A história do alfabeto

Page 1

A hist贸ria do alfabeto

Turma 16


Era uma vez dois irmãos chamados Diogo e João que resolveram ir à quinta do avô nas férias de Verão. Quando lá chegaram, sentaram-se a jogar playstation. O avô que andava a apanhar maçãs veio a casa beber água e ficou surpreendido por ver os dois netos a jogar. Então, propôs-lhes um passeio pela quinta. No caminho, passaram por uma árvore muito antiga que era uma nogueira. O João exclamou: - Que árvore tão grande! Nós não a conseguimos abraçar! Olharam para dentro de um buraco da árvore e viram uma arca a brilhar.

Quando iam abrir a arca apareceu uma bruxa assustadora. A bruxa ameaçou os meninos dizendo-lhes que os transformava em sapos se abrissem aquela arca.


De repente, apareceu um cavaleiro que atirou um dado à bruxa e com a sua espada expulsou-a daquelas terras. Dentro de um cogumelo que estava ali ao lado, vivia uma fada com o seu amigo gato. A fada convidou os dois irmãos e a sua mãe Helena para comerem iogurte de amora numa mesa do seu jardim. Quando anoiteceu, voltaram para casa e foram á janela ver a lua. Olharam para a árvore e viram um mocho que deixou cair uma noz estranha e brilhante. Ao cair no chão partiu-se e os rapazes viram a chave da arca. Foram apanhá-la e abriram-na. Ficaram tão surpreendidos ao ver aquele tesouro que até foram pedir ao avô para construírem uma piscina.


Como o tesouro era muito pesado taparam-no com ramos secos. No dia seguinte, estava muito calor. Eles pegaram no boné e nos óculos de sol e foram até à árvore. Ao longe viram um pirata que queria roubar o tesouro. Muito aflitos, desenharam um plano num quadro de giz e conseguiram afastá-lo. Passado algum tempo, apareceu um Rei montado no seu cavalo que andava à procura do seu filho. Parou junto do lago para o cavalo beber água e um sapo saltou para a folha de um nenúfar e começou a falar com o rei.


O rei percebeu que aquele era o seu filho e pediu a uma tartaruga muito velhinha para quebrar o feitiço que a bruxa tinha lançado. Muito feliz, o rei, o príncipe e os seus amigos foram jogar Uno em casa do avô. Enquanto caminhavam repararam que a bruxa tinha deixado a sua vassoura perto de um muro. Subiram todos para cima dela e depressa aterraram na varanda. No fim do jogo a mãe do Diogo e do João ofereceu-lhes um lanche delicioso e eles deram-lhe um bonito xaile como prenda de anos.


O rei e o seu filho Zeferino convidaram aquela família para uma festa no palácio. De repente, o João e o Diogo acordaram e perceberam que tiveram o mesmo sonho. Foi então que decidiram ir à quinta do avô mais vezes e descobrir os verdadeiros tesouros que a Natureza nos oferece!

Alunos e professora da Turma 16 ano letivo 2014/2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.