Mostra CAAD 2014

Page 1


Apoio Catรกlogo Instituional de filmes


Catálogo Sumário de filmes Local e horário de exibição

1

Sobre o CAAD

2

Mostra CAAD 2014

3

Cineclube UFMG

4

Mini biografia Simon Brethé

6

Catálogo de filmes

7

Ficha técnica

16

Apoio

17

Referências

18


Catรกlogo de filmes


Catálogo Local e horário de de filmes exibição AS SESSÕES NÃO SÃO RECOMENDADAS PARA MENORES DE 16 ANOS QUANDO? 25 e 26 de agosto de 2014 às 18h. ONDE? Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG Av. Antonio Carlos, 6627 Pampulha Belo Horizonte / MG PAGA PARA ENTRAR? Não É SÓ PARA QUEM É DA UFMG? Não. É aberto ao público POSSO LEVAR ALGUÉM COMIGO? Claro, mas a lotação máxima é de 176 lugares MAIORES INFORMAÇÕES (31) 3409 5280 (Midia@rte)

1


Catálogo Sobre filmes odeCAAD O curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) foi criado através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a sua primeira turma de alunos deu entrada na UFMG em 2009. As origens do CAAD, entretanto, possuem datas mais longas. Permita-nos contar parte desta história. Na década de 1980 o Canadá estava querendo adquirir um satélite brasileiro e, no acordo de compra, a contrapartida do governo canadense seria implantar no Brasil um programa semelhante ao do National Film Board que faria com que passássemos a ter conhecimentos técnicos e equipamentos destinados à produção de animação em diferentes regiões do país. Uma das primeiras medidas tomadas foi um acordo de cooperação técnica, assinado em 1985, que possibilitou a criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) na cidade do Rio de Janeiro em uma parceria entre a Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes) e o National Film Board (NFB), do Canadá. Com o acordo, o Brasil teve a criação de três núcleos de animação: NUCA (Núcleo de Cinema de Animação) em Fortaleza (ligado à Universidade Federal do Ceará), o do Rio Grande do Sul (ligado ao Instituto Estadual de Cinema) e o de Minas Gerais (vinculado à Escola de Belas Artes da UFMG). De 1985 a 1987, Marcos Magalhães foi Coordenador do Núcleo de Animação do CTAv no Rio de Janeiro onde aconteceu o primeiro curso de animação profissional realizado no Brasil, ministrado por Magalhães e pelos animadores canadenses Jean-Thomas Bédard e Pierre Veilleux. Cada um dos núcleos de produção designou aqueles que fariam o curso. Entre os selecionados estavam Aida Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Daniel Schorr, mais tarde responsáveis pela criação do Anima Mundi junto com Marcos Magalhães. Na Escola de Belas Artes o núcleo foi tranformado em uma das Habilitações do curso de Artes Visuais em 1986. A animação respondia por cerca de 50% dos alunos do curso. Com uma demanda tão alta e com perspectiva de crescimento, o CAAD fora criado e a Habilitação deixou de ter entrada de alunos. Com o Reuni, o curso do CAAD teve a entrada de sua primeira turma em 2009. E esta é a sua primeira Mostra de filmes de animação.

2


Catálogo Mostra de filmes CAAD 2014 A equipe do "Espaço Memória do Cinema" através do projeto "Cineclube UFMG" do Laboratório Midia@rte do "Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema" da "Escola de Belas Artes" da UFMG tem o prazer de exibir a Mostra CAAD 2014. Nela temos mais de trinta produções de filmes de animação resultantes dos trabalhos realizados pelos alunos em disciplinas práticas dos cursos de "Cinema de Animação e Artes Digitais" e de "Artes Visuais" (com Habilitação em Cinema de Animação). A Mostra reúne filmes criados com técnicas como animação 2D, animação 2D digital, animação 3D, animação de recortes, pixilation, rotoscopia, stop-motion entre outras. Os curtas trazem estéticas e temas diferentes que vão de poemas visuais à críticas sociais sérias que se traduzem em cores, forma e movimento. Ter entre os curtas metragens filmes que foram criados por alunos de Artes Visuais com Habilitação em Cinema de Animação é uma das formas de honrar e manter a própria origem do CAAD. Todos os filmes apresentados estão agora arquivados e integram o acervo do Espaço Memória do Cinema que é ligado ao Laboratório Midia@rte. Todo o acervo de filmes do Espaço Memória do Cinema está disponível para ser assistido nas dependências do mesmo Laboratório. Faça-nos uma visita e conheça nosso numeroro acervo, nossas pesquisas e, claro, a nossa equipe. Equipe Midia@rte

