Boletim da BE

Page 1

C

Textos e composição da responsabilidade da Equipa e professores colaboradores da BE

Textos e composição da responsabilidade da Equipa e professores colaboradores da BE

Os contos de fada são uma arma poderosa que nos faz sonhar e mergulhar no mundo da fantasia. Os assuntos tornam-se tão reais como os medos que habitam a vida das crianças mais pequenas. Estas enfrentam sentimentos de perda e angústia, apercebendo-se de que o que é ruim pode acontecer na vida de uma pessoa, mas pode ter solução, porque uma fada virá ajudar a resolver os problemas, como as mães ou os adultos mais próximos. Os contos de fada divertem e desenvolvem simultaneamente o lado emocional da personalidade, ensinando a enfrentar os problemas com a esperança de um final feliz. No entanto, não nascemos homens ou mulheres. Tornámo-nos homens e mulheres de acor-

do com os diferentes modos de sermos crianças. Esta constatação remete-nos para a herança dos valores implícitos nos contos de fada relativamente ao ideal feminino ou masculino. Neste sentido, é preciso dialogar com a tradição, pondo em causa essa idealização. Esta é mais uma tarefa da Hora do Conto, espaço privilegiado para desenvolver o gosto pela leitura, a imaginação e o espírito crítico.

Boletim da Biblioteca Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa Carapinheira

Ano VII – Nª 1 2011/12 Novembro 2011

“ Os meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates

É assim que nos momentos semanais da Hora de Conto, transgredimos conceitos e alteramos padrões. Aqui, embalados pela fantasia dos contos de fada, criamos princesas feias, pobres ou exigentes, bruxas generosas e príncipes franzinos e medrosos, saídos da sociedade contemporânea.

Sugestões de Leitura As Gémeas voltam ao colégio, Enid Blyton «A Alice estava contente: sentia-se muito melhor depois de saber que ia para Santa Clara com as primas. Entrar para uma escola nova não é fácil para ninguém, e embora a Alice soubesse que não ia demorar muito a adaptar-se, no início estranharia tudo.» Este é o segundo volume da coleção As Gémeas, em que Enid Blyton conta às raparigas de todo o mundo como estudam, vivem e se divertem as alunas de um colégio inglês. Como na primeira parte, o enredo deste volume cria situações umas vezes humorísticas, outras vezes sérias e ou quase dramáticas, mas todas descritas com aquela difícil simplicidade de que Enid Blyton tinha o segredo. Em síntese, um livro que deixará os nossos jovens leitores interessados e curiosos por saberem o que vai passar-se no terceiro volume.

Esconderijo, Pedro Strecht «Continuo escondido dentro do armário do quarto dos meus pais. Sou um guerreiro em tática de defesa; as portas são um escudo que me protege de flechas e outros perigos. Tenho de me encolher um pouco, o espaço não é muito, sinto-me espalmado, como se tivesse sido atropelado por umas daquelas máquinas que andam a colocar alcatrão nas estradas. Está um silêncio tão grande que até parece que ouço o coração dentro de mim.” Esconderijo é o mais recente livro infanto-juvenil de Pedro Strecht. Aqui, diversas situações que fazem parte do quotidiano infantil são tratadas com humor e de forma pedagógica, num livro integralmente ilustrado por crianças.

BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA A leitura permite-nos alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para a construção do leitor enquanto ser socialmente crítico.

Ela é dos maiores desafios que se coloca à escola e o mais valorizado e exigido, provavelmente, pela sociedade em que vivemos. É através dela que se constroem novas aprendizagens, se fortalecem ideias… A escola desempenha um papel fundamental nesse contexto. É ela o primeiro espaço legitimado de produção da leitura e da escrita de forma consciente. E é a ela que cabe a responsabilidade de promover estratégias e condições para que ocorra o crescimento individual do leitor despertando-lhe interesse, aptidão e competência. Nesse sentido, a escola deverá contar com uma forte aliada: a biblioteca. Uma biblioteca escolar bem estruturada e um professor bibliotecário consciente da importância do seu papel na instituição onde se encontra integrado, capaz de difundir/ partilhar a informação de forma criativa e dinâmica, certamente favorecerão a obtenção de resultados satisfatórios quanto aos objetivos almejados para o desenvolvimento

