultura Brasileira Na Era da globalização, Portugal prova mais uma vez que está numa encruzilhada social. Pessoas vindas de variadíssimas partes do globo servem para enriquecer cada vez mais a nossa sociedade, sendo a nossa escola disso exemplo. Existe na Escola de Santa Clara uma percentagem considerável de alunos provenientes de outros países e, daí, este ano, alguns alunos de 9ºano, nomeadamente da turma do 9ºC, tiveram a ideia de dedicar um dia à Cultura Brasileira. Assim, no dia 26 de março, juntamente com os alunos brasileiros, realizaram atividades que trouxeram à lembrança o seu país de origem: música, gastronomia e desfile do “Descombinado”. Segundo a opinião dos intervenientes a iniciativa foi muito interessante e, por isso, querem repetir para o ano… E porque não? Prof. Adelaide Couto

16


A serpente papa-léguas Jogo da Mobilidade

N

que automático, não sendo preciso pensar sobre o assunto. o âmbito da comemoração do Dia

A verdade é que nos alimentamos todos os

Mundial da Saúde, o Agrupamento de Escolas de Se-

dias e muitas vezes sem pensar no que estamos a

verim de Faria aceitou o “desafio pela saúde” e parti-

comer ou porquê. No entanto, é preciso ter em men-

cipou na “Caminhada das Escola com o Património n`

te que a nossa alimentação é um fator muito impor-

Algibeira”, no dia 5 de abril.

tante para o nosso bem-estar e saúde. Quem nunca

Com o mote “A partir daqui é que conta! Para

ficou muito melhor humorado depois de comer a

ti, para a tua saúde e para o ambiente!” Os alunos

meio da manhã, no primeiro intervalo? Ou quem

caminharam, a pé, pelas ruas da Cidade de Évora,

nunca passou a última aula da manhã ou da tarde a

incentivando a população para a defesa do patrimó-

contar os minutos para tocar, sem prestar atenção à

nio ambiental e para a promoção de hábitos de vida

aula, porque estava cheio de fome? Para teres uma

saudável que incluem a prática regular de exercício

pequena ideia de como a alimentação é determinan-

físico e a adoção de uma alimentação saudável, dois

te, deixa-me dizer-te que está provado que a alimen-

hábitos inseparáveis.

tação que a tua mãe teve enquanto grávida já afetou

A propósito de alimentação saudável, ficam aqui, algumas dicas da Dra. Ana Rita Garcia, Nutricionista, com cédula profissional da Ordem dos Nutricionistas nº 2208N).

uma série de aspetos em relação à tua saúde (se quiseres saber mais pesquisa sobre epigenética). Por isso, está nas tuas mãos refletir e escolher que tipo de alimentação queres ter. Escolhe ter ener-

Há gestos que repetimos todos os dias sem

gia, ter um peso equilibrado para a tua altura e esco-

pensar neles. Desligar o despertador, vestir a roupa,

lhe ter uma alimentação que verdadeiramente te nu-

lavar os dentes, arrumar os livros… Tudo aquilo que

tra. Tenho a certeza que a alternativa não te agrada,

fazemos repetidamente todos os dias torna-se quase

pois não? Sentires-te sem energia, pesado, cansado 17


pequeno-almoço saudável em casa (cereais achocolatados, folhados e sumos não contam) ou pelo menos a meio da manhã. Prefere almoçar uma refeição equilibrada na escola do que ir a um café ou snack bar (Não gostas da ementa da escola? Mobiliza a tua comunidade escolar! Elabora um projeto! Uma ementa saudável e saborosa para a tua escola!). Sê responsável pelas tuas refeições. Prepara os teus lanches para o período da tarde, diversifica as tuas escolhas (já experimentaste panquecas de aveia com banana ou bolachas de milho barradas com um pouco de manteiga de amendoim?) e garante que não chegas a casa ao jantar com uma fome de leão que te

faça comer o dobro do que precisas. Repensa o número de vezes que comes hamburgers e pizzas e gomas e doces e afins. Se o fazes todos os dias não é bom para ti, independentemente do teu peso (sim, leste bem, o peso que tens não te proíbe nem autoriza comeres “porcarias”). Todos devemos fazê-lo em situações de festa/ convívio, privilegiando as nossas tradições e gastronomia local. Não deixes que a tua alimentação seja um gesto automático. Pensa nas tuas escolhas e, se for preciso, melhora-as. Para mais esclarecimentos, Clínica de Enfermagem do Bacelo, Évora.

Campeonato Regional dos Desportos Gímnicos Quatro alunos do Agrupamento estiveram presentes no Campeonato Regional dos Desportos Gímnicos realizado em Vila Viçosa, a 10 de maio, e executaram provas nas disciplinas de Ginástica Artística e Trampolins. As alunas Mafalda Langhof e M.ª Beatriz Valadas participaram enquanto árbitros. Os resultados alcançados pelos alunos André Pisco e Joana Matias foram os seguintes:

André Pisco

Joana Matias

2.º Classificado na Prova de Ginástica Artística

2.ª Classificada na Prova de Ginástica Artística

2.º Classificado na Prova de Tapete - na disciplina de Tram- 3.ª Classificada na Prova de Tapete - na disciplina de polins Trampolins 3.º Classificado na Prova Combinada de Trampolins 4.º Classificado na Prova de Minitrampolim

SOLUÇÕES dos PASSATEMPOS CRUCIGRAMA 1-Halley; 2 - Caudas; 3 - Cratera; 4 - Meteoritos; 5 - Meteoros; 6 - Cometas: 7- Cabeleira; 8 - Meteoroides; 9 Núcleo. Solução: Asteroide FRASE: Quem não lê, só sabe o que os outros contam. PALAVRAS CRUZADAS: 1. Basalto; 2.Livro; 3. Cálcio; 4.Lua; 5.Sustenido 18


