Guião de trabalho PORDATA

Page 1

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 8º ANO

GUIÃO DE TRABALHO Mobilidade da população Objetivos: - Caraterizar a evolução temporal da emigração em Portugal. - Caraterizar a evolução da imigração em Portugal, referindo as principais origens dos imigrantes.

Para dares início ao trabalho que te propomos deves começar por entrar no site Pordata : http://www.pordata.pt/ e seguir as instruções que constam do guião de forma a executares as tarefas propostas. I - São apresentadas estatísticas para 3 escalas distintas: municípios, Portugal e Europa. Neste caso, vamos escolher estatísticas relativas a Portugal.

II- Surge então, do lado esquerdo, um quadro com várias categorias. Deves selecionar a que diz respeito à da

População:

Professora Ana Moreira e Professora Ana Maria


APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 8º ANO

III- Clicando em cima da imagem, aparece uma caixa de texto com várias opções. Deves escolher a que é relativa às migrações.

IV- De seguida, clica em “ver todos” e escolhe o indicador Emigrantes por tipo.

Com base nas tabelas que irão surgindo ao longo da exploração do site responde às questões:

1. Compara o nº de emigrantes permanentes com o nº de emigrantes temporários. 2. Indica o ano em que a emigração permanente foi superior à emigração temporária. 3. Retira conclusões quanto à evolução do nº de emigrantes em Portugal entre 1960 e 2013. Conclusões quanto ao tipo de emigração portuguesa: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Professora Ana Moreira e Professora Ana Maria


APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 8º ANO V. Utilizando o menu retrocede para o quadro inicial relativo às Migrações e clica no indicador Emigrantes por tipo

e por sexo.

Observa a tabela com dados de 1992 a 2013 e responde:

4. Compara o nº de emigrantes homens com o nº de emigrantes mulheres em ambos os tipos de emigração (permanente/temporária). Conclusões quanto aos emigrantes por sexo: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

VI. No menu, volta a Migrações e escolhe o indicador Emigrantes permanentes por grupo etário.

O gráfico é relativo à evolução do nº de emigrantes entre 2008 e 2013. 5. Analisa o gráfico e conclui quanto à evolução do nº de emigrantes permanentes em Portugal nos últimos 5 anos.

Professora Ana Moreira e Professora Ana Maria


APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 8º ANO

Observa a tabela. 6. Indica quais as duas classes etárias que apresentam maior nº de emigrantes permanentes nos anos considerados (2008/2013). Exporta agora a tabela para o Excel de forma a puderes elaborar um quadro onde se apresentem apenas os dados relativos aos 3 grupos etários: Jovens, Adultos e Idosos.

7. Duplica o conteúdo das células: Total; <15 ; + 65 na tabela por ti construída. 8. Calcula o total de indivíduos para o grupo etário dos adultos (15-64 anos) para os diferentes anos. Conclusões quanto aos emigrantes permanentes por grupos etários. __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

VII. No menu, clica, novamente em Migrações. Escolhe o indicador “População estrangeira com estatuto legal de residente: total e por algumas nacionalidades.” No fundo da página, clica no botão “Mais opções e dados”.

Professora Ana Moreira e Professora Ana Maria


APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 8º ANO Irá aparecer-te uma tabela, no lado esquerdo. Começa por desseleccionar tudo, carregando no símbolo indicado na imagem. Seleciona, então, os seguintes anos: 1960, 1970, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2013. Em seguida, clica no botão atualizar.

Constrói o gráfico e exporta para o Excel, mas também para PDF.

Com base na tabela: 9. Refere como evoluiu o nº de estrangeiros em Portugal nos últimos 50 anos. 10. Identifica o país de origem das três comunidades de imigrantes mais numerosas em Portugal

Professora Ana Moreira e Professora Ana Maria


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.