Da pedra ao ebook

Page 1

Da Pedra ao Ebook


Da pedra ao papel 

Há muitos e muitos anos, era na pedra que o Homem registava os acontecimentos que presenciava no seu dia-a-dia.

Depois descobriu que alguns materiais, tais como as cascas de certas árvores e as folhas das palmeiras serviam para riscar e eram muito mais fáceis de trabalhar.


Da pedra ao papel ď Ż

Cerca de 4 000 anos antes de Cristo, começa a usar-se, no antigo Egipto, o papiro. Fabricado a partir de uma planta chamada Papyrus, esta tela não pode ainda ser considerada como papel.


Da pedra ao papel 

Foram os chineses que inventaram o papel, cerca de 100 anos depois de Cristo. No entanto, só no século X foi conhecido no continente africano e introduzido na Península Ibérica pelos Mouros.

Em Portugal, os primeiros escritos em papel datam de 1288 e de 1334.


Como se faz o papel? 

Numa fábrica especializada, a madeira é reduzida a pequenas aparas que, depois de submetidas a vários processos industriais e à ação de vários produtos químicos, se transformam numa pasta de cor acastanhada e a que se chama pasta crua.


Como se faz o papel? 

Esta pasta é depois branqueada, seca, prensada, e transportada à fábrica de papel. Aqui, a pasta vai efetuar um longo percurso para ser, finalmente, transformada em papel.


Como se faz o papel? 

Passará por tubagens, bombas e outros equipamentos, sofrerá a ação de outros produtos químicos até chegar à máquina do papel, onde vai formar-se uma folha que, depois de seca e prensada é enrolada num rolo enorme, ao qual se dá o nome de jumbo, e que pesa cerca de 40 toneladas.


Como se faz o papel? 

Este rolo será, posteriormente cortado em folhas de diversos tamanhos. E assim, após este longo e complicado processo, o papel está pronto a ser utilizado por todos nós, para os mais diversos fins.


Da ideia à escrita 

O autor, geralmente, escreve uma história à mão, na máquina de escrever (já muito raramente) ou no computador. Ele pega em folhas e vai escrevendo as suas ideias, à medida que elas surgem. Ao mesmo tempo, vai corrigindo a sua obra. Mas não é assim, com folhas soltas, escritas e rasuradas que recebemos livros, pois não?


Da ideia à escrita 

Quando acaba de escrever a história, envia-a ao lugar onde as histórias se tornam livros. Sabem como se chama este lugar? http://www.blocografico.pt/como-se-faz-um-livro/


Do livro impresso ao Ebook 

Um e-book é um livro em formato digital (e não em papel como no livro tradicional) que pode ser lido em equipamentos eletrónicos tais como computadores, tablets ou até mesmo telemóveis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.