Ecos da Escola Secundária Severim de Faria CICLO de SEMINÁRIOS e PALESTRAS

Projeto Espaço - Tempo Palestras - 16 H 14 de maio

Seminários física 12 - 15 h 14 de maio O Universo de Einstein Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo 16 de maio Aos Ombros do Gigante Newton Auditório da Escola Severim de Faria 22 de maio

Einstein, Eddington e o eclipse solar de 1919 Paulo Crawford | Inst. de Astrofísica e C. do Espaço da UL 16 de maio Curvando a luz: de Eddington aos Buracos Negros Carlos Herdeiro | Instituto Superior Técnico 22 de maio

Einstein - O Mito

A Academia Portuguesa e a Teoria da Relatividade

Colégio Luís António Verney — UÉvora

Generalizada no período entre guerras

29 de maio

Augusto Fitas | Universidade de Évora

Na rota do eclipse: do Sobral à ilha do Príncipe Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora

29 de maio Que Estrela é essa que comprovou Einstein? Adriana Garcia|Observatório Astronómico da U. de Coimbra

Tempo de Poesia de um avô para a neta, Inês Serralheiro, 7º D

O projeto Espaço-Tempo é uma iniciativa da disciplina de Física do 12º ano da Escola Secundária Severim de Faria e do Projeto Horizonte, que desde 2007 promove a colaboração entre a escola e o

Inês, Vou construir um carrocel p’ra ti Um carrocel de estrelas De planetas e cometas E outras coisas belas Com que tu queiras brincar.

Departamento de Física da Universidade de Évora. O projeto Espaço-Tempo

contou

ainda com a colaboração do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e com os apoios da Câmara Municipal de

Eu vou pô-lo a rodar Com grande velocidade No jardim do meu quintal Perto da azinheira grande E tu vais poder chamar Todos os teus amigos Para também virem brincar No teu carrocel de estrelas.

A vida é coisa bonita É saber imaginar É ir crescendo a sonhar Dia a dia, passo a passo.

Ricardo Serralheiro

Évora, do Museu Frei do Cenáculo e do Observatório do Lago Alqueva (OLA).

Sentar-te-ás na cauda Brilhante de um cometa Estendendo as mãos p’ra tocar As luas de um planeta Ou uma constelação de estrelas Ou outra das coisas belas Com que tu queiras brincar.

Vaidosa das coisas belas Que lhes poderás mostrar Dos planetas e cometas Com que poderão jogar. 19


Noutras línguas... About Julie Hodgson «Julie Hodgson lives in Portugal with her husband John, has travelled extensively all over the world writing for children. Julie has won several book awards (new apple awards) and has recently won The reader's favourite award for the 2016 Book awards. Jodie and the library card won bronze and she will head off to Miami in November. Julie tours around the world with her books and encouraging people to read. An avid reader herself and a coffee lover. Julie's motto in life is "always be the very best you can be" And she certainly lives up to that fact. »

In Amazon

Le roman de Victor Hugo est-il prémonitoire? «Conséquence inattendue de l'incendie de la cathédrale, le chef-d'oeuvre de Victor Hugo "Notre-Dame de Paris" est en tête des ventes. Cet ouvrage, paru en 1831 et dont l'histoire se déroule en 1482, raconte notamment dans l'un de ses passages l'incendie de la cathédrale: «Tous les yeux s’étaient levés vers le haut de l’église. Ce qu’ils voyaient était extraordinaire. Sur le sommet de la galerie la plus élevée, plus haut que la rosace centrale, il y avait une grande flamme qui montait entre les deux clochers avec des tourbillons d’étincelles, une grande flamme désordonnée et furieuse dont le vent emportait par moments un lambeau dans la fumée.» in Euronews

El mar lo vio, Tom Percival (Andana Editorial) «En esta auténtica obra de arte del escritor e ilustrador británico Tom Percival se unen dos factores que hacen de El mar lo vio un libro imprescindible. Por un lado sus ilustraciones, que incluyen referencias a algunas de las más de 125.000 obras de arte de la colección del Rijksmuseum de Amsterdam a las que se puede acceder online a través de la web del museo. Por otro, y fundamentalmente, la historia de esa niña que un día de tormenta deja olvidado su oso de peluche (que antes había sido de su madre y antes de su abuelo) en la orilla del mar y desde entonces se pasa la vida entera buscándolo mientras el mar, que lo vio todo, busca la forma de devolvérselo. Belleza, emotividad y lirismo en estado puro en un álbum que es una llamada a no rendirse.» in El País

Como já é hábito , a Biblioteca Escolar dinamiza mais uma edição da Feira do Livro Usado, que decorre sempre nos claustros da Escola Básica Santa Clara, no início do mês de junho. Outras atividades decorrem em simultâneo, nomeadamente, a Feira da Saúde, promovida pela equipa PES (com a colaboração da Administração Regional de Saúde do Alentejo Central) e animação de leitura no espaço da feira. Trocar um livro que já lemos por outro ou comprar um livro com algum uso, a um preço simbólico, é prática há oito anos na nossa escola e constitui-se como mais um contributo para a promoção da leitura. Participaram na edição deste jornal Professores: Olga Rocha, Amélia Coelho, Adelaide Couto, Cidália Vinagre, Angélica Silva, Jacinta Rosado, Paula Antunes, Patrícia Valente, Carlos Grácio e Cristina Caixeiro Assistente operacional: Guiomar Rodrigues Alunos: Rafaela Pereira, Lana Moreira, Lara Saburlu, Fabiana Almeida, Francisco Cardoso, Luís Ferreira, Sofia Quinino Patrocínios e apoios:

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.