Catavento 13 2014 2015

Page 1

Jornal do Agrupamento de Escolas de Borba

Catavento

Nº13 Série II

2014/ 2015 2º Período

Indice

Editorial

- Editorial

As andanças do 2º período passaram num instante - foi um corridinho! Tiro e queda – se houve queda, esperemos que tenha sido suave e com muita pinta… porque a seguir so ha um movimento a fazer: levantarmo-nos e seguir em frente!

- Gincana dos Afetos - Vencedor Mascote

- Leitores Sonhadores - Visitas de Estudo/Saúde Escolar

Carnavalando, estudando mais ou menos, pois que siga o baile… e que a Primavera esta a chegar e eles andam aí – como se diz em alentejane s (o nosso falar regional). Eles... são os devaneios poéticos da saison, ai são as Flores de verde pinho, verdes são os campos, e outras leituras & Companhia Ilimitada.

- Semana do Departamento de Matemática e Ciências naturais - Visita de Estudo à Assembleia da República/ Exposição de pintura

Ah! Alem do corridinho, podemos – aqui bem mais perto – conhecer melhor as danças alentejanas: saias, viras e picadinhos. Jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Borba, deixem poisar a alegria mas tenham tino e… LEIAM o vosso jornal! Deixamos algumas sugestoes – cf. notas de rodape. A equipa Bibliotecas Escolares de Borba deseja a todos os leitores uma PASCOA FELIZ!

Barbo-

- Oficina de Escrita - Entrevista ao Diretor do Agrupamento Onde está o Wally? O Wally está em todo o lado. Sejam curiosos!

Profª Maria João B. Brinquete

- Oficina de Escrita (continuação) - Teatro na Escola - Outras Leituras - Outros Leitores

NOTA DE RODAPÉ: ESCLARECIMENTO e/ou SUGESTÕES

- Andanças são peripécias, aventuras mas também é o nome de um festival de danças: http:// www.andancas.net/2015/pt/ ; sim, vale a pena espreitar! - O corridinho era bailado com os pares sempre agarrados, formando uma roda, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares evoluem, portanto, de lado. A certa altura, «quando a musica repica», «o bailho e rebatido», isto e, os pes batem no chao com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares «valseiam», entenda-se bailam agarrados girando no mesmo lugar, apos o que a roda de novo retoma a sua evoluçao, sempre para o lado direito. - Saison – palavra francesa que designa estaçao do ano, época. - Ai flores, ai flores de verde pino - cantiga de amigo de D. Dinis – o rei-poeta (1261-1325). http://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=592&pv=sim; - Verdes são os campos, / de cor de limão; / Assim são olhos / Do meu coração. - 1ª estrofe de um poema de Luís de Camoes (nascimento em 1524/ morte a 10 de junho de 1580). Danças alentejanas: grupo de Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Orada); “para reavivar, não esquecer e perpetuar as cançoes tradicionais, foi fundado em 29 de Abril de 1979 o Rancho Folclorico Cravos e Rosas do A lentejo de Orada. Situados no Alto Alentejo, o nosso folclore é caracterizado principalmente pelas nossas danças de saias, viras e picadinhos. Representamos fielmente o folclore da nossa regiao, autenticidade da recolha, quer de danças. quer de trajes, dos quais salientamos as ceifeiras, mondadeiras, pastor, traje de Domingo, traje de Festa e ganhao. Cada traje e unico.” -http://ranchodaorada.blogspot.pt/; - https://www.facebook.com/pages/Casa-da-Cultura-daOrada/399800603459171?fref=ts; - http://www.memoriamedia.net/; - http://www.memoriamedia.net/index.php/praticas-performativas/dancas

Composto e impresso no Centro de Recursos do Agrupamento de Escolas de Borba

- A Vida da Sementinha em BD - Vidas de Sempre - Carnaval em imagens


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.