3


Catálogo Cineclube de filmes UFMG

Imagem: Simon Brethé

4


Catálogo Cineclube de filmes UFMG O Cineclube UFMG foi criado no dia 28 de agosto de 1996, através de um convênio entre a Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com o intuito de oferecer um espaço de exibição e reflexão sobre Cinema, de forma gratuita e aberta à população, com condições adequadas para projeções. Ao longo de sua trajetória, o Cineclube UFMG, vinculado ao Midia@rte do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA – Laboratório que pesquisa novas possibilidades de expressão das imagens em movimento – desenvolveu-se como relevante subprojeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Em sua programação, mostras representativas contemplavam coletâneas de filmes voltados para uma época, um ciclo, um cineasta ou um tema específico, sempre buscando uma conexão de importância histórica e artística, em sessões acompanhadas por explanações e discussões sobre os filmes projetados. O Cineclube também oferecia mostras vinculadas a disciplinas na área de Cinema, ministradas para todo o corpo docente da UFMG. Em 2007, com o cancelamento do convênio com a FUMP, além de uma série de problemas técnicos e de equipamentos, o Cineclube UFMG acabou interrompendo suas atividades e, desde então, foram realizadas tentativas de reativação que, infelizmente, ainda não obtiveram êxito. No final de ano de 2011, foram empreendidos esforços no sentido de fazer com que o Cineclube UFMG retomasse suas exibições e pesquisas (uma vez que está vinculado ao Midia@rte - através do subprojeto Quadro a quadro, um site sobre animação, entre outros subprojetos), recuperando sua missão de oferecer uma programação cultural gratuita e de qualidade, além de fomentar a geração e instrução de público admirador e pesquisador da Sétima Arte – dando continuidade a um dos sonhos de seu idealizador, o Prof. Heitor Capuzzo. Agora, em 2014, o acervo de documentos, livros, filmes, equipamentos e demais itens do Cineclube UFMG (recatalogado) passou a integrar o “Espaço Memória do Cinema” que também é vinculado à Rede de Museus da UFMG. É uma forma a mais de se preservar a memória da Sétima Arte dentro da Escola de Belas Artes.

5


Catálogo Mini biografia de filmes Simon Brethé Formado em Artes Visuais com habilitação em Desenho e em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Artes Visuais com ênfase em Cinema pela mesma univseridade Brethé trabalha na área de cinema de animação desde 2004 como animador independente e professor de Artes Visuais tendo lecionado também na Escola de Belas Artes entre 2011 e 2013. Hoje, Simon Brethé atua em oficinas de animação para crianças através do projeto OPA (Oficina Poeira de Animação) pela Poeira Estúdios. Na sua carreira ele produziu oito curtas metragens autorais em animação e vários para mercado com destaque para "Sinfonia" (Brasil, 2007), com uma nova versão em 2014, e "Bequadro" e "Bequadro II" respectivamente de 2004 e 2013 que foram premiados em festivais como o Anima Mundi, o Festival de Tiradentes e o Festival de Atibaia. Em 2011 Símon foi convidado pelo Prof. Arttur Espindula para fazer a nova vinheta do Cineclube da Escola de Belas Artes. É dele a autoria da vinheta e também o nosso muito obrigado.