das práticas leitoras. A biblioteca escolar só faz sentido existir como um órgão de ação dinâmico, estimulando os seus pares para a consecução de um objetivo comum: a melhoria das aprendizagens dos alunos. Mas, se a biblioteca escolar tem o seu papel na promoção e desenvolvimento da leitura, cabe à escola despertar o interesse dos alunos no que se refere ao contacto com os textos, permitindo-lhes fazer a sua própria leitura, desenvolvendo o seu sentido crítico… aguçando-lhe o interesse… A biblioteca escolar tem uma grande responsabilidade quando oferece aos alunos atividades novas ao incentivo à leitura, nomeadamente a hora do conto e/ou outras onde se estabelece uma nova maneira de despertar a imaginação e o espírito crítico, para além de promover o enriquecimento do vocabulário, uma maior facilidade de expressão, o aperfeiçoamento da linguagem, a capacidade de concentração dos jovens, bem como a orientação do seu pensamento, abrindo novos caminhos no universo da leitura. Boas leituras e … festas felizes!

Boletim da Bib-

Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa Rua do Clube Desportivo Carapinheirense 3140-097 Carapinheira Tel. 239 629 295 Fax: 239 621 130

ontos de fadas...


Projeto Bookmark IASL Mês Internacional das BE Muitas das nossas atividades ficam confinadas à sala de aula, abrem, por vezes a porta, e realizam-se no espaço envolvente, na Biblioteca ou noutro espaço da escola.

Práticas partilhadas XII Encontro das TIC na Educação

Nos dias 6 e 7 de setembro, os professores Susana Branco e Pedro Pires marcaram presença no XII Encontro das TIC na Educação com o tema "Tecnologia com Prioridade à Aprendizagem", na Batalha. Este encontro pretendeu ser um desafio à reflexão sobre a necessidade da utilização das TIC com fins educativos. Nem sempre a utilização da tecnologia resulta em reais “mais-valias” para a qualidade das aprendizagens dos alunos e a sua utilização não se justifica por si, como estratégia de inclusão digital ou mesmo por facilitar as metodologias de ensino. A sua utilização deve ser sempre equacionada em função dos reais benefícios para a eficácia das aprendizagens dos alunos.

Mais uma vez, foi uma oportunidade e um desafio dar a conhecer o que de bom temos feito na nossa BE e na nossa Escola. Ultrapassado o nervosismo miudinho, foi com muito gosto que fizemos a nossa apresentação, divulgando o nome da Carapinheira cada vez mais a nível nacional. Modéstia à parte, das práticas partilhadas, a nossa pareceu-nos ser, de facto, uma das mais interessantes e abrangentes, pois envolve toda a comunidade educativa.

Os marcadores elaborados, muito criativos e originais, encontram-se a caminho dos EUA, estando os alunos a aguardar, ansiosamente, a vinda dos marcadores do outro lado do Oceano.

Leitura em Família…

PROMOVER VALORES

uma partilha de saberes com afeto

A partir do livro de Shel Silverstein, “A Árvore Generosa”, foram dinamizadas várias sessões de leitura dirigidas a alunos do 1º Ciclo. Mais do que proporcionar momentos de leitura e momentos de atividades interativas, este momento levou meninos e meninas a refletir sobre a importância do dar e receber entre dois seres que se amam, sobre o significado da generosidade, sobre os verdadeiros valores e sentimentos.

Alunos da EB 1Casal Novo expressaram o que entendem por generosidade num trabalho de escrita criativa

Neste sentido, a equipa da BE candidatou-se para partilhar as boas práticas que temos vindo a implementar neste contexto. Das 25 práticas apresentadas pelas várias escolas a nível nacional, o projeto "Aprender para Inovar, Inovar para Aprender" foi um dos selecionados para ser comunicado aos mais de 200 participantes presentes.