6


Catálogo de filmes

2Dedo

A calota

Adestrado

Armas e bigodes

Direção: Flávia Brandão, Luana Chaves, Tamara Brandt & Vanessa Saldanha Ano: 2014 Duração: 00:01:04 Técnica: pixilation, rotoscopia, stop-motion Curso: CAAD

Direção: Paulo Magalhães Ano: 2012 Duração: 00:02:06 Técnica: animação 2D digital Curso: Artes Visuais

Direção: Maycon William & Tatiana Mendes Ano: 2014 Duração: 00:01:30 Técnica: animação 3D Curso: CAAD

Direção: Augusto Lara, Hud Duque & João Campana Ano: 2014 Duração: 00:00:42 Técnica: stop-motion, animação de recortes Curso: CAAD

Uma garota descobre um misterioso poder após despertar de uma soneca. Como será que ela vai lidar com ele?

Em uma rua movimentada de uma grande metrópole, isolado do resto do mundo, um mendigo senta em seu reino de lixo, mas sem ninguém para governar. Enquanto isso do outro lado da rua, completamente indiferente ao que acontece ao seu redor outro mendigo vaga como se procurasse por algo. Uma aventura ou uma grande missão da qual poderia participar.

Um policial se depara com um jovem estudante depredando o patrimônio. Aproveitando-se da situação, o policial se diverte com o garoto, mas acaba se dando mal.

Pistoleiros em duelo se enfrentam até acontecer o inesperado.

7


Catálogo de filmes

Audiventures

Aurora

Direção: Adriano Souza, Camila Velasquez, Dazy Teodoro & Pedro Santos Ano: 2014 Duração: 00:04:00 Técnica: animação 2D, animação de recortes, animação 3D digital Curso: CAAD

Direção: Brian Cerqueira, Bruno Sommerfeld, Fernanda Souza & Jonatas do Vale. Ano: 2014 Duração: 00:03:00 Técnica: animação 2D Curso: CAAD

Um passeio pelos grandes temas musicais do cinema, em cenas icônicas de filmes que vão do cinema clássico até os tempos atuais.

8

Um velho está internado em um hospital quando recebe a visita de uma garotinha que o convida para brincar. Triste e desmotivado, o velho recusa o convite inicialmente, mas acaba cedendo devido à insistência da menina e é levado para uma viagem por sua imaginação. Após uma enfermeira interroper a brincadeira, a menina vai embora, contudo o velho passa a ver a possibilidade de reencontrar a felicidade em pequenos gestos.

Cachorradas & Porcarias Direção: Diego Medeiros Ano: 2013 Duração: 00:03:01 Técnica: animação 2D Curso: Artes Visuais Kaxorrão vive tranquilamente em sua casa limpinha e arrumadinha, porém lhe incomoda o vizinho, Zé Doxikeyro, com sua casa suja e mal cheirosa, o que atrapalha a relação de Kaxorrão com sua namorada, Doguete. Dessa maneira, ele não medirá esforços para acabar com a sujeira do vizinho e ter um jantar romântico decente com a sua amada.

Correspondência Direção: Ronaldo Lazzarotti, Samuel Nogueira & Sérgio Ramos Ano: 2014 Duração: 00:01:07 Técnica: captação direta e efeitos visuais Curso: CAAD Forças do bem e do mal duelam através de movimentos suaves e contundentes de uma bailarina.


Catálogo de filmes

Dezenove

Don't stop

Ego

Eundo

Direção: Frederico Jacques Ano: 2013 Duração: 00:04:00 Técnica: stop-motion Curso: Artes Visuais

Direção: Maycon William, João Schneider, Lucas Parada e Wagner Rodrigues Ano:2013 Técnica: stop-motion Duração: 00:00:35 Curso: CAAD

Direção: Fernando Dollinger Ano: 2014 Duração: 00:01:31 Técnica: animação de recortes e animação 3D Curso: CAAD

Direção: Marco Antônio Ano: 2014 Duração: 00:03:00 Técnica: animação 2D digital Curso: CAAD

Talvez não saibamos, mas tem alguma coisa acontecendo. Essa nossa ordem pode não passar de um caos organizado. E nosso caos pode não ser tão extraordinário quanto pensávamos. E então chegarão os dias em que será possível diferenciar o que é mesmo verdade do que aparenta ser e do que queríamos que fosse. Embora não saibamos, este pode ser o limiar. Devem ser estes os anos que convertem juventude em maturidade.

Trabalho realizado na disciplina Stop-motion II. Vinheta para um festival de animação em stopmotion fictício.

Napoleão invade a Rússia. Uma demonstração histórica de como o ego pode por tudo a perder.

Sob a rotina monótona de um mero vendedor de portais mágicos, o sonho de um garoto de viver uma aventura é constantemente alimentado pelos diversos e misteriosos viajantes que atende. E a saída para qualquer lugar do mundo se encontra ali, do outro lado da rua.

9


Catálogo de filmes

I´m not Batman

Jailbreak

Jormungandr

Knight

Direção: Arielly Moraes, Débora Mini & Kayke Quadros Ano: 2014 Duração: 00:01:51 Técnica: animação 2D, animação de recorte, pixilation Curso: CAAD

Direção: Leonardo Moore Ano: 2013 Duração: 00:04:08 Técnica: animação 2D Curso: Artes Visuais

Direção: Paulo Ferreira & Sérgio Buzetti Ano: 2013 Duração: 00:01:10 Técnica: animação 2D Curso: Artes Visuais

Direção: Álvaro Bernardes Ano: 2014 Duração: 00:01:50 Técnica: animação 3D Curso: CAAD

O curta narra a história de um homem, desde a sua infância até a vida adulta, alternando entre técnicas de animação que melhor dialogam com a fase da vida em que o personagem se encontra.

10

O quão longe uma música te leva?

Em uma manhã preguiçosa, um simples viking se encontra no meio de uma batalha entre dois deuses da mitologia nórdica.

Um temido cavaleiro tenta tirar um cochilo, mas alguns animais acabam enchendo sua paciência…


Catálogo de filmes

Len boate

Marcellas

#Max

Mister

Direção: Carolina Vilhena, Daniel Medina, Delvan Souza, Giovana Bianchini & Henrique Vieira Ano: 2014 Duração: 00:01:00 Técnica: animação 2D, rotoscopia Curso: CAAD

Direção: Marcella Rodrigues, Regina Barroso, Silvano Júnior & Tomás Lopes Ano: 2014 Duração: 00:02:31 Técnica: animação 3D Curso: CAAD

Direção: Wagner Rodrigues Miranda Ano: 2014 Duração: 00:02:26 Técnica: animação 3D Curso: CAAD

Direção: Ana Rocha & Jéssica Rojas Técnica: animação 2D digital Ano: 2013 Duração: 03:30 min Curso: CAAD

Mesmo estando numa balada com as amigas e o namorado, a companhia e o ambiente não são suficiente para que Len aproveite a noite. Com o intuito de ajudá-la seu namorado lhe oferece um algo especial para que ela se sinta mais à vontade. Len se solta não apenas de sua inibição, mas também de seus dogmas, conhecendo assim uma realidade diferente.

Palitos de fósforo repousam tranquilamente em sua caixinha, quando veem o fim se aproximar ao serem chamados a cumprir o seu destino. Na tentativa insistente de um homem em acender uma vela, os palitos vão sendo arrancados de sua casa e passam por momentos de do e desespero antes do trágico e inevitável fim.

Homem obeso resolve lidar com uma pani na escada rolante de maneira incomum.

O romântico Mr. T caminha pelas ruas de Paris para encontrar sua namorada, a senhorita D. No entanto, um fato inusitado acontece para atrasar esse encontro.