Para assinalar o Mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a equipa da BE professores e alunos do 5º e 6ºs anos, bem como todos os alunos da EB 1 do Casal Novo, abraçaram o "Biblioteca Escolar. desafio proposto Saber. Um poder para a vida". pela IASL para criarem marcadores que serão trocados com outra escola, no âmbito do projeto Bookmarks, da International Association of School Libraries. Como ponto de partida serviu o lema internacional "SCHOOL LIBRARIES EMPOWER LEARNERS FOR LIFE".

De bom agrado, professores e alunos aceitaram o desafio e deram asas à sua criatividade através da escrita e/ ou desenho a partir desta leitura, enriquecendo o nosso livro gigante dedicado à árvore.

“O TEMPO para ler tal como o tempo para amar dilata o tempo para viver!”

No dia 21 de outubro à noite, a BE marcou um encontro com os pais/ encarregados de educação, no sentido de promover a leitura em família.

Leitura em Família… cumplicidades para o sucesso!

A sessão iniciou-se com a declamação de poemas versando a temática da leitura e do leitor, efetuada por alunos de Expressão Dramática do 7ºC. De seguida, a Dra. Ana Cabral proporcionou um momento de reflexão partilhada sobre a importância da leitura, deliciando o auditório com histórias que contou com uma doçura, uma alegria e uma emotividade inigualáveis! Assim, num ambiente caloroso, rico em partilha e afetos, ficou claramente demonstrado o contributo da leitura para o crescimento integral das crianças/adolescentes, desde que, aconchegados no útero da mãe, aprendem a reconhecer as vozes dos que lhes são próximos, passando pela apreensão das primeiras palavras, frases, exemplos, interrogações, rebeldias, liberdades… à medida que se vão constituindo como seres completos, numa plenitude que só as histórias, os sentidos, os pensamentos e os valores partilhados em família podem conferir. Com casa cheia, ficámos confiantes de que Escola e Pais poderão fazer, cada vez mais e melhores leitores!

Digest of internet information, groups and other stuff Diigo é uma das ferramentas designadas por „social bookmarking‟, também conhecido como favoritos ou marcadores online, que tem por finalidade disponibilizar os seus sites favoritos na Internet para um acesso fácil e rápido, com a vantagem de os poder partilhar com os seus colegas, alunos, amigos… Trata-se de um método de armazenar e organizar a informação disponível na Internet mediante etiquetas (tags) ou palavras‐ -chave. Os seus favoritos ficam, assim, armazenados e passam a estar disponíveis em qualquer lugar ou computador com acesso à rede. Colecione e organize tudo: sites, imagens, documentos, áudio, bibliografia; Sublinhe, marque, faça destaques, comentários e partilhe.… Organize a sua biblioteca pessoal em função das necessidades e interesses, crie e gira grupos, siga as novas entradas dos membros das suas listas…

As entradas são apresentadas na página principal do site Diigo, sob a forma de lista ou nuvem. Estas podem ser integradas num blogue, enviados por mail, destacando as últimas entradas ou contemplando todas as etiquetas. Ao adicionar um recurso, devemos fazer uma pequena descrição, atribuir-lhe o nome e adicionar etiquetas, preferencialmente, mais do que uma „tag‟. Para começar a usar mais esta potencialidade da Web 2.0, registe-se em www.diigo.com, criando uma conta nova ou optando por se ligar através de uma que já tenha no Google, Yahoo, Facebook… Depois deverá instalar a barra de ferramentas no navegador da Internet e pode começar com a seleção, armazenamento e etiquetagem dos seus recursos, com um simples clique. No blogue da BE poderá consultar a nossa biblioteca digital com etiquetas diversas, de apoio ao estudo, conteúdos curriculares por temas e muito mais.

Colabore, enviando as suas sugestões para enriquecer esta biblioteca partilhada!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.