11


Catálogo de filmes

Mitologia para idiotas

Monstros se divertem

Direção: Mateus Oliveira Ano: 2014 Técnica: animação de recortes Duração: 00:03:35 Curso: CAAD

Direção: Rafael Pires & Rebeca Prado Ano: 2013 Técnica: animação 2D digital Duração: 00:02:48 Curso: Artes Visuais

Os dois grandes mitos Hércules e Anteu se enfrentarão na arena de Lixus. Anteu precisa obter sua milésima vitória, e Hércules precisa vencer para prosseguir com seus doze trabalhos. Quem será o vencedor dessa luta épica?

12

Boo e Martin são dois monstros tentando passar um tempo em um parque de diversões. Martin quer se divertir e Boo acha tudo aquilo uma grande bobagem. Acabam por finalmente ir à roda gigante. O problema é que lá não era exatamente o que eles esperavam.

Morcegando

Neon

Direção: Júlia Grijó Ano: 2012 Técnica: animação 2D digital Duração: 00:02:00 Curso: Artes Visuais

Direção: Leonardo Barros Ano: 2014 Técnica: animação 2D digital Duração: 00:02:33 Curso: CAAD

Um pequeno morcego com soluço não consegue utilizar seu sonar para voar, e acaba por se acidentar. É encontrado por uma toupeira oftalmologista, que procura ajudá-lo da melhor maneira que consegue.

Há um sinal luminoso sobre somente uma das vitrines do Distrito da Luz Vermelha, em Amsterdã.


Catálogo de filmes

O dono da bola

O gato torto

O trapezista

Paleomotion

Direção: Relton Guicheney Ano: 2014 Técnica: animação 3D Duração: 00:01:45 Curso: CAAD

Direção: Rubia Duarte Ano: 2014 Técnica: animação 2D Duração: 00:02:00 Curso: CAAD

Fausto deve superar seus medos para evitar o assassinato de seu grande e inseparável amigo: sua bola de futebol.

Direção: Brian Cerqueira, Fernanda Souza & Luiza Carvalho Ano: 2013 Técnica: stop-motion Duração: 00:00:24 Curso: CAAD

Um gato estrupiado e faminto observa com desejo os pássaros nos fios até que uma estranha ave cruza o seu caminho.

Direção: Anderson Castro, Gabriel Fraga, Lívia Salgado & Samantha Lima Ano: 2014 Técnica: animação 2D digital Duração: 00:02:51 Curso: CAAD Um palhaço apresenta um número de malabarismo e um boneco se forma a partir dos instrumentos utilizados por ele. O boneco faz acrobacias no trapézio, roubando a atenção do palhaço, que, irritado, dá início a uma feroz disputa de habilidades acrobáticas.

Vinheta para um festival de animação em stop-motion fictício.

13


Catálogo de filmes

Paralaxe

Pentimentos

Presente

Romance zumbi

Direção: Vanessa Oliveira Ano: 2012 Técnica: recorte digital Duração: 00:04:00 Curso: Artes Visuais

Direção: Fabiano Bomfim & Maria Antônia Dinelli Ano: 2012 Técnica: stop-motion Duração: 00:06:08 Curso: Artes Visuais

Direção: Felipe Neves Ano: 2013 Técnica: Animação 2D digital Duração: 00:08:00 Curso: Artes Visuais

Direção: Ana Carolina Cunha Ano: 2014 Técnica: Animação de Recorte Duração: 00:01:30 Curso: CAAD

Cidade grande, caótica e barulhenta. Vários outdoors exibem produtos. Placas de promoções estão por toda parte. Pessoas passam apressadas pela rua, imersas em seus próprios problemas. O caos do trânsito e das pessoas perturba o garoto em sua busca por um presente ideal.

Um casal de zumbis, Astolfo e Lucrecia, tem um encontro ro,ântico em uma praia. Ao se abraçarem, Lucrecia perde literalmente a cabeça no mar. Sem alternativas, o namorado parte para o resgate. Entretanto as coisas se complicam, quando, Arlindo Orlando, uma gulosa gaivota, surge inesperadamente.

Dois cientistas trabalham em uma grande pesquisa e se deparam com um impasse: quem é capaz de definir a verdade?

14

Pentimentos é a história de um velho colecionador que guarda em caixas lembranças de um amor não correspondido. Até que quase no fim da vida percebe que é melhor vivê-las do que guardá-las.


Catálogo de filmes

Sobre o Bidê (To Catch a Bird) Direção: Louis Poague, Matheus G.P. & Ramon Coelho Técnica: animação de recortes, pixilation. Ano: 2014 Duração: 00:03:00 Curso: CAAD Um homem. Um pássaro. Um jornal. Nesse universo metafórico um homem está em busca de si e da sua liberdade, independente das consequências.

Tintomático Direção: Michele Alessandra & Taciano Júnio Ano: 2014 Técnica: animação 2D Duração: 00:02:23 Curso: CAAD Uma pequena gota de tinta passeia e se deslumbra com o Brasil e sias regionalidades, em breves momentos, participando ativamente da cultura de cada parte visitada, viajando por cartões postais dispostos na mesa de um artista.

What Happens When I´m Out Direção: Débora Nagli. Ano: 2014 Técnica: stop-motion Duração: 00:01:29 Curso: CAAD É uma pequena história que mostra que quando saio do meu quarto os objetos presentes nele ganham vida. Bonequinhos de papel, brinquedos, enfeites, quadros e tudo que supostamente é inanimado começa a se mexer. Eles lutam entre si, cantam, dançam e festejam.

15


Catálogo Ficha de filmes Técnica UIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Reitor: Jaime Arturo Ramírez Vice-reitora: Sandra Regina Goulart Almeida ESCOLA DE BELAS ARTES Diretora: Maria Beatriz Mendonça Vice-diretor: Cristiano Gurgel Bickel DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA, TEATRO E CINEMA Chefe: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos Sub-chefe: Ricardo Carvalho de Figueiredo LABORATÓRIO MIDIA@RTE Coordenação: Arttur Espindula Sub-coordenação: Ana Lucia Andrade Bolsistas do Midia@rte Camilla Velasquez Luiza Bragança Rayanne Nascimento Tatiana Kawanishi Diagramação Equipe Midia@rte

16


Catálogo Apoio de filmes REDE DE MUSEUS DA UFMG Coordenação: Rita de Cássia Marques Sub-coordenação: Verona Campos Segantini Site: ufmg.br/rededemuseus Telefone: (31) 3409-6468 LABORATÓRIO MIDIA@RTE Coordenação: Arttur Espindula Sub-coordenação: Ana Lucia Andrade Telefone: (31) 3409-5280 Site: midiaarteufmg.wordpress.com Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 08 às 12 e das 14 às 18 horas AGRADECIMENTOS UFMG / Rede de Museus / EBA Prof. Maurício Gino

17


Catálogo Referências de filmes a) Livros  BRUZZO, Cristina. Coletânea Lições com Cinema. V.4 Animação. São Paulo: FDE, 1996.  LEITE, Sávio. Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Favela é Isso Aí, 2013.  RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.  _______. Uma paixão chamada cinema. Belo Horizonte: C/ Arte, 2013. b) Textos em PDF  Andries, A. (ed). CTAV & National Film Board; Um acordo que veio do espaço. Filme Cultura: edição especial comemorativa 70anos do INCE., Rio de Janeiro, Nº.49. Disponível em PDF em: <http://www.ctav.gov.br/wpcontent/uploads/2008/11/filmeculturacor_baixa.pdf>, acesso em 04 de dezembro de 2013.  Projeto Pedagógico do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (REUNI). Disponível em PDF em <http://www.eba.ufmg.br/caad/wp-content/uploads/2013/03/projeto-pedagogico-versao-final-prograd-26fev-2013.pdf>, acesso em 05 de dezembro de 2013. c) Sítios eletrônicos CTAv. Disponível em <http://www.ctav.gov.br/>. Acesso em 04 de julho de 2014

18


Catรกlogo de filmes


Catรกlogo de filmes


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.